Pronto a Comer é um bom negocio ?

PeugeotSales

Well-known member
Possivelmente este não será o melhor local para se colocar esta duvida, mas já agora gostava de ter mais opiniões.

Recentemente tive no Algarve em Cabanas de Tavira de ferias e se há coisa que não apetece nas ferias, é andar a fazer almoço e jantar, lavar a louça e andar pelos supermercados.

Lá desencantei um pronto a comer, muito barato e com comida bastante boa até, e desde aí.....nunca mais fiz coisa nenhuma lá em casa: para terem uma ideia uma meia dose ficava por 3,75 euros e dava perfeitamente para uma pessoa.

A minha maria que anda farta de trabalhar para os outros e aborrecida com o emprego que tem...começou logo com ideias: meteu na cabeça que isto em Lisboa seria um sucesso porque as pessoas pouco tempo têm para ir para casa e fazer o jantar, para alem de paciência necessaria tambem escassa...

Lá andei a ver pela net e por consequencia para alem de encontrarem muitos poucos sites na net de prontos-a-comer.....encontram-se sim, carradas dele para trespasse...o que obviamente quererá dizer alguma coisa.

Acham que é um bom negocio ?? Ou são ideias malucas dela...? Verdade seja dita que a venderem pratos a 3,75....eu não sei como é que aquela gente têm lucro, mas algum devem ter senão nao estavam abertos :sh)

Digam lá de vossa justiça...

Podem simplesmente não ter despesas com renda ou empregados, há N factores que não a comida e o preço final em si que contribuem para o sucesso/desastre de um negócio desse calibre.

Depende, localização, clientela possível, publicidade e obviamente qualidade da comida e serviço, podem ditar o sucesso ou fracasso.

Há uns tempos um user tinha falado em abrir uma churrascaria na Holanda (?), pois mesmo em PT é um negócio que vendendo mais umas coisas, acompanhamento e mesmo um prato ou outro pronto, pode ter sucesso com alguma facilidade.

Isto do comércio/retalho também tem ciclos... A febre do centros comerciais está a acalmar, cada vez o comércio de rua está a avançar com força, nomeadamente e em Lisboa.

De repente, as mercearias de bairro, as frutarias, comércio de bairro em geral ganhou novo fôlego.

E possivel sentir essa tendência pelo facto de os próprios grandes grupos de distribuição (sonae, jeronimo martins) estarem a apostar em conceitos para este tipo de comércio.

Os pronto a comer podem integrar-se nesta tendência... desde, claro, que consigam um conceito diferenciador, com preço e qualidade... E aí é que está o segredo.

Se acharem que têm capacidade paara fazer um pronto a comer com estas caracteristicas, digo-te que é uma boa aposta. [;)]

Tenho um conhecido meu que é um profissional reconhecido no mundo dos centros comerciais e cuja uma das suas apostas de negócio paralelo foi uma loja de venda de frangos para fora... Fartei-me de o gozar na altura mas a verdade é que as coisas lhe estão a correr muito bem.

E mais uma nota, depois da febre do fast food, os consumidores estão cada vez mais permeáveis a regressar a hábitos de consumos mais tradicionais... é preciso é conseguir preços "à fast food".

Eu apostava mais numa zona/clientela de um extracto económico alto. Malta sem tempo mas com dinheiro suficiente para comprar comida feita todos os dias.

No Jardim Constantino (Estefânia) há um pronto a comer em que a refeição custa 3€ e dá, à vontade, para duas pessoas.

É um estabelecimento bastante pequeno que serve maioritariamente em caixas de plástico e quem lá vai buscar leva e come no local de trabalho. Quem quiser la comer também pode mas como em pé. As filas à hora de almoço são imensas.

Isto do comércio/retalho também tem ciclos... A febre do centros comerciais está a acalmar, cada vez o comércio de rua está a avançar com força, nomeadamente e em Lisboa.

De repente, as mercearias de bairro, as frutarias, comércio de bairro em geral ganhou novo fôlego.

E possivel sentir essa tendência pelo facto de os próprios grandes grupos de distribuição (sonae, jeronimo martins) estarem a apostar em conceitos para este tipo de comércio.

Os pronto a comer podem integrar-se nesta tendência... desde, claro, que consigam um conceito diferenciador, com preço e qualidade... E aí é que está o segredo.

Se acharem que têm capacidade paara fazer um pronto a comer com estas caracteristicas, digo-te que é uma boa aposta. [;)]

Tenho um conhecido meu que é um profissional reconhecido no mundo dos centros comerciais e cuja uma das suas apostas de negócio paralelo foi uma loja de venda de frangos para fora... Fartei-me de o gozar na altura mas a verdade é que as coisas lhe estão a correr muito bem.

