Tópico da Apple

Ou não sabe as restrições impostas nesses sistemas... ou não lhe dá jeito que se saibam.
[;)]

Eu não percebo uma ponta do assunto mas presumo que um sistema desses esteja bem protegido (à partida) por uma equipa 24/24h, um utilizador normal de sistemas informáticos (desktop ou móveis) não anda com "guarda-costas".

A fatia desses utilizadores que domina segurança informática é muito reduzida, portanto a maioria dos utilizadores está exposta, independente do sistema que usa.

A fatia de hackers habilitada a quebrar um sistema de um Banco também deve reduzida, por isso presumo que a maioria dos ataques sejam dirigidos a quem está mais vulnerável.

Meter a segurança de um sistema informático de um banco ao barulho é misturar alhos com bugalhos, e é simplesmente absurda a comparação. Mas isto é a minha opinião, que não percebo pinta do assunto. [:D]

Pois... tem é actualizações todos os dias...
Pronto, todas as semanas (às 3ªs feiras).
[:)]

Pensava que tinhas dito à uns posts atrás que não falavas do que não sabias......
É todos os meses, sem ser para isso nada de restarts para repor serviços ou aplicações...........Peaners.......

Quantos aos bancos, fica sabendo que na realidade muitos users possuem acesso à internet, ao mail........

Nem sei onde foste buscar essa ideia parva.....viste nalgum site foi?[:D][:)]

Para quem não percebeu a coisa dos bancos.........o Nuno é que disse que o dinheiro está no IOS, que os outros SOs era para os pobretanas e para os carteiristas e que na óptica dele os hackers vão directamente onde está o dinheiro , ora então, de acordo com esse raciocinio na realidade o dinheiro está no WINDOWS, não é IOS ou Android.......simples.......
Ele até meteu exemplos de hospitais e da Sony que usavam Windows.....

A tal questão de ter em conta nestas análises sobre segurança que se ataca sempre mais o que se usa mais.......

Pelos vistos custa perceber [:D]

Última edição:
Isso dos reboots do windows e da estabilidade são mitos.....tenho servidores WINDOWS ligados anos que só precisam de ser intervencionados para actualizações......
O meu portátil do trabalho WINDOWS não faz reboot há mais de um ano......só para actualizações

Nuno já te disse que servidores não são só WEB SERVERS.....

Casmurro o rapaz, acha que Windows é a experiência dele com WXP, os servidores são todos Web Servers e nos bancos nem acesso à internet se tem [:D]

A sério, precisas de um conhecimento mais diversificado da realidade, para te poder levar a sério........

Ao 206HDI eu só disse que na realidade onde está o dinheiro se usa WINDOWS, não é IOS ou ANDROID.....simples de perceber acho eu......

Nunca percebi bem qual a importância disso dos reboots. Eu tenho o habito de desligar mesmo, como tenho ssd aquilo num piscar de olhos está ligado. Se estou a fazer alguma coisa e a deixo a meio, baixo a tampa e nunca perdi nada (Windows 10).
Mas por exemplo, tenho colegas com portáteis de disco mecânico já sem bateria e eles sim metem os PC's a hibernar e ficam meses sem desligar o PC, nesse caso acho que faz diferença (também são portáteis já com alguns anos).

Há pouco tempo tive num hospital e o sistema daquilo corria em Windows XP, mas não deve ter ligações para fora, digo eu. Os multibancos até há pouco tempo eram todos XP também (e nem sei se não haverá ai algum ainda com XP). O XP é que era bom [:D]

Pensava que tinha dito à uns post atrás que não falavas do que não sabias......
É todos os meses, sem ser para isso nada de restarts para repor serviços ou aplicações...........Peaners.......

Tens a certeza que usas Windows?
Não sabes do que usas, e achas que os outros é que não sabem do que falam?

https://en.wikipedia.org/wiki/Patch_Tuesday
(...)
Daily updates consist of malware database refreshes for Windows Defender and Microsoft Security Essentials.
(...)
Some updates could be released at any time.
(...)

