Tópico do BTT

Boas!

Vou trocar alivio por sram x9. A ver se melhoro a bike, que está sempre a desafinar as mudanças.

Manipulos+Desv. fr+Desv. tr

Vale a pena trocar a cassete e corrente?

Cumprimentos,
Miguel.

Pessoal, comprei um brinquedo novo....bem, usado.

É uma Drossiger Ltd 10.2

Rodas: cubos XT, aros mach1
manípulos: XT 9V
travões: avid juicy 3, discos 185mm f/t
suspensão: magura menja 100mm com DLO
desviador: XT f/t
pedaleiro: truvativ stylo GXP
avanço: concept 90mm
guiador: 3T xida pro, recto
espigão: fizik cyrano
selim: selle italia trans am max

O espigão, avanço e guiador vieram de uma focus raven nova, que o antigo dono comprou e que preferiu ficar com os respectivos da ritchey, gama comp. Este não lhes ficam atrás, nem em peso nem em qualidade, especialmente o espigão.
Pesada às três pancadas deu a excelente marca de 11,7kg, com pedais. Para quem tinha uma de 14,2kg, esta parece voar.

Por acaso mandei ver em que estado é que estava a minha bike no que toca a isso,e disseram-me que estava bom,mesmo com quase 10mil kms!

E mandei ver porque um colega andava com uns estalos esquisitos na bike dele e por sorte estava-mos a comer o reforço e verificamos que um parafuso estava no chão.

numa descida podia ter ficado com a bike em duas!!

Dass.....

Por acaso ainda hoje me lembrei desta minha questão... lol. E em termos de lubrificação, deve-se fazer? Colocar um pouco de oleo de teflon, ou coisa do genero?

Dass.....

Por acaso ainda hoje me lembrei desta minha questão... lol. E em termos de lubrificação, deve-se fazer? Colocar um pouco de oleo de teflon, ou coisa do genero?
Eu não faço nada de especial na minha Trek Fuel.
No entanto, e apesar do quadro até ter feito ainda poucos km, à uns tempos tive um problema e o quadro foi à Bicicmax para levar rolamentos novos.

Comecei a notar que ao pedalar, quando fazia força com a perna direita, o desviador da frente deslocava-se na direcção da roda. Era uma coisa mínima, tanto que na loja nem detectaram o problema à primeira. A coisa bem vista e chegou-se à conclusão que era dos casquilhos/rolamentos.
Pelo que me disseram foi o rolamento que se descolou do quadro. Nos Trek levam uma cola especial para o efeito.

Acho que a única coisa que se pode e deve fazer é andarmos atentos. Não se lubrificam, pelo menos a maioria deles.

Última edição:
Belos trilhos senhorpedro e as fotos estão porreiras [;)]

Bem, custou mas foi... As rodas chegaram e montei-as hoje à tarde com a ajuda do mestre João. O Ralph e Ron foram convertidos com liquido da Vredstein e deram muita luta até se moldarem, aliás, as favas com chouriço do almoço iam fora tal foi o esforço a dar à bomba até o liquido começar a fazer efeito [:D]
As várias impurezas dos pneus usados dificultaram um pouco a operação mas lá conseguimos, espero que estes TL ready se aguentem à bronca sem deformações e vazamentos inesperados...

Para já foram só 10km's (loja-casa) de teste portanto não dá para uma análise mais detalhada no entanto, pareceu-me mais reactiva a pedalada quando puxando bem no prato 42.

As prometidas fotos da praxe com a Helga um pouco badalhoquita da última volta ( não faz mal que a terra conserva) [kiss]

http://img638.imageshack.us/img638/9993/p4160064.jpg
http://img24.imageshack.us/img24/1964/p4160061.jpg
http://img683.imageshack.us/img683/8303/p4160062.jpg
http://img163.imageshack.us/img163/6200/p4160065.jpg

cumps

Anexos

• p4160064.jpg
    p4160064.jpg
    100,1KB · Visualizações: 0
...espero que estes TL ready se aguentem à bronca sem deformações e vazamentos inesperados...
...

Segundo o que já li, esses pneus Tubeless Ready parecem não ser dos mais "fáceis" de utilizar como tubeless...

Para las cubiertas se han elegido las Schwalbe Rocket Ron de 26x2.25” tubeless ready, que aunque según sus características están listas para hacerlas tubeless, nuestra experiencia dice que es muy complicado conseguir un buen sellado con dichas cubiertas.