E mais uma nota, depois da febre do fast food, os consumidores estão cada vez mais permeáveis a regressar a hábitos de consumos mais tradicionais... é preciso é conseguir preços "à fast food".

Tás bom pá ? [;)]

Compreendo o que dizes, e eu realmente acho que a ideia dela faz sentido. Mas pergunto-me como é que alguem a vender pratos a 3,75 € têm lucro ? Até para tu comeres em casa, indo tu comprar, não é um valor muito facil...mas se calhar sou eu que estou errado.

...

True. Por meia dúzia de € consegue-se uma refeição para 3/4 pessoas, que por norma todos comem, seja no verão ou inverno.
Se não gosta de frango em muitas já tens entrecosto, piano, etc.

No Mac duas pessoas pagam perto de 10€, com isso trago um frango e uma dose de batatas (e dá para duas médias), p.e., logo o preço não anda muito longe do fast food.

Tás bom pá ? [;)]

Compreendo o que dizes, e eu realmente acho que a ideia dela faz sentido. Mas pergunto-me como é que alguem a vender pratos a 3,75 € têm lucro ? Até para tu comeres em casa, indo tu comprar, não é um valor muito facil...mas se calhar sou eu que estou errado.

Também não tenho a certeza mas deve ter a ver com o fazeres bastante. Do género, um panelão de sopa sairá a quanto? se calhar depois de divido por várias porções consegues uma boa margem em cada uma. Ou se calhar as margens são realmente pequenas.

...
Mas pergunto-me como é que alguem a vender pratos a 3,75 € têm lucro ? Até para tu comeres em casa, indo tu comprar, não é um valor muito facil...mas se calhar sou eu que estou errado.

Que tipos de pratos estamos a falar? Há alguns que dá para "esticar" bastante.
O prato é esse valor e depois acrescentas a bebida, café, sobremesa, eventualmente? Sempre ouvi dizer onde se tira mais é nas bebidas.

concordo e por isso vê se nos centros comerciais onde agora por 5 ou 6 euros comes mesmo uma refeição num prato com talheres.

com o nivel de vida que as pessoas levam nesta altura, em que o casal trabalha, muitas vezes é cansativo chegar a casa depois de um dia de trabalho e ainda ter que preparar comida, muitas vezes opta-se por ir a esses take away.
penso que neste momento é uma boa aposta, mas é como diz o valium, tem que se apostar na boa qualidade da comida, associada a um preço chamativo e para mim o mais importante que é o que faz uma boa casa, a simpatia.

começa com umas contas de merceiro [;)]

- renda do espaço
- obras
- Licenciamentos
- Contratos com entidades externas no que toca a questão alimentar
- Contabilista
- Água
- Luz
- 1 salario cozinheiro (??)
- o teu salário

soma tudo, e vê quantas refeições terias que vender (a preço de custo), para:

a ) cobrir todos os custos mensais associados

b) conseguir lucro de 1500,00 mensal

se passares desta fase, então faz um business plan à maneira.... senão, vira-te para outra coisa!

muitas casas de restauração, ainda se mantêm, devido em parte, às baixas rendas que têm.

a titulo de exemplo, há cafés no centro do Porto, que têm renda de 100 euros, ou menos [:D]

lojas arrendadas, actualmente, pode ir de 500 a 1000 euros.....

pesos diferentes para o mesmo negócio [;)]

Sb

Última edição:

concordo isso vê se nos centros comerciais onde agora por 5 ou 6 euros comes mesmo uma refeição num prato com talheres.

É impressionante como se come bem mais caro no Mc Donalds do que nesta nova tendência dos Pronto a Comer, ou igualmente outra tendência: Restaurantes que passaram a vender para fora. Se conseguires ser competitivo e apresentar uma relação quantidade/qualidade/preço bastante aceitável, aliada a divulgação massiva no início podes ter asas para voar.

Convém não investir inicialmente muito no staff ou mesmo numas instalações todas vistosas e caras.

Tás bom pá ? [;)]

Depende dos pratos, quantos mais venderes, mais lucro dá (economias de escala). A vantagem dos take aways são os custos fixos relativamente reduzidos face a um restaurante. O problema que vejo nestes espaços é que a comida é quase sempre muito pouco saudável (muitos fritos, muito óleo, muito arroz com batatas fritas, etc.)

Um take away que se afaste um pouco deste conceito dá logo muito mais trabalho (um frito é sempre mais rápido e barato que um assado) e sai mais caro, mas apelará a outro tipo de cliente.

Voltar
Superior