Só Carros Reprogramados!

Olá a todos [kiss]
Confesso que não li as páginas todas da thread (15 neste momento?!), mas li algumas e penso que fiquei com uma ideia do que aqui se debate. Também fiquei com a ideia que alguns de vós usam de demasiada agressividade para impor pontos de vista/ideias próprios, enfim, isso até dá algum sal ao debate, se não houver exageros[;)]

A minha experiência própria com repro:
Devo dizer que não foi muito boa - em verdade até foi má, como vão ver.
Aqui há uns anos entusiasmei-me com as repros e decidi fazer uma, para dar mais fôlego ao meu tdi-zito.
Aproveitei que me "sobraram" uns trocados e lá fui eu. Nessa altura (2004) o mercado das repros ainda não estava tão divulgado como hoje (ou eu não soube procurar) o certo é que tive um azar tremendo na escolha da pessoa, um verdadeiro "artista" da cassete pirata:(
Inicialmente fiquei muito bem impressionado, o carro andava muito bem, quase não fumava, os consumos baixaram ligeiramente em condução "normal". Tinha ficado com um incremento de 20%, disse-me o "artista". Andei uns meses a dizer bem dos 500 aérios que tinha investido.
Um belo dia, volvido pouco mais de um ano e 20k km, ao sair da ic19 para Queluz o motor calou-se e nunca mais se fez ouvir.
O que é, o que não é...eeprom queimada, disseram-me. Entretanto o "artista" já saíra de cena, ninguém sabia por onde andava, nem telefone nem nada - como convém a qualquer trafulhazito.
Andei com uma candeia acesa à procura de alguém para me repor o carro a trabalhar, mas lá encontrei uns rapazes na margem sul, que até fizeram um bom trabalho. Teve de levar uma outra centralina, uma vez que a de origem, segundo eles, já não teria recuperação. Provavelmente terá queimado algo mais que a dita eeprom.
A minha condição foi a de reporem a programação original, o que penso ter sido efectuado, apesar de nunca ter levado o carro ao "banco".
Alguns milhares de km depois comecei a ter problemas de geometria (turbo), problemas esses só resolvidos a 100% após alguns anos com a aplicação de um turbo reconstruído (mais aérios!!)

Conclusão:
A minha posição em relação às repros evoluiu: se fosse hoje, faria outra vez, mas seria muito mais cauteloso na escolha das pessoas a efectuar o trabalho. Essa escolha, claro, seria muito mais facilitada pela existência de empresas conceituadas no ramo.
Também não sou da opinião que quem faz repros tem espírito tuning. Mas tem de gostar de automóveis em geral e de performances em particular. O tuning é um conceito mais abrangente, a meu ver, pois estende-se a outras áreas - estética, som, etc...É uma forma de estar na vida, que não subscrevo, mas que respeito e gosto de ver.
A idade também é outra e traz mais ponderação, e quase de certeza que, se adquirisse um beemer (por ex.) com 180 cv de origem, dificilmente faria uma repro.

Alguém aqui disse que as repros são um "bichinho", concordo. Assim como concordo que, com o dinheiro que se despende quer na alteração do carro, quer nos problemas consequentes a médio/longo prazo, quase daria para adquirir um mais potente. Mas esta é uma posição racional e ponderada. Pessoas racionais e ponderadas têm mais dificuldade em sentir a adrenalina do "power" [;)]
Já me "estiquei" demasiado, obrigado a todos por me "ouvirem"!!

boas, eu também penso em adquirir um 1.4 tdi um polo por exemplo mas tenho medo de fazer depois uma reprogramação pois tenho o pé um pouco pesado :sh)
Acha que não há grande problema??
Cumprimentos

boas, eu também penso em adquirir um 1.4 tdi um polo por exemplo mas tenho medo de fazer depois uma reprogramação pois tenho o pé um pouco pesado :sh)
Cumprimentos

Sao bons motores sem duvida alguma. Mas tambem nao é para andar a calcar por tudo e por nada.

Se tiveres uns bons trocos, aconselho-te MBPOWER ou VCPOWER.

Ficas muito bem servido...Coisa para os 250€........

[;)]

uma reprogramação MB Power ou VC power fica um "bocadinho" acima dos 250€.. [:p]

Quando à fiabilidade depende do estado actual da mecânica e depois com o trato que levar

Cumprimentos

conheço um com aproximadamente 105cvs, passados 3 semanas ainda não partiu [:D]

não convem pisar a frio e convem deixar o turbo arrefecer um pouco.

