Tópico da Apple

O meu problema é mesmo a tal falta de features novas, endereçamento de limitações do iOS que ou sempre tiveram lá ou foram sendo introduzidas por novas exigências do mercado, e que este iOS 6 parece não apresentar de todo.

O raio do Chrome para iOS deve ser um cavalo de tróia da Google porque realmente tem-me feito pensar porque raio é que a Apple não permite definir outro browser como default (já nem falo da não utilização do motor JS porque aí pode haver razões técnicas).

Do outro lado está um Android que sempre teve várias funcionalidades que o iOS não possui, mas agora finalmente aparenta um polimento bem ao nível do iOS.

Veremos o que o novo iPhone vai desvendar, mas só consigo ficar à espera de algo realmente disruptivo, já que também vai mudar finalmente o tamanho de ecrã, talvez alguns paradigmas do sistema operativo mudem, nem que seja apenas para esse modelo de iPhone. Aguardo cautelosamente.

Admito que não seja. Eu é que nunca fui grande conhecedor de informática, para mim a apple inventou o "notebook" [:p]

Diria mais que recuperou...por incrível que pareça, os primeiros portáteis era de 12", depois é que veio a moda do 14, 15 e até 17". Até que se voltou a dar valor à portabilidade...

Se calhar está a passar-se o mesmo com os smartphones, o mais revolucionário no futuro vai ser aquele que voltar a conseguir caber nos bolsos das calças!

O meu problema é mesmo a tal falta de features novas, endereçamento de limitações do iOS que ou sempre tiveram lá ou foram sendo introduzidas por novas exigências do mercado, e que este iOS 6 parece não apresentar de todo.

Que features gostarias de ver aparecer no iOS?

Por mim o visual do iOS pode não mudar muito, está muito bom assim.

O Windows também não mudou muito ao longos dos anos e no entanto faz sucesso, fica com um aspecto mais moderno mas a base é igual, menu iniciar no lado inferior esquerdo, programas na barra em baixo, etc...
Pouco mudou em tantos anos, só agora no Windows 8 é que parecem ter renovado bastante a nivel de visual com aqueles menus (nunca usei o 8, falo apenas pelas imagens que vejo na net)

O iOS não é assim tão velho para se justificar uma grande mudança de visual, façam como eu, se estão cansado mudam a imagem de fundo [:D]

Quanto ao novo iPhone, acho que vai trazer um ecrã um pouco maior, melhor hardware, juntamente com o lançamento de um iOS novo (com Siri em PT espero eu), e depois aqueles pequenos detalhes no iOS que a Apple já nos vem habituando. Se compararmos o primeiro iOS com o 6, já se nota uma boa diferença, e para melhor.

Eu acho que tem obrigação disso. É que o mercado mobile está evolutivo e dinâmico precisamente porque a Apple lhe deu um forte abanão com a criação do IPhone.

Exacto. É que depois da criação do iPhone, as evoluções que fez foi no acrescento de features ao SO, mas a base de funcionamento e a UI tem-se vindo a manter. Não é que seja mau, que não é, mas ao fim de alguns anos os utilizadores começam a cansar-se de ver sempre o mesmo, e sem grande possibilidade de personalização. O que a Apple tem feito com as gerações dos diferentes iPhones tem sido essencialmente melhorias ao nível do hardware, com novos processadores, melhores câmaras fotográficas, etc, ...
Se calhar estava na hora de mexer em algo mais ...

Que tal um iPhone em 3D sem necessidade de usar oculos? [:cool:]

Já que querem tanta inovação
[:D]

Mas se tal coisa existir, tem que ter o modo 2D também para quem preferir.

Eu acho que o 3D em telemóveis é um flop e dificilmente vai vingar no mercado.

Basta ver o "sucesso" que têm tido os modelos que já saíram com isso, como o LG.

Eu sou apologista do "Nao mecher no que esta bom?" e "Less is more" e acho que a Apple no geral aplica isto mto bem no iOS. Para isso existem as aplicacoes para complementar.
Acho que ate ha coisas que a Apple incluiu nos ultimos iOS que acho desnecessario, como por exemplo o resumo das notificacoes e a SIRI... E' giro para mostrar aos amigos mas eu pessoalmente nao utilizo e nao conheco ninguem que utilize regularmente.
Agora ha coisas que sao sempre bem vidas. Melhor hardware, melhor autonomia, menos espessura, mais memoria, etc.

Em relacao ao mercado mobile, acho que o apps nativas para SO especificos tem os dias contados. Hoje com o evoluir de tecnologias com o HTML5 com APIs para acesso a hardware, mas cedo ou mais tarde vao substituir as apps. Para mim as apps e' regredir no tempo. Ter que desenvolver a mesma app para ser suportada em diferentes plataformas? Isto e' um esforco incrivel ao nivel de desenvolvimento e manutencao. Agora quero ver que artimanha a Apple vai inventar para impedir isto.

