Renault ZOE

Vamos lá fazer umas contas.
Ao fim de 10 anos, o Zoe custou:

21.750 (compra) + 80 x 120 (mensalidades das baterias) + 250 * 10 (consumo de electricidade) = 33350 €

Estou a considerar que o carro vai fazer 12.500 kms por anos, e o custo da electricidade é de 2€/100 kms

Um clio a gasóleo, por seu lado vai custar:

20.000 (preço de compra) + 875 x 10 (consumo de gasóleo) + 200 x 10 (manutenção) = 30750 €

Estou a considerar que o carro a gasóleo vai gastar em média mais 200€ em manutenção anual que o eléctrico. Pode ser menos, pode ser mais...
Mas como a bateria é alugada, e portanto não tem riscos, está-se a arriscar mais quando se compra um carro a gasóleo, porque já se sabe que avarias nos injectores ou turbos são muito prováveis, e são milhares de euros que podem fazer a diferença.

Além disso, considerei a versão mais barata do Clio, se for a mais cara, o custo fica quase igual, com a desvantagem para o carro a gasóleo de ter mais risco associado.

Portanto, a longo prazo, não se pode dizer que o eléctrico fica claramente mais caro, mesmo na modalidade que a Renault oferece.

O consumo de electricidade não devia estar nessa equação. Seja qual for o carro, haverá sempre despesa em "combustível", portanto não fará sentido somar ao "preço total do carro". [;)]

Não me parece que tenhas razão. Nos últimos meses a Nissan reduziu significativamente os preços do Leaf, a Opel fez o mesmo ao Ampera e a Toyota já anunciou cortes no Prius plug-in nos EUA. Falamos de reduções de preços entre os 2.000€ e os 7.000€, não são propriamente uns trocos. Estou certo que isso vai continuar a acontecer, e cada redução aumenta os volumes de vendas, torna o produto mais vendável e potencia volume que permite introduzir mais reduções...

A redução de preço é só para inglês ver.
Esta baixa de preços iniciou-se com o Leaf nos EUA, porque começou a ser produzido localmente, o que permitiu reduzir custos.
Os outros não poderiam ficar quietos, né?

O Volt/Ampera sempre deu prejuizo. A redução de preço não aumentou as vendas (ao contrário do Leaf, que efectivamente subiram), pelo que devem estar ainda a perder mais dinheiro por unidade do que antes. O Cadillac ELR com o seu preço elevado, é o único do trio GM que apresenta um preço realista face ao custo de produção do carro.

Mesmo com os preços a que estavam, nenhum deles dava lucro, e em alguns casos, neste momento só estão a escoar stock acumulado, como acontece com o Focus.

A questão de fundo é que, nenhum carro eléctrico é ainda viável do ponto de vista comercial. Não existe mercado para tal.
Nem o Model S, que tem tido sucesso, já que grande parte dos resultados financeiros da Tesla são obtidos por venda de créditos de carbono a outros construtores.

El Renault ZOE con batería incluida ya es una realidad

Parece que a Renault no le ha quedado más remedio que terminar ofreciendo el ZOE con batería incluida y olvidarse del alquiler eterno. De momento la nueva fórmula arranca en Noruega y permitirá que cualquier interesado sea el propietario de una unidad al completo.

En los últimos años ya te hemos hablado mucho sobre la mala decisión tomada por Renault de ofrecer sus eléctricos siempre con la batería de alquiler sin dejar que cada usuarios pudiera optar por la fórmula que mejor se adaptase a sus necesidades. Resulta extraño que una marca como Renault que apuesta por los eléctricos no hubiera alcanzado el éxito en Noruega pero parece ser que los usuarios no estaban dispuestos a hipotecarse de por vida. Los pocos Z.E. vendidos allí han sido a empresas en formato de leasing total.

Mientras los Nissan Leaf, Tesla Model S y Volkswagen e-Up! no paran de incrementar sus ventas y alcanzar cifras inusuales, Renault quedaba apartada de las firmas más vendidas. Con el lanzamiento del ZOE en estos días esperan cambiar esa tendencia y aumentar notablemente su presencia en el país nórdico. Es de esperar que también se ofrezca el ZOE "completo" en el resto de países europeos más adelante.

