O tópico do linux

Sim, tens razão, o KDE4 é muito bom. Acabei agora de experimentar pela 1ª vez,
e fiquei maravilhado.

Também não precisas de ser sarcástico :P

O KDE4 é uma evolução "recente" do KDE3 (que teve várias iterações), não tem ANOS de desenvolvimento como o Gnome2 ou o XFCE4. No entanto, como vês, as coisas vão sendo alteradas conforme o feedback/ideias dos utilizadores e developers (como em tudo no software open-source). O próprio Qt4 (a framework em C++ em que é construído o KDE4), também é relativamente recente, são tecnologias que vão adquirindo maturidade. O Gnome3 é a resposta ao KDE4. O Gnome2, o XFCE4 serão os (principais) gestores de janelas alternativos para quem não acha piada aos novos. Mas eu acho que enquanto o Gnome 3 se separou completamente do Gnome2, utilizando uma diferente filosofia claramente influenciada pelo "eye-candy" dos Mac. O próprio servidor X usado no Linux vai ser substituído pelo MUITO recente Wayland num futuro próximo, dado que o X tem imensas limitações e complexidade. A evolução vai-se mostrando e ainda bem que há alternativas para diferentes gostos, ainda por cima GRÁTIS! Nem sequer faz sentido andar aqui a bater no KDE4 quando nem se tem noção prática do que se pode fazer com ele.

Outra coisa, eu não sou um fanático do KDE (muito menos algo tipo um fanático da Apple), é o que uso e foi o que preferi adoptar desde que uso Linux (vão 11 anos), mas também usei e uso GNOME quase desde aí (na Universidade, as máquinas tinham Gnome), para além do XFCE, Openbox, Enlightment, LXDE, conheço um pouco de cada um. Aliás, o XFCE, para mim, neste momento é mais atractivo e leve do que o Gnome2/3 e o KDE4, é normalmente o que escolho para usar em VM's quando as quero minimamente usáveis e fáceis de configurar graficamente. Mas para uso pessoal prefiro KDE4. Provavelmente, para uso profissional teria de ponderar se chegasse a altura, mas nada como testar 1º durante algum tempo os diferentes sistemas para se formar uma opinião forte.

Na vossa opinião qual é a melhor distro para ver filmes HD de maneira rápida e sem dores de cabeça
experimentei o Ubuntu 10 e vi-me negro para configurar DTS 5.1, mas como a rapidez ao iniciar e desligar deixa o windows 7 a milhas quero dar mais 1 hipotese ao linux

(...)
Provavelmente, para uso profissional teria de ponderar se chegasse a altura, mas nada como testar 1º durante algum tempo os diferentes sistemas para se formar uma opinião forte.

Ah!
E o que eu me referia era a barra esquerda do DOLPHIN.
Sim, faz resize dos ícones. Mas... PARA QUÊ?! Se eu escolho um tamanho de fonte X,
que é o que eu quero usar no sistema, e pretendo alargar a barra para poder ler descrições mais
longas, porque diabo terei de ficar com os ícones maiores a ocupar espaço vertical quando não
tenho descrições longas?
O KDE está cheio de (colocar aqui a expressão Catroga) que só servem para mostrar que faz,
ou que sabem fazer, mas que não tem qualquer utilidade.
Esta é apenas uma delas, a utilidade é nula, e chateia-me sobejamente.
Para além disso, o KDE4 consome bem mais recursos que o GNOME2. Se eu quiser bloatware,
uso MICROSOFT.

Ah!
E o que eu me referia era a barra esquerda do DOLPHIN.
Sim, faz resize dos ícones. Mas... PARA QUÊ?! Se eu escolho um tamanho de fonte X,
que é o que eu quero usar no sistema, e pretendo alargar a barra para poder ler descrições mais
longas, porque diabo terei de ficar com os ícones maiores a ocupar espaço vertical quando não
tenho descrições longas?
O KDE está cheio de (colocar aqui a expressão Catroga) que só servem para mostrar que faz,
ou que sabem fazer, mas que não tem qualquer utilidade.
Esta é apenas uma delas, a utilidade é nula, e chateia-me sobejamente.
Para além disso, o KDE4 consome bem mais recursos que o GNOME2. Se eu quiser bloatware,
uso MICROSOFT.

A fonte e os icons não alteram assim sem mais nem menos, nem passam de um certo limite, que é pouco maior do que aquilo. Se eu esticasse aquela janela até à outra ponta, as fontes nem sequer iam alterar, nem os icons, de acordo com o que já estavam. O que tu dizes "porque diabo terei de ficar com os ícones maiores a ocupar espaço vertical quando não tenho descrições longas?" não acontece.

