Tópico do BTT

Excelente fotos ! Essa terra preta, molhada, deve ser obra para subir.

Para descer deve ser óptimo [:cool:].

Vi que tens Maia na tua localização. Aos Domingos de manhã costumo dar uns passeios com a malta do Maia BTT Team. É das 8:30 até cerca das 12h. O ajuntamento é em frente à Câmara Municipal da Maia.

Vi que tens Maia na tua localização. Aos Domingos de manhã costumo dar uns passeios com a malta do Maia BTT Team. É das 8:30 até cerca das 12h. O ajuntamento é em frente à Câmara Municipal da Maia.

Eu ando com amigos e os destinos são variados. No entanto um dia faço-me de convidado! Normalmente costumam ir para onde?

Excelente fotos ! Essa terra preta, molhada, deve ser obra para subir.

Para descer deve ser óptimo [:cool:].

A terra parece que não, mas está bem compacta...mesmo com bastante chuva a drenagem é boa e não há lama em quantidade suficiente para haver perda de tracção.

TonyV, onde se podem saber os preços das Bionic? Só para ter uma ideia.. [;)]

Invejo-te a bike e os trilhos!! [:cool:][br:)]

Vi que tens Rocket Ron à frente. Qual a tua opinião sobre este pneu? Eu também gostava bastante dele em terreno tipo maratonas e mesmo na lama é bom, mas numa descida com muita pedra ia malhando e desde então a confiança ainda não voltou ao que era... :(

TonyV, onde se podem saber os preços das Bionic? Só para ter uma ideia.. [;)]

Invejo-te a bike e os trilhos!! [:cool:][br:)]

Vi que tens Rocket Ron à frente. Qual a tua opinião sobre este pneu? Eu também gostava bastante dele em terreno tipo maratonas e mesmo na lama é bom, mas numa descida com muita pedra ia malhando e desde então a confiança ainda não voltou ao que era... :(

Os preços ou vê-se numa loja que as venda ou googlando o modelo+preço e há-de aparecer alguma coisa. Eles também vendem framekits.

O pneu parece que tem duas facetas:confused: Bom a andar rápido com bastante aderência em todas as situações, alguns sustos a andar devagar...Parece-me significativa a maior aderência com menos pressão no pneu, face a outros pneus. Diria que para o preço esperava melhor.

Eh pá...eu acho que fui mal interpretado...mas pronto, para não me repetir, e porque não tenho aqui à mão os dados de análise de estruturas (em vários polímeros, várias ligas metálicas, nanotubos de carbono, fibras de carbono simples, etc etc) que tive que utilizar para fazer uns trabalhos, peço apenas que vejam os valores de rigidez apresentados pelas marcas (a specialized tinha gráficos desses...agora não dou com eles) para os seus quadros em alumínio e os mesmos modelos em carbono.

Para haver um critério de comparação sobre os materiais neste aspecto usa-se o módulo de young. Ora o alumínio ronda os 70MPa (Mega Pascais), as fibras de carbono em estado bruto têm no mínimo o dobro, andam pelos 150 MPa...e uma forma "trabalhada" de carbono, os CNT (nanotubos) andam acima de 1 GPa (Giga Pascais).

Eu já tive a sorte de andar (mesmo que por umas centenas de metros apenas) numa das novas nomad em carbono e SEM DÚVIDA NENHUMA, o que mais se nota ali é um upgrade enorme na rigidez (especialmente lateral). Qualquer boa crítica que venha a saír sobre essa bicicleta tem que pelo menos mencionar isso.

A absorção, em componentes simples dá-se muitas vezes num eixo apenas, por causa da disposição das fibras...em componentes complexos, como quadros, a disposição é variável...havendo zonas que absorvem em sentidos diferentes. Daí fica mais complicado comparar.

Mas pronto, cada um com a sua, desde que todos estejam felizes é o que interessa.[;)] Nem que seja com efeito placebo, a algum lado havemos de ir! [;)]

Eh pá...eu acho que fui mal interpretado...mas pronto, para não me repetir, e porque não tenho aqui à mão os dados de análise de estruturas (em vários polímeros, várias ligas metálicas, nanotubos de carbono, fibras de carbono simples, etc etc) que tive que utilizar para fazer uns trabalhos, peço apenas que vejam os valores de rigidez apresentados pelas marcas (a specialized tinha gráficos desses...agora não dou com eles) para os seus quadros em alumínio e os mesmos modelos em carbono.

