Relação laboral

Só posso chamar nomes...a quem diz que aquilo que o colega relata no primeiro é normal e devia cumprir porque deve ter palavra de honra.

Este país realmente está entregue aos bichos.

Está visto que mestrado e post docs não dão inteligência a ninguém.

Já nada neste forum me choca.. [:D]

É um forum de Dr's, Empresários, patrões, milionários, e por ai em diante.. qualquer dia no registo é preciso licenciatura para o fazer.. [:D][:p]

Lendo o tópico todo dá para perceber que quem apoia é um daqueles ali em cima, esta mentalidade é do mais atroz que conheço, achar normal aquelas horas todas é aquele ordenado, é de rir. O SMN está feito para 40h semanais, não há duvidas. O que houver de extras tem de ser pago como tal, ou em valor monetário ou em descanso compensatório, pois as mais 10h semanais que ali estão são uma obrigação, logo tem de ser pagas como tal.

Se as empresas não conseguem pagar pelo menos o SMN pelas 40h semanais então que encerrem as portas.

Trabalhar para aquecer? Isso não paga as contas ao final do mês [;)] Ou melhor... paga, aqueles ali em cima enumerados.

Bem Haja Patrões. [:D]

Portugal tem um nível grande de desigualdade social para os padrões europeus e se existem negócios que realmente se a empresa aumenta os custos de pessoal realmente vai à falência na maioria o que existe é uma grande base a fazer trabalho por meia dúzia de trocos e depois o lucro da empresa vai todo apenas para as posições mais superiores / donos.

A mão de obra em certas actividades já está ao nível da china e india.

Basicamente Portugal para trabalhar para terceiros é sempre uma má opção a não ser em casos muito específicos com condições acima da média. E a conversa do custo de vida e afins só engana otarios. ( embora haja muitos motivos para se ficar )

O que o utilizador podia fazer era aceitar o trabalho, e depois quando arranjar algo melhor mudar. E reunir documentação e provas das coisas para fazer queixa se assim o entender.

Estava ali a ler o post do pastis sobre honra e só me ocorreu honra o carl*** lol. E eu sou um tipo que até vota cds pp. mas comer gelados com a testa é que não.

Última edição:
Eh pá, agora lembrei-me. O meu vizinho debaixo não lhe dava 5 tostões andava com o seu Corsa A, e a mulher lá andava com um xshara 1.4 2000. Agora tem uma fábrica, e lá deu para comprar o novo Monovolume da VW para ele e uma carrinha dacia logan para ela.

O grande segredo do bem estar é saber olhar para as situações aparentemente injustas e procurar nelas um caminho para o sucesso, ver o lado positivo das coisas. Saber plantar hoje para colher amanhã... Olhar para esta situação como uma condenação à humilhação é começar a guerra ja com o peso da derrota.

O user tem todos meios para reverter e evoluir duma posição precária para uma posição melhor se usar a cabeça para pensar de forma positiva com objectivos positivos e construtivos.

Claro está que se usar o caminho da guerrilha apoiada no cumprimento escrúpuloso da lei, então, ficará condenado a viver angustiado e acabará por perder tudo porque o mundo não é justo.

Pareço um pastor da iurd[:D]

Última edição:
O grande segredo do bem estar é saber olhar para as situações aparentemente injustas e procurar nelas um caminho para o sucesso, ver o lado positivo das coisas. Saber plantar hoje para colher amanhã... Olhar para esta situação como uma condenação à humilhação é começar a guerra ja com o peso da derrota.

O user tem todos meios para reverter e evoluir duma posição precária para uma posição melhor se usar a cabeça para pensar de forma positiva com objectivos positivos e construtivos.

Claro está que se usar o caminho da guerrilha apoiada no cumprimento escrúpuloso da lei, então, ficará condenado a viver angustiado e acabará por perder tudo porque o mundo não é justo.

Pareço um pastor da iurd[:D]

Ó meu amigo, adoças as palavras mais dar ao mesmo...
O user tem de aceitar se estiver à rasca como tantos outros infelizmente... Agora, achar normal é que é de anormal.

Última edição:
A empresa à qual fui é do ramo imobiliário (vende móveis). Neste caso, seriam 48h semanais, e caso fizesse vendas de 10.000€ ganhava mais 100€ além do ordenado, 20.000€ ganhava 200€, e por aí fora. Como já referiram por aqui foi apenas a uma entrevista, nem sequer aceitei nem assinei nada.
A meu ver, mediante os 557€ + subsídio de alimentação, eu deveria (caso entrasse na empresa) trabalhar de segunda a sexta (8 horas) e eventualmente sábados (parte da manhã), ou seja, um dia e meio de folga, no entanto, no código de trabalho diz que temos que ter pelo menos um dia de folga, ou seja, todos os outros, podemos trabalhar, depois fala em 40 horas semanais, mas depois já diz que podem ser mais. Ou eu não percebo nada ou a meu ver está um pouco confusa a legislação.

