Ah mas nao eras tu que te lamentavas pela Opel nao vender nada nos segmentos altos? Acho que ja percebes-te o porque. E a Opel nao tem argumentos tao fortes como por exemplo a Citroen a Renault a VW. Nestes segmentos nao vale a pena um carro ser bom o que interessa é o simbolo que eles ostentam.
Também não é bem assim! :sh) Daqui a bocado estão a dizer que os alemães são um monte de m€rda, que não prestam para nada, que não têm qualidade nenhumas, que só avariam... enfim, facciosismo a quanto obrigas! :sh)
A verdade é que quando vamos comparar determinados aspectos que costumam ser pouco analisados, existem de facto diferenças enormes em certas coisas. Muito do que acontece pode ser resultado do passado, sim. Recordo um crash test que foi feito em larga escala pela revista alemã
auto motor und sport, em 1990. Na altura, um dos argumentos de compra raramente era a segurança passiva dos carros. Testaram os seguintes carros: Mercedes W 124, BMW Série 5, Volvo 740, Nissan Maxima, Opel Omega A, Renault 25, Honda Legend e Fiat Croma.
Pois é, adivinhem a ordem de classificação destas 8 berlinas de segmento superior? Se eu vos pedisse para o fazerem, por que ordem colocariam os carros? Provavelmente +/- pela mesma ordem que eu as referi acima (exceptuando essa, para mim, ENORME desilusão que foi a Honda neste teste). Pois foi mesmo essa a ordem de classificação, e com diferenças verdadeiramente
assustadoras na época! E foi "engraçado" verificar como o "primo" do Fiat Croma, o Saab 9000, teve resultados bem superiores a este noutros testes realizados na altura.
Hoje em dia essas diferenças já não existem - os actuais sucessores desses carros atingem todos as 4 ou 5 estrelas no Euro NCAP, mas lá está, é um aspecto do passado que ainda pesa na aquisição de um carro dessa gama, e como esse, ainda muitos vão continuar a pesar. Dizia-me um vizinho meu, que tem um Clio, assim: "Eh pá, eu quando comprei carro novo, ainda andei a ver os Golf, pena o guito não ter chegado para um! Mas realmente, aquilo em termos de qualidade não tem nada a ver! Nem mesmo em relação ao Mégane! O som do fecho das portas, até o peso do capot, que era outro...". Ora, mesmo que ele não saiba o que está a dizer, é esta "qualidade apercebida" e o preço superior dos carros que faz as pessoas desejá-los quando não podem adquiri-los, e comprá-los assim que podem!
Tudo isto só para dizer, portanto, que a
tradição conta, e tem muito peso nestes segmentos. E que existe um cada vez maior equilíbrio entre os produtos, existe! Mas a imagem ainda vende, e é uma questão de ANOS até as coisas mudarem! Mas, também vos digo uma coisa: de certeza absoluta que não é com autênticos
abortos estéticos [:vm)] [:vm)] [:vm)] como o Renault Vel Satis que vão conseguir, de certezinha absoluta, por mais
qualidades que o carro tenha, e tem-nas!
Mas não me venham agora também dizer que os alemães não valem um peido, pois quem diz isso, ou está de má fé e cego de dor de coto, ou então não faz a mínima ideia do que está a dizer! :sh)
As discussões sérias vêem-se por aí.