Só não mantive os updates diários, porque não queria exagerar...
Mas a realidade é que muitas vezes não passam 2 semanas sem updates.
Na melhor das hipóteses passa-se 1 mês sem updates. Mas isso é quando os gajos estão de férias.

9/11/2015
10/11/2015
18/11/2015
24/11/2015
2/12/2015
8/12/2015
17/12/2015
12/1/2016 (aqui aguentou-se quase 1 mês)
27/1/2016
9/2/2016
2/3/2016 (quase 1 mês, novamente)
8/3/2016
https://en.wikipedia.org/wiki/Windows_10_version_history

Mas pronto, sou eu que não sei do que falo...

Quantos aos bancos, fica sabendo que na realidade muitos users possuem acesso à internet, ao mail........
Nem sei onde foste buscar essa ideia parva.....viste nalgum site foi?[:D][:)]

Pelos visto sei mais do que tu...

Para quem não percebeu a coisa dos bancos.........o Nuno é que disse que o dinheiro está no IOS, que os outros SOs era para os pobretanas e para os carteiristas, quando na realidade o dinheiro está no WINDOWS, simples.......
Ele até meteu exemplos de hospitais e da Sony que usavam Windows

Não, não coloquei exemplos de Windows.
Coloquei exemplos de gajos que foram atrás de onde estavam o dinheiro.
Por oposição a gajos que "querem passar despercebidos" a roubar chupa-chupas a crianças.

Mas já sei, deu-te jeito para desviar a conversa... o que tens vindo a fazer desde o início...
na falta de argumentos...

A tal questão de ter em conta nestas análises sobre segurança que se ataca sempre mais o que se usa mais.......
Pelos vistos custa perceber [:D]

Pois, pois... nota-se, nota-se

Nunca percebi bem qual a importância disso dos reboots. Eu tenho o habito de desligar mesmo, como tenho ssd aquilo num piscar de olhos está ligado. Se estou a fazer alguma coisa e a deixo a meio, baixo a tampa e nunca perdi nada (Windows 10).
Mas por exemplo, tenho colegas com portáteis de disco mecânico já sem bateria e eles sim metem os PC's a hibernar e ficam meses sem desligar o PC, nesse caso acho que faz diferença (também são portáteis já com alguns anos).
Há pouco tempo tive num hospital e o sistema daquilo corria em Windows XP, mas não deve ter ligações para fora, digo eu. Os multibancos até há pouco tempo eram todos XP também (e nem sei se não haverá ai algum ainda com XP). O XP é que era bom [:D]

Não tem importância em termos estritos... é um "medidor" da "qualidade de vida".
Neste caso, um medidor de disponibilidade do sistema.

Como temos estado a falar de Segurança da Informação, faz parte.

https://en.wikipedia.org/wiki/Information_security#Availability
(...)
For any information system to serve its purpose, the information must be available when it is needed. This means that the computing systems used to store and process the information, the security controls used to protect it, and the communication channels used to access it must be functioning correctly. High availability systems aim to remain available at all times, preventing service disruptions due to power outages, hardware failures, and system upgrades. Ensuring availability also involves preventing denial-of-service attacks, such as a flood of incoming messages to the target system essentially forcing it to shut down.
(...)

Semanas? Quantas?

Eu tive o OS X durante 3 meses sem desligar.
E não pude continuar porque saiu um upgrade...
[s)]

Linux já tive quase 1 ano.
Depois fiz um update do kernel, e lá teve de fazer reboot.
[s)]

Sei lá... desligo-o só em viagens maiores, so porque sim.
Acho esse "feito" de longevidade sem reboot tão ou menos importante que o boot time...

BTW, agora com um SSD o reboot é coisa para menos de 30 segundos.

Tens a certeza que usas Windows?
Não sabes do que usas, e achas que os outros é que não sabem do que falam?

https://en.wikipedia.org/wiki/Patch_Tuesday

Só não mantive os updates diários, porque não queria exagerar...
Mas a realidade é que muitas vezes não passam 2 semanas sem updates.
Na melhor das hipóteses passa-se 1 mês sem updates. Mas isso é quando os gajos estão de férias.