Recentemente fui a uma entrevista de emprego, em que as condições eram: oito horas e meia de trabalho por dia (segunda a sexta), sete horas e meia por dia (sábado), descanso semanal ao domingo, salário base 557 euros + subsídio de alimentação 4.52 euros. A minha pergunta é, por dia faria mais do que oito horas de trabalho e por semana mais do que quarenta horas, esta situação é legal? Estive a ver o código do trabalho e continuei com dúvidas, porque lá diz: "O período normal de trabalho não pode exceder oito horas por dia e quarenta horas por semana.", "O período normal de trabalho diário de trabalhador que preste trabalho exclusivamente em dias de descanso semanal da generalidade dos trabalhadores da empresa ou estabelecimento pode ser aumentado até quatro horas diárias, sem prejuízo do disposto em instrumento de regulamentação colectiva de trabalho." e "O acordo pode prever o aumento do período normal de trabalho diário até duas horas e que o trabalho semanal possa atingir cinquenta horas, só não se contando nestas o trabalho suplementar prestado por motivo de força maior."

A empresa à qual fui é do ramo imobiliário (vende móveis). Neste caso, seriam 48h semanais, e caso fizesse vendas de 10.000€ ganhava mais 100€ além do ordenado, 20.000€ ganhava 200€, e por aí fora. Como já referiram por aqui foi apenas a uma entrevista, nem sequer aceitei nem assinei nada.
A meu ver, mediante os 557€ + subsídio de alimentação, eu deveria (caso entrasse na empresa) trabalhar de segunda a sexta (8 horas) e eventualmente sábados (parte da manhã), ou seja, um dia e meio de folga, no entanto, no código de trabalho diz que temos que ter pelo menos um dia de folga, ou seja, todos os outros, podemos trabalhar, depois fala em 40 horas semanais, mas depois já diz que podem ser mais. Ou eu não percebo nada ou a meu ver está um pouco confusa a legislação.

Um post não diz o mesmo que o outro, mas enfim para o que se discutiu tanto faz.

De qualquer das formas, não há confusão nenhuma.
O SMN é 557€ e esse salário diz respeito a 40h semanais. Dependendo do horário e distribuição dessas horas ao longo da semana, acrescem subsídios como por exemplo o nocturno ou o de turnos.
O que for acima das 40h, terá legalmente que ser pago como horas extraordinárias, e estas têm regras, limites e bla, bla que estão na lei ou entram em banco de horas que também tem regras.

Um post não diz o mesmo que o outro, mas enfim para o que se discutiu tanto faz.

De qualquer das formas, não há confusão nenhuma.
O SMN é 557€ e esse salário diz respeito a 40h semanais. Dependendo do horário e distribuição dessas horas ao longo da semana, acrescem subsídios como por exemplo o nocturno ou o de turnos.
O que for acima das 40h, terá legalmente que ser pago como horas extraordinárias, e estas têm regras, limites e bla, bla que estão na lei ou entram em banco de horas que também tem regras.

Porquê que o que diz num post não diz no outro? A informação é a mesma...

Isto é muito simples: as 40 horas é o base. O que é a mais são horas suplementares. Não havendo convenção informal de cavalheiros à parte (que seria o caso pelo descritivo do post inicial), então conforme sejam em dias de semana, à noite ao sábado ou ao Domingo, então o salário é processado de acordo com o que diz a Lei.

Havendo a dita convenção ( em que aceitas voluntariamente condições particulares.) o que acontece é que as horas extraordinárias não são processadas no teu salário e pagam-te 40 horas, ponto. ( escusam de relembrar que é Ilegal...[:D], sei disso)

Agora és tu que defines o teu grau de flexibilidade para esta prática. Se não concordas: procura outro trabalho e não penses mais no assunto.

Não ligues muito ao "envenenamento" dos pseudo-sindicalistas deste mundo. Pensa por ti, e decide por ti sobre as vantagens e desvantagens de aceitar, a tua situação pessoal e financeira porque, no final, tu é que precisas de trabalhar e não eles...

Atendendo ao tipo de trabalho, não me parece que seja uma má proposta para começar.

Muitas vezes os empregadores já estão "escaldados" e preferem pagar pouco de início para avaliar o potencial do trabalhador e sua capacidade de resistência às exigência específicas da actividade e efectuar aumentos mediante bons resultados ( step by step) do que começar logo com bons salários e depois não haver resultados.

Nesse tipo de actividade é extremanete dificil "acertar" num bom colaborador mas qd este bom trabalhador aparece, geralmente é reconhecido mais tarde ou mais cedo. Não é uma questão de dinheiro: até pode pagar o dobro: se não tens feitio para o negócio e tipo de actividade: esquece.

Boa sorte.

