O tópico do linux

No REDHAT 7.3 usava o KDE, estava bem melhor que o GNOME.
Deixei de usar quando as distribuições passaram a incluir a versão 4.
Neste momento uso o GNOME2 em todas as distribuições que uso.

Os widgets não são opção. Ocupam espaço no desktop.
É como teres a tua secretária (física) com relógio, telefone, rádio, televisão, etc. e depois
não tens espaço para os itens de trabalho.

Não preciso de coisas bonitas a ocupar montes de espaço no ecrã.
Preciso de coisas minimalistas que me dêem tudo o que necessito com o mínimo de esforço.

Costumo trabalhar regularmente com um grande conjunto de ferramentas, e costumo ter muitas
janelas abertas. Quero saber que janelas estão abertas, e quero lançar as aplicações que mais
uso apenas com um click. Tudo o que me obrigue a mais trabalho, do que aquilo que o GNOME2
me obriga, pura e simplesmente é PIOR. E o que eu quero é melhor, e não pior. GNOME3 é
muito pior, e KDE4 e WINDOWS7 também são piores.

Mas já deu para perceber que segues o eye-candy... caso contrário nem terias mencionado a
palavra widgets.
Já não tenho idade para essas perdas de tempo.

Para além que DETESTO o esquema de janelas com montes de inutilidades a ocupar espaço,
e proporções completamente desadequadas. O DOLPHIN, então, é uma desgraça.

O que me recorda:
http://www.rabbitvcs.org/

Há disto para DOLPHIN? Não me parece...
Só estou mesmo à espera que fique estável em THUNAR. Aí começo a mudar-me de armas
e bagagens para o XFCE.

De qualquer modo, agradeço as tuas sugestões...

O problema é que dás exemplos precisamente aquilo que não gosto. O exemplo que deste da
Smooth Tasks e Windows 7 pode servir de exemplo para explicar o que detesto: detesto ter os
indicadores de janelas abertas a fornecerem a indicação apenas com o rato em cima.
Ou seja: IMPRODUTIVO.
Primeiro, mete o rato em cima, depois espera que apareçam as janelas abertas daquela
aplicação, depois tentar identificar qual é a que quero, depois move o rato e clica. Com o
tradicional (e feio), basta identificar, mover e clicar.
Já estás a perceber a diferença?

Só para teres uma ideia... sabes qual o tamanho da fonte que uso?
Tamanho 8. Mesmo em resoluções de 1920x1600. Em resoluções mais baixas, às vezes até
uso tamanho 7, para conseguir ter mais informação no ecrã.

A última coisa que eu quero é um WM como o KDE, onde parece que a regra é desperdiçar
espaço de ecrã com coisas inúteis.

Ainda assim, obrigado pelo esforço, mas eu sou daquele tipo que cliente que, uma vez
desiludido nunca mais volta. O KDE desiludiu-me com a versão 4, o GNOME com a 3, e o
WINDOWS com o VISTA.

Continuas sem razão e continuas sem perceber o Plasma. No Plasma tudo são widgets. As próprias barras são Plasmas e podes acrecentar mais widgets (Plasmas, whatever) às barras. Podes ter na mesma as barras identificadas com as janelas, tal como no Gnome (ou no KDE3). Podes ter 2 barras como no Gnome, podes ter ou não widgets no desktop. Aliás, uma widget interessante é que te deixa pastas do sistema disponíveis no desktop (sei lá, para ser mais rápido aceder aos ficheiros que mais utilizas? Já para não falar de ao colocares o rato em cima das folders não precisares de clickar sequer para seguires a "árvore"). Também o tamanho das barras é facilmente ajustável, podes colocar os icons de acesso rápido facilmente nas barras, podes fazer tanta coisa com o Plasma Desktop... nota-se que não perdeste tempo e não queres nem te apetece dar uma oportunidade à versão mais recente e experimentares um pouco com ela, mas não te coíbes de bater no ceguinho quando simplesmente não tens razão. O KDE4 não é só eye-candy (e sim, sou um fã quando o eye-candy não se coloca à frente da minha produtividade, eu até nem uso rato para mudar de aplicacões, uso o CTRL+TAB e também o shortcut pré-definido para mudar entre desktops (uso os 4) e visualmente identifico a janela que preciso, contextualizada no desktop em que me situo).

