Seat Exeo

Pensando bem, quase que se pode fazer uma analogia entre o Exeo e o Toledo I.
Ambos são o topo da gama Seat nas respectivas eras.

O que têm em comum? O facto de se basearem em estruturas - para alguns - obsoletas.
O Toledo I foi concebido com base na estrutura do Jetta II (1983-1991). Foi lançado quando o Jetta II deixou de ser comercializado - apesar de em 1987 já haver existido protótipos rolantes do Toledo.

O Toledo I fez, então, bastante pela saúde financeira da marca. A Seat tem passado maus momentos nesta década. A adopção de uma estratégia mais ou menos semelhante poderá passar por aí também. A diferença é que a Seat de há 20 não é igual à Seat de hoje.

Pensando bem, quase que se pode fazer uma analogia entre o Exeo e o Toledo I.
Ambos são o topo da gama Seat nas respectivas eras.

O que têm em comum? O facto de se basearem em estruturas - para alguns - obsoletas.

Boa analogia.
De facto em 1992 havia um Toledo I lá por casa. Lembro-me até que se faziam comparativos, não com o ultrapassado Jetta, mas contra o Vento (baseado na plataforma do Golf III), com excelentes resultados.
Era um carro com uma imagem de equilíbrio e sobretudo honestidade. Ajudou a construir essa imagem, que foi continuada pelo Toledo II e destruída por completo pelo Toledo III.

É de esperar que o Exeo faça o mesmo (uma vez ultrapassada a questão estética - que os Toledos I e II, no seu tempo, tinham a favor).

Cumps,
A2day

Boa analogia.
De facto em 1992 havia um Toledo I lá por casa. Lembro-me até que se faziam comparativos, não com o ultrapassado Jetta, mas contra o Vento (baseado na plataforma do Golf III), com excelentes resultados.
Era um carro com uma imagem de equilíbrio e sobretudo honestidade. Ajudou a construir essa imagem, que foi continuada pelo Toledo II e destruída por completo pelo Toledo III.

É de esperar que o Exeo faça o mesmo (uma vez ultrapassada a questão estética - que os Toledos I e II, no seu tempo, tinham a favor).

Cumps,
A2day
De facto, lembro-me de ver comparativos (mesmo em publicações estrangeiras) onde o Toledo era colocado ao lado do VW Vento, do Renault 19 Chamade ou do Fiat Tempra, por exemplo, e não costumava saír-se mal.

Nesta altura do campeonato, e depois das mudanças de imagem e posicionamento que a Seat sofreu apatir do final dos anos 90, não seria o melhor, de todo, regressar ao conceito que o Toledo I apresentou. Resultou naquela altura, mas não iria resultar hoje. Até porque a Skoda já preenche esse filão (e com resultados muito bons) com o Octavia.

Eu acho que continua a ser o "big trouble" que a VW faz no posicionamento das suas marcas... que é uma grande trapalhada (com excepção da Audi).

A SEAT não precisa de um carro do tamanho de um Toledo. A SEAT não precisa de monovolumes. O que a SEAT precisa é de hatchbacks desportivos, como por exemplo, o Leon e o Ibiza. Fazia falta um carro para posicionar abaixo do Ibiza, mas com carácter desportivo. Metem-se a fazer coisas que não é da sua competência e depois dá asneira.

A SEAT não precisa de um carro do tamanho de um Toledo. A SEAT não precisa de monovolumes. O que a SEAT precisa é de hatchbacks desportivos, como por exemplo, o Leon e o Ibiza. Fazia falta um carro para posicionar abaixo do Ibiza, mas com carácter desportivo. Metem-se a fazer coisas que não é da sua competência e depois dá asneira.
A Seat esteve para lançar um modelo abaixo do Ibiza, com base no VW Fox, há alguns anos. A VW abortou o projecto.

Está visto que, hoje em dia, para uma marca ter sucesso comercial a estratégia não é de todo estreitar a gama mas sim alargar.

De facto, lembro-me de ver comparativos (mesmo em publicações estrangeiras) onde o Toledo era colocado ao lado do VW Vento, do Renault 19 Chamade ou do Fiat Tempra, por exemplo, e não costumava saír-se mal.

Nesta altura do campeonato, e depois das mudanças de imagem e posicionamento que a Seat sofreu apatir do final dos anos 90, não seria o melhor, de todo, regressar ao conceito que o Toledo I apresentou. Resultou naquela altura, mas não iria resultar hoje. Até porque a Skoda já preenche esse filão (e com resultados muito bons) com o Octavia.

Eu acho que continua a ser o "big trouble" que a VW faz no posicionamento das suas marcas... que é uma grande trapalhada (com excepção da Audi).

Assino por baixo.

Aliás na altura que saiu o Toledo I as duas marcas (VW e Seat) entrelaçavam os modelos, ora vejamos:

Polo, Ibiza, Golf, Malaga, Vento, Toledo, Passat

(haviam tão poucos modelos na altura... nem se falava em "nichos de mercado".... como muda um mercado em 16 anos)

Agora é uma confusão... ele é crossovers e suv e mpvs e msvs e..... ZZZZzzzz...

;)

Abraço,
A2day

Assino por baixo.

Aliás na altura que saiu o Toledo I as duas marcas (VW e Seat) entrelaçavam os modelos, ora vejamos:

Polo, Ibiza, Golf, Malaga, Vento, Toledo, Passat

(haviam tão poucos modelos na altura... nem se falava em "nichos de mercado".... como muda um mercado em 16 anos)

Agora é uma confusão... ele é crossovers e suv e mpvs e msvs e..... ZZZZzzzz...

;)

Abraço,
A2day

E na altura, mesmo sendo o polo e o ibiza quase iguais, não se falava de canibalização.... ou então eu não tinha idade para ouvir falar disso! [:D]

Mas de facto a VAG está sempre a fazer e refazer estratégias e o público não chega a interiorizar o posicionamento de cada marca.

Só uma questão: o Exeo usa a base do primeiro A4?

Audi B6/B7, portanto a série anterior à actualmente em produção na Audi.

Diria que é mais B7 que B6, especialmente pela estampagem da lateral (acho que nem faz sentido usar B6, pois é um pouco mais antigo):

B6:
audia4b6limo15297361533ol2.jpg

B7:
a416621271665024hj3.jpg

Exeo:
2010seatexeosedan005100pl2.jpg

Cumps,
A2day

E na altura, mesmo sendo o polo e o ibiza quase iguais, não se falava de canibalização.... ou então eu não tinha idade para ouvir falar disso! [:D]

Mas de facto a VAG está sempre a fazer e refazer estratégias e o público não chega a interiorizar o posicionamento de cada marca.
Este é o grande problema do grupo VW.
A VW (marca) quer preencher todos os segmentos e nichos de mercado que conseguir e não deixa espaço às restantes, sufocando-as e canibalizando as respectivas vendas.

A VW não precisava de um Phaeton... mas fê-lo.
A VW não precisava de um Touran e de um Golf Plus ao mesmo tempo (quando já havia o Altea)... mas lançou os dois.
A VW lançou o Passat CC sob o seu signo... mas podia ter dado o projecto à Seat (na minha opinião, coaduna-se bem com o espírito da marca).
A VW podia ter "dado" o Fox à Skoda... mas lançou-o na Europa com o símbolo VW.

etc etc etc

Voltar
Superior