Amigosdelciclismo.com - KTM Lycan 3.0

E já agora, o grupo Shimano XT 2012

imagen.asp

Amigosdelciclismo.com - Deore XT se renueva en su 30 cumpleaños

Não gosto do facto da pedaleira em sistema de 3 pratos não tenha os 44 e só venha com 42. Parece que se esqueceram que nem todos querem se converter às 10v atrás... :rolleyes:

Segundo o que já li, esses pneus Tubeless Ready parecem não ser dos mais "fáceis" de utilizar como tubeless...

Para las cubiertas se han elegido las Schwalbe Rocket Ron de 26x2.25” tubeless ready, que aunque según sus características están listas para hacerlas tubeless, nuestra experiencia dice que es muy complicado conseguir un buen sellado con dichas cubiertas.

Amigosdelciclismo.com - KTM Lycan 3.0

E já agora, o grupo Shimano XT 2012

imagen.asp

Amigosdelciclismo.com - Deore XT se renueva en su 30 cumpleaños

Não gosto do facto da pedaleira em sistema de 3 pratos não tenha os 44 e só venha com 42. Parece que se esqueceram que nem todos querem se converter às 10v atrás... :rolleyes:

Na actual XT de 2010 o prato maior também é de 42d e não de 44. [;)] Além do mais é irrelevante ser de 9v ou 10 atrás já que tanto as cassetes de 9v como de 10v usam como prato menor o de 11d. Logo com 9v atrás ou 10v atrás a relação mais pesada seria sempre 42/11.

Tenho os meus pedais toooodos arranhados. :s
Além disso, o desviador de trás esta desafinado e o travão de trás ainda mais esponjoso. :s:s:s (cá para mim é falta de óleo no tubo"
Esta semana vai outra vez a loja, não pelo desviador, mas mais pelo travão.
O que se passa com o desviador é muito estranho: a mudança mais leve, manda-me a corrente para trás da cassete. Provavelmente está a passar um carreto em falso.

Última edição:
Tenho os meus pedais toooodos arranhados. :s
Além disso, o desviador de trás esta desafinado e o travão de trás ainda mais esponjoso. :s:s:s (cá para mim é falta de óleo no tubo"
Esta semana vai outra vez a loja, não pelo desviador, mas mais pelo travão.
O que se passa com o desviador é muito estranho: a mudança mais leve, manda-me a corrente para trás da cassete. Provavelmente está a passar um carreto em falso.

não terás dado uma pancada valente na roldana e aquilo entortou? ou mesmo o drop-out empenado?

não terás dado uma pancada valente na roldana e aquilo entortou? ou mesmo o drop-out empenado?

Realmente mandei uma queda aparatosa e o desviador foi uma das peças a bater no chão. Tanto que está um pouco arranhado. :s.

EDIT: depois do que o gamal disse, estive agora a ver o desviador da bike... ele troca-me as mudanças todas com ordem, até ao 2º carreto maior.
O que se passa é que quando a corrente está nesse carreto, passa automaticamente para o maior de todos sem eu mexer sequer nos shifters. Assim a olhometro, dá-me ideia que o espaço entre o os dois carretos maiores é mais pequeno que o dos restantes o que leva a corrente, com o rodar da cassete a passar para o de cima. Quanto ao dropout, mais uma vez a olhometro, parece estar bem... Mas de qlq das formas, vou leva-la a loja provavelmente, amanha.

Última edição:
Na actual XT de 2010 o prato maior também é de 42d e não de 44. [;)] Além do mais é irrelevante ser de 9v ou 10 atrás já que tanto as cassetes de 9v como de 10v usam como prato menor o de 11d. Logo com 9v atrás ou 10v atrás a relação mais pesada seria sempre 42/11.

Eu referi as 10v atrás visto que eles apareceram com os pratos de 42d na mesma altura do dynasys (ou lá o que chamam às 10v atrás) [;)]

Eu tenho uma pedaleira das XT actuais (M770) e tem 44d [;)]

XT Kurbel FC-M770 175mm

Model Number FC-M770 Series DEORE XT Crank Construction HOLLOWTECH II Cassette Compatibility 9-speed Chain Compatibility Super Narrow HG for 9-speed 4-Arm Chainrings yes Cahainring Sizes 44-32-22T
Product

Da gama 2012 XT acho interessantes os travões, mas em termos de pedaleira se tiver que a trocar no futuro não será por uma Shimano visto que para mim os 44d são importantes.

senhorpedro o teu travão traseiro tem que ser sangrado, essas sintomas indicam ar no sitema.

2012 XT? Onde? :confused:

EDIT: Já estive a ver. Junho. Não me parece que traga nada de muito inovador. Quiçá se proporcionem grandes negócios para o grupo antigo...

