Taxa de IMI

Boas,

Hoje fui surpreendido pelo novo valor de IMI a pagar quando consultei o site da Finanças, passa de 975€/ano para 486€/ano, ainda não acredito.
Será que estive 4 ou 5 anos a pagar mais do que deveria ?????? Como a minha casa é geminada e a do vizinho esteve á venda vários anos, será
que não paguei o IMI das 2 ????
Baixaram o valor da avaliação da casa em 15% e a taxa de 0,7 para 0.4%......

Tu próprio dás a resposta.... Tinhas a casa avaliada em cerca de 139.285€ e pagavas 0.7% disso.

Agora a casa foi avaliada em 121.500€ e vais pagar 0,4% desse valor ou seja 486€

Claro que não pagavas duas casas...

Ainda não percebi uma coisa. A quem é aplicada as taxas:

• Entre 0,3% e 0,5%s do Código do IMI; ou
  • Entre 0,5% e 0,8%?

Se a casa foi comprada ou avaliada depois de Jan/2004 o intervalo da taxa de IMI a fixar pelas autarquias é 0,3 - 0,5%. Se a casa foi avaliada antes dessa data então o intervalo é o outro.

Mas o IUC percebe-se pela necessidade de se manterem as estradas em que circulamos ou por uma espécie de multa pela poluição, por ex. Não deixa de ser abusivo, mas creio que não tanto como o IMI em que pago um imposto por algo que é meu, imóvel, que eu mantenho e pelo qual já paguei muitos impostos aquando da compra.

O audiovisual é outro que tal...

Mas o IUC ao contrário do antigo selo paga-se mesmo quando o carro não circula. Por isso na prática passou a ser um imposto sobre a propriedade e proporcionalmente muito mais caro que o IMI.

Se a casa foi comprada ou avaliada depois de Jan/2004 o intervalo da taxa de IMI a fixar pelas autarquias é 0,3 - 0,5%. Se a casa foi avaliada antes dessa data então o intervalo é o outro.

Resta acrescentar que à medida que a curto/médio prazo todos os imóveis serão reavaliados e passarão a pagar a taxa de cima.

Mas o IUC percebe-se pela necessidade de se manterem as estradas em que circulamos ou por uma espécie de multa pela poluição, por ex. Não deixa de ser abusivo, mas creio que não tanto como o IMI em que pago um imposto por algo que é meu, imóvel, que eu mantenho e pelo qual já paguei muitos impostos aquando da compra.

O audiovisual é outro que tal...
Eu acho que faz sentido pagar IUC como faz sentido pagar IMI. O que questiono são os valores de ambos. Por vezes pergunto-me como conseguiu viver o país tantos anos com os anteriores imposto de selo (no caso dos carros e motos) e contribuição autárquica (no caso dos imóveis).

Eu acho que faz sentido pagar IUC como faz sentido pagar IMI. O que questiono são os valores de ambos. Por vezes pergunto-me como conseguiu viver o país tantos anos com os anteriores imposto de selo (no caso dos carros e motos) e contribuição autárquica (no caso dos imóveis).

Também concordo, mas seria mais justo se a taxa de IMI descesse um pouco para a habitação própria permanente e fosse majorada para segundas habitações que não estivessem no mercado de arrendamento.

Por vezes pergunto-me como conseguiu viver o país tantos anos com os anteriores imposto de selo (no caso dos carros e motos) e contribuição autárquica (no caso dos imóveis).

Adiando os problemas... agora estamos cá nós para pagar.
Concordo com o IUC. O IMI, a meu ver, não faz sentido coexistir com o IMT.

Também concordo, mas seria mais justo se a taxa de IMI descesse um pouco para a habitação própria permanente e fosse majorada para segundas habitações que não estivessem no mercado de arrendamento.

É uma boa ideia.
Também acho que em caso de casa arrendada para Hab. própria permanente quem deveria ficar com o encargo do IMI seria o inquilino. Não me parece justo ter de ser eu a pagar IMI de uma casa de que não usufruo.

Adiando os problemas... agora estamos cá nós para pagar.
Concordo com o IUC. O IMI, a meu ver, não faz sentido coexistir com o IMT.
Adiando os problemas? Como assim? Com os valores antigos viveu-se 50 ou 100 anos, as dívidas são mais recentes que isso. [;)]

Também me parece acertado.

Outra coisa interessante é que antes do IMI a Contribuição Autárquica era paga pelo valor do imóvel se este tivesse vazio, ou pelo valor da rende no caso das casas arrendadas. Parecia-me uma forma mais razoável do que a atual, particularmente por ainda existir condicionamento nas rendas.

Última edição:
É uma boa ideia.
Também acho que em caso de casa arrendada para Hab. própria permanente quem deveria ficar com o encargo do IMI seria o inquilino. Não me parece justo ter de ser eu a pagar IMI de uma casa de que não usufruo.