Se a mecancia está ok, turbo sem folga, tubagens de IC ok, se o carro nao perder oleo, está pronto para ser carregado [;)]

Boas pessoal.
Tenho um Peugeot 308 1.6 hdi sport e estou interessado em reprogramar o carro , para ficar com cerca de 135/ 140 cvs. Sou da margem sul e como tal tenho aqui a pke, na moita.O carro é ao fim ao cabo um carro de trabalho e faço muitos klms por ano, ja leva 82 mil klms. O meu objectivo é a economia e as recuperações, e não andar sempre no maximo.Gostava se possivel que clientes ou não da pke me dessem um feedback.
Um abraço

Boas pessoal.
Tenho um Peugeot 308 1.6 hdi sport e estou interessado em reprogramar o carro , para ficar com cerca de 135/ 140 cvs. Sou da margem sul e como tal tenho aqui a pke, na moita.O carro é ao fim ao cabo um carro de trabalho e faço muitos klms por ano, ja leva 82 mil klms. O meu objectivo é a economia e as recuperações, e não andar sempre no maximo.Gostava se possivel que clientes ou não da pke me dessem um feedback.
Um abraço

Boas,

Eu tive um C2 Hdi reprogramado pela PKE e só tenho a dizer bem, em cerca de 50.000 km não tive um único problema e sempre foram muito prestáveis em tudo o que lhes foi colocado.

Ja anteriormente a PKE fui ao Zé da Esquina que diziam ser bom e tal e foram só problemas atras de problemas, desde o carro ir a baixo, entrar em safe mode e a embraiagem foi logo a vida. Por isso convém pesquisar muito bem o sitio onde se faz uma repro hoje em dia.

Abraço

Obrigado Pedrora.
Sim eu também prefiro perder um pouco em pesquisas e gastar mais euros mas ficar bem servido, tal como disse, procuro bons consumos aliados a uma boa performance mas com fiabilidade.
Um abraço

Também concordo . Vejamos de outra maneira : se uma reprogramação custar 500€ , dá para muito gasóleo ,e sem um desgaste acentuado do material ,e não é tão fumarento .

Ok, obrigado

O teu carro não tem catalisador e sem duvida é pior andar com ela a "deixar" passar quando não devia.

Alias como bem explicas os sintomas dessa fuga que a válvula tinha.

Cumprimentos

Vítor Ramos

Também concordo . Vejamos de outra maneira : se uma reprogramação custar 500€ , dá para muito gasóleo ,e sem um desgaste acentuado do material ,e não é tão fumarento .
Boas... Tenho o meu BMW 325TDS Touring com uma REPRO há mais de 2 anos 143 » 175HP e 260 » 340 Nm, e os consumos em viagens longas 140 ~150 Km/h baixaram, média ~7L/100, mas em circuito urbano subiram 9~10L/100 ... mas isso eu já esperava, o que me acontece é que por vezes o relanti do motor fica descontrolado, tanto a frio como a quente, e por três ou quatro vezes que o motor pára .. pára mesmo, Tenho de desligar a ignição e ele volta a pegar normal !!! Alguém me dá uma ajuda? Será da REPRO ou alguma avaria na bomba injectora ?

Boas BMW51..

O ideal seria levares o teu carro a um centro auto especializado para que possam liga-lo a uma maquina a fim de verificar essa anomalia..

O ponteiro anda para cima e para baixo??

Se for o caso.. o meu fazia-me o mesmo ao fim de uns meses de ter feito a repro e nunca cheguei a perceber o porque..

Em relação as reprogramaçoes so posso comentar a minha..
Relativamente a consumos baixaram bastante..
Relativamente ao desgaste: ENORME

Pode concretizar?

Cumps!

Relativamente aos consumos posso dizer-lhe que com o mesmo deposito em..

Antes da repro: Em viagem (auto-estrada) fazia sencivelmente 845km, Nacional fazia sencivelmente 745km.

Com repro: Em viagem fazia sencivelmente 1200km, Nacional fazia sencivelmente 845km.

Desgaste (peças que levou ao fim de 1ano de repro):

Centralina nova, Injectores novos, termostacto novo, Turbo usado, Segmentos..

Sorry!!

Cumps.

Relativamente aos consumos posso dizer-lhe que com o mesmo deposito em..

Antes da repro: Em viagem (auto-estrada) fazia sencivelmente 845km, Nacional fazia sencivelmente 745km.

Com repro: Em viagem fazia sencivelmente 1200km, Nacional fazia sencivelmente 845km.

Desgaste (peças que levou ao fim de 1ano de repro):

Centralina nova, Injectores novos, termostacto novo, Turbo usado, Segmentos..

Sorry!!

Cumps.

Mas isso depende de muita coisa!!!

Estado do motor antes da repro, que tipo de centralina utiliza, estado do turbo, tipo de condução, revisoes, de quem faz a repro etc..etc......

Se for feita por pessoal "profissional" que perceba mesmo do assunto, se não for muito puxada, se o carro for conduzido com "pés e cabeça" tens melhor carro, melhores consumos e a mesma fiabilidade!!![;)]

Conheço pessoal tanto em multijet como em TDI que já levam mais de 200.000kms com repro sem qqr tipo de problemas!!:)

conheco quem tenha feito 150 cv com turbo de origem e nao partiu...no mesmo motor..

agora conta com 200 cv a mais de 4 anos.. ja vai com mais de 200 mil e o que partiu foi caixa...

ou esse motor ja tava a morrer..ou metes-te turbo errado..ou repro coco

Voltar
Superior