Tópico do BTT

Qualquer dia temos de fazer uma compilação destes DIYs.

Eu neste momento acho que tenho as pastinhas da frente contaminadas com óleo da suspensão. Vou testar uma receita caseira a ver se resolvo o problema.

Há pouco fui fazer a ciclovia que sai ali da avenida da boavista e termina junto às piscinas do Fluvial... É quase sempre por estrada e passa ali ao lado do Aleixo. Nesta zona, entra dentro de um parque cuja existência eu desconhecia em absoluto e que foi uma supresa muito agradável:

Bing Maps

A parte final é sempre a descer, com umas curvas muito engraçadas... Depois decidi fazer a ciclovia em sentido contrário. Isso é que custou.... [:D] principalmente a parte inicial, no jardim.

O resto da voltinha foi tranquila... Av. da Boavista, Av. Brasil (ida e volta) e depois a marginal de matosinhos (ida e volta).

Foi uma boa voltinha :)

Não chega à Póvoa.
Tenho um colega que faz essa ciclovia regularmente.

Aquilo usa o caminho do antigo comboio. De Famalicão em direcção à Póvoa é (quase) sempre a descer. Ao contrário é, obviamente, quase sempre a subir. Contudo é um inclinação baixa, na casa dos 1 a 2%. [;)]

Podes ver aqui o percurso e a inclinação:

Wikiloc - Ciclovia V. N. Famalicão-Balasar trilha - Vila Nova de Famalicão, Braga (Portugal) - GPS track

CICLOVIA - Ciclovia de Famalicão

Entretanto tb fiz umas pesquisas e vi que havia uma parte que ainda não tinha sido convertida... Tenho de pensar em ir fazer a Ecovia do Lima, um dia destes.

Qualquer dia temos de fazer uma compilação destes DIYs.

Eu neste momento acho que tenho as pastinhas da frente contaminadas com óleo da suspensão. Vou testar uma receita caseira a ver se resolvo o problema.

Aqui resultou com uma lavagem na máquina de lavar louça, a quente, seguida de um "estágio" de dois dias em hexano (outro solvente ou diluente deve servir) e raspagem no cimento do chão no sentido perpendicular ao movimento para renovar a superfície das pastilhas.
Este último passo deve ser dispensável caso a contaminação não seja severa.
Depois deste procedimento, efectuar + ou - 20 ciclos de travagem a fundo para acamar as pastilhas novamente (nas primeiras travagens simplesmente não travava).
Ficaram novas.

Aqui resultou com uma lavagem na máquina de lavar louça, a quente, seguida de um "estágio" de dois dias em hexano (outro solvente ou diluente deve servir) e raspagem no cimento do chão no sentido perpendicular ao movimento para renovar a superfície das pastilhas.
Este último passo deve ser dispensável caso a contaminação não seja severa.
Depois deste procedimento, efectuar + ou - 20 ciclos de travagem a fundo para acamar as pastilhas novamente (nas primeiras travagens simplesmente não travava).
Ficaram novas.

A mim deram-me a seguinte "receita":

- Lixa de areia fina na superfície das pastilhas
- 2/3 dias de molho em desengordurante (aqueles que se usam para lavar as bicicletas)
- retirar do molho e colocar directamente num forno a 200ºC durante 15min

A mim deram-me a seguinte "receita":

- Lixa de areia fina na superfície das pastilhas
- 2/3 dias de molho em desengordurante (aqueles que se usam para lavar as bicicletas)
- retirar do molho e colocar directamente num forno a 200ºC durante 15min

É capaz de resultar igualmente. Depois diz como ficou.

Bem, isto tem estado parado!

Hoje de manhã inverti o avanço e fui fazer uma pequena volta de +- 20kms. Notei efectivamente melhorias a subir. Fiquei também agradado com o facto da posição de condução não ter ficado muito agressiva. Não senti qualquer pressão a mais nas costas.
Até ver está aprovado.
icon_smile.gif

4 horinhas de "piscinas", calhaus, nevoeiro, chuva e lama e aí está o resultado:

Uploaded with ImageShack.us

Uploaded with ImageShack.us

Os travões (pastilhas) duraram 3/4 da volta...acho que já estão no ferro.

É capaz de resultar igualmente. Depois diz como ficou.

Usei outro método. Pelo que tinha visto na net os produtos usados para limpar pastilhas contaminadas eram à base de álcool. Tinha álcool a 96% e coloquei entre as pastilhas, peguei em papel higiénico dobrado e passei com jeitinho (para não rasgar). De seguida dobrei outro papel higiénico e enxarquei com álccol. Coloquei entre as pastilhas deixei um bocado e depois puxei devagar. Ficou como em novo.

Estou a pensar meter pedaleiras de encaixe na bike, sendo que até agora sempre andei sem elas, mas nas subidas começo a achar ineficiente demais.
Quanto é que aconcelham a gastar por uma coisa razoável ou boa já?

Estou a pensar meter pedaleiras de encaixe na bike, sendo que até agora sempre andei sem elas, mas nas subidas começo a achar ineficiente demais.
Quanto é que aconcelham a gastar por uma coisa razoável ou boa já?

Ou pedais de encaixe? Se forem pedais, uns shimano já são garantia de qualidade a um preço justo (por exemplo os M520). A trocar depois, só se for por questões de peso [;)]

Hoje optei por ir fazer uma volta de estrada, visto que as previsões (que falharam [8b]) eram de vento fraco...

