Tópico do BTT

Sim, faltou-me referir que eram sintomas de exposição demasiada ao sol. Tive consciência disso.
Quiz apenas deixar o alerta. Eu ainda cá fiquei para contar [;)]

Aconselho cuidado.

Por aqui também tem estado calor, mas nada comparado com isso (máximo que apanhei no carro foi 30ºC)...mas trocava de boa vontade a temperatura por isto Midges and Midge Repellent – A Guide to Avoiding Bites | CheapTents.com Outdoor Gear Blog

Nunca tive reacções ou problemas com picadas/mordidas de insectos em Portugal ou no estrangeiro, normalmente ao fim de uma semana a picada/mordida sara. Mas estas minusculas "bestas" lixam-me todo. Até tive uma picada que deu origem a abcesso numa perna e muitas já com 2/3 semanas em cima e sempre inflamadas e com prurido[8b]

Bem...Após mais de uma semana sem pegar na Vertex, hoje foi dia de voltinha. Para variar um pouco, em vez da Av. do Brasil, Foz e Ribeira fui para o parque da cidade. Foram menos 5 km que a volta anterior, mas foram bem mais puxados... Ao passo que na marginal é uma questão de manter a velocidade, no parque da cidade, tenho subidas, descidas o que fez com que puxasse mais... Fiz um percurso de 4km, três vezes e depois ainda fui fazer a marginal de Matosinhos e voltei até ao Castelo do Queijo.

Felizmente, naquela zona, as temperaturas são bastante mais suportaveis e a hora ajudou muito (20:30, quando comecei).

Ontem foi dia de manutenção. Mudei o tamanho da "canalização" do desviador traseiro porque provavelmente estava a contribuir para os problemas que estava a ter...vamos ver.

Em baixo seguem fotos da suspensão desmontada; os retentores já estavam "secos" (sem massa).

ImageShack Album - 5 images

Eu também andei em manutenções "forçadas", mas não foi na suspensão, visto que a Marz que tenho na BH nunca foi aberta e trabalha tão bem como em nova, o meu problema foi o eixo pedaleiro que já não estava em condições, andava a fazer barulhos estranhos e não me dava confiança em continuar com ele assim.

Depois de muito experimentar, desmontar, lubrificar e remontar a transmissão toda, trocar pedais, trocar rodas, etc..., lá descobri que o problema eram dos rolamentos do eixo pedaleiro, pelo que tive que trocá-lo por outro (a Koncept serviu para peças [8b]). Depois de um pequeno test-drive deu para ver que o problema desapareceu [:cool:]

foto0590r.jpg

foto0592.jpg

A troca das rodas foi porque o cubo dianteiro das que tinha, estava a fazer um barulho pouco "normal", talvez uma esfera que deu o berro, assim para evitar ficar empanado pelo caminho, optei por pedir "emprestadas" umas rodas para lhe meter. Aros Rodi FR e cubos XT. Mais pesadas mais mais robustas.

foto0591.jpg

Eu dessas manutenções não peso nada! :sh)
Gostava de aprender.

Penso que a minha suspensão tenho uma arquitectura mais básica, por isso é fácil (e vi alguém fazer a manutenção numa). Basta desapertar dois parafusos tirar a peça exterior, tirar os retentores, limpar e colocar massa e deitar um bocado de óleo por cima dos vedantes.

A maior parte das suspensões como disse o pc não precisam de muita manutenção; no máximo todos os anos com uso/condições intensivas. A minha dependendo do uso entre 1 a 3 meses. Por isso não me passaria pela cab£ça pedir a alguém para o fazer.

Está no ponto [;)] poderia estar uns milímetros mais baixo, noto isso quando ando nas outra bikes, mas mesmo assim a perna não chega a ficar completamente esticada.

PS: Estive a medir, e o topo do espigão está a 70,5cm do centro do eixo pedaleiro. Talvez pareça mais alto, devido ao facto do quadro ser "baixo" e a direcção (guiador) estar baixo devido ao avanço estar invertido

Está no ponto [;)] poderia estar uns milímetros mais baixo, noto isso quando ando nas outra bikes, mas mesmo assim a perna não chega a ficar completamente esticada.

PS: Estive a medir, e o topo do espigão está a 70,5cm do centro do eixo pedaleiro. Talvez pareça mais alto, devido ao facto do quadro ser "baixo" e a direcção (guiador) estar baixo devido ao avanço estar invertido

Aí está algo que quero fazer na minha Cube. Vou inverter o avanço para ver se ajuda a subir e sem prejudicar no resto. Vou fazer essa experiência. Tenho é de arranjar uma chave dinamómetra por causa do guiador em carbono.

hoje ao fim da tarde, fui dar uma pequena volta de 10km para experimentar as minhas rodas novas.
assim que comecei a rolar, senti que o andamento era muito mais leve e as subidas foram feitas com mais facilidade[;)]
apesar disso notei que a bicicleta ficou mais "seca", provavelmente devido ao sistema tubeless.
ao fim de pouco tempo comecei a ouvi uns pequenos estalos vindos da pedaleira, sempre que fazia mais força, principalmente a subir, o que me parece que seja dos rolamentos.
alguém me pode dizer como faço para lubrificar aquilo antes que se danifiquem de vez?
que lubrificante posso usar?