La gama inicial del ZOE para Noruega está formada por tres niveles de acabados y hay que destacar que en los precios finales está incluido el WallBox EVSE necesario para poder cargar el vehículo en casa. El más completo de todos puede recargar el 80% en dos horas gracias al Wall Box y a la adaptación del vehículo específica.
  • ZOE Life Easy 191.980 coronas (23.177 €)
  • ZOE Easy Charge 211.980 coronas (25.710 €)
  • ZOE Intense Supercharge 221.980 coronas (26.912 €)
En comparación con el resto de modelos eléctricos, el ZOE queda bien situado y es probable que logre una aceptación bastante elevada, convirtiendo a Noruega en el primer mercado por encima del francés (habrá que esperar unos meses para ver cómo se comportan los usuarios pero en principio debería ser un éxito). Para que puedas comparar te dejamos los precios de otros modelos eléctricos:
  • BMW i3 170 CV 249.900 coronas (30.295 €)
  • Citroën C-Zero 64 CV 159.900 coronas (19.384 €)
  • Ford Focus Electric 145 CV 259.000 coronas (31.399 €)
  • Mitsubishi i-MiEV 64 CV 168.300 coronas (20.403 €)
  • Nissan Leaf 109 CV 219.700 coronas (26.634 €)
  • Peugeot iOn 67 CV 177.800 € (21.525 €)
  • Tesla Model S 60 kwH 306 CV 461.000 coronas (55.888 €)
  • VW e-Up 82 CV 194.120 coronas (23.534 €)
  • VW e-Golf 116 CV 253.700 coronas (30.757 €)

photo.jpg

Renault Zoe electric car review 2014 | TELEGRAPH CARS

Essa criatura é absurda. Simplesmente adorável!
Infelizmente não vai para produção.
Poderia ser o sucessor "espiritual" do Clio V6!

Andam por aí muitos carros destes ... :)

Será que compensam mesmo ?
- Compra das Baterias:
De facto, se comprasse um carro destes, vou acabar por gastar mais na troca das baterias do que os € que preciso para fazer 160 mil kms. Faço-os com cerca de 6800€ considerando o preço de hoje.

É verdade que o meu actual carro também precisa de ma
nutenções anuais que o ZOE não tem, mas por outro lado a electricidade para se carregar também é paga (e bem) já para não falar de um possível aumento de potência do quadro eléctrico para poder carregar o carro em casa sem grandes problemas. Por isso essa eletricidade sai de certeza mais cara do que as manutenções anuais do meu carro.

Juntando a isto, o preço inicial do carro é mais caro por ser eléctrico e acho que não faz muito sentido fazer um investimento desse calibre num carro com 8 anos. São 7500€!!!!! (+ mão de obra!?)

Estou obviamente a excluir as manutenções que são comuns, como pneus, amortecedores, etc... Acresce também que a garantia de 8 anos ou 160 mil kms só garante 66%da autonomia inicial. Se achares que não te chega e queres algo mais próximo ao que tinha de inicio já sabes o que te espera para trocar as baterias.

- Aluguer das baterias
Está fora de questão tendo em conta os preços do aluguer. Pagar 119 €/mês para poder fazer mais de 17500km/ano (para mim teria mesmo de ser esta a opção) está completamente fora de questão. Ao fim do ano seriam 1428€.

Com o meu carro, se quiser fazer
18 mil kms, por exemplo, nem sequer chego a precisar de 800€!!! Estamos a falar facilmente de diferenças na ordem dos 600€ para cima, sempre!!! Tendo em conta que as manutenções anuais do carro não chegam a custar 100€ em média, a minha situação actual é BRUTALMENTE mais favorável.

Mas isso não é o pior... Em cima dos 1428€/ano ainda é preciso acrescentar o custo das electricidade, eventuais deslocações (desnecessárias) a postos de carregamento rápido (para mim ficam bastante fora de mão...) e ainda o aumento de potência do quadro eléctrico que provavelmente seria necessário. Mais uma mensalidade a somar...

Dito isto... Onde é que estão as vantagens e a poupança? Eu fiz as contas e de facto não as consigo ver, Pelo menos para o meu caso...

No fim do teu post já deste a resposta à questão: "no meu caso". Os carros eléctricos (ainda) não são a solução para todos os tipos de utilizadores.

No fim do teu post já deste a resposta à questão: "no meu caso". Os carros eléctricos (ainda) não são a solução para todos os tipos de utilizadores.

O preço do zoe é muito elevado para o que oferece (é transversal a todos os elétricos).
A opção de aluguer de baterias não me parece, de todo, vantajosa.

Não vou estar a defender os carros eléctricos como sendo a 8ª maravilha do mundo, porque não o são. Mas se vão estar a olhar somente do ponto de vista financeiro no acto da compra, então são para esquecer mesmo. No entanto oferecem outras vantagens.

Voltar
Superior