Tópico da Apple

E aqui falamos de reiniciar o computador. O meu computador a iniciar apenas (e não a reiniciar) desde que clico no botão de ligar/desligar até ao ambiente de trabalho se encontrar disponível para utilização leva 12 segundos. Utilizo Windows 10. O Windows 10 melhorou, em muito, a velocidade de arranque.

Até há quem demore apenas 7 segundos, provavelmente até menos.

Mas provavelmente não estou a conseguir fazer passar correctamente a ideia que pretendo transmitir...

Vou tentar novamente:

A ideia de falar a respeito do tempo de boot no Windows, a sua importância, é apenas porque as
pessoas fazem boot.

Ou seja, se não houvesse a necessidade de desligar o sistema, e depois fazer boot, os tempos de
boot seriam irrelevantes.

Uma pessoa que use Windows, ouve uma notícia que o Windows agora arranca em 5 segundos, e
fica: YUPIIIIIIIII!

Um gajo que use OS X, ouve uma notícia que o OS X agora arranca em 5 segundos, e fica: MEH...

Será que agora me fiz entender?

Os tempos de boot só são importantes para quem precisa de fazer boot.
É esse o ponto.

Última edição:
O último OS X rock solid foi o Snow Leopard....

True Story [:cool:]

O Snow Leopard apesar de ser oficialmente o 10.6 não passou de uma correção ao 10.5, que era bastante pesado para as máquinas e penalizava muito a performance. Não houve praticamente evolução tirando a questão da melhoria de performance (foi mesmo substancial). Chorei muito a compra do 10.5 (na altura o OS X ainda era pago) e passados uns dias fiz o downgrade das máquinas para o 10.4

Tenho um Macbook Pro Core Duo 1,83Ghz, o 1º mac com processador Intel, vai fazer 10 anos, e ainda é usado quase todos os dias. Só tem upgrade de RAM (2Gb) , já trabalha sem bateria há alguns anos e ainda hoje se mexe muito bem com o Snow Leopard [:D]

(...)
Pois, mas eu não estava a falar de "hibernar automaticamente". Porque o "hibernar automaticamente"
demora tempo. Se a bateria falhar a meio dessa "hibernação automática", ou antes da mesma começar
perdes o que estavas a fazer.

O que eu estou a falar é de "hibernação" "constante".
Ou seja, é tipo o "auto-save" que tens em algumas aplicações do Windows.
A diferença é que isto é feito de modo a que o estado do sistema possa ser recuperado na totalidade.

Dou-te outro exemplo: Em lugar da bateria, pensa num crash do sistema. O que acontece ao que
estás a fazer se tiveres um ecrã azul Windows? No OS X, se houver um crash do sistema ele recupera
de volta ao ponto onde estavas (perdes talvez 1 minuto de trabalho).

Sim, o Windows tem backups, e "restore points" e etc.

Mas, isso também muitos administradores de sistemas dizem que fazem backups, e alguns até se
esticam ao ponto de dizer que os têm.

O problema é: têm mesmo?
Quando é necessário ir recuperar alguma coisa aqueles "backups" são úteis? Realmente úteis?

Eu costumo acompanhar os tópicos do Windows daqui do fórum para me manter informado (e não
para ir lá dizer que o Android é mais versátil que o iOS, nem que os iPhones estão atrasados em
relação à concorrência), e o que tenho assistido muitas vezes é alguém perder um ficheiro qualquer,
e não o conseguir recuperar. Até aconselham a ir buscar um "restore point".

Portanto... o Windows tem backups e versionamento? A Microsoft diz que sim.
Quando é necessário... nem sempre.
(...)

Estou a ver a diferença, como dizes, no Windows em caso de falha só recupero consoante o que estiver definido no auto-save que certos programas tem. De qualquer das formas nunca tive nenhum problema mais sério, posso vir a ter, mas para o que faço não vejo necessidade de ter algo que me grave o estado do sistema de forma tão regular.

Para mim, para ter ciclos de boot/sleep/hibernate rápidos bastou mudar o disco para SSD. Isto para mim tem muto mais influencia do que o SO. Como é óbvio há coisas que se podem tornar mais rápidas no arranque do SO, mas sem o hardware a acompanhar, de pouco vale. O meu actual computador do trabalho nao tem SSD, os uptimes sao de 1 ou 2 meses (até ir de férias ou alguém decidir desligar o disjuntor do escritório). Em casa é uma maravilha, o computador tem SSD e é sempre desligado todos os dias.

Em ambientes de clusters de servidores nao tenho ideia se o tempo de boot de uma das máquinas será importante ou nao. No meu entender, havendo redundancia, nao há grande crise.

True Story [:cool:]

O Snow Leopard apesar de ser oficialmente o 10.6 não passou de uma correção ao 10.5, que era bastante pesado para as máquinas e penalizava muito a performance. Não houve praticamente evolução tirando a questão da melhoria de performance (foi mesmo substancial). Chorei muito a compra do 10.5 (na altura o OS X ainda era pago) e passados uns dias fiz o downgrade das máquinas para o 10.4

Tenho um Macbook Pro Core Duo 1,83Ghz, o 1º mac com processador Intel, vai fazer 10 anos, e ainda é usado quase todos os dias. Só tem upgrade de RAM (2Gb) , já trabalha sem bateria há alguns anos e ainda hoje se mexe muito bem com o Snow Leopard [:D]

Nada como meter SSD num Mac!