Para haver um critério de comparação sobre os materiais neste aspecto usa-se o módulo de young. Ora o alumínio ronda os 70MPa (Mega Pascais), as fibras de carbono em estado bruto têm no mínimo o dobro, andam pelos 150 MPa...e uma forma "trabalhada" de carbono, os CNT (nanotubos) andam acima de 1 GPa (Giga Pascais).

Eu já tive a sorte de andar (mesmo que por umas centenas de metros apenas) numa das novas nomad em carbono e SEM DÚVIDA NENHUMA, o que mais se nota ali é um upgrade enorme na rigidez (especialmente lateral). Qualquer boa crítica que venha a saír sobre essa bicicleta tem que pelo menos mencionar isso.

A absorção, em componentes simples dá-se muitas vezes num eixo apenas, por causa da disposição das fibras...em componentes complexos, como quadros, a disposição é variável...havendo zonas que absorvem em sentidos diferentes. Daí fica mais complicado comparar.

Mas pronto, cada um com a sua, desde que todos estejam felizes é o que interessa.[;)] Nem que seja com efeito placebo, a algum lado havemos de ir! [;)]

Na realidade o carbono pode ter uma maior rigidez num sentido consoante a orientação das fibras na construção.

Mas dai a se dizer que é mais rigido que o aluminio vai uma grande diferença[:cool:]

A questão penso que seja esta:

citando a wiki sobre o carbono: "is a frame that can be fine-tuned for specific strength where it is needed (to withstand pedaling forces), while allowing flexibility in other frame sections (for comfort). Custom carbon fiber bicycle frames may even be designed with individual tubes that are strong in one direction (such as laterally), while compliant in another direction (such as vertically). The ability to design an individual composite tube with properties that vary by orientation cannot be accomplished with any metal frame construction commonly in production"..."Some newer high end frames are incorporating Kevlar fibers into the carbon weaves to improve vibration damping and impact strength, particularly in downtubes and seat- and chainstays."

TonyV, desculpa lá a perplexidade, mas foi o que eu acabei de dizer! [:)]

LOL, nem falo mais disto, bolas! Que o pessoal parece que quer à força ter razão sobre algo que nem me aquece nem arrefece! [:D] Até mais!

LOL, nem falo mais disto, bolas! Que o pessoal parece que quer à força ter razão sobre algo que nem me aquece nem arrefece! [:D] Até mais!

Não é uma questão de querer ter ou não razão, o que acontece é que um quadro de aluminio é sempre muito rigido que um de carbono.

A questão que levantas-te pareceu-me ser a rigidez/conforto dum quadro de carbono vs alumínio.

Todos ciclistas que conheço (portugueses e ingleses) têm a mesma opinião; o carbono é mais confortável. Se é mais rígido? Pelos vistos é, ou pode ser se assim o fabricante entender. Se é mais confortável que o alumínio? Também parece ser.

Só fiz o quote da wikipedia exactamente para sublinhar a história da disposição das fibras para reforçar a justificação da rigidez e/ou da absorção das vibrações.

Estamos a discutir normalmente. Não sou fã do carbono (aliás só tenho quadros em Alumínio e Ferro), mas reconheço-lhe muitas virtudes e percebe-se que é normal alguém ficar confuso quando se diz que o alumínio transmite mais conforto que o carbono, quando toda a gente diz o contrário.

O ideal seria comparar dois quadros com geometria e dimensões idênticas de carbono e alumínio[;)]

O ideal seria comparar dois quadros com geometria e dimensões idênticas de carbono e alumínio[;)]

Já experimentei eu(dei uma volta dentro da loja[:D]) e o de carbono é muito mais flexivel e existe uma maior sensação de "conforto" em duas bicicletas da Specialized "iguais" de estrada, a Allez de aluminio e a Tarmac de carbono

Já a tinha "namorado" no site da Cube. É muito bonita mas deve ser cara. [br:)]

Na minha opinião, como é um local que leva com lama e com o colocar e retirar da garrafa vai ficando riscado não se justifica dar tantos €...

A da Specialized custa 7.90€ e acho que é dos suportes "não carbono" mais bonitos! [;)]

Voltar
Superior