Já que se fala em peso, à dias comprei uma balança digital e confirmei os 14 kg da minha Trek Fuel EX.
É esta a bike que me tem acompanhado, com os seus 14 kg.
Não tenho aqui fotos (raramente as tiro), mas fica a lista de componentes:
- Quadro Trek Fuel EX 5 (2007) 17,5'
- Suspensão Fox F100X (terralogic)
- Amortecedor Rock Shox MC3.R
- Rodas Fulcrum Red Metal 5
- Travões Shimano Xt/Lx (2007)
- Pedaleira Race Face Evolve Xc
- Restante transmissão Deore/Xt
Considero estes componentes aceitáveis, mas em conjunto com este quadro, algo pesado, fazem a bike pesada.
Tive uma Trek 6500 que com estes componentes deveria ficar com menos de 12 kg, mas optei por esta. Apesar de pesada, é resistente, confortável e, sobretudo, boa para treinar [

]
Já fiz muitas trocas de bikes, quadros, componentes. Esta foi montada por mim. Cheguei à conclusão que não devo/posso ser demasiado exigente, e por isso passei a quase não me preocupar com o peso.
Ultimamente tenho andado muito pouco, mas faço com frequência passeios duros, com muita subida, e muitas vezes com 60 a 70 km. Por vezes é um pouco difícil acompanhar a malta com bikes caríssimas, com menos de 10 kg, mas paciência, não se pode ter, não se tem.
Portanto, sou daqueles que não concordo com as críticas por causa do peso. Cada um compra o que pode, e o importante é gostar. Se não se pode andar com uma bike leve, ao menos andamos com uma que gostamos e nos satisfaz.