9/11/2015
10/11/2015
18/11/2015
24/11/2015
2/12/2015
8/12/2015
17/12/2015
12/1/2016 (aqui aguentou-se quase 1 mês)
27/1/2016
9/2/2016
2/3/2016 (quase 1 mês, novamente)
8/3/2016
https://en.wikipedia.org/wiki/Windows_10_version_history

Mas pronto, sou eu que não sei do que falo...

Pelos visto sei mais do que tu...

Não, não coloquei exemplos de Windows.
Coloquei exemplos de gajos que foram atrás de onde estavam o dinheiro.
Por oposição a gajos que "querem passar despercebidos" a roubar chupa-chupas a crianças.

Mas já sei, deu-te jeito para desviar a conversa... o que tens vindo a fazer desde o início...
na falta de argumentos...

Pois, pois... nota-se, nota-se

Continuas a falar do que não sabes Nuno, não se instalam Critical ou Security updates diariamente muito menos updates sem serem de critical ou security, os tais que precisam de restart e nem sempre precisam..... esses são lançados mensalmente ou quanto muito lá sai um fora do Patch Tuesday, acho que qualquer user de Windows sabe isso como também sabe que a disponibilidade actual dos sistemas Windows é muito boa mesmo, nem sei porque fomentas mitos do tempo da carochinha isso de só no OSX conseguires alta disponibiliade e sobreviver muitos dias sem reboots (Já muitos disseram atrás, eu inclusive que sim é possível teres sempre o Windows disponível por diversos dias e se não instalares updates que precisem de restart ficam anos se for preciso, eu lido com isso diariamente).........mas como tu já disseste posts atrás que não usas Windows [:D], é normal que fales sem saber, o que contraria o facto de te gabares de nunca falares do que não sabes.....

É contradição atrás de contradição, então se dizias que vão atrás do dinheiro e o dinheiro está no Windows que é SO com maior quota de mercado empresarial...logo é normal que seja o SO com mais ataques face ao OSX que tem zero relevo no mercado corporate, assim como o Android é mais atacado também, mas não só, por ter uma quota de mercado superior ao IOS no mercado mobile....

E desculpa dizer-te a verdade mas os exemplos que deste foram todos ataques a Sistemas Windows......

Quando se diz que tu ganhas as tuas discussões por cansaço é precisamente isto que estás aqui a fazer, entras em contradição com o que tu próprio dizes e continuas a debitar links atrás de links como se tu fosses dono de uma verdade absoluta qualquer.......

Isso é simplesmente infantil e depois é normal que os users dizem que tu cansas.....

Olha a mim já me cansaste com esses últimos disparates, já deixou de ter piada ouvir-te e já começa mesmo a dar pena......
E eu não sou babysitter virtual para ter que aturar as tuas birras mais tempo......

Última edição:
Quando se diz que tu ganhas as tuas discussões por cansaço é precisamente isto que estás aqui a fazer, entras em contradição com o que tu próprio dizes e continuas a debitar links atrás de links como se tu fosses dono de uma verdade qualquer.......

Isso é simplesmente infantil e depois é normal que os users dizem que tu cansas.....

Olha a mim já me cansaste com esses últimos disparates, já deixou de ter piada ouvir-te já começa mesmo a dar pena......

Isso quer dizer que vais abandonar o tópico? Vou sentir saudades... [:D]

Sei lá... desligo-o só em viagens maiores, so porque sim.
Acho esse "feito" de longevidade sem reboot tão ou menos importante que o boot time...

BTW, agora com um SSD o reboot é coisa para menos de 30 segundos.

Pois... o boot time não interessa quando é curto.
30 segundos é razoável.

Quando eu tinha o Windows XP (num computador que custou 3000€ há uns 10 anos), ao início era
super rápido. Depois começou a ficar lento. Chegou a um ponto em que eu entrava em stress só de
pensar que tinha de ligar o computador para fazer uma transferência bancária, por exemplo, porque
demorava mais tempo entre ligar e abrir o browser (demorava uma eternidade a concluir o login),
do que a fazer a transferência.