armei-me em mecânico e pus-me a afinar o desviador traseiro.
ontem de manhã, numa aventura no meio do monte, deve ter apanhado uma pancada. no regresso, colocar no carreto mais pequeno significava fazer saltar a corrente e prender no quadro. aventurei-me e foi pior a emenda que o soneto [:D]

agora não consigo fazer a corrente chegar ao carreto grande. se coloco à mão, salta logo para o segundo logo depois de uma cadência do pedal...

armei-me em mecânico e pus-me a afinar o desviador traseiro.
ontem de manhã, numa aventura no meio do monte, deve ter apanhado uma pancada. no regresso, colocar no carreto mais pequeno significava fazer saltar a corrente e prender no quadro. aventurei-me e foi pior a emenda que o soneto [:D]

agora não consigo fazer a corrente chegar ao carreto grande. se coloco à mão, salta logo para o segundo logo depois de uma cadência do pedal...

Já passei por isso, era um bicho de 7 cabeças o afinar as mudanças, até que me aventurei e agora já me sinto à vontade nessas coisas.

Primeiro, tens que afinar os limites do desviador. Existem dois parafusos para definir os limites do movimento do desviador (para o carreto maior e para o mais pequeno). Depois é só veres a tensão do cabo.

Podes ver melhor aqui: Pedal BTT [;)]

hoje ao fim da tarde, fui dar uma pequena volta de 10km para experimentar as minhas rodas novas.
assim que comecei a rolar, senti que o andamento era muito mais leve e as subidas foram feitas com mais facilidade[;)]
apesar disso notei que a bicicleta ficou mais "seca", provavelmente devido ao sistema tubeless.
ao fim de pouco tempo comecei a ouvi uns pequenos estalos vindos da pedaleira, sempre que fazia mais força, principalmente a subir, o que me parece que seja dos rolamentos.
alguém me pode dizer como faço para lubrificar aquilo antes que se danifiquem de vez?

Esses "estalos" podem ser muito coisa:

- sujidade entre o quadro e o espigão
- sujidade na rosca entre os pedais e o pedaleiro
- rolamentos do pedaleiro
- etc...

Eu estive com o mesmo problema na minha BH e lá descobri que no meu caso eram mesmo os rolamentos do pedaleiro. Apesar da manutenção que lhes tinha feito recentemente, os danos já estavam feitos, pelo que a solução foi a troca dos rolamentos/eixo pedaleiro.

Para fazeres a manutenção, podes fazer algo do tipo:

Hoje foi dia de fazer manutenção aos rolamentos do eixo pedaleiro (SLX), depois de um inverno/primavera em que a chuva não faltou.

Aqui o do lado esquerdo (oposto aos pratos da pedaleira), que geralmente é o que está mais exposto à água:

foto0576f.jpg

E aqui já limpo e lubrificado:
foto0577t.jpg

O do lado direito (lado dos pratos da pedaleira) estava com melhor aspecto e rodava bem melhor:

foto0580.jpg

Mesmo assim, foi limpo e lubrificado:
foto0581.jpg

E aqui já os dois prontos a serem montados na bike novamente:
foto0582.jpg

Isto é uma das coisas que convém não descurar, visto que um mau funcionamento dos rolamentos vai provocar um desgaste prematuro do eixo, o que mais tarde ou mais cedo leva à troca completa da pedaleira (já me aconteceu :sh))

Em relação à massa para lubrificar, eu usei uma da motorex Motorex Motorex Bike grease 2000 mas na decathlon também têm uma boa [;)]

Seca? Uma das vantagens do tubeless é até o aumento do conforto, até porque podes andar com pressões mais baixas.

Alguém já fez a ciclovia Póvoa-Famalicão? Como é aquilo?

Não chega à Póvoa.
Tenho um colega que faz essa ciclovia regularmente.

Aquilo usa o caminho do antigo comboio. De Famalicão em direcção à Póvoa é (quase) sempre a descer. Ao contrário é, obviamente, quase sempre a subir. Contudo é um inclinação baixa, na casa dos 1 a 2%. [;)]

Podes ver aqui o percurso e a inclinação:

Wikiloc - Ciclovia V. N. Famalicão-Balasar trilha - Vila Nova de Famalicão, Braga (Portugal) - GPS track

CICLOVIA - Ciclovia de Famalicão

Seca? Uma das vantagens do tubeless é até o aumento do conforto, até porque podes andar com pressões mais baixas.

se calhar o problema foi mesmo esse, os pneus terem muita pressão:sh)

já desmontei os rolamentos do eixo pedaleiro, limpei e lubrifiquei.
espero que agora não ouça aqueles estalos, mas amanhã vou experimentar
DSC00026.jpg

DSC00027.jpg

Voltar
Superior