S-max

7,5LTR/100KM É muito ?! 1800kg ainda por cima monovolume.

Desculpem, mas queriam milagres ?

7.5 é o que tenho de média no meu carro de serviço (astra 1.7 cdti 125cv), ok, como é de serviço é para andar sempre a despachar.

Uma pergunta, leio que o motor 1.8 é ultrapassado, confesso que sou pouco apreciador da marca, mas o s-max desperta algum interesse, é ultrapassado porquê?!

Eu considero que a S-Max é o melhor da sua categoria, pois alia o formato monovolume ao formato desportivo. É verdadeiramente espaçoso por dentro!

Depois, quanto aos consumos, como já disseram, vamos lá a ter juízo e perceber que sempre são quase 2 toneladas (tara + passageiros) com aerodinâmica de armário! não há milagres! em velocidade estabilizada de certeza que gasta pouco, como todos os carros (quase todos..). Mas vencer a inércia de arranque inicial não é fácil...
Como comparação, o meu vizinho tem uma Chrysler voyager 2.5crd e gasta sempre á volta de 9, 9 e tal! só em viagens maiores fica todo contente por gastar somente 7,5 a ritmos moderados!

ah, e o motor 1.8 não é ultrapassado... 1.8, 125cv, 320Nm!!
P.ex., o novo 1.7cdti da Opel: 1.7, 125cv, 280Nm..

Respondendo a outra coisa, quando em garantia a arranjar problemas, é rara a marca que disponibiliza um veículko de substituição, a custo zero!

o problema e esse...e rara a marca q o faz....
mas como tenho ouvido falar de malta q passa semanas sem o carro....

tenho de ver bem isso...
e q os problemas sao conhecidos....e ficar sem carro para mim nao da

Nesse caso das avarias o melhor que tens a fazer é ir a um concessionário e perguntar qual o procedimento em caso de avaria do veículo.

Aí desfazes quase todas as dúvidas.

Mas tenho ideia que, pelo menos entre as marcas mais generalistas, o procedimento não deverá variar muito.

Quer isto dizer que se a avaria implicar a imobilização do veículo, só mesmo por cortesia do stand é que te devem arranjar um veículo de substituição. O que eles costumam facilitar é o aluguer (têm uma frota própria ou um acordo com rent-a-car), ainda que a preços pouco convidativos.

Bom, mas quem compra um carro, seja de que marca for, tem que estar preparado para a eventualidade de ocorrerem avarias...

Alguem me consegue explicar a razao pela qual a S-max apresenta consumos tao elevados??
nao e apenas a S-max mas a generalidade dos ford...e isto ate me foi confirmado por um vendedor...este disse-me q os ford gastavam mais q a concorrencia..

e problemas nas novas s-max??tem algum conhecimento??

obrigado a todos

Isso é conversa de vendedor.. que deve tar a ver se vende outro carro qualquer, seguramente.

Eu tenho uma Mondeo 2.2 de 175cv Titanium S, comprada em Junho, como já disse aqui varias vezes no Forum.

Está a gastar, a uma media de 140km/h, cerca de 6.6/6.8 l/100

Baixando para velocidades na casa dos 120, fica-se pelos 6/6.2 litros, e por vezes pelos 5.8/5.9 ( depende da "pata" )

Aqui nas voltas gasta um pouco mais. Mas aqui nas voltinhas tambem o meu 520d gasta... por isso nas voltas utilizo uma Kangoo 1.5dci da empresa ! apr:)

Portanto, não me parecem consumos nada desfavoráveis para um motor 2.2.

Última edição:
eu tenho um toyota corolla 2 litros e é complicado fazer mais q 6 litros...a andar em cidade...
e uma saab 3.0 q gasta..esta sim 8 litros...e se pisar bem vai aos 10 em AE a 200km/h

Isso é só pérolas [:D]

Complicado gastar mais do que 6 em cidade ? se quiseres eu explico-te como é que gasta 10 [;)]

Saab 3.0 10 a 200 ? ou será 10 quando numa viagem às vezes vais a 200 ?

sim ja andei a ler muita coisa..no forum S-MAX..
eu nao ando mal "habituado"..acho q 6 litros e razoavel para um motor 2.0

mas como tu disseste e bem as jantes 18..nao ajudam..o peso tb nao...
mas por ex..eu com um 320d...faço 7 litros e a andar bem...
como a ford tem motores novos podia ter-se esforçado um bocado para rever este aspecto...

Confesso que não percebo bem a comparação !

O 320 d é um carro consideravelmente mais leve e mais baixo, tem o motor mais económico dos 2 litros diesel, porque é que o S-max deveria gastar o mesmo ? penso que 20 ou 30% mais é perfeitamente normal.

Isso é conversa de vendedor.. que deve tar a ver se vende outro carro qualquer, seguramente.

Eu tenho uma Mondeo 2.2 de 175cv Titanium S, comprada em Junho, como já disse aqui varias vezes no Forum.