Quanto a isso das pentelhices, tens a certeza que estamos aqui a falar do Gnome2 e pentelhices? Também queres que te mostre desktops de Gnome2 cheios de pentelhices? É que desktops simples, tanto em Gnome2 como em KDE4 são possíveis, tal como desktops cheios de mariquices

Quanto aos recursos, "bem mais" não está correcto, mais é normal que consuma estamos a falar de um gestor de janelas que está feito para aproveitar as novas tecnologias., mas mesmo assim, não tenho chatices com ele no meu Desktop antigo, funciona bem e consegue ser tão usável como o Windows XP ou distros com Gnome2.

A fonte e os icons não alteram assim sem mais nem menos, nem passam de um certo limite, que é pouco maior do que aquilo. Se eu esticasse aquela janela até à outra ponta, as fontes nem sequer iam alterar, nem os icons, de acordo com o que já estavam. O que tu dizes "porque diabo terei de ficar com os ícones maiores a ocupar espaço vertical quando não tenho descrições longas?" não acontece.

Quanto a isso das pentelhices, tens a certeza que estamos aqui a falar do Gnome2 e pentelhices? Também queres que te mostre desktops de Gnome2 cheios de pentelhices? É que desktops simples, tanto em Gnome2 como em KDE4 são possíveis, tal como desktops cheios de mariquices

Quanto aos recursos, "bem mais" não está correcto, mais é normal que consuma estamos a falar de um gestor de janelas que está feito para aproveitar as novas tecnologias., mas mesmo assim, não tenho chatices com ele no meu Desktop antigo, funciona bem e consegue ser tão usável como o Windows XP ou distros com Gnome2.

Não me estou a fazer entender...
Se eu escolho a fonte de tamanho X (para poupar espaço vertical e horizontal),
porque raio a porcaria dos ícones (nessa barra lateral esquerda) haveriam de me
estragar a porcaria do espaço?
Quero os ícones SEMPRE pequenos (de acordo com o tamanho da fonte que escolhi)
e não gigantescos apenas porque aumentei a barra para ler descrições maiores.
Já me expliquei agora?

Quanto a pêlos púbicos do KDE vs GNOME... a distância é como daqui à Lua. Nem
tem comparação. São porcarias que só servem para perder tempo e consumir recursos.

É leeeeeeento, muuuuuuuito lento. Então numa máquina virtual nem se compara.
O GNOME corre, o KDE arrasta-se.

Isso de aproveitar as "novas tecnologias" é meio caminho andado para a ASNEIRA.
Lembra-me os primeiros sites da Internet de quando surgia algo de novo...
Primeiro eram os sites cheios de cores, fontes, animações e som.
Depois, com o JAVASCRIPT, eram as janelas de popup e redimensionamento da
janela do browser.
Com o FLASH surgiram as aberrações do sites todos em FLASH.
Com o AJAX, foi o exagero de navegar por toda a informação sem nunca mudar de
página.

As novas tecnologias existem para serem usadas QUANDO NECESSÁRIO, e não
para mostrar que existem, ou que se dominam.

Estes novos DE (KDE4 e GNOME3) são a prova da irresponsabilidade no desenho
de ambientes gráficos para sistemas operativos. Um BOM ambiente gráfico é aquele
que nem se nota que lá está, porque o importante é interagir com ele o menos possível.
Ou seja, está lá com um único propósito: FACILITAR O ACESSO E TRABALHO DAS
APLICAÇÕES.

Tudo o que eu quero é:
- As aplicações mais usadas numa barra sempre visível no ecrã (à distância de 1 click)
- As outras num menu à distância de DOIS clicks
- A lista de aplicações a correr BEM VÍSIVEL no ecrã
- Um desktop com os ficheiros de trabalho em progresso
- Data/hora + estado da bateria + estado da ligação à rede

Tudo o resto, só serve para PREJUDICAR a produtividade.

É difícil entender isto?

Não me estou a fazer entender...
Se eu escolho a fonte de tamanho X (para poupar espaço vertical e horizontal),
porque raio a porcaria dos ícones (nessa barra lateral esquerda) haveriam de me
estragar a porcaria do espaço?
Quero os ícones SEMPRE pequenos (de acordo com o tamanho da fonte que escolhi)
e não gigantescos apenas porque aumentei a barra para ler descrições maiores.
Já me expliquei agora?

Quanto a pêlos púbicos do KDE vs GNOME... a distância é como daqui à Lua. Nem
tem comparação. São porcarias que só servem para perder tempo e consumir recursos.

É leeeeeeento, muuuuuuuito lento. Então numa máquina virtual nem se compara.
O GNOME corre, o KDE arrasta-se.

