Taxa de IMI

Ou pode-se pedir uma revisão da decisão fundamentada, que foi o que fiz, que levou a que o valor baixasse, sem ter de pagar nada (excepto a certidão de areas na camara).

Sim, mas isso normalmente não se usa quando se discorda do valor, usa-se sim quando existe algum erro que esteve na base da quantificação do valor, como por exemplo a aplicação do coeficiente de conforto, vestudez, etc.

Um amigo falou-me num aumento de mais de 50 000€! É a loucura!:sh)
...
Loucura eram os valores patrimoniais tributários antigos das casas, havia casas de muitas centenas de euros avaliadas por menos de dez mil (ok, talvez esteja a exagerar, mas era uma coisa mais ou menos assim).
Então aquelas casas que já vem do antigo SISA e antiga CA, nem se fala...

Loucura eram os valores patrimoniais tributários antigos das casas, havia casas de muitas centenas de euros avaliadas por menos de dez mil (ok, talvez esteja a exagerar, mas era uma coisa mais ou menos assim).

Sou completamente de acordo que se faça uma total reavaliação dos mercado imobiliário em sede de IMI, pois haviam casos aberrantes de casas com valores de mercado elevadissimos e com valor fiscal irrisório.
Agora não concordo é com o valor da taxa de IMI que considero muito elevado.
Este devia rondar os 0.5% ao ano sobre o valor de mercado do imóvel

Exactamente. Quantas e quantas pessoas fizeram obras que duplicaram o valor dos imóveis e o valor patrimonial tributário se manteve?

Quantos imóveis andam aí com valor patrimonial tributário de 5 ou 10 mil € e valem 60 ou 70 mil €?

Sou completamente de acordo que se faça uma total reavaliação dos mercado imobiliário em sede de IMI, pois haviam casos aberrantes de casas com valores de mercado elevadissimos e com valor fiscal irrisório.

A taxa actual é exactamente essa, de 0,3 a 0,5%.

Discordo...se o problema é o valor de mercado que se taxe a transacção desses imóveis.

Caso contrário imóveis com 30 ou mais anos, a maioria na altura foram construídos no meio do nada, que continuam iguais (apenas com as respectivas obras de manutenção) e no mesmo proprietário(s) levar com um aumento do IMI exponencial de momento para o outro é que eu considero uma aberração.

Já sei, já sei...não podem pagar vendam[:D]

Discordo...se o problema é o valor de mercado que se taxe a transacção desses imóveis.

Caso contrário imóveis com 30 ou mais anos, a maioria na altura foram construídos no meio do nada, que continuam iguais (apenas com as respectivas obras de manutenção) e no mesmo proprietário(s) levar com um aumento do IMI exponencial de momento para o outro é que eu considero uma aberração.

Já sei, já sei...não podem pagar vendam[:D]

Levaram e bem um aumento exponencial pois o mais certo era pagarem IMI sobre um valor totalmente desajustado com o valor real de mercado do imóvel, especialmente nos casos mais antigos.

Levaram e bem um aumento exponencial pois o mais certo era pagarem IMI sobre um valor totalmente desajustado com o valor real de mercado do imóvel, especialmente nos casos mais antigos.

Então conta-me que valor é que os proprietários destes imóveis recebem sem vender as respectivas propriedades:confused:

O IMI é um imposto que incide sobre a propriedade do imóvel e o seu valor e não sobre a sua transacção. Estás a confundir o IMI com o IMT.
Pior é o caso das propriedades arrendadas, que levam com o aumento do IMI sem que o proprietário tenha usufruto dessas propriedades e sem que possa repercutir minimamente esse aumento de IMI nas rendas

Nem eu digo o contrário.

Agora imagina comprares uma casa de 200 000€. O banco avalia em 225 000€. E na avaliação do IMI, chega praticamente aos 300 000€... Eu vendia-a logo a quem fez a avaliação...

Mas acredito (ou quero acreditar) que seja revisto!

Vai ser "bonito" também de ver os que começam com dificuldades em pagar a mensalidade, e verem mais um IMI altíssimo...

Nem eu digo o contrário.

Agora imagina comprares uma casa de 200 000€. O banco avalia em 225 000€. E na avaliação do IMI, chega praticamente aos 300 000€... Eu vendia-a logo a quem fez a avaliação...

Mas acredito (ou quero acreditar) que seja revisto!

Vai ser "bonito" também de ver os que começam com dificuldades em pagar a mensalidade, e verem mais um IMI altíssimo...

Isto. Imagino aquelas propriedades brutais, especialmente no Alto Minho, muitas caídas no semi-abandono...quando os respectivos donos receberem a notificação do IMI até vão dar um salto...
Depois vão tentar vender as propriedades, mas algumas valem umas largas centenas de milhar, outras milhões...e ninguém lhes pega.

Isto. Imagino aquelas propriedades brutais, especialmente no Alto Minho, muitas caídas no semi-abandono...quando os respectivos donos receberem a notificação do IMI até vão dar um salto...
Depois vão tentar vender as propriedades, mas algumas valem umas largas centenas de milhar, outras milhões...e ninguém lhes pega.
É uma tempestade perfeita.

O IMI é um imposto que incide sobre a propriedade do imóvel e o seu valor e não sobre a sua transacção. Estás a confundir o IMI com o IMT.

Não confundi. Estava a contra-argumentar o facto de haver imóveis considerados hoje de grande valor (a especulação é sempre uma base séria para calcular impostos...) a pagar um "pequeno" IMI.
Acabaste de responder, existe o IMT e provavelmente outros impostos que incidem no valor da propriedade no acto real da venda a pagar (se é que alguém os dá).

Por outras palavras estou a dizer que a base de cálculo do IMI sobre o valor dos imóveis é errada...para não dizer um bocado estúpida. É que um imóvel com 30 anos (mesmo com um IMI "baixo") já anda à 30 anos a pagar as mesmas infraestruturas que o imóvel de 1 ano...é só um exemplo de outra base de cálculo. E outros haverá mais matemáticos e menos subjectivos.

Para quem tiver tempo e dinheiro...porque nesta altura só apetece deixar o dinheiro bem quietinho num lugar lá longe, onde não se paga 1/4 dos ganhos a quem não faz pevide...[:cool:]

Lógico. Quem sabe tem o dinheiro bem longe.

Por outro lado é uma óptima altura para comprar imóveis. Conheço quintas à venda por menos de 100.000€, vivendas e apartamentos por um preço excelente. O IMI é o de menos.

Voltar
Superior