Pronto a Comer é um bom negocio ?

Outra das coisas que me passou pela tola é se realmente o IVA aumenta para a Hotelaria ( dos 13% para Deus sabe qual )....logo aí, é uma martelada do catano.

Outra das coisas que me passou pela tola é se realmente o IVA aumenta para a Hotelaria ( dos 13% para Deus sabe qual )....logo aí, é uma martelada do catano.

Do camandro, diria eu...[:D]

Deixa-me dar-te a minha opinião, menos técnica e menos erudita, mas do senso comum, de quem quase sempre teve familiares no ramo da hotelaria.

Coisa certa, o pequeno negócio, com participação directa do dono, é uma vida sem descanso.

Apostar NESTE tipo de pequeno negócio, sem ser da "arte", nos dias de hoje, a selva não te permite aprenderes com a experiência, morres afogado antes de ficar sem pé...

Mas isto sou eu, não quero colocar em causa as vossas capacidades, longe de mim fazê-lo.

Vou dar-te um exemplo, a tua actividade actual (comércio auto), há uns anos, "qualquer um" entrava de olhos fechados e se tivesse gosto e dedicação, singrava...

...hoje não tem hipótese alguma.

[;)]

Última edição:
Do camandro, diria eu...[:D]

Deixa-me dar-te a minha opinião, menos técnica e menos erudita, mas do senso comum, de quem quase sempre teve familiares no ramo da hotelaria.

Coisa certa, o pequeno negócio, com participação directa do dono, é uma vida sem descanso.

Apostar NESTE tipo de pequeno negócio, sem ser da "arte", nos dias de hoje, a selva não te permite aprenderes com a experiência, morres afogado antes de ficar sem pé...

Mas isto sou eu, não quero colocar em causa as vossas capacidades, longe de mim fazê-lo.

Vou dar-te um exemplo, a tua actividade actual (comércio auto), há uns anos, "qualquer um" entrava de olhos fechados e se tivesse gosto e dedicação, singrava...

...hoje não tem hipótese alguma.

[;)]

De modo algum, agradeço todos os comentarios que possam fazer-me ver todos os lados possiveis principalmente de quem têm conhecimento do ramo.

Na verdade, "existem duas hipoteses" sendo que uma delas é um pronto a comer, ou outro é um Centro de Estudos/ATL. Não t~em nada haver uma coisa com a outra mas o ultimo até temos contacto com uma pessoa que iniciou em Março e esta a correr sobre rodas...

Nem ela quer seguir a area dela, nem eu a minha por isso estamos a analisar outras hipoteses. Até empresas de limpezas no Algarve analizamos tal não é/foi a dificuldade em encontrar uma na zona de Tavira/Cabanas/Monte Gordo/Manta Rota para limpar a casa: ninguem atende telefones, telefones desligados, empresas desactivadas sendo que as poucas que existem trabalham em cima do joelho e mal...[:D]

Obviamente que conto com dificuldades, com concorrência e com necessidade de marcar a diferença senão serei "mais um".

Última edição:
Porque não uma pastelaria com fabrico próprio? Tinha de existir muitos €€€ investidos (calculo), mas é uma coisa que tem mais saída do que cafés que servem almoços, ou take-away´s, daquilo que vejo.

Porque não uma pastelaria com fabrico próprio? Tinha de existir muitos €€€ investidos (calculo), mas é uma coisa que tem mais saída do que cafés que servem almoços, ou take-away´s, daquilo que vejo.

Sou-te franco, nunca ponderei isso porque requer uma dedicação muito maior e muito maior experiencia e conhecimento....para alem do investimento como referiste. Cheguei a pensar numa casa de chá a serio...coisa que há muito pouco em Lisboa...associado a bolos caseiros e a um bolo de pastelaria pequena com varios recheios possiveis sendo essa a especialidade, mas afastei a ideia.

Cheguei a pensar numa casa de chá a serio...coisa que há muito pouco em Lisboa...associado a bolos caseiros e a um bolo de pastelaria pequena com varios recheios possiveis sendo essa a especialidade, mas afastei a ideia.
Abriu recentemente a Poison D'Amour perto do Príncipe Real ;)
photo.php

Última edição:
Abriu recentemente a Poison D'Amour perto do Príncipe Real ;)
photo.php

Não conheço, mas obrigado pelo registo: faço tensão de ir lá meter o nariz.

O que se passa nas casas de chá é que, em Lisboa, grande parte são tão casas de chá como alguns cafés...

O chá é um mundo enorme do qual a minha maria tem o prazer de fazer parte da Confraria Nacional: vai inclusive á Gorreana em Outubro.

Eu desconhecia que o chá permitia fazer....sangrias e cocktails.....e receitas de comida. Conheces casas de chá com estas coisas ? Infelizmente não há muitas...

Há casas de chã, fraquitas, com 15 chas em latas e tu olhas para elas como um burro para um palacio.....e ninguem nas casas de chã percebe nada daquilo para te aconselhar: há muitas inclusive que vendem os chas em saquetas....e isso, 90% dos casos, não presta para nada...

É um mundo que eu gostava de explorar e especializar....mas, duvido, que seja algo de apostar nesta altura...

