Tópico do BTT

Sabes como conseguem essa resistência não sabes? Compara os pesos dos quadros...

Desces escadas, fazes muitos drops, etc.?

O quadro hardrock nao é tão pesado como alguns o pintam, alem disso tem vindo a ser mais leve que ha uns anos.
O que faz o peso das hardrock a minha pesa 14quilos mas segundo parece só a suspenção pesa uns 3 quilos e tal:confused: ou seja com umas alterações o peso desce e bem, como ja vi em algumas.

Eu como ja disse nao faço BTT de força radical alias longe disso, ando muito em estradas e caminhos no campo mas em terrenos relativamente aceitaveis, a resistencia dos hardrock é contado por malta que tem e apesarem de fazer coisas mais radicais eles resistem.

O quadro hardrock nao é tão pesado como alguns o pintam, alem disso tem vindo a ser mais leve que ha uns anos.
O que faz o peso das hardrock a minha pesa 14quilos mas segundo parece só a suspenção pesa uns 3 quilos e tal:confused: ou seja com umas alterações o peso desce e bem, como ja vi em algumas.

Eu como ja disse nao faço BTT de força radical alias longe disso, ando muito em estradas e caminhos no campo mas em terrenos relativamente aceitaveis, a resistencia dos hardrock é contado por malta que tem e apesarem de fazer coisas mais radicais eles resistem.

Se não fazes BTT radical, menos uma razão para um quadro tão resistente. Quando comprei a minha pesava 12,4 kg com uma suspensão de 2,4kg e travões v-brake.

Para uma bike de 650€ é um peso muito aceitável. Já meti travões de disco que aumentou o peso um pouco, mas ao trocar a suspensão reduzi 0,8kg!

De nada vale ter um canhão ultra-resistente, se não temos uma utilização mais agressiva!

Qualquer bicicleta, mesmo semi-rigida, desce escadas sem problemas nenhuns. Isso é o minimo dos minimos.

Agora há umas que podem passar a vida nisso e outras não convém [:cool:]

Tenho ideia que a Suntour XCT pesa cerca de 2.5kg.

Se não fazes BTT radical, menos uma razão para um quadro tão resistente. Quando comprei a minha pesava 12,4 kg com uma suspensão de 2,4kg e travões v-brake.

Para uma bike de 650€ é um peso muito aceitável. Já meti travões de disco que aumentou o peso um pouco, mas ao trocar a suspensão reduzi 0,8kg!

De nada vale ter um canhão ultra-resistente, se não temos uma utilização mais agressiva!

Sim, mas na Specialized todos os modelos tem quadros muito resistentes, mesmo assim o da hardrock segundo a marca ate é o mais polivalente sendo o quadro stumpjumper segundo a marca mais vocacionado para um BTT mais radical e já tem um aluminio de uma liga ligeiramente mais leve que o da hardrock.

Mas comparado com outras marcas como por exemplo a KTM que andei, o quadro tambem era uma entrada de gama e é brutal a nivel de resistencia, mas mais pesado.

Boas.

Ontem dei a minha maior volta até agora: 32km mas foi quase tudo em alcatrão pelo que fotos são escassas. Tenho umas 5 mas acho que não vale a pena coloca-las aqui...

Chegado a casa dei um banho na bike pq desta vez estava mesmo a precisar devido a lama acumulada em certas partes, nomeadamente cassete, desviadores, selim, suspensão e parte inferior do quadro.
O banho seguiu mais ou menos os mesmo moldes do 1º - jacto de água/máquina de pressão - mas desta vez sem qlq tipo de detergente ao que se seguiu uma limpeza com um pano seco.
Há no entanto um pormenor que gostava de esclarecer... e que é o da lubrificação dos componentes. Sei que já falei disto mas estive a ver no forum btt e há opiniões um bocado contraditórias.
Vou dizer o que fiz a esse respeito:
- Lavagem da cassete e desviador traseiro com o jacto de água, a que se seguiu uma lubrificação com um spray de wd40 (tipo "bala");
- Quanto ao desviador dianteiro tudo foi feito nos mesmos moldes, tendo ficado a bike a repousar assim durante mais ou menos uma hora;
- Depois disso, massa consistente o eixo pedaleiro... a aplicação da massa consistente foi feita directamente, ou seja, apliquei entre o quadro e aquela espécie de cilindro (cubo?) que liga o pedal ao quadro, tendo eu "ajudado" a massa a preencher a reentrancia com um bocado de papel.
- Um cheirinho de wd40 na suspensão, ao que se seguiram umas 3 ou 4 compressões e limpeza do excesso.
- Lubrificação da corrente com oleo fino, feita no desviador dianteiro a que se seguiram trocas de todas as velocidades por forma a transmitir algum desse oleo a cassete.