Convenhamos que isto é desmotivador.

Humm ok. Esclarecido [;)]

Neste mesmo capítulo (qualidade de vida / segurança da informação), o OS X tem outros mecanismos
interessantes, para além da estabilidade que lhe permite a elevada disponibilidade.

Imagina que estás a trabalhar com bateria.
A bateria falta a meio do trabalho (não fechaste nem gravaste nada do que estavas a fazer).
Quando ligas à corrente, ele reinicia no ponto em que estava. Com as janelas que tinhas abertas, e
com o conteúdo que estavas a fazer. Quando muito perdes o último minuto de trabalho.

Outro são os backups automáticos, e controlo (histórico) de versões automático. É de tal modo que,
ao contrário do Windows, quando fechas uma aplicação sem gravar o conteúdo, ele não pergunta se
queres gravar... grava sempre. Porque se não era para gravar, podes sempre voltar às versões
anteriores.

30 segundos é razoável.

Quando eu tinha o Windows XP (num computador que custou 3000€ há uns 10 anos), ao início era
super rápido. Depois começou a ficar lento. Chegou a um ponto em que eu entrava em stress só de
pensar que tinha de ligar o computador para fazer uma transferência bancária, por exemplo, porque
demorava mais tempo entre ligar e abrir o browser (demorava uma eternidade a concluir o login),
do que a fazer a transferência.

Convenhamos que isto é desmotivador.

Neste mesmo capítulo (qualidade de vida / segurança da informação), o OS X tem outros mecanismos
interessantes, para além da estabilidade que lhe permite a elevada disponibilidade.

Imagina que estás a trabalhar com bateria.
A bateria falta a meio do trabalho (não fechaste nem gravaste nada do que estavas a fazer).
Quando ligas à corrente, ele reinicia no ponto em que estava. Com as janelas que tinhas abertas, e
com o conteúdo que estavas a fazer. Quando muito perdes o último minuto de trabalho.

Outro são os backups automáticos, e controlo (histórico) de versões automático. É de tal modo que,
ao contrário do Windows, quando fechas uma aplicação sem gravar o conteúdo, ele não pergunta se
queres gravar... grava sempre. Porque se não era para gravar, podes sempre voltar às versões
anteriores.

Agora por curiosidade, se comprasses um MAC há 10 anos atrás de 3000€ seria melhor que esse PC com XP ? Não tinha esses mesmos problemas ? Em 10 anos muita coisa mudou e digo isso porque na minha óptica não faz grande sentido comparar um PC de 3000€ com 10 anos com um MAC de 3000€ novo.
Se tiver a trabalhar e ficar sem bateria, ele hiberna automaticamente (acho que aos 5% não tenho bem noção) e quando o ligo à corrente está exactamente onde o deixei, mas acho que isto sempre foi assim (no xp também devia ser igual, mas já não me lembro). Dos backups automáticos o Windows também tem uma opção qualquer, até me lembro que há uns tempos falei disso contigo num tópico por aqui algures, mas nunca cheguei a utilizar.

Já foi mais. Com a idiotice de lançar um novo OSX todos os anos, ainda nem os bugs do anterior estão consertados e já estão a lançar um novo.

O último OS X rock solid foi o Snow Leopard....

Já esteve pior...
O El Capitan x.0 foi bem mais pacífico que o Yosemite x.0...
O Mavericks também me pareceu ok.

Mas sempre tive o sistema estável, mesmo quanto tinha o Yosemite com bugs estúpidos.

30 segundos é razoável.

E aqui falamos de reiniciar o computador. O meu computador a iniciar apenas (e não a reiniciar) desde que clico no botão de ligar/desligar até ao ambiente de trabalho se encontrar disponível para utilização leva 12 segundos. Utilizo Windows 10. O Windows 10 melhorou, em muito, a velocidade de arranque.

