Taxa de IMI

Pagar-se um valor absurdo por algo que é nosso e que até o próprio Estado devia incentivar, é um roubo claro descriminalizado pela lei.
Digam o que disserem isto é roubar e ponto.

Pagar-se um valor absurdo por algo que é nosso e que até o próprio Estado devia incentivar, é um roubo claro descriminalizado pela lei.
Digam o que disserem isto é roubar e ponto.

Verdade. O nosso salário é tributado, o nosso consumo é tributado e mesmo aquilo que conseguimos juntar para comprar património é tributado (quer na aquisição, quer na titularidade).

Isto já nem é tripla tributação, é muito mais que isso.

Boas,

Hoje fui surpreendido pelo novo valor de IMI a pagar quando consultei o site da Finanças, passa de 975€/ano para 486€/ano, ainda não acredito.
Será que estive 4 ou 5 anos a pagar mais do que deveria ?????? Como a minha casa é geminada e a do vizinho esteve á venda vários anos, será
que não paguei o IMI das 2 ????
Baixaram o valor da avaliação da casa em 15% e a taxa de 0,7 para 0.4%......

Por aqui são 307,50€ a pagar em 2 prestações por um T3. Podia ser menos mas o camarada presidente cá da terra que faz discursos inflamados contra o poder central e contra o governo não quis baixar a taxa para o minimo para ter pilim para as rotundas. Uma nitida preocupação com o povo do seu concelho.[:vm)]

A casa dos meus pais ainda tem uma taxa de 0,7%. Significa isto que ainda não foi reavaliado, correcto? Ou seja, só para o ano é que saberão qual o novo IMI a pagar?

Boas,

Hoje fui surpreendido pelo novo valor de IMI a pagar quando consultei o site da Finanças, passa de 975€/ano para 486€/ano, ainda não acredito.
Será que estive 4 ou 5 anos a pagar mais do que deveria ?????? Como a minha casa é geminada e a do vizinho esteve á venda vários anos, será
que não paguei o IMI das 2 ????
Baixaram o valor da avaliação da casa em 15% e a taxa de 0,7 para 0.4%......

foi reavaliado nos termos do imi e baixou a taxa.

Tenho uma dúvida.

No final do ano passado recebi uma carta a dizer que com a reavaliação feita o valor tributário (creio que é isto) do imóvel passava para 137 mil.

Agora recebendo os avisos de pagamento o valor considerado é de 62 mil (2 vezes porque a casa está no nome de 2), isto quer dizer que o que vamos pagar agora, referente a 2012, ainda é pelo valor anterior à reavaliação ?

Tenho uma dúvida.

No final do ano passado recebi uma carta a dizer que com a reavaliação feita o valor tributário (creio que é isto) do imóvel passava para 137 mil.

Agora recebendo os avisos de pagamento o valor considerado é de 62 mil (2 vezes porque a casa está no nome de 2), isto quer dizer que o que vamos pagar agora, referente a 2012, ainda é pelo valor anterior à reavaliação ?

Qual é a taxa?

Não existem umas salvaguardas no aumento di IMI para quem tem rendas antigas?
Essa salvaguarda só abrange os imóveis avaliados ao abrigo da denominada "Avaliação Geral" (aquela pós troika para prédio não reavaliados até 1/12/2011). Os meus imóveis como foram avaliados antes dessa data as finanças não sequer aceitaram a participação das renda.

Entretanto já estava há alguns anos a suportar o IMI atualizado quando surgiu no OE essa regra que não se aplica a mim. Por aqui se vê como se legisla de forma ponderada e justa.

Da minha parte lá tive de meter mais uma ação na justiça contra o estado.

Edit: Mais informação aqui: http://info.portaldasfinancas.gov.p...-CC95A5EF72E8/0/Avaliacao_predios_urbanos.pdf

Última edição:
Não é semelhante e proporcionalmente mais barato ao IUC?

Ridicula é a taxa audiovisual.

Mas o IUC percebe-se pela necessidade de se manterem as estradas em que circulamos ou por uma espécie de multa pela poluição, por ex. Não deixa de ser abusivo, mas creio que não tanto como o IMI em que pago um imposto por algo que é meu, imóvel, que eu mantenho e pelo qual já paguei muitos impostos aquando da compra.

O audiovisual é outro que tal...

Ainda não percebi uma coisa. A quem é aplicada as taxas:

• Entre 0,3% e 0,5%s do Código do IMI; ou
  • Entre 0,5% e 0,8%?
Qual o critério de aplicação de uma ou de outra?

Última edição:
Voltar
Superior