Gostava que me dissessem o que acham desta acção (coisas a manter, coisas a mudar, conselhos...) principalmente em relação ao eixo pedaleiro que, segundo consta, é uma das partes mais sensiveis do bicicleta.
Cumps.

Tenho ideia que a Suntour XCT pesa cerca de 2.5kg.

Sim é capaz, o avanço tb pesa imenso, o tubo do selim, etc etc... o conjunto dá 14quilos, no entanto ja vi hardrock com menos de 11quilos...com a troca de componentes.

Mas no meu caso não sou obsecado pela peso,,,irei mudar alguma coisa de forma racional mas sem fanatismos exagerados para reduzir gramas. Ficar com cerca de 12quilos seria o "ideal".

Boas.

Ontem dei a minha maior volta até agora: 32km mas foi quase tudo em alcatrão pelo que fotos são escassas. Tenho umas 5 mas acho que não vale a pena coloca-las aqui...

Chegado a casa dei um banho na bike pq desta vez estava mesmo a precisar devido a lama acumulada em certas partes, nomeadamente cassete, desviadores, selim, suspensão e parte inferior do quadro.
O banho seguiu mais ou menos os mesmo moldes do 1º - jacto de água/máquina de pressão - mas desta vez sem qlq tipo de detergente ao que se seguiu uma limpeza com um pano seco.
Há no entanto um pormenor que gostava de esclarecer... e que é o da lubrificação dos componentes. Sei que já falei disto mas estive a ver no forum btt e há opiniões um bocado contraditórias.
Vou dizer o que fiz a esse respeito:
- Lavagem da cassete e desviador traseiro com o jacto de água, a que se seguiu uma lubrificação com um spray de wd40 (tipo "bala");
- Quanto ao desviador dianteiro tudo foi feito nos mesmos moldes, tendo ficado a bike a repousar assim durante mais ou menos uma hora;
- Depois disso, massa consistente o eixo pedaleiro... a aplicação da massa consistente foi feita directamente, ou seja, apliquei entre o quadro e aquela espécie de cilindro (cubo?) que liga o pedal ao quadro, tendo eu "ajudado" a massa a preencher a reentrancia com um bocado de papel.
- Um cheirinho de wd40 na suspensão, ao que se seguiram umas 3 ou 4 compressões e limpeza do excesso.
- Lubrificação da corrente com oleo fino, feita no desviador dianteiro a que se seguiram trocas de todas as velocidades por forma a transmitir algum desse oleo a cassete.

Gostava que me dissessem o que acham desta acção (coisas a manter, coisas a mudar, conselhos...) principalmente em relação ao eixo pedaleiro que, segundo consta, é uma das partes mais sensiveis do bicicleta.
Cumps.

Muito cuidado com o WD40 que é agressivo para as borrachas. Então na suspensão nem pensar que os retentores vão à vida em 3 tempos.
Mais vale usar óleo de máquina.

E já agora cuidado com as máquinas de pressão. A bicicleta deve ser lavada com água sem muita pressão, caso contrário pode entrar água para sítios que não deve e depois andas com água dentro a corroer tudo. É um dos erros mais comuns em praticantes de BTT

Já que se fala em peso, à dias comprei uma balança digital e confirmei os 14 kg da minha Trek Fuel EX.