Está a gastar, a uma media de 140km/h, cerca de 6.6/6.8 l/100

Baixando para velocidades na casa dos 120, fica-se pelos 6/6.2 litros, e por vezes pelos 5.8/5.9 ( depende da "pata" )

Aqui nas voltas gasta um pouco mais. Mas aqui nas voltinhas tambem o meu 520d gasta... por isso nas voltas utilizo uma Kangoo 1.5dci da empresa ! apr:)

Portanto, não me parecem consumos nada desfavoráveis para um motor 2.2.

Eu acho isso consumos baixissimos para um carro desses.

Fiz recentemente uma viagem com um 4007 com esse motor, ainda que na versão 156 cv e consumiu 12 lts de média a ritmos fortes (180/190) e depois na vinda a 130/140 fez 7,9.

Como na minha condução normal de AE o ritmo é entre uma coisa e outra, diria que a minha expectativa caso o compre são consumos de 9/9,5 p que para um veículo deste género me parece razoavel (detesto andar a pastar).

Isso é só pérolas [:D]

Complicado gastar mais do que 6 em cidade ? se quiseres eu explico-te como é que gasta 10 [;)]

Saab 3.0 10 a 200 ? ou será 10 quando numa viagem às vezes vais a 200 ?

qto ao toyota...eu se quiser ate o ponho a gastar 20...o q eu quis dizer e q faço uma conduçao normal e faço sempre medias abaixo de 6...e tem 300 mil km
qto à saab se for sempre a 200 lisboa algarve gasta 12... entre os 180 e os 200 gasta 10....
a 160 km gasta 9...
no dia a dia faz 8....

nao percebo esses risos...se tens uma carrinha saab...deves saber..
caso contrario perdeste uma boa oportunidade de omitires opiniao..

eu tenho uma saab...e nao tenho por habito mentir...
por isso peço o favor de respeitarem o que digo....ate porque como nao e meu costume desconfiar do q os outros dizem..como tal peço omesmo em relaçao a mim...

obviamente nao fico de modo algum chateado com o q foi dito...

obrigado

qto ao toyota...eu se quiser ate o ponho a gastar 20...o q eu quis dizer e q faço uma conduçao normal e faço sempre medias abaixo de 6...e tem 300 mil km
qto à saab se for sempre a 200 lisboa algarve gasta 12... entre os 180 e os 200 gasta 10....
a 160 km gasta 9...
no dia a dia faz 8....

Pois ...

parece-me que o S-max 2.0 ou o 2.2 terá consumos parecidos com esse Saab. O que é basante bom dado ser um carro mais alto e pesado (!?)

ok...
voces tem de perceber q nem todaa gente é expert nesta materia..e eu em carros sou um ignorante....
mas ok...ja percebi o porque dos consumos serem de 8 ou 9....nas smax...
eu nao tinha essa ideia...
e qdo me falam de 1.6 a gastarem isso...acho estranho..

claro q depende de carro pa carro...eu qdo falei no 320, foi com o intuito de dar um exemplo do q de melhor ai anda em consumos...claro q tb sei bem q o 320 em termos de peso e aerodinamica e totalmente diferente...mas a diferença e grande....

o meu RR tb gastava 16 qdo ia po algarve a 160 ou 170....

tudo depende do carro....

O problema dos monovolumes é que:

-Em cidade, o peso elevado faz disparar os consumos para os 10 a 12 litros aos 100;

-Em AE, a elevada superfície frontal aumenta drasticamente o atrito.

Não há milagres.... independentemente da marca do carro.

e claro q nao ha milagres....

e pelo q ja percebi os restantes modelos tb gastam uns belos litros....

e capaz de ser mito...vou continuar a averiguar...

ate porque ...embora os motores sejam do grupo PSA, o turbo e diferente por ex dos citroen e peugeot, bem como outros componentes à volta do motor

Eu tenho uma 2.2 (175cv) e tem neste momento 1500 Km, com um consumo médio de 7,9l/100Km. Não acho exagerado para o tamanho, peso e potência.

da para fazeres um resumo da tua opiniao sobre a viatura...
porque optaste por esse carro? em termos de conforto?
em baixa rotaçao ta melhor q os motores 1,8 e 2 litros?

Aqui tenho uma dúvida, a SMax está homologada com um peso bruto superior a 2500Kgs para poder pagar 50% do ISV. COmo é que estes 2500Kgs se relacionam com os 1800Kgs que mencionas?

Cumps

Provavemente os 1.800 Kg são a tara (ou seja o carro vazio). Que é aquilo de que se fala quando se fala do peso das automóveis. Aliás há uma norma que considera uma % de combustivel e o peso de um condutor leve.

Quanto aos motores 1.8, 2.0 e 2.2 no S-max penso que em resumo seja assim:

1.8 depois de estar a rolar cumpre bem, no entanto como tem algum fosso de potência em baixas rpms em cidade acaba por ser um bocadinho incómodo

2.0 bom e equilibrado, não sendo muito potente é um motor suave, silencioso, etc bastante adequado

2.2 faz do S-max um TGVezinho, motor muito vigoroso

Voltar
Superior