Num dizes que é 8.5h de 2ª a 6ª e 7.5h ao sabado
No outro dizes que é 8h de 2ª a 6ª e manhã de sábado.
Num dizes que o descanso semanal é 1 dia
No outro dizes que o descanso semanal é 1.5 dias.

Se ler com atenção, vai perceber que no meu segundo post eu escrevi "a meu ver", ou seja, estava a dar a minha opinião de como, a meu ver, as coisas seriam legais. Não estava a dizer quais as condições que me apresentaram na entrevista. Logo, não me estou a contradizer.

Isso é normal e legal.
O pessoal das mediadoras e das vendas (suponho, pela descrição que fazes que seja para uma coisa ou outra) são sempre (ou quase) comissionistas e não empregados.
Os comissionista são prestadores de serviços e como tal não tem direito a horário, nem salário nem nada. Tudo o que envolve o negócio pode ser estabelecido livremente entre vocês dois, cliente e fornecedor.
A compra dos teus serviços com base em horas, e o pagamento com base no termo fixo (557,00€) mais termo variável (as parcelas dos 100,00€) só dependem da vontade das partes envolvidas, e não bastam para poderes chamar este contrato de contrato de trabalho, para isto precisas de mostrar a "autoridade" do beneficiário do trabalho como patrão. (CT12).
Por exemplo, se o teu cliente alem de te pagar o salário com comissão (perfeitamente válido em ambos os tipos de contrato), e ter contratado 48horas (idem, o contrato de trabalho com este tipo de horas é "criminoso" mas continua a ser contrato de trabalho), puderes mostrar que a tua hora de "entrada" e "saída" é estabelecida pelo teu cliente, que os sítios e horas aonde vais trabalhar (instalações do teu cliente, ou fora, deslocações ao cliente do teu cliente, ida a casas que estão para venda, conservatórias, etc...) é estabelecido pelo teu cliente, que os materiais e instrumentos que usas é propriedade do teu cliente, se mostrares várias (tem que ser várias, não precisam de ser todas, mas não pode ser apenas uma ou duas) podes conseguir que o teu contrato seja considerado legalmente sendo um contrato de trabalho.

Direto e crú, não só trabalhei na área da restauração, como a minha mulher trabalha hã 13 anos, passando por copeira, empregada de refeitório, cafeteira e atualmente cozinheira de 2ª (mas não no contrato).

Separando o trigo do joio, os hotéis e escolas/universidades ainda cumprem as 40h/5 dias por semana, cafés, confeitarias, bares, restaurantes é que é meio garantido fazer os 6 dias por semana, com os mesmos ganhos, que são uma miséria.

Quem se safa ainda são os chef´s e cozinheiras/os chefes, rondará um mínimo de 1200€/mensais passando os 1500€ dependendo do hotel/restaurante e isto sem ser chef´s de renome, tudo o resto andará num máximo de 700€ líquidos.

O que lamento, como a minha mulher já passou e saíu por vontade própria, é que muita da comida é feita e lançada para fora da cozinha em hotéis de 4 estrelas, por uma empregada cuja contrato se encontra lá: empregada de refeitório a ganhar 550€, um dia por semana era certo a chefe da minha mulher folgar e como sabiam que a Maria respondia às necessidades e muito mais, aproveitavam o facto e não contratavam mais uma cozinheira a peso de "ouro" (90€/dia limpos), mas encaminhavam uma dos pequenos almoços para ajudar a Maria no que fosse necessário, 550€ de ordenado num hotel de 4 estrelas, onde muitas vezes a sua comida era elogiada pelos clientes habituais.

Mas não esquecendo dos géneros que trazia para casa, que oa menos dava para amenizar a "dôr" do SMN, trazia parte do comer que sobrava, que era tanto que teria de reencaminhá-lo para a minha mãe, senão estragava e sobremesas incluídas e croissant´s.

Infelizmente é habitual trabalhar-se mais do que as 40 horas, quanto mais não seja aqueles 30min. ou 1 horas depois da nossa hora, que nunca entram para a contabilidade, também é certo e sabido que muita restauração está pela hora da morte, mas não invalida que quem ganhe bem, tente nivelar o mercado por baixo, ou até para não contratar mais um empregado, obrigue a que 4 pessoas façam as 50 horas semanais sem que para isso hja um incentivo monetário.

Basta verem os classificados nos jornais, 1/3 por vezes é a pedirem cozinheiros/as, porque será?

Xiu!!!!. Os pseudos DRs, empresários do forum ainda te caiêm em cima.

Eu sei o que é trabalhar na restauração, já andei uns anos, mandei á m3rd@. Agora tenho uma profissão que tem havido mais oferta que procura (motorista pesados, isto está mau para os lados dos patrões) por menos de 900€ a fazer nacional, todos os dias em casa, nem me dou ao trabalho de aceitar, nacional a dormir fora, já sobe a parada (pelo menos uma diária de minimo 20/25€ além do salário).

Última edição:
Voltar
Superior