É esta a bike que me tem acompanhado, com os seus 14 kg.
Não tenho aqui fotos (raramente as tiro), mas fica a lista de componentes:

- Quadro Trek Fuel EX 5 (2007) 17,5'
- Suspensão Fox F100X (terralogic)
- Amortecedor Rock Shox MC3.R
- Rodas Fulcrum Red Metal 5
- Travões Shimano Xt/Lx (2007)
- Pedaleira Race Face Evolve Xc
- Restante transmissão Deore/Xt

Considero estes componentes aceitáveis, mas em conjunto com este quadro, algo pesado, fazem a bike pesada.
Tive uma Trek 6500 que com estes componentes deveria ficar com menos de 12 kg, mas optei por esta. Apesar de pesada, é resistente, confortável e, sobretudo, boa para treinar [:D]

Já fiz muitas trocas de bikes, quadros, componentes. Esta foi montada por mim. Cheguei à conclusão que não devo/posso ser demasiado exigente, e por isso passei a quase não me preocupar com o peso.
Ultimamente tenho andado muito pouco, mas faço com frequência passeios duros, com muita subida, e muitas vezes com 60 a 70 km. Por vezes é um pouco difícil acompanhar a malta com bikes caríssimas, com menos de 10 kg, mas paciência, não se pode ter, não se tem.

Portanto, sou daqueles que não concordo com as críticas por causa do peso. Cada um compra o que pode, e o importante é gostar. Se não se pode andar com uma bike leve, ao menos andamos com uma que gostamos e nos satisfaz.

Muito cuidado com o WD40 .

Muito cuidado, pois isso nao é um lubrificante mas sim um desencrostante.[;)]

É um bom produto mas para situações ewpecificas nunca como lubrificante pois corroi o material.

Numa bike deve ser limpa e usada apenas um lubrificante.

Última edição:
Fui o único maluco aqui do fórum a participar nos 5 cumes em Barcelos? [:cool:]
sim, deves ter sido; eu estive para ir, mas aos 3 cumes (ainda não tenho barba rija [:D]), mas o trabalho prendeu-me o fim-de-semana.

estou a pensar em ir divertir-me nisto:
A PedalarVieira Associação promove no próximo dia 17 de Outubro um Passeio Turístico e Guiado BTT ao Museu da Moto e da Bicicleta Antiga - Rossas, que por ser único em Portugal e representar um espaço original de técnica, arte e comunicação obriga a razões de honra e congratulação para o nosso Concelho. Com a promoção deste evento pretendemos dar o nosso singelo contributo para a sua promoção e, ao mesmo tempo, prestar-lhe merecida e reconhecida homenagem.
O percurso até ao museu segue um trajecto que proporcionará aos participantes inolvidáveis imagens paisagísticas bem como excelentes momentos de adrenalina e de lazer.

Mais informações e inscrições (grátis e limitadas) em http://www.pedalarvieira.blogspot.com.

Última edição:
Alguém daqui já foi até à Citânia de Sanfins, lá para os lados de Paços de Ferreira?
Estou a pensar em lá ir no FS. Já saquei uns trilhos do wikiloc que me parecem ser um misto de estrada e fora de estrada.
Pelas minhas contas a volta completa dará cerca de 60kms.

Então devo usar apenas e só o tal óleo fino, é isso?
O WD40 é bom apenas para limpar a transmissão, não serve como lubrificante, nem é aconselhável, o óleo fino também não é grande coisa, mas depende do óleo.
Á produtos finish line á venda na Sportzone que são muito bons, e até nem são caros.

Comprem óleo próprio, custa entre os 8€-10€, mas dá para muitos meses de utilização.

Eu comprei um spray da Finish Line, já o tenho há mais de 3 meses e ainda tem bastante na lata, provavelmente ainda me vai até ao final do ano.

No final de contas, acaba por não ficar muito caro.

Uso óleo próprio. finish line (carote por estes lados) ou outro, para bicicletas.
Uso o fino com indicação para tempo seco e o mais viscoso com indicação para lama/chuva conforme as condições do terreno.
Deixei de usar spray para usar só conta gotas. Evito contaminar os travões.

Voltar
Superior