Que vinho bebem?

O preço normal são os 6€ e não os 18€ [:D]

Como acho que tens os gostos vínculos parecidos com os meus achava que ias gostar.
Guarda Rios e a Herdade de S. Miguel são vinhos que até ponho nas jantaradas cá de casa quando tenho pessoal que liga mais à quantidade do que à qualidade do vinho, eles gostam sempre e não me dão cabo da carteira, não vale a pena dar "pérolas a porcos" [:D]

Nestes vinhos alentejanos mais baratos, também há o Monte dos Amigos Reserva que pertence à mesma adega do Herdade de S. Miguel, que também se bebe bem mas acabo por preferir o Herdade de S. Miguel.
É daqueles que também costuma estar muitas vezes em "promoção" no Continente, acho que também é daquelas marcas feitas de propósito para o Continente porque não me lembro de ver à venda noutro local.
Obrigado pela sugestão.

Gostas de vinhos do Douro? Ou és mais Alentejo?

O que entendes por acidez?

Eu leio muitas vezes alguns camaradas aqui do tópico falar em acidez, mas estou convencido que estão a falar de outro elemento estrutural.

A acidez:

Contribuição: Componente essencial do vinho. Contribui para a sensação de frescura na boca, sendo indispensável à longevidade, balanço e vida do vinho.

Percepção: A percepção da acidez verifica-se com facilidade nas zonas laterais da língua (sensação de salivar), na frescura que provoca, e nos estímulos/solavancos que incute à estrutura.
Exemplo: Quando tem pouca acidez, o vinho fica frouxo, mole, sem alma. O seu excesso origina uma sensação ácida e verde na boca.
Bom eu estou longe de saber exprimir em palavras as sensações que o vinho me dá.

Basicamente posso dizer se gosto, gosto muito ou não gosto.

Quando falo em acidez, refiro-me a certos vinhos que se tornam ácidos na boca.
Quando não tem esta acidez, digo que é um vinho sauve.

Bom eu estou longe de saber exprimir em palavras as sensações que o vinho me dá.

Basicamente posso dizer se gosto, gosto muito ou não gosto.

Quando falo em acidez, refiro-me a certos vinhos que se tornam ácidos na boca.
Quando não tem esta acidez, digo que é um vinho sauve.

E a parte a bold é sem duvida o mais importante. Vinho é prazer e o prazer tem muitas formas.

O resto foi só mesmo para acrescentar algo do que aprendi num curso de vinhos que fiz há uns anos. Aliás, o que está ali escrito foi retirado do manual.

E a parte a bold é sem duvida o mais importante. Vinho é prazer e o prazer tem muitas formas.

O resto foi só mesmo para acrescentar algo do que aprendi num curso de vinhos que fiz há uns anos. Aliás, o que está ali escrito foi retirado do manual.

Aqui por casa também gostávamos de fazer um curso de vinho, quando o Covid der uma abertura a ver se pesquiso onde possa fazer.

Quais os teus favoritos do douro?

Eu sou fã dos vinhos da Quinta Nova.

Gosto de vários, acho que não consigo fazer uma lista de favoritos, ainda por cima eu basicamente só conheço até aos 12€/garrafa.
Os da Casa Ferreirinha têm-me surpreendido pela relação qualidade/preço, ando fã do Vinha Grande e até do Esteva.
Gosto também dos da Quinta da Pacheca, Carm, Symington, Duas Quintas, Ventozelo e Vallado, e mais alguns, não consigo mesmo dizer um favorito.

Esta é a listagem de vinhos do Douo que tenho neste momento, alguns ainda nunca provei, outros já conheço, mas como podes ver são poucas as graffas que passam dos 10-12€ que eu referi.

Eu gostei. Fui com um grupo de amigos e foram 6 quintas feiras das 19 as 23 muito bem passadas (e regadas). Infelizmente quem me deu o curso, já faleceu.

