Tópico do BTT

Sempre que me cruzo cm algum "colega" cumprimento sempre, mesmo que ele n responda. Tb faço isso naquelas situações em que me cruzo com algum transeunte nos trilhos e que normalmente são pessoas que andam a trabalhar nas terras. Acho que boa educação cabe em todo lado e é uma forma de mostrar as pessoas (que por aqui são mais desconfiadas) que vimos "por bem".

Pois se as pessoas aí são mais desconfiadas ..aqui a falta de educação é generalizada. Eu cumprimento sempre, quer respondam quer não. Certo que nas voltas em Sintra recebo mais retorno do que no Jamor / Monsanto.

Eu dou desconto porque há muita malta a andar com leitores de MP3 e não houve.....

PC em relação a ajudas, eu furei à pouco tempo, e como estava com 4 amigos todos de volta do pneu (digno de um filme de Louis de Funés) tb ninguém parou a perguntar se precisávamos de ajuda.

Eu cumprimento sempre que me cruzo com algum ciclista :)

Em relação às paragens para ajuda, já reparei que muito pessoal vai para o monte com as mãos abanar, quando eu vou sempre carregado com ferramenta, Kit de 1º socorros, câmara-de-ar(com nha-nha), bombas(pneus e suspensão), água, comer, remendos, telemóvel, etc.

Numa situação normal não necessito de ajuda...

Tens que ver bem se compensa, é que irias trocar por algo equivalente ao que já tens, não? Ou ponderas a troca só por causa do quadro ser mais do teu agrado esteticamente que o teu actual?

A trocar que seja para algo melhor [;)]

Tb por causa da estética do quadro que me agrada bastante. Além de que deve ser mais leve que o meu e o equipamento penso que seja ligeiramente superior.
Mas como disse, ainda é uma ideia mto peregrina e n será para já nem nos próximos meses, a não ser que me apareça um negocio da china...

Surge pq ando num dilema: evoluir a bike em termos de componentes (para já, suspensão, rodas, pedaleiro e pedais) ou trocar a minha por algo melhorzinho, dando-a a troca e abatendo o seu valor.

A escolha passa por:
- ou componentes razoáveis (e quando digo razoáveis digo algo tipo Epicon, rodas rodi ou blackjack, pedaleira deore ou equivalente etc) num quadro medíocre e suponho que pesado, mas que até agora não revelou sinais de fraqueza;
- ou uma bike superior quer em termos de quadro quer em termos de componentes mas que, provavelmente, teria de ser em 2ª mão, pq tenho um tecto orçamental do qual não queria passar...

Em ambas as hipóteses, dependerá do valor que me derem pela minha montada...

De qlq das formas, amanha sou capaz de instalar pedais de encaixe a loja onde costumo levar a bike e logo falo com o sr e ponho a hipótese...

Última edição:
O que é que te leva a pensar que o quadro da tua Giant é mediocre e o da Orbea é superior?
Se a tua Giant é uma bicicleta de gama baixa, essa Orbea também o é. Basta ver o equipamento. Se calhar ganhas mais em melhorar a tua do que investir nessa Orbea.

O que é que te leva a pensar que o quadro da tua Giant é mediocre e o da Orbea é superior?
Se a tua Giant é uma bicicleta de gama baixa, essa Orbea também o é. Basta ver o equipamento. Se calhar ganhas mais em melhorar a tua do que investir nessa Orbea.

Eu não digo que o da Orbea é superior. Eu digo que deve ser mais leve.
E eu n penso investir na bike, até pq de certeza que o quadro é pequeno demais para mim.

senhorpedro compreendo o teu dilema. Se te derem uma boa retoma pela tua, compensa a troca por uma semelhante ou ligeiramente melhor, caso contrário investe nos componentes que referiste e mantém o quadro por agora e depois no futuro trocas o quadro por um melhor [;)]

Por falar em quadro, um amigo meu está a fazer uma garage sale e uma das coisas que está a vender é um quadro de titânio Airborne Lancaster (que é a marca que esteve na origem da Van Nicholas, sendo este o modelo equivalente ao actual Zion da VN) por um preço de :eek: o quadro é de tamanho 20'' segundo o meu amigo é para pessoas com 1,80m ou mais. Se alguém tiver interesse que me envie uma PM [;)]

Entretanto eu aproveitei e comprei-lhe uns pneus Schwalbe Rocket Ron Evo 2,25.

foto0236v.jpg

O par ficou muito mais barato que um deles na bike-discount (por exemplo).

