Tópico do BTT

Concordo, mas uma bike de 12 kg não é a mesma coisa que uma de 15! [:p]

Nota-se e bem, é uma diferença ABISMAL...
Quanto mais não seja porque os componentes mais leves são de gamas superiores e em termos de funcionamento/precisão são muito melhores.
Por ex perder 1,5kg nas rodas e numa suspensão torna a bike completamente diferente.

Eu se metesse um quadro de carbono com este setup que tenho, ganharia umas 500g.
Mesmo assim ficaria acima dos 10kg. Para mim não é tão simples assim baixar dos 10kg sem investir bastante. [;)]

por exemplo no catalogo da scott de 2010 a mais leve HF(scale 40) de aluminio pesa 11,10quilos e custa 1669euros

uma de 10 quilos de carbono (scale30) custa 2289euros... uma de 8,10quilos custa 6680euros...

acho que dá para se ter uma ideia do que é uma bike de btt de 10quilos[;)]

100do, falaste em baixo em comprar um quadro por 250€, acho que os RCZ são bastante leves, e encontras na Fizz por pouco acima desse valor.

Ou então poupas uns 100 euritos, e comprar um believe em carbono na Fizz também, não sei o preço a que estão agora, porque não consigo ver agora, mas dá uma vista de olhos, o user pc comprou um à pouco tempo, e julgo ter andado nos 300 e tal euros, e sempre ganhas mais algum peso.

E não sei o peso do teu Trek, mas se calhar com um equivalente rijo deves conseguir baixar dos 13.

Já tinha pensado em sugerir isso ao 100do, mas excede um pouco o valor que ele pretende gastar (está actualmente a 359€), mas sem dúvida que era uma opção [;)]

O meu, faz amanhã 1 mês que viu a luz do dia. Conta com um pouco menos de 900km feitos e até agora nenhum problema a apontar.

Noto uma ligeira diferença para o BH de alumínio na absorção das vibrações, mas não esperem milagres nesse aspecto. Onde notei mais diferença foi na diferença de peso. O BH pesava um pouco mais de 13kg, este Believe deve de estar a rondar os 10,5kg. Esses cerca de 2kg a menos notam-se e bem [;)]

Aqui está ela numa fotos tiradas ainda o ano passado

foto0189o.jpg

foto0187o.jpg

Tirando o furo que já tive, mais nenhum problema a apontar apr:)

Nota-se e bem, é uma diferença ABISMAL...
Quanto mais não seja porque os componentes mais leves são de gamas superiores e em termos de funcionamento/precisão são muito melhores.
Por ex perder 1,5kg nas rodas e numa suspensão torna a bike completamente diferente.

Quando comprei a Fox parece que mudei de bike... [:D]

O próximo upgrade seria umas rodas dignas desse nome, talvez depois quem sabe num quadro FS!

Mas eu antes de comprar algo ando a reflectir durante meses e meses... [:D]

O peso influencia o comportamento, mas se calhar a diferença maior será mesmo da qualidade/precisão do material e não do seu peso.
Eu por exemplo quando troquei as rodas não tive ganhos/perdas de peso face às anteriores, mas que em termos de rigidez e resistência ao rolamento são a noite para o dia e isso nota-se bastante em andamento.

por exemplo no catalogo da scott de 2010 a mais leve HF(scale 40) de aluminio pesa 11,10quilos e custa 1669euros

uma de 10 quilos de carbono (scale30) custa 2289euros... uma de 8,10quilos custa 6680euros...

acho que dá para se ter uma ideia do que é uma bike de btt de 10quilos[;)]

Pois é. [;)]
E na maioria dos casos esse peso é para o quadro mais pequeno. Depois com os acessórios e em algumas marcas os pedais (há marcas que anunciam o peso sem eles) o peso é quase sempre acima do anunciado.

A minha Cube tinha 11.8kg anunciados. Não a pesei quando a comprei mas pelo que ela pesa agora e pelo que já lhe retirei em peso, não me admira que andasse na casa dos 12.5kgs.

Sobre o tamanho dos quadros, e como já disse há uns tempos atrás, na minha opinião a medida mais fiável para analisar o tamanho dos quadros é a medida na horizontal entre o tubo de direcção e o espigão de selim. [;)]

PC, mandei ontem um mail para a loja online rczbikeshop e os quadros RCZ estarão disponiveis nos próximos dias e os Believe no próximo mês.

edununo, a tua Cube merecia passar a chamar-se BEONE!!! [br:)][br:)][br:)]

Sobre o tamanho dos quadros, e como já disse há uns tempos atrás, na minha opinião a medida mais fiável para analisar o tamanho dos quadros é a medida na horizontal entre o tubo de direcção e o espigão de selim. [;)]

edununo, a tua Cube merecia passar a chamar-se BEONE!!! [br:)][br:)][br:)]

Dessa forma deixava de ser uma Cube. [;)]
Gosto do quadro.