Isso de aproveitar as "novas tecnologias" é meio caminho andado para a ASNEIRA.
Lembra-me os primeiros sites da Internet de quando surgia algo de novo...
Primeiro eram os sites cheios de cores, fontes, animações e som.
Depois, com o JAVASCRIPT, eram as janelas de popup e redimensionamento da
janela do browser.
Com o FLASH surgiram as aberrações do sites todos em FLASH.
Com o AJAX, foi o exagero de navegar por toda a informação sem nunca mudar de
página.

As novas tecnologias existem para serem usadas QUANDO NECESSÁRIO, e não
para mostrar que existem, ou que se dominam.

Estes novos DE (KDE4 e GNOME3) são a prova da irresponsabilidade no desenho
de ambientes gráficos para sistemas operativos. Um BOM ambiente gráfico é aquele
que nem se nota que lá está, porque o importante é interagir com ele o menos possível.
Ou seja, está lá com um único propósito: FACILITAR O ACESSO E TRABALHO DAS
APLICAÇÕES.

Tudo o que eu quero é:
- As aplicações mais usadas numa barra sempre visível no ecrã (à distância de 1 click)
- As outras num menu à distância de DOIS clicks
- A lista de aplicações a correr BEM VÍSIVEL no ecrã
- Um desktop com os ficheiros de trabalho em progresso
- Data/hora + estado da bateria + estado da ligação à rede

Tudo o resto, só serve para PREJUDICAR a produtividade.

É difícil entender isto?

Mas eu disse o contrário? Isso é uma necessidade tua, eu percebo-a, mas não é por causa do KDE que não a terás, tudo isso que apontaste eu mostrei-te no 1º screenshot. Se usares o KDE num computador recente, nem notas diferença nos recursos consumidos para o Gnome2.

Mas eu disse o contrário? Isso é uma necessidade tua, eu percebo-a, mas não é por causa do KDE que não a terás, tudo isso que apontaste eu mostrei-te no 1º screenshot. Se usares o KDE num computador recente, nem notas diferença nos recursos consumidos para o Gnome2.

E eu disse o contrário?
O que eu digo é que o que está a mais (e que eu não preciso) faz o sistema LENTO
sem necessidade alguma. E ainda por cima, atrapalha!

Por exemplo, o desktop é leeeeeeeento, com aquelas caixinhas todas à volta dos
documentos (folder view), e outras (Catroga) que não interessam nada a ninguém.

Sinceramente? Entre KDE4 e GNOME3, prefiro o GNOME3, e acho que o GNOME3
não vale nada, mas pelo menos mexe-se.

Ou seja, à conta de tudo o que eu não necessito (eye-candy), o KDE4 faz-me perder
imenso tempo. O GNOME3 a mesma coisa. O GNOME2, XFCE, e LXDE não. De
entre estes últimos 3, o GNOME2 é o que permite mais funcionalidades sem, no
entanto, comprometer o desempenho. E é por isso que é o melhor DE... porque me dá
maior produtividade.

E eu disse o contrário?
O que eu digo é que o que está a mais (e que eu não preciso) faz o sistema LENTO
sem necessidade alguma. E ainda por cima, atrapalha!

Por exemplo, o desktop é leeeeeeeento, com aquelas caixinhas todas à volta dos
documentos (folder view), e outras (Catroga) que não interessam nada a ninguém.

Sinceramente? Entre KDE4 e GNOME3, prefiro o GNOME3, e acho que o GNOME3
não vale nada, mas pelo menos mexe-se.

Ou seja, à conta de tudo o que eu não necessito (eye-candy), o KDE4 faz-me perder
imenso tempo. O GNOME3 a mesma coisa. O GNOME2, XFCE, e LXDE não. De
entre estes últimos 3, o GNOME2 é o que permite mais funcionalidades sem, no
entanto, comprometer o desempenho. E é por isso que é o melhor DE... porque me dá
maior produtividade.

As folder view só existem se tu quiseres que existam. Tens uma opção nos Desktop Settings para mudar o teu desktop de acordo com o que queres e tens lá o Desktop normal. Quanto a ser o melhor DE, sim, para ti é ;)

O desktop normal não tem os documentos.

Desculpa, tens razão, tens de selecionar "Folder View" e automaticamente fica-te configurado o Desktop com tudo o que tens na pasta Desktop da home. Vai dar ao mesmo. O que te estás a referir é aos plasmas que podes adicionar com Folder Views.

Desculpa, tens razão, tens de selecionar "Folder View" e automaticamente fica-te configurado o Desktop com tudo o que tens na pasta Desktop da home. Vai dar ao mesmo. O que te estás a referir é aos plasmas que podes adicionar com Folder Views.

Não. Estou a referir-me às pastas e documentos, que em folder view aparecem
com uma caixa à volta e uma outra de informação (que tapa o resto). Como se
não bastasse, não tem alinhamento das pastas e documentos. Ou seja, calha o
rato estar em cima de qualquer coisa, temos de mover o rato para fazer desaparecer
as caixas, e se quisermos agrupar/organizar os documentos, ficam todos desalinhados.
E é leeeeeeeeeento. Muito lento. Principalmente em máquinas virtuais (mesmo
na configuração mínima: low res + slow CPU).