Eu sou apologista do "Nao mecher no que esta bom?" e "Less is more" e acho que a Apple no geral aplica isto mto bem no iOS. Para isso existem as aplicacoes para complementar.
Acho que ate ha coisas que a Apple incluiu nos ultimos iOS que acho desnecessario, como por exemplo o resumo das notificacoes e a SIRI... E' giro para mostrar aos amigos mas eu pessoalmente nao utilizo e nao conheco ninguem que utilize regularmente.
Agora ha coisas que sao sempre bem vidas. Melhor hardware, melhor autonomia, menos espessura, mais memoria, etc.

Em relacao ao mercado mobile, acho que o apps nativas para SO especificos tem os dias contados. Hoje com o evoluir de tecnologias com o HTML5 com APIs para acesso a hardware, mas cedo ou mais tarde vao substituir as apps. Para mim as apps e' regredir no tempo. Ter que desenvolver a mesma app para ser suportada em diferentes plataformas? Isto e' um esforco incrivel ao nivel de desenvolvimento e manutencao. Agora quero ver que artimanha a Apple vai inventar para impedir isto.

São coisas mais a pensar nos norte-americanos, a SIRI nos EUA funciona muito melhor, sabe tudo a mulher [:D]

Eu acho que o 3D em telemóveis é um flop e dificilmente vai vingar no mercado.

Basta ver o "sucesso" que têm tido os modelos que já saíram com isso, como o LG.

Antes do iPhone também pouco se via os touch, é preciso alguém fazer isso bem feito, que agrade os utilizadores, assim terá futuro.

Coisas que só o JB me resolve.

Bluetooth nativo
Leitor multimédia multiformatos
Bom programa de navegação
Possibilidade de fazer download do browser
Atalhos diretos para ligar e desligar o wifi e BT
Lockscreen costumizável com widgets
E-mail com possibildade de criar regras
Timestamps nas SMS's
Costumização do interface

Assim de repente e sem pensar muito na coisa.

Sou utilizador de iPhone há 3 anos e não penso mudar, mas falta-lhe muito coisa nativamente. Se não fosse o JB e as possibilidades que nos abre, vos garanto que há muito que tinha mudado para Android (ou para o WM8 que começou a deixar-me muito curioso)

Coisas que só o JB me resolve.

Bluetooth nativo
Leitor multimédia multiformatos
Bom programa de navegação
Possibilidade de fazer download do browser
Atalhos diretos para ligar e desligar o wifi e BT
Lockscreen costumizável com widgets
E-mail com possibildade de criar regras
Timestamps nas SMS's
Costumização do interface

Assim de repente e sem pensar muito na coisa.

Sou utilizador de iPhone há 3 anos e não penso mudar, mas falta-lhe muito coisa nativamente. Se não fosse o JB e as possibilidades que nos abre, vos garanto que há muito que tinha mudado para Android (ou para o WM8 que começou a deixar-me muito curioso)

Isto sao requisitos para um utilizador avancado. E muitos deles, consegues atraves das apps no itunes.

Ja' agora, "E-mail com possibildade de criar regras" as regras normalmente ficam no servidor, nao no cliente, a menos que o teu servidor de mail n o permita.

O BPacheco já respondeu com algumas, vou repetir um pouco mencionando as que me interessam.
À cabeça queria que a Apple terminasse definitivamente com a concorrência desleal do Safari, Mail, Maps (e outros), permitindo no minimo pré-definir aplicações 3rd party para essas funcionalidades-base, que mesmo sem poder recorrer aos API privados, conseguem em muitos casos fazer um melhor trabalho. Está na altura de chegar o antitrust.

Um acesso mais rápido a determinados toggles, ter que ir navegar pelas definições para activar ou desactivar pequenas coisas já cansa. Usem o Notification Center (chamem-lhe outra coisa).

Widgets 3rd party no NC em vez de apenas aqueles da meteorologia e bolsa... como é que a Apple acha que essa deve ser a única informação relevante para ser apresentada rapidamente e de um modo rico, espanta-me. É simplesmente aleatório.

O lockscreen continua a ser de uma inutilidade atroz em termos de informação. Adicionem pelo menos um swipe que permita ter acesso a toda a info do NC em vez de apenas um resumo das notificações/avisos desde que está bloqueado.

Como também o BPacheco disse e bem, o jailbreak resolve muito disto, mas é limitativo ter que estar à espera de um hack para poder ter algumas funcionalidades que a meu ver já seriam de exigir.
O maior problema aqui é que normalmente as major releases do iOS costumam resolver alguns problemas deste género (copy paste, multitasking, notification center, etc etc), mas este novo até agora é pouco mais do que mais do mesmo.

É que o OSX sempre foi rico em inovações espantosas e ousadas, o exposé, widgets, hot corners, coisas avançadas como automator, applescript, keychain access, enquanto que o iOS marca-se por um conservadorismo exagerado. Não sei se tem a ver com a quota de mercado de cada um que exigia mais coisas do primeiro, ou se o Scott Forstall anda aborrecido.

