Seat Exeo

Não sei que nível de equipamento tem o teu B6 ou B8, o Exeo que falo tem vidros duplos. Atribuo a esse item a melhor insonorização (exterior). Em relação ao motor, já deves ter notado que o B8 (ser for o TDI CR) é menos barulhento que as unidades PD.

Nada como experimentar. :)

Abraço,
A2day

Nem o B6 nem o B8 cá de casa têm vidros duplos, embora tenha de perceber no que consiste, na pratica, essa opção no Exeo para fazer uma comparação justa. Se forem realmente mais espessos do que os modelos acima citados… terá aí uma vantagem.

E o motor CR é a grande chave para a redução do ruído a bordo, mas por vezes o(s) ruído(s) de rolamento/aerodinâmico é/são mais intrusivo(s) que o próprio motor e sinceramente é aí que o B8 se destaca (tal como se destaca o Exeo) do B6/B7, pois em tudo o resto a diferença não é a que seria desejável… daí dizer que o actual Classe C é globalmente superior neste aspecto.

Claro que os profissionais que os montam, pois nem tudo é mecanizado, são outros.... mas serão piores? Será pior um profissional espanhol, francês, alemão, italiano? Não vamos por aí...

Se posso conceder algum coisa, abro mão do controlo de qualidade. Mas também, face ao ritmo de produção (actualmente baixo) e à tentativa de injectar um produto no mercado que será alvo do escrotinio de todos (como se pode ver neste tópico), não acredito que seja tão pior como possa ser pintado.

É óbvio que o problema não está no trabalhador propriamente dito, mas sim nos processos e em quem os gere. :)

Nem o B6 nem o B8 cá de casa têm vidros duplos, embora tenha de perceber no que consiste, na pratica, essa opção no Exeo para fazer uma comparação justa. Se forem realmente mais espessos do que os modelos acima citados… terá aí uma vantagem.

Sim.. são duplos... quando aberto dá para ver que é algo similar a dois vidros colados.

Vou tentar arranjar uma imagem para divulgar.

Abraço,
A2day

Eu não sei como é no A4 B7, mas também não é preciso ir muito longe para perceber que no Exeo existe alguma poupança nos materiais.

Por exemplo, basta reparar que as portas são integralmente forradas a plástico, coisa que no A4 não acontecia. Não é que me faça grande confusão, mas em termos de acabamento tem, de facto, um aspecto ligeiramente mais pobre.

Depois, nas publicações que tenho lido, outra poupança que terá sido feita foi nos materiais da secção inferior do tablier. Não me custa a acreditar e, mais uma vez, o local em questão não me choca nada. Começa a ser, inclusive, prática comum entre os premium actuais.

Isto serão factos. Tal como é facto a transferência de linha de produção desde a Alemanha até Espanha. Ora, sendo o B7 um carro com provas dadas no capítulo da robustez, não existem, por aqui, muitas razões para desconfiar do Exeo, dado que os processos de fabrico são precisamente os mesmos.

E a imprensa tem sido unânime em elogiar a solidez do Exeo, ainda não li uma crítica negativa que fosse.

Quando muito, poderia desconfiar-se da longevidade dos materiais, ou seja, da sua capacidade de resistência ao desgaste.

Só que aqui também devemos ter em conta a diferença de preço entre o aquilo que custa um Exeo novo e aquilo que custava um A4 B7 novo.

E essa diferença existe e é bastante, favorável ao Exeo e agravada pela dotação muito generosa de equipamento de série que este "oferece".

Por isso, o que importa se os materiais não são rigorosamente iguais? Deixa de ser bom por causa disso? Pois claro que não.

Estamos num ponto em que se critica a SEAT por tudo e por nada: se é igual é porque é igual, se há diferenças é porque não deviam haver...

Partilho da opinião do A2day, o grande problema deste Exeo é que o seu desenho exterior não desperta emoções, porque o resto está praticamente tudo lá!

É, sem a mínima dúvida, dos produtos mais competitivos do mercado actualmente.

Só uma para a fogueira...

O superior custo do B7, superior ao Exeo, não deverá ser (na sua maioria) justificado pela maior imagem de marca e pela necessidade de absorver os custos de desenvolvimento?

Vou mais neste vertente... É que o Exeo não teve (virtualmente) custos de desenvolvimento. Meter uma frente e traseira novas não custa muito.
Aliás.. pelo aspecto da frente... até pouparam umas massas em design! [:D]
Talvez só a colocação dos novos motores possa ter dado mais trabalho...

Assim, juntado a menor imagem de marca e a menor necessidade de caminhar em direcção a um break-even distante... possa contribuir em grande medida na redução do custo.
Vendo bem, o preço também não é assim tão mais baixo que um A4 B8... 6.000€? (para níveis de equipamento similares)

Abraço,
A2day

Essa diferença parece-me um bocado optimista, mas mesmo que assim fosse julgo que, mais do que a diferença, o problema está no patamar de preço.

É que no caso das versões mais potentes, por pouco mais já se chega a um premium.

Este continua a ser, aliás, um dos meus dilemas. Mas isso não invalida em nada as boas qualidades do Exeo.