Eu também uso fonte 8 e 9 para as minhas janelas, neste momento a minha resolução é de 1920x1080 no meu portátil, também gosto de ter o ecrã maximizado até ao ponto onde não perco conforto visual.

Quanto ao RabbitCVS, pelo que vi, o Dolphin ainda não tem integração para CVS e SVN, mas é outro projecto relativamente recente que acredito que não tarde em ter isso. Um dos projectos era este: http://code.google.com/p/rabbitvcs/issues/detail?id=295, mas infelizmente parece estar parado. Acredito que não tarda aparece uma versão que faça isso.

Eu só uso Windows para jogar, no emprego uso Vista por obrigação e a produtividade baixa do que quando uso Linux para trabalhar em casa. É a vida, mas sou adaptativo e trabalho com qualquer coisa, seja Gnome, XFCE, Windows, KDE4, tentando sempre adaptar cada um às minhas necessidades. Também sei o que é bom e mau em cada um (para mim, claro).

Dito isto, não te tenho de convencer a usares, mas aquilo que tu usas como desculpa para indicar que o KDE4 é "pior" ou "mau", são argumentos que actualmente não se adequam ou enquadram sequer. O KDE4 é mais do que aquela barra azul/transparente "enorme" que a maioria das distros trás pré-configurada por defeito.

por acaso ja tinha visto esse link..

aos experts de linux uma ajudinha:

Comprei um portátil novo HP com o W7 HP, saquei e tentei instalar o novo OpenSuse, mas na parte da instalação do GRUB já nos 92% deu um erro, n sei se de permissão ele simplesmente não deixava continuar..
Eu reparticionei o disco e tinha espaço disponivel..fiz algo de mal?ou faltou algo?

Tks..

para contra-balançar a súbita ressuscitação do tópico de windows de alguma forma devida aos boatos de umas novas janelas (8, pelos vistos), fica aqui a ligação a 10 distros de referência, consoante o perfil.

comentários?

10 best Linux distros for 2011 | News | TechRadar UK

Para mim é FEDORA e CENTOS.
FEDORA nos portáteis (incluindo NETBOOK), e o CENTOS nos servidores.

Mas acho que nunca irei instalar o FEDORA 15, por causa do GNOME 3, que é a
maior porcaria que já vi até hoje. Ou então, terei de mudar de GNOME (2) para
LXDE ou XFCE, porque o KDE também ficou medonho desde a versão 4.

Parece que a estupidez (EYE CANDY) atacou o pessoal que faz os DE. E foi geral,
porque o WINDOWS sofre do mesmo mal (VISTA e 7). Parece que não acham que
a produtividade é mais importante que os "efeitos especiais".

Seja como for, a lista está interessante. E até estou genericamente de acordo.

Também interessante é este site, que permite ver as distribuições de acordo com
as necessidades:
DistroWatch.com: Put the fun back into computing. Use Linux, BSD.

por acaso ja tinha visto esse link..

aos experts de linux uma ajudinha:

Comprei um portátil novo HP com o W7 HP, saquei e tentei instalar o novo OpenSuse, mas na parte da instalação do GRUB já nos 92% deu um erro, n sei se de permissão ele simplesmente não deixava continuar..
Eu reparticionei o disco e tinha espaço disponivel..fiz algo de mal?ou faltou algo?

Tks..

Tem mesmo de ser OpenSUSE?
Lembro-me que um colega meu quis instalar LINUX num portátil. Apareceram logo
três fãs de LINUX, cada um com a sua distribuição:
- OpenSUSE
- UBUNTU
- FEDORA
Como só o do OpenSUSE conseguiu arranjar DVD de instalação no próprio dia (para
não estar a fazer DOWNLOAD), foi esse que conseguiu convencer a fazer essa
instalação. Não correu bem. Já não me recordo bem, mas tinha algum problema de
incompatibilidade com um cartão de memória qualquer. Não se conseguiu instalar
à primeira (acho que nem à segunda), e mesmo depois de instalado não funcionava
a 100%. Acabou por chegar um DVD do UBUNTU, e esse instalou à primeira.

Sinceramente, como diz o tal link das 10 distribuições, para principiantes o ideal é
o UBUNTU.

não tem que ser pelo que li, foi o q me pareceu encaixar melhor dentro do q vou usar.

Eu ja uso linux ha alguns anos, mas não de forma massiva, e até no trabalho uso, sei alguns comandos mas não sou expert.