O meu irmão aproveitou e comprou dois pneus Tubeless da Kenda como novos. Um Blue Grove:

foto0241n.jpg

E um Kharisma
foto0240u.jpg

Estes pneus vão servir para ele testar o mundo dos pneus tubeless. O preço foi ao nível dos meus RR.

senhorpedro compreendo o teu dilema. Se te derem uma boa retoma pela tua, compensa a troca por uma semelhante ou ligeiramente melhor, caso contrário investe nos componentes que referiste e mantém o quadro por agora e depois no futuro trocas o quadro por um melhor [;)]

Sim PC. É mesmo isso. Amanha já terei novidades... Mais não seja os pedais de encaixe [:p]

pc, é pena esse quadro ser grande para mim...

Continuo em "negociações" com o meu quadro. Há 2 interessados mas ainda nenhum se decidiu. E o Trek 8500 que estava em vista já era [s)]

A bike foi a loja e ficou por la a meter pedais. Os escolhidos foram os M-540.
Quanto a questão das trocas, já afastei a ideia. Isto pq segundo palavras do vendedor, o quadro pesa cerca de 2kg ou pouco mais (que como é óbvio está longe de ser brilhante) mas que para mim até é aceitável. Além disso, diz parece que são bastante resistentes e aguentam mta porrada. E lá gabou a suposta beleza do mesmo.
Assim, vou voltar a primeira forma, que é como quem diz, fazer upgrades aos componentes.
Ainda relativamente ao peso, é caricato que só a suspensão pesa quase tanto como o quadro. :s Será o próximo...

A bike foi a loja e ficou por la a meter pedais. Os escolhidos foram os M-540.
Quanto a questão das trocas, já afastei a ideia. Isto pq segundo palavras do vendedor, o quadro pesa cerca de 2kg ou pouco mais (que como é óbvio está longe de ser brilhante) mas que para mim até é aceitável. Além disso, diz parece que são bastante resistentes e aguentam mta porrada. E lá gabou a suposta beleza do mesmo.
Assim, vou voltar a primeira forma, que é como quem diz, fazer upgrades aos componentes.
Ainda relativamente ao peso, é caricato que só a suspensão pesa quase tanto como o quadro. :s Será o próximo...

A minha antiga suspensão pesava até mais do que o quadro, felizmente consegui livrar-me daquele "ferro".. [:D]

A minha antiga suspensão pesava até mais do que o quadro, felizmente consegui livrar-me daquele "ferro".. [:D]

Eu digo que pesa "quase tanto", mas se calhar até pesa o mesmo ou mais... [:D]
E nota-se bastante. Ontem estive a levantar a secção traseira e dianteira, á vez, e a frente nota-se a presença da âncora chamada XCT V2.

Última edição:
Eu digo que pesa "quase tanto", mas se calhar até pesa o mesmo ou mais... [:D]
E nota-se bastante. Ontem estive a levantar a secção traseira e dianteira, á vez, e a frente nota-se a presença da âncora chamada XCT V2.
Qual é o teu quadro?

Quando se tem um FS temos que tolerar o peso. Mas num rígido concordo que mais de 2 kg é demasiado para se considerar investir nesse quadro. Há por aí bons quadros com cerca de 1500 gramas que mesmo novos custam pouco mais de 150 - 200€ [;)]

Qual é o teu quadro?