Já agora o avanço é este:

MSC Ultralight TI stem. Price: 65.90 EUR

São 99g para 100mm.

Há um igual mas sem os parafusos em titanio que pesa 111g. Só muda mesmo os parafusos.

MSC Ultralight stem. Price: 44.50 EUR

Arranjei na Maia o de 99g por 60 euros. Espero não ter sido enganado e ser o de 111. Não é pelo peso é mesmo só pelo principio.

Como saber se um parafuso é de titanio em vez de aço?

Já tinha pensado em sugerir isso ao 100do, mas excede um pouco o valor que ele pretende gastar (está actualmente a 359€), mas sem dúvida que era uma opção [;)]

O meu, faz amanhã 1 mês que viu a luz do dia. Conta com um pouco menos de 900km feitos e até agora nenhum problema a apontar.

Noto uma ligeira diferença para o BH de alumínio na absorção das vibrações, mas não esperem milagres nesse aspecto. Onde notei mais diferença foi na diferença de peso. O BH pesava um pouco mais de 13kg, este Believe deve de estar a rondar os 10,5kg. Esses cerca de 2kg a menos notam-se e bem [;)]

Aqui está ela numa fotos tiradas ainda o ano passado

Tirando o furo que já tive, mais nenhum problema a apontar apr:)
Os componentes que tenho iam ficar a destoar nesse quadro [:p]

Não estou a pensar em carbono. Nem sequer é ainda certo que mude, pois só o faço se aparecer comprador para o meu quadro.

Já é de 2007, e a maioria do pessoal que procuras quadros quer modelos de 2010 ou 2009 no máximo. Para mim isso pouco quer dizer, desde que o material esteja bom.

Se vendesse o meu agora, provavelmente a minha primeira opção seria o Trek 8900 de 2007

1047891.jpg

Para mim, este quadro foi quase amor à primeira vista [:cool:]

Hoje resolvi dar uso à Koncept, algo que já não acontecia à umas semanas :sh)

foto0190c.jpg

Deu para notar algumas diferenças para a Believe:

- A Marz é muito melhor que a Axon, o comportamento não tem nada a ver
- Os pratos Shimano da pedaleira metem as mudanças de uma forma muito mais suave. Os MSC que tenho na Believe são mais leves mas nesse aspecto da suavidade perdem para os Shimano
- o "cantar" das Fulcrum é viciante (uma boa desculpa para não ir a pedalar [:D])
- O conforto de ser FS é imbatível. Numa estrada de empedrado onde passo todos os dias, abri o RP23 e aquilo ficou a parecer uma estrada lisinha.
- Os pneus são muito mais largos

Em resumo, pequenas diferenças que fazem a Koncept ser completamente diferente da Believe

foto0192r.jpg

foto0193i.jpg

Pessoalmente o peso é secundário, excepto em competição e tiradas de muitos kms.
Se repararem emagrecer os tais 3/4Kg está ao alcance de qualquer um...e falo por mim que precisava de abater bem mais[:D]

Na altura de montar a minha bicicleta cheguei a colocar na equação a questão dos pesos, mas ao fim de relembrar todos os amigos com quem pedalo e as respectivas bicicletas, cheguei à conclusão que o andamento ou falta dele tinha a ver com tudo menos com as bicicletas.

Tudo dito, para mim!

Eu esta semana perdi um Kg [:)] e foi de graça...Para tirar 1Kg à minha burra (que anda pouco acima dos 12Kg com pedais de plataforma :sh)) Precisava de mais de uns 1000€ sem exageros...

600€ para perder 200g na suspensão...mais 300€ para perder 150g na pedaleira...100€ para 70g no guiador...tirava os punhos que não preciso...assim como o selim e o espigão...e pimbas! 1Kg mais leve! [:D][:)]

Além disso...posso dar um valente malho que tenho a certeza que posso comprar qualquer peça que entregue a alma ao criador...por exemplo, uso um desviador x9, que arranjo por 60€ +/-...um X0 vai para o dobro do preço...já é uma chatisse se partir...

E depois o conforto...o carbono pode ser muito leve...mas é uma material muito mais rígido que o alumínio, que é muito mais confortável...se fizesse com uma rígida de carbono algumas coisas que faço com a minha FS, das duas uma, ou trocava de quadro todos os anos (por "xispadelas" no quadro...ou a esta hora ainda estava com as costelas a tremer da volta da semana anterior...).

Tudo dito, para mim!

Eu esta semana perdi um Kg [:)] e foi de graça...Para tirar 1Kg à minha burra (que anda pouco acima dos 12Kg com pedais de plataforma :sh)) Precisava de mais de uns 1000€ sem exageros...