Última edição:
Eu referi as 10v atrás visto que eles apareceram com os pratos de 42d na mesma altura do dynasys (ou lá o que chamam às 10v atrás) [;)]

Eu tenho uma pedaleira das XT actuais (M770) e tem 44d [;)]

XT Kurbel FC-M770 175mm

Model Number FC-M770 Series DEORE XT Crank Construction HOLLOWTECH II Cassette Compatibility 9-speed Chain Compatibility Super Narrow HG for 9-speed 4-Arm Chainrings yes Cahainring Sizes 44-32-22T
Product

Da gama 2012 XT acho interessantes os travões, mas em termos de pedaleira se tiver que a trocar no futuro não será por uma Shimano visto que para mim os 44d são importantes.

senhorpedro o teu travão traseiro tem que ser sangrado, essas sintomas indicam ar no sitema.

Essa é a XT de 2008. É igual à minha. Essa sim tem 44 dentes. A XT 2010 que trouxe o Dynasis (10v) tem 42-32-24. É diferente no prato maior e no menor.

Já percebi o equivoco. [;)] Chamei XT actual à de 10V, apesar de ainda estar à venda a de 9V

Realmente mandei uma queda aparatosa e o desviador foi uma das peças a bater no chão. Tanto que está um pouco arranhado. :s.

EDIT: depois do que o gamal disse, estive agora a ver o desviador da bike... ele troca-me as mudanças todas com ordem, até ao 2º carreto maior.
O que se passa é que quando a corrente está nesse carreto, passa automaticamente para o maior de todos sem eu mexer sequer nos shifters. Assim a olhometro, dá-me ideia que o espaço entre o os dois carretos maiores é mais pequeno que o dos restantes o que leva a corrente, com o rodar da cassete a passar para o de cima. Quanto ao dropout, mais uma vez a olhometro, parece estar bem... Mas de qlq das formas, vou leva-la a loja provavelmente, amanha.
Isso parece ser apenas o desviador mal afinado [;)]
Se foi na loja que o afinaram, pede para verificarem.

Uma das vantagens das viagens que tenho feito, é o conhecer diferentes realidades em termos da utilização da bicicleta nos diversos países, e nesse aspecto Portugal da nem parece fazer parte da Europa... :sh)

O último país que tenho "visitado" tem sido o UK e o que eu pensava ser um país onde a bicicleta pouco seria utilizada por causa das condições climatéricas, revelou-se ser exactamente o contrário. Tenho visto bastantes commuters apesar de nem sempre existirem ciclovias, mas vejo que são respeitados na estrada (ao contrário de em Portugal...)

Hoje reparei que existe uma rede nacional de caminhos para bicicletas.

foto0120copy.jpg

foto0121copy.jpg

National Cycle Network - Wikipedia, the free encyclopedia

Sustrans | Join the movement

Talvez em breve isto seja uma realidade em Portugal, visto que ao ritmo que têm subido os preços dos combustíveis....

De facto têm muitos kms de ciclovias/caminhos pedestres. Assim como muitos centros de BTT espalhados pelo país fora.
Quanto aos commuters cada vez há mais por causa do preço da gasolina. Eu andei a "comutar" durante um ano...agora prefiro ir a pé para o trabalho.

Para las cubiertas se han elegido las Schwalbe Rocket Ron de 26x2.25” tubeless ready, que aunque según sus características están listas para hacerlas tubeless, nuestra experiencia dice que es muy complicado conseguir un buen sellado con dichas cubiertas...

De facto o Ron foi o que mais trabalho deu para formar, o bordo da tela quase não selava. Estivemos quase para desistir e optar por um UST novo mas a insistência deu frutos e hoje de manhã os pneus não perderam praticamente ar nenhum [kiss]

Nota-se diferença no rolar, em alcatrão parece que nos deslocamos numa "almofada" de ar com menos atrito e um rolar mais silencioso. Hoje fiz 25km's rolantes em estradões de terra e trilhos mais arenosos na zona do Ludo e também notei a maior capacidade de absorção das irregularidades como pedras e raízes. Houve uma zona de areias que me obrigou a retirar alguma pressão nos pneus, pensei que fossem perder liquido e descolar mas correu tudo bem [kiss] Agora dar ar à bomba manual nisto tá lá quieto [:D]

Ainda não pesei a Helga mas acho que esta dieta lhe retirou pelo menos, umas 400 e tal gramas... o objectivo, para já, é um redondo 10 e basta-me [:cool:]

Helga ist eine gutes madchen [:cool:]

http://img846.imageshack.us/img846/4133/p4160059.jpg

cumps

Voltar
Superior