Pronto a Comer é um bom negocio ?

Alem do que colocas a Bold....tenho de ver o custo de um equipamento total para o efeito.

Abrir novo não compensa! Com as exigências da ASAE e demais legislação actual só em equipamento e para obtenção de uma primeira licença gastas uns milhares! Mais vale apanhar o trespasse de um local já com licença![;)]

Tenho uma amiga que se meteu nisso à coisa de 2 anos quando ficou desempregada! Ficou com um estabelecimento bem localizado (ao pé de muitos serviços) mas com pouca clientela porque a proprietária não se queria chatear muito! Agora até fazem bicha na rua! Ela diz que é rentável!

Eu sou um adepto recente dos take-away e posso dizer que está a tornar-se num vício, é rara a semana que não passe num e não traga comida para 2 ou 3 dias, daquela que dá para aguentar bem no frio e depois é só meter no micro-ondas (frango, arroz de pato, essas coisas básicas). Mesmo nas férias no Algarve recorri a isso várias vezes.

Cada vez o pessoal tem menos tempo e paciência para grandes cozinhados a não ser ao fim de semana e é uma solução bastante prática e não sai assim tão caro como isso.

Não me admiraria que fosse considerado um "negócio de futuro", tal como as empresas de limpezas domésticas ou de passar roupa a ferro, está relacionado com os novos estilos de vida das pessoas.

O conselho que te daria é o que daria para qualquer outro negócio: análise da localização (evitar zona "pobre"), preços competitivos que levem as pessoas a pensar "com um preço destes não vou estar a fazer jantar em casa" e principalmente, qualidade, que nos take-away é mesmo essencial, se a comida não prestar ou for apenas razoável as pessoas não se fidelizam.

Para começar podes dar uma vista de olhos no portal do licenciamento para ficares com uma ideia sobre o processo de licenciamento e outros requisitos legais inerentes à abertura de um estabelecimento de restauração e bebidas: licenciamento de estabelecimentos de restauração e bebidas

O próximo passo será fazer um plano de negócios, um pouco como aquele que o SB mostrou uns post's atrás, no entanto, para a coisa ser bem feita terás que ser mais minucioso, até porque estamos a falar de montar um negócio que requer um elevado investimento financeiro. Tens aqui um guia técnico sobre a gestão da restauração que poderá ser útil: http://www.th2.com.pt/th2/th2lounge_files/Guia%20Técnico_Gestão%20em%20Restauração%20e%20Bebidas.pdf
Tem muita teoria mas também tem bons conselhos e boas ideias para aplicar no negócio (o guia é de 2006, por isso, alguma legislação poderá estar desactualizada).

Este é um negócio que está em franco crescimento, no entanto, hoje em dia, é arriscado apostar no quer que seja, portanto, quanto melhor informado estiveres, melhor preparado estarás para enfrentar as dificuldades que irás certamente encontrar pelo caminho. [;)]

Aqui na zona é bom negocio bastante até. Acho que depende sempre de zona para zona, da qualidade/preço/quantidade e da variedade dos "pratos"

Se é bom negócio ou não, não sei, mas sei que se fosse perto daqui de casa, terias clientes na certa.

Aqui em casa recorre-se muito a isso! [;)] Take-Away com qualidade é fixe, vens do trabalho a caminho de casa passas, levas e pagas pouco.

Eu digo-te já que a vender pratos a 3.75€ nunca vais a lado nenhum, e nem preciso fazer contas nenhumas. Este tipo de negócio quando muito dá para "sobreviver". Não é este tipo de restaurantes que dá dinheiro, a não ser que:

- vendas muito, mas mesmo muito (algo totalmente fora do vulgar) ou
- tenhas uma "rede" com 7 ou 8 pontos de venda e consigas aumentar receitas e reduzir despesas.

Se não é nenhum destes casos, esquece.

isto noutros tempos, soube eu pelo meu pai que amigos dele vendiam numa roulotte doses de batatas fritas com ketchup e maionese e mais nada, a não ser bebidas, durante 3 meses de verão no algarve. faziam praia de manhã e depois trabalhavam até às tantas. resultado? 600 contos pelos 3 meses, not bad. agora um take-away envolve custos e os implementados ganham-te na boa. contudo, há quem vendo perto de churrasqueiras e vá tendo lucro na mesma. sei de restaurantes que as doses dão para 2 pessoas e ficam por 3€ (mais 50 cent. se nao levares tacho), sei de outros só take-away em que fica por 5,5, 6,5€ e sei de restaurantes que vais buscar por cerca de 7€ e trazes arroz de feijão para 6 e panados também devem ser uns 6.