Não. Estou a referir-me às pastas e documentos, que em folder view aparecem
com uma caixa à volta e uma outra de informação (que tapa o resto). Como se
não bastasse, não tem alinhamento das pastas e documentos. Ou seja, calha o
rato estar em cima de qualquer coisa, temos de mover o rato para fazer desaparecer
as caixas, e se quisermos agrupar/organizar os documentos, ficam todos desalinhados.
E é leeeeeeeeeento. Muito lento. Principalmente em máquinas virtuais (mesmo
na configuração mínima: low res + slow CPU).

Como assim, não tem alinhamento? Tens uma opção no menu para alinhar os icons em grid. Acredito que seja lento, ainda não corri o KDE4 numa VM, mas também não sei que máquina usas para correr as VM.

Não percebi bem qual é o problema dos icons terem as caixas à volta dela. Qual é o mal da caixa de informação? Eu não consigo perceber como é que isso te afecta a interacção com o Desktop, só me estás a indicar que certas coisas acontecem e isso já eu sei...

Como assim, não tem alinhamento? Tens uma opção no menu para alinhar os icons em grid. Acredito que seja lento, ainda não corri o KDE4 numa VM, mas também não sei que máquina usas para correr as VM.

Não percebi bem qual é o problema dos icons terem as caixas à volta dela. Qual é o mal da caixa de informação? Eu não consigo perceber como é que isso te afecta a interacção com o Desktop, só me estás a indicar que certas coisas acontecem e isso já eu sei...

1- Com o grid não tens folder view.
2- VirtualBox
3- Não necessito da informação.
4- Quando a informação aparece porque o rato ficou acidentalmente por cima
de um folder ou documento, tenho de mover o rato e esperar que a caixa
desapareça para ter acesso (ver ou usar) o que está por baixo. Isto é MUITO
IMPRODUTIVO.

KDE4? Não, obrigado.
Pode ser muito engraçado para principiantes.
Para quem já anda nisto, profissionalmente, há quase 25 anos, é um martírio.
Já não tenho tempo, nem paciência, para (Catroga) ou (relativo a tacho e panelas).

1- Com o grid não tens folder view.
2- VirtualBox
3- Não necessito da informação.
4- Quando a informação aparece porque o rato ficou acidentalmente por cima
de um folder ou documento, tenho de mover o rato e esperar que a caixa
desapareça para ter acesso (ver ou usar) o que está por baixo. Isto é MUITO
IMPRODUTIVO.

KDE4? Não, obrigado.
Pode ser muito engraçado para principiantes.
Para quem já anda nisto, profissionalmente, há quase 25 anos, é um martírio.
Já não tenho tempo, nem paciência, para (Catroga) ou (relativo a tacho e panelas).

1- Continuo sem perceber, o menu que falo é o de contexto normal quando clickas com o rato no meio do ecrã com o botão direito do rato, eu coloco em frid e continuo a ter folder view, é só o alinhamento dos icons, não é nenhuma opção nos settings.
2- Perguntei-te qual a máquina (cpu, ram, disco, etc...) em que corres, não o programa, já tinha percebido atrás que era o Virtualbox que usavas (mas já agora, usas o Extension Pack, certo?).

Tudo o resto, percebo que seja o teu gosto/opinião e experiência de usabilidade, nisso não vou discutir/insistir mais contigo.

1- Continuo sem perceber, o menu que falo é o de contexto normal quando clickas com o rato no meio do ecrã com o botão direito do rato, eu coloco em frid e continuo a ter folder view, é só o alinhamento dos icons, não é nenhuma opção nos settings.
2- Perguntei-te qual a máquina (cpu, ram, disco, etc...) em que corres, não o programa, já tinha percebido atrás que era o Virtualbox que usavas (mas já agora, usas o Extension Pack, certo?).

Tudo o resto, percebo que seja o teu gosto/opinião e experiência de usabilidade, nisso não vou discutir/insistir mais contigo.

P6100@2GHz 4GiB 250GiB

postei mais para subscrever looool

já agora, no site da ubunto eles têem uma pen com o o dito (15£). e estava-me a passar uma dúvida pela cabeça que não percebi se tinha resposta no FAQ.

Aquilo tem 4 Gb de espaço, basicamente posso fazer plug and play em qualquer PC e tenho ubuntu(é preciso instalar ou dá para correr pela pen? também não percebi) e dá para instalar aplicações, fazer ficheiros, etc e afins, mas estes ficam guardados no PC onde estava ou na pen e funciona como se tivesse o meu PC pessoal enfiado numa PEN?

Voltar
Superior