600€ para perder 200g na suspensão...mais 300€ para perder 150g na pedaleira...100€ para 70g no guiador...tirava os punhos que não preciso...assim como o selim e o espigão...e pimbas! 1Kg mais leve! [:D][:)]

Além disso...posso dar um valente malho que tenho a certeza que posso comprar qualquer peça que entregue a alma ao criador...por exemplo, uso um desviador x9, que arranjo por 60€ +/-...um X0 vai para o dobro do preço...já é uma chatisse se partir...

E depois o conforto...o carbono pode ser muito leve...mas é uma material muito mais rígido que o alumínio, que é muito mais confortável...se fizesse com uma rígida de carbono algumas coisas que faço com a minha FS, das duas uma, ou trocava de quadro todos os anos (por "xispadelas" no quadro...ou a esta hora ainda estava com as costelas a tremer da volta da semana anterior...).

O carbono é muito mais confortável que o alumínio, precisamente porque é menos rígido. Ao contrário do que dizes.

O carbono é muito mais confortável que o alumínio, precisamente porque é menos rígido. Ao contrário do que dizes.

As bicicletas e componentes feitos em carbono são bem mais rígidas que os mesmos feitos em alumínio não só pela natureza do material mas também pela orientação das fibras. A absorção de vibrações é muito superior por parte do alumínio, logo, este último é normalmente mais confortável.
Há excepções...em quadros acima de 3000€ normalmente...em que a investigação e desenvolvimento a que são submetidos (assim como os processos de fabrico) permitem orientar as fibras a bel-prazer do fabricante...mas lá está...tudo vem a um preço.
Basicamente...no domínio elástico o carbono não é fantástico comparativamente com outros materiais. Daí que nas aplicações em que é utilizado em competição, qualquer pequeno impacto ou dano numa fibra (não no verniz protector)...é a peça toda para o lixo. E também daí as "misturas" que se fazem com o carbono...que levam a que ganhes 100g/200g num quadro...1500€ mais caro que o mesmo modelo de alumínio.

Basta experimentar para notar.

EDIT: repara que com um investimento semelhante seria possível fazer um quadro de outro material que não carbono com características mais importantes que o menor peso, como por exemplo a capacidade de absorção do impacto. Mas como deves saber...neste negócio o departamento de marketing fala muitas vezes antes (e depois) que as equipas de R&D e os engenheiros...daí a letra C, os logos CNC etc etc muito grandes em componentes muito pequenos!... :D

Última edição:
desde quando?

Einh? :confused:

Eh pá...o mesmo modelo de quadro em carbono é mais rígido que a versão em alumínio...onde está a dúvida?

Usar carbono em componentes mecânicos é uma questão de orientação de fibras, solventes, etc.

Pega no exemplo de um saco plástico de supermercado...que é de polímero...se o esticares na vertical...é muito mais resistente que se o esticares na horizontal...é mais ou menos o mesmo princípio...

Einh? :confused:

Eh pá...o mesmo modelo de quadro em carbono é mais rígido que a versão em alumínio...onde está a dúvida?

Usar carbono em componentes mecânicos é uma questão de orientação de fibras, solventes, etc.

Pega no exemplo de um saco plástico de supermercado...que é de polímero...se o esticares na vertical...é muito mais resistente que se o esticares na horizontal...é mais ou menos o mesmo princípio...
... experimenta apenas um guiador de carbono e vais ver o que é flexibilidade em relação a um de aluminio, os de carbono ate parece que aquilo se dobra tudo.

As bicicletas e componentes feitos em carbono são bem mais rígidas que os mesmos feitos em alumínio não só pela natureza do material mas também pela orientação das fibras. A absorção de vibrações é muito superior por parte do alumínio, logo, este último é normalmente mais confortável.
Há excepções...em quadros acima de 3000€ normalmente...em que a investigação e desenvolvimento a que são submetidos (assim como os processos de fabrico) permitem orientar as fibras a bel-prazer do fabricante...mas lá está...tudo vem a um preço.
Basicamente...no domínio elástico o carbono não é fantástico comparativamente com outros materiais. Daí que nas aplicações em que é utilizado em competição, qualquer pequeno impacto ou dano numa fibra (não no verniz protector)...é a peça toda para o lixo. E também daí as "misturas" que se fazem com o carbono...que levam a que ganhes 100g/200g num quadro...1500€ mais caro que o mesmo modelo de alumínio.

Basta experimentar para notar.

EDIT: repara que com um investimento semelhante seria possível fazer um quadro de outro material que não carbono com características mais importantes que o menor peso, como por exemplo a capacidade de absorção do impacto. Mas como deves saber...neste negócio o departamento de marketing fala muitas vezes antes (e depois) que as equipas de R&D e os engenheiros...daí a letra C, os logos CNC etc etc muito grandes em componentes muito pequenos!... :D

Sabes que o carbono dá para reparar não sabes?!

Voltar
Superior