E prontes, lá me ofereceram um 6s de 64gb, que chatice!! :) Mais de 20 gb de música já cá moram. 👍
Sem dúvida, isto é um maquinão. O ios9 está muito mais ao meu gosto (app icloud, attachements no mail, app de notas bastante boa e com um excelente nível de segurança, etc). E até marcha bastante bem com o android wear. ;)

Únicos pontos que acho negativos são o peso (parece-me demasiado pesado) e a bateria, que me parece relativamente fraca.

De resto, porque é que o Safari aparece "cortado" quando entro no fórum, estando o lado direito com uma faixa cinzenta? Página mal optimizada?

Estou a ver a diferença, como dizes, no Windows em caso de falha só recupero consoante o que estiver definido no auto-save que certos programas tem. De qualquer das formas nunca tive nenhum problema mais sério, posso vir a ter, mas para o que faço não vejo necessidade de ter algo que me grave o estado do sistema de forma tão regular.

A realidade é que azares acontecem.
Pode acontecer em Windows, iOS, Linux, OS X, Android, etc.
Ninguém está 100% imune à perda de informação (ainda faz parte do capítulo de Segurança da Informação).

Mas a realidade é que a Apple tem mecanismos de Segurança da Informação que me deixam muito mais
confiante em usar OS X e iOS do que Windows e Android.

E prontes, lá me ofereceram um 6s de 64gb, que chatice!! :) Mais de 20 gb de música já cá moram. 
Únicos pontos que acho negativos são o peso (parece-me demasiado pesado) e a bateria, que me parece relativamente fraca.

Por acaso sente-se bem a pequena diferença de peso do 6 para o 6S. Tudo por causa do 3D touch.

E prontes, lá me ofereceram um 6s de 64gb, que chatice!! :) Mais de 20 gb de música já cá moram. ��
Sem dúvida, isto é um maquinão. O ios9 está muito mais ao meu gosto (app icloud, attachements no mail, app de notas bastante boa e com um excelente nível de segurança, etc). E até marcha bastante bem com o android wear. ;)

De resto, porque é que o Safari aparece "cortado" quando entro no fórum, estando o lado direito com uma faixa cinzenta? Página mal optimizada?

Só a mim é que ninguém oferece nada :(
Em principio deves o vender, não? Recordo-me que tiveste iphones e não os achas produtivos.

Tópico da Apple

Só a mim é que ninguém oferece nada :(
Em principio deves o vender, não? Recordo-me que tiveste iphones e não os achas produtivos.

Estou a gostar bastante do iOS 9, tendo resolvido muitas das coisas que me queixava. Ainda tive algumas pegas na questão das sms e chamadas no Mac e o AirDrop ainda não me parece no ponto, mas estou a gostar de tudo o resto. :)

Última edição:
Em dispositos moveis não há desculpa para não usar o Tapatalk para consulta de foruns [;)].

Dito isto, não tenho tipo problemas em aceder ao forum.

Já ao Facebook ( uso a versão web) aquilo em comentários, dicionário desligado, tenho tido uns problemas, mas não vou instalar a App.

Em dispositos moveis não há desculpa para não usar o Tapatalk para consulta de foruns [;)].

Dito isto, não tenho tipo problemas em aceder ao forum.

Já ao Facebook ( uso a versão web) aquilo em comentários, dicionário desligado, tenho tido uns problemas, mas não vou instalar a App.

Depende

Em Win10 mobile, o mTalk (um simples programador espanholito que fez a app) dá 20-0 ao Tapatalk......
https://www.microsoft.com/en-us/store/apps/mtalk/9nblggh1zvs8

(...)

Eu não uso.

O Tapatalk é que não é desculpa para não actualizar os fóruns... [;)]

Este é da versão 4 (updates até 4.2.0). A versão 4 é de 2009.

A versão mais recente do vBulletin é a 5 (actualmente 5.2.0)... de 2012!!! :sh)
E é "responsive".
(para os mais distraídos, estamos em 2016)

Ou seja, dispensa andar a instalar software que dá acesso às passwords a terceiros, como o Tapatalk.
(Segurança da Informação take 596)

Depende

Em Win10 mobile, o mTalk (um simples programador espanholito que fez a app) dá 20-0 ao Tapatalk......
https://www.microsoft.com/en-us/store/apps/mtalk/9nblggh1zvs8

Quando disse Tapatalk devia ter sido mais genérico e mencionar qualquer app/web que mostre o forum em formato mobile para ser confortavel e prático de ler.

Desde que a Tapatalk andou a brincar com interfaces, bugs e versões temporariamente pagas, recuso-me terminantemente a instalar qualquer programa deles.

Desde esse desastre de actualização, que tem melhorado bastante.

Eu não uso.

O Tapatalk é que não é desculpa para não actualizar os fóruns... [;)]

Este é da versão 4 (updates até 4.2.0). A versão 4 é de 2009.

A versão mais recente do vBulletin é a 5 (actualmente 5.2.0)... de 2012!!! :sh)
E é "responsive".
(para os mais distraídos, estamos em 2016)

Ou seja, dispensa andar a instalar software que dá acesso às passwords a terceiros, como o Tapatalk.
(Segurança da Informação take 596)

é um risco que não me importo de correr pelo conforto que me dá. Se as combinações user/password de forum são diferentes das passwords de outros serviços que uso e se acabarem comprometidas o pior que acontece é ficar banido dos forums, vivo bem com este risco.

f022eb73e22231b7ae092b290066f284.jpg

Voltar
Superior