Também continuo a achar que as fotos não o favorecem rigorosamente nada. E neste caso a ST até consegue ser pior que a berlina. Se bem que há uma ou outra foto que escapa:

Seat-Exeo_ST_2010_800x600_wallpaper_55.jpg

Última edição:
(...)

Acredito que o exeo tenho qualidade exceptional, provavelmente acima da media do segmento, ... (...)

Este ponto é algo discutível, as ditas marcas generalistas aprumaram e aperfeiçoaram em larga escala os seus actuais produtos (onde se inclui agora a Seat com este Exeo) a par das marcas ditas tradicionais no segmento.

[;)]

Este ponto é algo discutível, as ditas marcas generalistas aprumaram e aperfeiçoaram em larga escala os seus actuais produtos (onde se inclui agora a Seat com este Exeo) a par das marcas ditas tradicionais no segmento.

[;)]

Isso é verdade. Numa 1ª análise, uma boa parte do Exeo é um A4 de 2001. Quer a Audi, quer a concorrência directa evoluiram desde então. Contudo, nada invalida que este Exeo seja um excelente value for money. A meu ver, se não considerarmos o facto de utilizar a plataforma do A4 '01, temos um carro perfeitamente válido, seguro, agradável, bem construído, e acima de tudo, a um preço interessante [;)]

Por acaso estive a ve-lo mais em pormenor a dias e ainda gostei mais que o que já tinha visto nas revistas. Se quisesse um carro desse segmento e tivesse um orçamento curto, com um grau de certeza bastante elevado não hesitaria. Ou um Exeo ou um Octavia (se bem que não são a mesma coisa...)

Isso é verdade. Numa 1ª análise, uma boa parte do Exeo é um A4 de 2001. Quer a Audi, quer a concorrência directa evoluiram desde então. Contudo, nada invalida que este Exeo seja um excelente value for money. A meu ver, se não considerarmos o facto de utilizar a plataforma do A4 '01, temos um carro perfeitamente válido, seguro, agradável, bem construído, e acima de tudo, a um preço interessante [;)]

Por acaso estive a ve-lo mais em pormenor a dias e ainda gostei mais que o que já tinha visto nas revistas. Se quisesse um carro desse segmento e tivesse um orçamento curto, com um grau de certeza bastante elevado não hesitaria. Ou um Exeo ou um Octavia (se bem que não são a mesma coisa...)

Exacto, mas a feroz concorrência interna e externa ao grupo VW também os tem disponiveis para potenciais compradores numa sólida base de custo de aquisição versus proveito de uso , o exemplo da Skoda acima dito é disso um claro exemplo.

Orçamento curto neste segmento, é algo muito subjectivo de se tentar fazer um intervalo de preços fixo para muitos compradores, no nosso mercado basta ter uma cilindrada de motor dita média, [;)]

[;)]

Numa 1ª análise, uma boa parte do Exeo é um A4 de 2001.

O Exeo é baseado no Audi A4 de B7 de 2005 (esse sim baseado no B6 de 2001).

b6b7exeo.jpg

Diria mais, nem se deram ao trabalho de tocar nos paineis laterais. Se reparares, até a terminação do painel lateral traseiro é igual:
exeob7.jpg

(O desenho do farol traseiro do Exeo - a parte que não está na mala, essa sim completamente diferente - tem o mesmo contorno superior e lateral do farol do A4)

Ainda assim a plataforma é a mesma: PL46.

Tem suspensão dianteira independente com quatro braços e suspensão traseira com braço trapezoidal.
(O A4 B7 tinha multilink atrás também)

No total dizem que são 30% de peças diferentes.... arrisco a dizer que em número de peças é provável que seja verdade, mas grande parte são parafusos, molas e derivados da nova frente e nova traseira.

Abraço,
A2day

Última edição:
Exeo e A4 é o mesmo carro, em todos os paineis da carroçaria...
exceptuando os grupos opticos, grelha e parachoques, o reesto é tudo igual.

É apenas um restyling.
Se formos a ver, o Golf VI é um restyling mais profundo e extenso do Golf V, do que o Exeo do A4, o que a meu ver não deixa de ser completamente ridiculo!

O Exeo é baseado no Audi A4 de B7 de 2005 (esse sim baseado no B6 de 2001).

b6b7exeo.jpg

Diria mais, nem se deram ao trabalho de tocar nos paineis laterais. Se reparares, até a terminação do painel lateral traseiro é igual:
exeob7.jpg

(O desenho do farol traseiro do Exeo - a parte que não está na mala, essa sim completamente diferente - tem o mesmo contorno superior e lateral do farol do A4)

Ainda assim a plataforma é a mesma: PL46.

Tem suspensão dianteira independente com quatro braços e suspensão traseira com braço trapezoidal.
(O A4 B7 tinha multilink atrás também)

No total dizem que são 30% de peças diferentes.... arrisco a dizer que em número de peças é provável que seja verdade, mas grande parte são parafusos, molas e derivados da nova frente e nova traseira.

Abraço,
A2day
Uma boa referência não desmerece o modelo que o usou como base! Pelo contrário! [;)]

Compreende-se e aceita-se essa baixa de preços e reforço de equipamento do Exeo em Espanha.

Afinal de contas, o mercado automóvel deles está em crise, há-que fazer alguma coisa!...

Nós por cá não precisamos de nada disso.

Voltar
Superior