Questões políticas como a guerra com a Google também não estão a ajudar, pois a mesma continua a liderar em vários serviços web, e o downgrade que vamos ver nos mapas é algo em que os consumidores vão ser levados como colaterais de um problema de que não têm nem culpa nem têm porque saber disso (se ao menos o problema que apontei em 1º lugar fosse endereçado, isto passaria a ser uma não-questão provavelmente).

Última edição:
Isto sao requisitos para um utilizador avancado. E muitos deles, consegues atraves das apps no itunes.

Ja' agora, "E-mail com possibildade de criar regras" as regras normalmente ficam no servidor, nao no cliente, a menos que o teu servidor de mail n o permita.

Avançado??? Desculpa lá... a única coisa de utilizador avançado é as regras do email. E ficam no servidor em contas exchange, em contas pop tens que configurar em todos os equipamentos e aí no iphone ficas sem essa possibilidade.

No entanto 80% das coisas que indiquei vêm de origem, há anos, num qualquer Nokia de 50€.

Conseguem-se no itunes algumas coisas? Pois sim, mas a pagantes e não é pouco. Mas metade do que disse só mesmo no Cydia

PS: e já nem vou falar no flash, pois é um assunto morto e o html5 vem aí para ficar. Mas durante anos foi uma limitação parva.

Última edição:
Que tal um iPhone em 3D sem necessidade de usar oculos? [:cool:]

Já que querem tanta inovação
[:D]

Mas se tal coisa existir, tem que ter o modo 2D também para quem preferir.

Os aparelhos desse tipo que existem mostram claramente que não há grande interesse por parte dos consumidores.

No entanto, não vejo que inovação é que isso traria.

Avançado??? Desculpa lá... a única coisa de utilizador avançado é as regras do email. E ficam no servidor em contas exchange, em contas pop tens que configurar em todos os equipamentos e aí no iphone ficas sem essa possibilidade.

No entanto 80% das coisas que indiquei vêm de origem, há anos, num qualquer Nokia de 50€.

Conseguem-se no itunes algumas coisas? Pois sim, mas a pagantes e não é pouco. Mas metade do que disse só mesmo no Cydia

PS: e já nem vou falar no flash, pois é um assunto morto e o html5 vem aí para ficar. Mas durante anos foi uma limitação parva.

Sim, e' avancado para o utilizador de iphone comum, acredita. Pessoalmente, da tua lista, acho que o mais util e' "Atalhos diretos para ligar e desligar o wifi e BT" Tudo o resto e' dispensavel para mim, e eu considero-me utilizador avancado.

E depois, a apple nao vai retirar mercado ás apps. Se acho bem como utilizador? Nao. Se eu fazia o mesmo? Muito provavelmente.

Os aparelhos desse tipo que existem mostram claramente que não há grande interesse por parte dos consumidores.

No entanto, não vejo que inovação é que isso traria.

Basta vermos os tablets apresentados antes do iPad e os telemóveis Touch antes do iPhone, na altura não deram em nada e agora é o que se vê

Portanto nunca se sabe

PS: quanto à parte da inovação, estava a falar no que toca a iPhone's. Era algo diferente, não uma simples app nova.

Sim, e' avancado para o utilizador de iphone comum, acredita. Pessoalmente, da tua lista, acho que o mais util e' "Atalhos diretos para ligar e desligar o wifi e BT" Tudo o resto e' dispensavel para mim, e eu considero-me utilizador avancado.

E depois, a apple nao vai retirar mercado ás apps. Se acho bem como utilizador? Nao. Se eu fazia o mesmo? Muito provavelmente.

Temos então conceitos de de utilizador avançado muito distintos ou graus de exigência muito diferentes.

Uma lista de tudo menos um utilizador avanaçado, todos nos navegamos na internet logo um bom programa para navegaçao na net nao é algo de um utilizador avançado, o Safari vendo a concorrencia é bastante limitado. Lockscreen widgets tambem é algo util para qualquer pessoa, lançar o twitter etc do lockscreen, acredita que 90% das pessoas que usam iPhone usavam isso. Leitor multimedia tambem.

Nao acho que seja consideravel uma lista para um utilizador intensivo, é para um utilizador normal que gosta de comodidade. E sou sincero, vendo a concorrencia, e vou ter de falar no Android, mas olho para um iOS 6 que é um Major Update e comparo com um Jelly Bean que é um Minor Update e vejo que a Apple esta a começar a ficar parada no tempo.

Basta vermos os tablets apresentados antes do iPad e os telemóveis Touch antes do iPhone, na altura não deram em nada e agora é o que se vê

Portanto nunca se sabe

PS: quanto à parte da inovação, estava a falar no que toca a iPhone's. Era algo diferente, não uma simples app nova.

A diferença entre os exemplos que apresentas e a realidade é que os telemóveis com ecrã e câmaras 3d existentes no mercado correm sobre a plataforma mais popular da actualidade e utilizando a tecnologia possível para a actualidade (funciona bem sem óculos mas só acaba por ser interessante na vertente de consumo de conteúdos).

Se a apple se metesse nisso, o que pensas que traria de inovador em relação ao que já existe?

Voltar
Superior