Agora por curiosidade, se comprasses um MAC há 10 anos atrás de 3000€ seria melhor que esse PC com XP ? Não tinha esses mesmos problemas ? Em 10 anos muita coisa mudou e digo isso porque na minha óptica não faz grande sentido comparar um PC de 3000€ com 10 anos com um MAC de 3000€ novo.
Se tiver a trabalhar e ficar sem bateria, ele hiberna automaticamente (acho que aos 5% não tenho bem noção) e quando o ligo à corrente está exactamente onde o deixei, mas acho que isto sempre foi assim (no xp também devia ser igual, mas já não me lembro). Dos backups automáticos o Windows também tem uma opção qualquer, até me lembro que há uns tempos falei disso contigo num tópico por aqui algures, mas nunca cheguei a utilizar.

Não sei como era um Mac há 10 anos.
Por isso não posso falar (não gosto de falar do que não sei).

O que eu sei é que tenho este há mais de 2 anos, sei de pessoal que tem Macs há mais tempo,
e pelo que tenho visto, e pela experiência desse pessoal que vejo a usar Macs, a estabilidade,
disponibilidade, e o desempenho inalterado ao longo do tempo, são atributos válidos há muito
tempo.

Aliás, o Avant até diz que já foi melhor do que é hoje... Eu só conheço o Mavericks, Yosemite e
agora o El Capitan.

Pelo que sei, é assim desde pouco depois de terem passado a usar um kernel "UNIX" (baseado
em BSD que veio do NEXT do Steve Jobs). Ou seja, o OS X.

E faz sentido comparar com um de 3000€ há 10 anos com outro de 3000€ há 2 anos, porque
ambos eram o topo de gama nas respectivas alturas (SONY e MAC), e eu estou a dar o desconto
dos tempos absolutos, estava a falar APENAS dos tempos RELATIVOS (o facto de "ser rápido"
quando comprei, e "extremamente lento" passado um ano). Ou seja, não comparei o tempo em
absoluto de ligar o XP com o tempo absoluto de ligar o OS X. Estava a comparar o tempo
relativo ao dia em que cada um foi comprado, com o tempo após 1 ano da compra.

Pois, mas eu não estava a falar de "hibernar automaticamente". Porque o "hibernar automaticamente"
demora tempo. Se a bateria falhar a meio dessa "hibernação automática", ou antes da mesma começar
perdes o que estavas a fazer.

O que eu estou a falar é de "hibernação" "constante".
Ou seja, é tipo o "auto-save" que tens em algumas aplicações do Windows.
A diferença é que isto é feito de modo a que o estado do sistema possa ser recuperado na totalidade.

Dou-te outro exemplo: Em lugar da bateria, pensa num crash do sistema. O que acontece ao que
estás a fazer se tiveres um ecrã azul Windows? No OS X, se houver um crash do sistema ele recupera
de volta ao ponto onde estavas (perdes talvez 1 minuto de trabalho).

Sim, o Windows tem backups, e "restore points" e etc.

Mas, isso também muitos administradores de sistemas dizem que fazem backups, e alguns até se
esticam ao ponto de dizer que os têm.

O problema é: têm mesmo?
Quando é necessário ir recuperar alguma coisa aqueles "backups" são úteis? Realmente úteis?

Eu costumo acompanhar os tópicos do Windows daqui do fórum para me manter informado (e não
para ir lá dizer que o Android é mais versátil que o iOS, nem que os iPhones estão atrasados em
relação à concorrência), e o que tenho assistido muitas vezes é alguém perder um ficheiro qualquer,
e não o conseguir recuperar. Até aconselham a ir buscar um "restore point".

Portanto... o Windows tem backups e versionamento? A Microsoft diz que sim.
Quando é necessário... nem sempre.

No Windows 8/10 consegues ter acesso aos backups/versões como no OS X há 5 anos atrás?

No Windows 8/10 tens isto:
http://www.pcworld.com/article/2974...-windows-10s-file-history-backup-feature.html

Mas aparentemente, ainda assim não impede que haja pessoal a perder ficheiros...

Deve ser por ser necessário um mestrado e um doutoramento para configurar correctamente,
enquanto no OS X isto existe de raiz sem qualquer configuração.

https://www.youtube.com/watch?v=Rhny1lhRRM0

Voltar
Superior