Eu até pensava em algo de um dia só, 6 dias era uma festa, mas não queria que fosse à quinta-feira, a sexta-feira era melhor não fosse haver ressaca...[:D]

Já partilhei atrás um curso mas é no porto e está esgotado para já. Mas são três sextas das 18h30 as 22h o primeiro nível. Parece bom para começar.

Gosto de vários, acho que não consigo fazer uma lista de favoritos, ainda por cima eu basicamente só conheço até aos 12€/garrafa.

Eu tento não gastar mais de 6 euros em vinhos diários (que na realidade não são diários, mais dia sim dia não).
E 12 13 euros nos vinhos de fim de semana.
Vinhos mais caros ficam reservados para aniversários, festividades e ocasiões especiais.

Tens de experimentar umas coisas da Quinta Nova (caso não tenhas feito). Recomendo o Unoaked e o Graínha. Vais gostar.

Lista interessante. Por acaso todos os vinhos que experimentei da Quinta da Pacheca deixaram a desejar. Fiquei sempre com a ideia que não valem o dinheiro.

Da tua lista já bebi 1/3 dos vinhos.

Esse Crasto superior de 2013 deve estar no ponto.

Última edição:
Eu tento não gastar mais de 6 euros em vinhos diários (que na realidade não são diários, mais dia sim dia não).
E 12 13 euros nos vinhos de fim de semana.
Vinhos mais caros ficam reservados para aniversários, festividades e ocasiões especiais.

Tens de experimentar umas coisas da Quinta Nova (caso não tenhas feito). Recomendo o Unoaked e o Graínha. Vais gostar.

Lista interessante. Por acaso todos os vinhos que experimentei da Quinta da Pacheca deixaram a desejar. Fiquei sempre com a ideia que não valem o dinheiro.

Da tua lista já bebi 1/3 dos vinhos.

Esse Crasto superior de 2013 deve estar no ponto.

Da Quinta Nova Já provei o Unoaked gostei mas não achei nada de especial, até comentei aqui que achava estranho darem ênfase ao vinho não passar em barricas, o Grainha ainda quero experimentar.
A Quinta da Pacheca por acaso tenho ideia de antes os vinhos serem melhores, ultimamente também não tenho gostado muito e deixei de comprar.

O Crasto Superior de 2013 até tenho medo de o abrir e ele não estar em condições, passou já por várias casas e nem sempre o tive bem guardado, a ver se o abro um dia destes.

O Herdade de S.Miguel não é do esquema do Continente.Só se tiverem uma referência feita para eles.
Já vi à venda no supermercado Coviran.3 referências diferentes.

Da Quinta Nova Já provei o Unoaked gostei mas não achei nada de especial, até comentei aqui que achava estranho darem ênfase ao vinho não passar em barricas, o Grainha ainda quero experimentar.
A Quinta da Pacheca por acaso tenho ideia de antes os vinhos serem melhores, ultimamente também não tenho gostado muito e deixei de comprar.

O Crasto Superior de 2013 até tenho medo de o abrir e ele não estar em condições, passou já por várias casas e nem sempre o tive bem guardado, a ver se o abro um dia destes.
Estou agora recordado se teres falado nessa situação do unoaked. Eu gostei, mas o Graínha é outra loiça.

Bebe isso !!!

O Herdade de S.Miguel não é do esquema do Continente.Só se tiverem uma referência feita para eles.
Já vi à venda no supermercado Coviran.3 referências diferentes.

Eu disse que o que era esquema/marca do Continente era o Monte dos Amigos, que pertence à mesma adega do que o Herdade de S. Miguel.
O Herdade de S. Miguel vende-se em vários locais.

Hoje ao jantar, Quinta do Monte d´Oiro Syrah 24 2011, belíssimo vinho, complexo, afinado e preciso, notas de caruma e fruta madura, na boca macio e saboroso, com grande equilíbrio em todas as frentes, é um vinho de grande nível.

Nota: 18,5

Preço: 49€

LzE237z.jpg

wnbSXcs.jpg

R793QBu.jpg

F5nIiPi.jpg

Voltar
Superior