Tens cá uma lábia.....então não usufruis da renda que recebes ????

Verdade. O nosso salário é tributado, o nosso consumo é tributado e mesmo aquilo que conseguimos juntar para comprar património é tributado (quer na aquisição, quer na titularidade).

Isto já nem é tripla tributação, é muito mais que isso.

Concordo em absoluto. O ano passado criei um daqueles movimentos para ir apresentar esta roubalheira ao PM. Mas a ideia mais votada foi a eliminação das touradas.....

O tuga parece que gosta de pagar...melhor...de ser roubado.....e ainda pede que lhes levem mais.

Mas o IUC ao contrário do antigo selo paga-se mesmo quando o carro não circula. Por isso na prática passou a ser um imposto sobre a propriedade e proporcionalmente muito mais caro que o IMI.

IUC, IMI é tudo uma roubalheira. Apliquei impostos nos combustíveis (quem polui paga), na compra de imobiliário (quem quer ser proprietário paga), agora ficar o resto da vida a pagar por uma coisa sua.....foi uma grande invenção da democracia.....

Se faz sentido então paga tu. Para mim não faz sentido nenhum pagar um imposto por aquilo que já paguei impostos antes e que me custou a trabalhar para pagar, tendo já pago impostos sobre o meu trabalho. É como digo, há tugas que gostam que lhes vão ao bolso....

Do mal o menos. Isso já eu defendo há bastante tempo. É um direito universal dos direitos do Homem o acesso à livre habitação. Cá em PT não é livre, é tributado. Que tributassem então as casas de férias e de praia (2a e 3a e 4a habitação á vontade). Agora tributar para toda a vida a habitação própria, até me parece ilegal....tal como o IVA sobre o ISV....

Mas somos poucos a preocupar-mo-nos com isto. É como digo, o tuga de um modo geral gosta de pagar.....e depois ir para a assembleia ou em frente a uma TV dizer que o governo não presta....

Aqui na Irlanda vão começar a pagar o equivalente ao IMI no 2º semestre deste ano (até agora não existia).

O sistema é muito simples e ao contrário de Portugal, onde existe uma fórmula mais ou menos complicada, aqui são as pessoas que dizem às finanças quanto vale a sua casa e quanto querem pagar de imposto.[:D]

Funciona por escalões e para o imposto a pagar conta sempre o ponto médio do escalão:
1º escalão: entre 0 e 100.000€ = neste escalão o valor que conta é 50.000 €
2º escalão: entre 100.000-150.000 = neste escalão o valor que conta é 125.000€

Resumindo, a pessoa diz às finanças em que escalão se enquadra a sua casa, é considerado o valor médio do escalão e aplicada a taxa de 0.18%.

Não há cá áreas, coeficientes de localização,qualidade, valor m2,etc,etc.

Simples e muito mais barato que em Portugal. [;)]

Aqui na Irlanda vão começar a pagar o equivalente ao IMI no 2º semestre deste ano (até agora não existia).

O sistema é muito simples e ao contrário de Portugal, onde existe uma fórmula mais ou menos complicada, aqui são as pessoas que dizem às finanças quanto vale a sua casa e quanto querem pagar de imposto.[:D]

Funciona por escalões e para o imposto a pagar conta sempre o ponto médio do escalão:
1º escalão: entre 0 e 100.000€ = neste escalão o valor que conta é 50.000 €
2º escalão: entre 100.000-150.000 = neste escalão o valor que conta é 125.000€

Resumindo, a pessoa diz às finanças em que escalão se enquadra a sua casa, é considerado o valor médio do escalão e aplicada a taxa de 0.18%.

Não há cá áreas, coeficientes de localização,qualidade, valor m2,etc,etc.

Simples e muito mais barato que em Portugal. [;)]
Brutal! :eek:

É uma questão de mentalidades/cultura. Em Portugal jamais se deixaria à consideração dos contribuintes avaliar o valor da sua própria casa. Tem de ser as finanças porque se parte do princípio que somos todos aldrabões. Aqui parte-se do princípio que as pessoas têm boa fé.

E depois a fórmula é do mais simples que pode haver. Qualquer pessoa com a 4ª classe percebe perfeitamente.

E também não percebo a utilização deste argumento para contrariar a minha defesa por pagar menos, quando tu defendes que não se pague de todo. :confused:

O argumento não foi para contrariar o teu... foi mais um desabafo. Precisamente, eu defendo que não se pague um dos impostos (IMI ou IMT). De preferência o IMT, porque embora a longo prazo saia mais caro ao contribuinte, no curto prazo pode ser um estímulo interessante a um mercado imobiliário que anda pelas ruas da amargura.

Voltar
Superior