Tópico do BTT

KindTDI, estou cheio de inveja [:cool:]
No bom sentido, pois gosto muito de montar e desmontar bikes, e de as preparar apr:)

Ontem ainda me passou pela cabeça comprar um quadro barato em alumínio, mas não adianta. Tenho mesmo que montar a bike de aço só para os passeios com o miúdo. Quando já não for precisa guardo-a para guardar as cabras.

Sim, guardar cabras, porque como o país está, deve ser esse o nosso futuro [:p]

Já agora, fiz esta pergunta no FBTT mas a resposta não foi conclusiva.
Tenho um spray da Finishline que costumo por na corrente e desviadores. É o drylube com teflon, que se costuma vender na SZ e afins.
Acham que devo por nos retentores da suspensão?

O spray é desta gama: Finish Line - Bicycle Lubricants and Care Products

Não sei se punha...vai na volta o spray tem algum constituinte que ainda corrói os vedantes e depois é um 31...

Eu também só limpo as bainhas com panos húmidos...

No bom sentido, pois gosto muito de montar e desmontar bikes, e de as preparar apr:)

Ontem ainda me passou pela cabeça comprar um quadro barato em alumínio, mas não adianta. Tenho mesmo que montar a bike de aço só para os passeios com o miúdo. Quando já não for precisa guardo-a para guardar as cabras.

Estou a imaginar um indivíduo a guardar cabras em cima de uma bicicleta...[:D]

Fica mais barato que comprar um cão! [:)]

Qualquer dia é só prós a montar binas[:D]

Não é que eu seja um pró, mas domino bem a "coisa", só no sangramento dos hidráulicos é que me deu "dor de cabeça", de resto, é como se costuma dizer, com uma perna atrás das costas.

Adoro receber (comprar) material novo para a bike, seja o que for, aquele cheirinho a novo[:D], desembrulhar, montar, etc...é fixe.

Tambem andei a vender as peças da WDR, agora queria montar uma SS e fico a ver navios.

Eu como já não trabalho na loja de bikes ando fora dos preços bases, talvez aqui alguém saiba.

Montei uma Specialized P3 para o meu irmão que têm 11 anos começar a dar os 1ºs saltos e essas coisas, mas agora preciso de uma roda de trás que já tenha cubo para disco, porque com V-brake a roda empena 2mm e já está a travar (coisa que aconteceu já hoje:sh))
Alguém sabe o mais barato que há no mercado? Aro estou a pensar num Rodi que custa cerca de 15 acho.
Cubo talvez o base da Shimano +ou- 25€
Mais os raios - 10€
A roda enrraio eu por isso não à esse custo.
Sabem algo mais barato?

O problema é que tenho que depois comprar disco porque o aro nao permite V-brake, agora disco é que não encontro baratos, e o que tenho aqui não consigo restaurar :(

Também pensei numa roda usada barata, mas não conheço ninguém e a maior parte da malta vende material mais caro do que procuro.

Eu como já não trabalho na loja de bikes ando fora dos preços bases, talvez aqui alguém saiba.

Montei uma Specialized P3 para o meu irmão que têm 11 anos começar a dar os 1ºs saltos e essas coisas, mas agora preciso de uma roda de trás que já tenha cubo para disco, porque com V-brake a roda empena 2mm e já está a travar (coisa que aconteceu já hoje:sh))
Alguém sabe o mais barato que há no mercado? Aro estou a pensar num Rodi que custa cerca de 15 acho.
Cubo talvez o base da Shimano +ou- 25€
Mais os raios - 10€
A roda enrraio eu por isso não à esse custo.
Sabem algo mais barato?

O problema é que tenho que depois comprar disco porque o aro nao permite V-brake, agora disco é que não encontro baratos, e o que tenho aqui não consigo restaurar :(

Também pensei numa roda usada barata, mas não conheço ninguém e a maior parte da malta vende material mais caro do que procuro.
O facto da roda ser v-brake não significa que empene mais por isso. Isso só acontece quando a roda não é boa ou quando tem raios desapertados.

Eu tenho umas rodas v-brake bontrager (das mais baratas) que fizeram milhares de km e nunca empenaram [;)]

Já enraiaste alguma roda? Pergunto isso porque não é fácil como pode parecer.
Fiz essa aventura pela primeira vez na semana passada na roda traseira dessas bontrager.
Foi difícil e não ficou a 100%. Tem um ligeiro empeno que não será fácil corrigir.

Agora, se achas que te entendes a enraiar aconselho:
- comprar aro para v-brake (evitas comprar um travão)
- comprar um cubo para disco (na net encontras cubos novos a bom preço, dei 5€ pelo meu novo)
- muito cuidado a comprar os raios, por causa da medida.

Resumindo: compra mas é uma roda nova [:D]
Vendi 2 rodas para disco à pouco tempo por 40€. Rodas com fitas, apertos e uma até disco levou [8b]

Obrigado pelos bitaites.
Liguei ao gajo da loja e fiz-lhe a mesma pergunta. Ele disse que não havia problema mas não vou arriscar. Vou continuar a fazer a limpeza normal depois das voltas com o tal pano molhado. No entanto, nas últimas duas saídas, tem levado banhoca com máquina de pressão e a porcaria sai quase toda com a água ficando só uma "linhazinha" de sujidade nos retentores que é tirada com o tal pano húmido.

