Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
Eu dessas manutenções não peso nada! :sh)
Gostava de aprender.
Está no ponto [] poderia estar uns milímetros mais baixo, noto isso quando ando nas outra bikes, mas mesmo assim a perna não chega a ficar completamente esticada.
PS: Estive a medir, e o topo do espigão está a 70,5cm do centro do eixo pedaleiro. Talvez pareça mais alto, devido ao facto do quadro ser "baixo" e a direcção (guiador) estar baixo devido ao avanço estar invertido
armei-me em mecânico e pus-me a afinar o desviador traseiro.
ontem de manhã, numa aventura no meio do monte, deve ter apanhado uma pancada. no regresso, colocar no carreto mais pequeno significava fazer saltar a corrente e prender no quadro. aventurei-me e foi pior a emenda que o soneto []
agora não consigo fazer a corrente chegar ao carreto grande. se coloco à mão, salta logo para o segundo logo depois de uma cadência do pedal...
hoje ao fim da tarde, fui dar uma pequena volta de 10km para experimentar as minhas rodas novas.
assim que comecei a rolar, senti que o andamento era muito mais leve e as subidas foram feitas com mais facilidade[]
apesar disso notei que a bicicleta ficou mais "seca", provavelmente devido ao sistema tubeless.
ao fim de pouco tempo comecei a ouvi uns pequenos estalos vindos da pedaleira, sempre que fazia mais força, principalmente a subir, o que me parece que seja dos rolamentos.
alguém me pode dizer como faço para lubrificar aquilo antes que se danifiquem de vez?
que lubrificante posso usar?
Hoje foi dia de fazer manutenção aos rolamentos do eixo pedaleiro (SLX), depois de um inverno/primavera em que a chuva não faltou.
Aqui o do lado esquerdo (oposto aos pratos da pedaleira), que geralmente é o que está mais exposto à água:
![]()
E aqui já limpo e lubrificado:
![]()
O do lado direito (lado dos pratos da pedaleira) estava com melhor aspecto e rodava bem melhor:
![]()
Mesmo assim, foi limpo e lubrificado:
![]()
E aqui já os dois prontos a serem montados na bike novamente:
![]()
Isto é uma das coisas que convém não descurar, visto que um mau funcionamento dos rolamentos vai provocar um desgaste prematuro do eixo, o que mais tarde ou mais cedo leva à troca completa da pedaleira (já me aconteceu :sh))
hoje ao fim da tarde, fui dar uma pequena volta de 10km para experimentar as minhas rodas novas.
assim que comecei a rolar, senti que o andamento era muito mais leve e as subidas foram feitas com mais facilidade[]
apesar disso notei que a bicicleta ficou mais "seca", provavelmente devido ao sistema tubeless.
ao fim de pouco tempo comecei a ouvi uns pequenos estalos vindos da pedaleira, sempre que fazia mais força, principalmente a subir, o que me parece que seja dos rolamentos.
alguém me pode dizer como faço para lubrificar aquilo antes que se danifiquem de vez?
que lubrificante posso usar?
Alguém já fez a ciclovia Póvoa-Famalicão? Como é aquilo?
Seca? Uma das vantagens do tubeless é até o aumento do conforto, até porque podes andar com pressões mais baixas.