Tirando o vento que por vezes dificultou, foi muito bom o passeio. Aqui fica o gráfico/mapa da parte mais gira, tanto pelas subidas como pela paisagem

mapa.JPG

EDIT: Enganei-me no primeiro mapa e meti a escala em milhas, aqui fica o mesmo gráfico em Km's

mapa1i.jpg

Última edição:
Sim pedais de encaixe, e ainda não comprei os sapatos de encaixe.
Até hoje andei sempre sem isso, mas nas subidas começo a achar que me canso mais do que se tivesse os pedais.
Eu não pensei ainda em preços.
Eu não me importo de dar mais uns euros, se souber que compensa, e que a relação qualidade preço for melhor(ainda que mais caros).
Mas não sei o que ei de comprar.

Sim pedais de encaixe, e ainda não comprei os sapatos de encaixe.
Até hoje andei sempre sem isso, mas nas subidas começo a achar que me canso mais do que se tivesse os pedais.
Eu não pensei ainda em preços.
Eu não me importo de dar mais uns euros, se souber que compensa, e que a relação qualidade preço for melhor(ainda que mais caros).
Mas não sei o que ei de comprar.

Os pedais podem ser os Shimano M520, são os que tenho e o que a maioria do pessoal compra, custam à volta dos 24€/25€ e são bons e fiáveis q.b.

Tens depois o modelo acima, os M540, mas a meu ver não vale a pena, custam quase o dobro só por serem meia dúzia de gramas mais leves. O eixo também muda um pouco, mas não me parece que justifique a enorme diferença de preço.

As sapatilhas, depende muito do teu orçamento, há muita escolha, a limitação é a carteira. Mas, se queres uma coisa já boa a um preço não muito alto, tens por exemplo os Shimano SH-M086L, custam na SportZone 69€/70€, são esses que tenho e até agora nada a apontar, para o preço que custam, dificilmente se arranja melhor. Acho que na SportZone é onde estão mais baratos, já vi em outras lojas, mas o preço anda pelos 90€.

Podes ir dando uma vista de olhos também pelos sites das lojas, por vezes aparecem promoções porreiras de 40% e 50% de desconto. Por exemplo, na Bikezone, há os Shimano SH-M182N, que por norma custam 160€ e estão agora a 81€, mas só têm o tamanho 42 se não estou em erro.

Não compres é sem experimentar primeiro, mesmo que compres online, vai primeiro a uma loja física qualquer experimentar o tamanho e só depois fazes a encomenda, caso contrário, sujeitas-te a eles não servirem, o tamanho varia muito de marca para marca, por vezes até de modelo para modelo dentro da mesma marca.

Um conselho, quando tiveres tudo, não te metas logo à grande em qualquer sítio com a bicicleta, as sapatilhas de encaixe requerem um certo tempo de habituação, treina bem primeiro encaixar e desencaixar antes de te aventures em caminhos mais complicados, senão podes querer em alguma situação soltar os pés num instante e eles não saem, tombas para o lado.

Última edição:
Pah a minha bike é uma GT Avalanche 2.0 Disc.

Não é exactamente igual, mas é parecida com esta:
gt_avalanche_2.jpg

Eu já andei a ver pedais de encaixe e já vi deste os 25€ aos 50€ era +/- dentro do orçamento,mas eu perguntei aqui porque por exemplo o reiszink, disse logo que alguns era mais caros mas não valiam a diferença de preço.
Uma coisa, os encaixes são universais?Tive a ver sapatos e 50 ou 60€ também era dentro do orçamento, a não ser que valha mesmo a pena a diferença de preço para uma coisa um pouco mais cara.

Eu provavelmente devo comprar no sitio onde comprei a bike, que foi numa loja chamada patocycles, muitos devem conhecer.

acho que o preço dessas Bikes um autentico Roubo um atentado !!!

pagar um balordio por uma bike de suspensão

ja vi motas 4 de 250cc Novas por 1000 euros

como é que alguem vai pagar mais por uma bicicleta ???:confused:

acho que o preço dessas Bikes um autentico Roubo um atentado !!!

pagar um balordio por uma bike de suspensão

ja vi motas 4 de 250cc Novas por 1000 euros

como é que alguem vai pagar mais por uma bicicleta ???:confused:

Então experimenta pegar numa mota dessas e ir mais longe do que uma volta à praia beber um fino, depois diz-nos se é tudo assim tão simples como pensas.

Pah a minha bike é uma GT Avalanche 2.0 Disc.

Eu já andei a ver pedais de encaixe e já vi deste os 25€ aos 50€ era +/- dentro do orçamento,mas eu perguntei aqui porque por exemplo o reiszink, disse logo que alguns era mais caros mas não valiam a diferença de preço.
Uma coisa, os encaixes são universais?Tive a ver sapatos e 50 ou 60€ também era dentro do orçamento, a não ser que valha mesmo a pena a diferença de preço para uma coisa um pouco mais cara.

Eu provavelmente devo comprar no sitio onde comprei a bike, que foi numa loja chamada patocycles, muitos devem conhecer.

Eu pessoalmente acho que não vale a diferença, dos M520 para os M540 é quase o dobro do preço, claro que os M540 são melhores e um pouco mais leves, mas ao ponto de justificar tamanha diferença de preço, acho que não.

Na loja onde os comprei, que por acaso até foi onde comprei também a bicicleta, na altura mostrou-me os dois e disse-me mesmo que não valia a pena, os M520 são robustos e bons, é o que 90% do pessoal que lá vai compra.

As sapatilhas penso que vale o esforço e comprares as tais Shimano SH-M086L por 70€, não são muitas caras, são boas e já têm aperto milimétrico, coisa que é complicado arranjar nesta faixa de preço.

Voltar
Superior