é preciso sorte, engenho, diferenciar-se dos outros e apostar em qualidade de confeção e simpatia. são os ingredientes essenciais, penso eu.

Consta por aí que um grande grupo tuga vai lançar uma rede de pronto-a-comer por todo o lado no país. A comida será feita numa megacozinha algures ( por acaso até sei onde) e distribuída em quente por entre os vários pontos de distribuição.

Diz-se que esse sistema vai rebentar com a restauração tradicional com pratos completos a menos de 5€ no local e 3€ para fora ( c/ tudo sopa, prato bebida sobremesa e café).

Quem me contou diz que é revolução que aí vem.

Isso é o que já faz o pingo doce à muito tempo. Fazer comida e entregar quente em todo o país? Estando horas a temperaturas quentes? Não acredito...

Um restaurante take-away é mais na base dos grelhados que saem sempre bem.

Agora um restaurante para servir no local não há nada do um um fast food à moda antiga.

Já conheço à muitos anos um restaurante onde tem um cardápio do género:

bifana - 1,20€
omolete - 0,80€
omolete mista - 1,20€
cachorro - 0,80€
bacalhau - 1,20€
sopa - 1,00€

Ou seja, só serve em comida em carcaças, faz uma sopa do dia e as bebidas tem à pressão ou de cápsula que normalmente não passam de 1€.

Uma refeição de 2 bifanas, sopa e bebida fica em 4,40€ o equivalente a um McMenu.

E tem sucesso pela quantidade que vende. Só é preciso ter alguma qualidade na comida.

O Pingo Doce atirou-se com força nisso.

Era o que eu vinha aqui dizer.

Como negócio particular, é um mau negócio, porque o Pingo Doce arrasou a concorrência.
A única possibilidade é ter a oferta num local onde não haja este tipo de concorrência.

Mas é preciso ter atenção, mesmo em zonas residenciais onde não exista um Pingo Doce
(há alguma? [:D]), há pessoas que trazem do Pingo Doce perto do trabalho, ou no caminho.
Por exemplo, acho que há um Pingo Doce no Cais do Sodré, pelo que na Linha de Cascais
não deverá resultar como um bom negócio.

Para além disso, há muitos restaurantes que vendem para fora...

Consta por aí que um grande grupo tuga vai lançar uma rede de pronto-a-comer por todo o lado no país. A comida será feita numa megacozinha algures ( por acaso até sei onde) e distribuída em quente por entre os vários pontos de distribuição.

Diz-se que esse sistema vai rebentar com a restauração tradicional com pratos completos a menos de 5€ no local e 3€ para fora ( c/ tudo sopa, prato bebida sobremesa e café).

Quem me contou diz que é revolução que aí vem.

Já trabalhei numa empresa de catering, ligada a restaurantes de renome (muito conhecida), a comida que era servida no catering, vinha de um armazém ENORME em Aveiro, comida essa que era "empacotada" e congelada, o contrato foi foi inicialmente (na 1ª abordagem), refeição essa servida num dos restaurantes do grupo (para além da empresa de catering), que fica ao cliente por 6€ o prato (no restaurante), no catering era indiferente porque era 1 dos 3 pratos existentes + sobremesas + entradas, etc, resumindo, no restaurante o cliente pagava 6€ o conduto, pelo qual o patrão tinha pago 0.40€ (não, não estou a brincar) e durava semanas no congelador, meia volta comia um dos pratos e sabia muito bem.

Já trabalhei numa empresa de catering, ligada a restaurantes de renome (muito conhecida), a comida que era servida no catering, vinha de um armazém ENORME em Aveiro, comida essa que era "empacotada" e congelada, o contrato foi foi inicialmente (na 1ª abordagem), refeição essa servida num dos restaurantes do grupo (para além da empresa de catering), que fica ao cliente por 6€ o prato (no restaurante), no catering era indiferente porque era 1 dos 3 pratos existentes + sobremesas + entradas, etc, resumindo, no restaurante o cliente pagava 6€ o conduto, pelo qual o patrão tinha pago 0.40€ (não, não estou a brincar) e durava semanas no congelador, meia volta comia um dos pratos e sabia muito bem.

Exactamente há muitos take away com contratos com empresas de catering, nem precisam de cozinheiro, é descongelar e aquecer segundo as normas e está pronto a vender.

Sei de quem tenha aberto um pronto a comer em Lisboa há coisa de um ano. Um espaço pequeno, com duas ou três mesas apenas. Já fechou! [:D]

Voltar
Superior