Só conheço o franchising do armazém do café(empresa portuguesa do norte do país) , um casal amigo teve uma loja e tinham uma grande variedade de chás e cafés. Tinhas alguma liberdade para teres à venda produtos criados por ti, bolos ou mesmo cafés da tua autoria. o preço do franchishing não era alto. entretanto acabaram por fechar devido à renda brutal que pagavam pela loja.

eu alinho pela mesma bitola das casas de chá, as lojas de produtos gourmet....

muito bonito, muito distinto.... mas com um publico alvo muito restrito e residual.

na minha opinião, um negócio a montar neste momento, terá que ser para massas"

Não comparem o take away dos Pingo Doce (comida ranhosa e que não sabe a nada) com alguns bons take away em que a comida é mesmo, mas mesmo boa. Estou a falar por exemplo de um em Odivelas perto do Metro.

eu alinho pela mesma bitola das casas de chá, as lojas de produtos gourmet....

muito bonito, muito distinto.... mas com um publico alvo muito restrito e residual.

na minha opinião, um negócio a montar neste momento, terá que ser para massas"

É que não podias atirar mais ao lado!! [:D][:D]

De modo algum, agradeço todos os comentarios que possam fazer-me ver todos os lados possiveis principalmente de quem têm conhecimento do ramo.

Na verdade, "existem duas hipoteses" sendo que uma delas é um pronto a comer, ou outro é um Centro de Estudos/ATL. Não t~em nada haver uma coisa com a outra mas o ultimo até temos contacto com uma pessoa que iniciou em Março e esta a correr sobre rodas...

Nem ela quer seguir a area dela, nem eu a minha por isso estamos a analisar outras hipoteses. Até empresas de limpezas no Algarve analizamos tal não é/foi a dificuldade em encontrar uma na zona de Tavira/Cabanas/Monte Gordo/Manta Rota para limpar a casa: ninguem atende telefones, telefones desligados, empresas desactivadas sendo que as poucas que existem trabalham em cima do joelho e mal...[:D]

Obviamente que conto com dificuldades, com concorrência e com necessidade de marcar a diferença senão serei "mais um".

Sinceramente, são 2 boas opções de negocio, e com boa margem de crescimento/sucesso, desde que devidamente planeadas.

Em relação ao "pronto a comer" trata-se de um investimento avultado no inicio, pelas licenças e pelo controle de qualidade que terás que apresentar. O valor que referes a titulo exemplificativo (3,75-4 euros) já dá para uma boa margem de lucro, desde que exista alguma atenção na procura de bons fornecedores. Se venderes 100 "diárias", por exemplo, fazes 400 euros/dia, mas certamente se estiveres aberto ao almoço e jantar fazes bem mais que isso. Bastam 1 bom cozinheiro e mais um auxiliar de cozinha, sendo que o 3º elemento da caixa podes ser tu/tua mulher.
Apesar das margens de lucro não serem tão grandes como em restaurantes de mesa (bebidas, café, entradas, sobremesas é onde a margem de lucro é maior) tb tens menos encargos com pessoal. Em termos genericos, espera uma margem de cerca de 40-50%. Se os salarios de 1 cozinheiro+ajudante rondar os 2500 euros, verás que ainda há uma boa margem negocial.
Agora é ver local, investimento inicial, escolher bons profissionais (mto importante)...
Abraço

não te importas de desenvolver ?

Não há muito que desenvolver, é estratégia de marketing e gestão. Cada vez mais as pessoas procuram soluções personalizadas e que sejam diferenciadoras. Da roupa, aos hobbies, até na comida. Estratégias de "massas" não agradas nem a Gregos nem a Troianos. Não tens qualidade nem preço. Tens concorrência que nunca mais acaba.

No ano passado, o contabilista do meu pai abriu um desses take away.

Atirou-se de cabeça. Comprou o espaço, não alugou. Fez as obras necessárias, comprou tudo o que era preciso para começar a funcionar,, até uma Peugeot Partner nova para entragas.
Não faço ideia do que gastou até à data de abertura, mas podemos supor que não foi pouco.

De momento, o negócio não lhe corre da melhor maneira. Se já ia levar um bom tempo a recuperar do investimento, supondo que tinha uma boa afluência de clientes, com o negócio a não correr bem, não sei como vai ser.

Já fui lá comprar comida várias vezes e fiquei sempre satisfeito. O preço não é mau, nunca me queixei depois de ver a conta no final. Simplesmente não vende o suficiente.

É sempre um risco abrir um negócio destes. Há um por cá, que vende imenso todos os dias e estes sim estão bem. Já no caso que falei, não se pode dizer o mesmo, infelizmente.

Última edição:
Sou-te franco, nunca ponderei isso porque requer uma dedicação muito maior e muito maior experiencia e conhecimento....para alem do investimento como referiste. Cheguei a pensar numa casa de chá a serio...coisa que há muito pouco em Lisboa...associado a bolos caseiros e a um bolo de pastelaria pequena com varios recheios possiveis sendo essa a especialidade, mas afastei a ideia.

Isso é que era! apr:)

Tb me parece que um negócio virado para um publico alvo mais "exclusivo"/entendedor/apreciador seria a melhor aposta neste momento.

Ainda há dias estava a comentar este assunto em relação a hóteis e pousadas de "charme".

Multiplicam-se e com grande sucesso.

Apostava na casa de chá.
Ainda por cima, a tua esposa (pelos vistos) está bem dentro do tema!

De qualquer forma, boa sorte!

Ah e diz lá onde é isso em Cabanas, que um destes dias vou para lá e tb vou querer comer. [:D][:p]

Um negocio que tenho visto que dá bons resultados (aparentemente) sao as casas de Tapas ... à espanhola .

Tem cerca de 10/15 tapas com um grau de execução muito baixo !

Ah .. .em horarios alargados. que a malta gosta dessas coisas é a partir da meia noite.

Basicamente pratos de

Queijo com oregãos
Presuntos varios
Chouriço Assado
Murçelas
Alheiras
Cogumelos Varios
Pratos de Bacalhau (tem varios)
Rissois de boa qualidade

Vendidos a 2/3 € conforme a localização ...

Sangria
Cerveja
Vinho

Um estilo rustico e voilá ...

Última edição:
Voltar
Superior