King, isso está-se a compor [;)]

Vou continuar a fazer a limpeza normal depois das voltas com o tal pano molhado. No entanto, nas últimas duas saídas, tem levado banhoca com máquina de pressão e a porcaria sai quase toda com a água ficando só uma "linhazinha" de sujidade nos retentores que é tirada com o tal pano húmido.

pelo que tenho lido, é um procedimento que muitos não aconselham.

eu costumo desengordurar e depois de limpo coloco óleo na parte metalizada e nas bainhas.

eu geralmente lavo a minha com a mangueira do jardim, e com a respectiva ponteira.
quando tem sujidade nas bainhas junto aos retentores, basta mandar para lá um pouco de agua, sem ser directamente, que sai tudo. depois passo um pano seco nela toda e fica impecável

O facto da roda ser v-brake não significa que empene mais por isso. Isso só acontece quando a roda não é boa ou quando tem raios desapertados.

Eu tenho umas rodas v-brake bontrager (das mais baratas) que fizeram milhares de km e nunca empenaram [;)]

Já enraiaste alguma roda? Pergunto isso porque não é fácil como pode parecer.
Fiz essa aventura pela primeira vez na semana passada na roda traseira dessas bontrager.
Foi difícil e não ficou a 100%. Tem um ligeiro empeno que não será fácil corrigir.

Agora, se achas que te entendes a enraiar aconselho:
- comprar aro para v-brake (evitas comprar um travão)
- comprar um cubo para disco (na net encontras cubos novos a bom preço, dei 5€ pelo meu novo)
- muito cuidado a comprar os raios, por causa da medida.

Resumindo: compra mas é uma roda nova [:D]
Vendi 2 rodas para disco à pouco tempo por 40€. Rodas com fitas, apertos e uma até disco levou [8b]

Obrigado :)

Falei em empenar depressa por ser uma bike de street e nesse caso aros bons quase nenhum é v-brake, os que são o preço não compensa.
Em relação ao enrraiar é muito fácil acredita, basta saberes as posições dos raios que é uma coisa matemática.
Numa roda com 32 raios, eu enrraio a 3, a ultima que fiz a meter os raios demorei cerca de 20m, o mais difícil é mesmo desempenar ao alto (mesmo em maquina) para os lados com a maquina é fácil também.
Mas só custa mesmo ao principio.
Essas rodas que vendeste por 40 eram resistentes? ou era roda tipica de xc?

Obrigado pelos bitaites.
Liguei ao gajo da loja e fiz-lhe a mesma pergunta. Ele disse que não havia problema mas não vou arriscar. Vou continuar a fazer a limpeza normal depois das voltas com o tal pano molhado. No entanto, nas últimas duas saídas, tem levado banhoca com máquina de pressão e a porcaria sai quase toda com a água ficando só uma "linhazinha" de sujidade nos retentores que é tirada com o tal pano húmido.

King, isso está-se a compor [;)]

Podes fazer isso com a pressão mas têm muito cuidado para não apontar para partes com rolamentos se não vai tudo à vida.
Eu na loja lavava as bikes assim mas nas zonas de rolamentos tinha que ir com um pano para limpar mesmo a fundo.
Isso é bom é para a corrente e essas zonas, que tira mesmo tudo.
No quadro também te arriscas a fazer com que salte tinta ou um autocolante que esteja mais fraco.

Uso máquina pq é mais fácil, mas estou ciente dos cuidados a ter. Rodas, pedaleira e caixa de direcção, têm rolamentos selados...
Ponho primeiro desengordurante na corrente e desviadores etc. Na suspensão, passo primeiro com um pincel para retirar as areias e só depois é que uso a máquina de pressão, sendo que no caso da suspensão, a sujidade sai toda de forma "indirecta". Além do mais entre mim e a bike há sempre alguma distancia. Apontar mesmo, só para a corrente e, confirmo, depois da acção do desengordurante, sai tudinho...
Depois da lavagem, limpo-a com uma pano seco (e é aqui que o passo nos retentores para tirar a sujidade que resta) e nas últimas duas vezes tenho aplicado um produto que uso no carro, no quadro, bainhas da suspensão, avanço guiador e espigão. Fica com um aspecto mais limpo e dá-lhe algum brilho. Deixo secar tudo, passo com um pano limpo para retirar o excesso e lubrifico corrente e desviadores.

Obrigado :)

Falei em empenar depressa por ser uma bike de street e nesse caso aros bons quase nenhum é v-brake, os que são o preço não compensa.
Em relação ao enrraiar é muito fácil acredita, basta saberes as posições dos raios que é uma coisa matemática.
Numa roda com 32 raios, eu enrraio a 3, a ultima que fiz a meter os raios demorei cerca de 20m, o mais difícil é mesmo desempenar ao alto (mesmo em maquina) para os lados com a maquina é fácil também.
Mas só custa mesmo ao principio.
Essas rodas que vendeste por 40 eram resistentes? ou era roda tipica de xc?
Eram rodas típicas de xc, com aros Alex Rims.
De qualquer forma foi um erro vendê-las. O dinheiro não deu para nada e no dia em que precise de umas rodas, vou gastar bem mais, mesmo que sejam só para desenrascar.

Esclareçam-me uma coisa, se possível...

Na shimano, os grupos completos são renovados a períodos de 4 anos, correcto?
Sei que muitas vezes aparecem novidades a meio e "restylings", mas a renovação completa é nesse intervalo de tempo julgo eu...

O mesmo se passa com a Sram ou nem por isso?

É que sabendo isto seria menos provável comprar o que quer que fosse quando se aproximasse a data de lançamento de uma nova geração...

Voltar
Superior