Quando se tem um FS temos que tolerar o peso. Mas num rígido concordo que mais de 2 kg é demasiado para se considerar investir nesse quadro. Há por aí bons quadros com cerca de 1500 gramas que mesmo novos custam pouco mais de 150 - 200€ [;)]

É este:

Uploaded with ImageShack.us

Não que o peso seja determinante para mim, nem eu sou um weight weenie como o Edununo ([:p]) mas este não é dos mais leves.
Ainda assim, pensei que fosse mais pesado. Se com as alterações a fazer, o conseguir aproximar de algo entre os 11 kg, ou mesmo chegar a marca dos 12kg, já fico contente. Pesa actualmente qlq coisa como 14,7kg.

Isso não vai ser fácil fazer essa dieta que queres sem gastar algum. Com a troca da suspensão para a Epicon, que tires 600grs. Ainda fica muito por tirar só no guiador/avanço/espigão [;)]

É este:

Uploaded with ImageShack.us

Não que o peso seja determinante para mim, nem eu sou um weight weenie como o Edununo ([:p]) mas este não é dos mais leves.
Ainda assim, pensei que fosse mais pesado. Se com as alterações a fazer, o conseguir aproximar de algo entre os 11 kg, ou mesmo chegar a marca dos 12kg, já fico contente. Pesa actualmente qlq coisa como 14,7kg.

Estás a habilitar-te! [;)]
Se queres por isso com 11kg mantendo o quadro, então tens de mudar tudo! 1000 euros não te chegam.

Estás a habilitar-te! [;)]
Se queres por isso com 11kg mantendo o quadro, então tens de mudar tudo! 1000 euros não te chegam.
Chiiii, que exagero [:D]

Pela experiência que tenho aconselho:
- Não trocares esse quadro pelo Orbea. Pessoalmente até gosto mais do Giant, e a única coisa que eventualmente poderias melhorar era isso (estética);
- Em termos de diminuição de peso:
Esquece os 11 kg. É melhor pensares em 12 ou mesmo em 13 kg com esse quadro [;)]

Para melhorares essa bike, e se a suspensão está "boa" (sem problemas porque boa ela nunca foi), eu aconselhava-te a começar pelas rodas.
No meu entender as rodas são o componente em que mais se nota a diferença do peso. Se passares de umas rodas de 2300 g (essas devem andar por aí) para umas de 1500 g, é uma diferença enorme no andamento.

Eu passei de umas que deviam pesar umas 2300 g (nem pesei para não me assustar [:D]) para umas de 1850 g (acho que é esse o peso das red metal 5) e notei uma grande diferença. Imagino se tivesse ido para umas de 1500 g [kiss]

100do de facto nas rodas/pneus é onde se nota mais a diferença de peso [;)] mas em termos de comportamento/eficácia para mim a prioridade seria a suspenção.

100do de facto nas rodas/pneus é onde se nota mais a diferença de peso [;)] mas em termos de comportamento/eficácia para mim a prioridade seria a suspenção.
Sim, 100% de acordo. Mas se era de tirar peso que se falava, então para mim a prioridade seria nas rodas.

O peso a mais costuma incomodar quando se sobe. E para se subir melhor o principal são boas rodas. Embora que uma boa suspensão também ajude [;)]

Chiiii, que exagero [:D]

Pela experiência que tenho aconselho:
- Não trocares esse quadro pelo Orbea. Pessoalmente até gosto mais do Giant, e a única coisa que eventualmente poderias melhorar era isso (estética);
- Em termos de diminuição de peso:
Esquece os 11 kg. É melhor pensares em 12 ou mesmo em 13 kg com esse quadro [;)]

Para melhorares essa bike, e se a suspensão está "boa" (sem problemas porque boa ela nunca foi), eu aconselhava-te a começar pelas rodas.
No meu entender as rodas são o componente em que mais se nota a diferença do peso. Se passares de umas rodas de 2300 g (essas devem andar por aí) para umas de 1500 g, é uma diferença enorme no andamento.

Eu passei de umas que deviam pesar umas 2300 g (nem pesei para não me assustar [:D]) para umas de 1850 g (acho que é esse o peso das red metal 5) e notei uma grande diferença. Imagino se tivesse ido para umas de 1500 g [kiss]

Não me parece que seja exagerado.
Quanto custa uma bike nova de 11kg?

Voltar
Superior