Penso que o q aconteceu iria acontecer com outra qq distro.

Mas tks.

não tem que ser pelo que li, foi o q me pareceu encaixar melhor dentro do q vou usar.

Eu ja uso linux ha alguns anos, mas não de forma massiva, e até no trabalho uso, sei alguns comandos mas não sou expert.

Penso que o q aconteceu iria acontecer com outra qq distro.

Mas tks.

Ou não...
Se for incompatibilidade de HARDWARE, dependerá dos drivers usados
pela distribuição.
Não deve ser à toa que a Caixa Mágica deixou de ser baseada no OpenSUSE
e passou a ser baseada no UBUNTU.

és capaz de ter razão, disse aquilo pq as mensagens q ele dava era que não conseguia escrever o Grub algurs no disco, ou seja não o conseguia instalar..
Agora para testar td novamente vou ter que fazer um backup da partição primeiro, pq depois daquilo fiquei sem boot manager do windows e o grub n foi instalado, tive que usar o cd do W7 para recuperar o windows boot manager.

Alguém sabe se com o Ubuntu 11.04 já se consegue ver powerpoints em formato .pptx sem que fiquem desformatados? Infelizmente abandonei o Linux quando um dia me tramei por não conseguir ver uma apresentação e, logo no dia a seguir, voltei a tramar-me quando ele não reconheceu uma placa de net móvel (mas isto até deixo passar). No entanto, tendo regredido para o XP, sem dúvida que tenho saudades do meu Ubuntu... [s)]

Alguém sabe se com o Ubuntu 11.04 já se consegue ver powerpoints em formato .pptx sem que fiquem desformatados? Infelizmente abandonei o Linux quando um dia me tramei por não conseguir ver uma apresentação e, logo no dia a seguir, voltei a tramar-me quando ele não reconheceu uma placa de net móvel (mas isto até deixo passar). No entanto, tendo regredido para o XP, sem dúvida que tenho saudades do meu Ubuntu... [s)]

Segundo a minha experiência, 99% do que consideras "desformatado", é
por não teres as fontes do WINDOWS no LINUX, ou vice-versa. Se as fontes
usadas num sistema existirem no outro, não vejo razão para aparecer
"desformatado".

De qualquer modo, o ideal para fazer apresentações é colocar o PPT em PDF.
Em PDF, o aspecto não depende da máquina onde é feita a apresentação.
(admitindo que o PDF contém as fontes necessárias)

Seja como for, nada te impede de ter em LINUX uma máquina virtual em
WINDOWS, para esses casos de formatos proprietários.
VirtualBox

Por exemplo num slide com várias caixas de texto, apareciam todas comprimidas e encostadas a um canto do slide. Eu conseguia voltar a pô-las no sítio e ler, mas não tendo sido uma apresentação feita por mim, não sabia como era suposto ficar.

Já me tinham falado da hipótese da máquina virtual, contudo ainda não tive tempo de ver como funciona. Uma questão de leigo: não me vai consumir muitos recursos (trata-se de um netbook) e/ou disco (apenas 250gb).

Por exemplo num slide com várias caixas de texto, apareciam todas comprimidas e encostadas a um canto do slide. Eu conseguia voltar a pô-las no sítio e ler, mas não tendo sido uma apresentação feita por mim, não sabia como era suposto ficar.

Já me tinham falado da hipótese da máquina virtual, contudo ainda não tive tempo de ver como funciona. Uma questão de leigo: não me vai consumir muitos recursos (trata-se de um netbook) e/ou disco (apenas 250gb).

Necessita é de memória.

Para os descontentes do gnome 3, como eu, aconselho o Linux Mint 11 (baseado no ubuntu 11.04) que até agora me parece ser o que contorna melhor a questão.

Já mora na partiçãozita de 80Gb onde instalo sempre o meu linux, em vez do ubuntu.

Para mim é FEDORA e CENTOS.
FEDORA nos portáteis (incluindo NETBOOK), e o CENTOS nos servidores.

Mas acho que nunca irei instalar o FEDORA 15, por causa do GNOME 3, que é a
maior porcaria que já vi até hoje. Ou então, terei de mudar de GNOME (2) para
LXDE ou XFCE, porque o KDE também ficou medonho desde a versão 4.

Parece que a estupidez (EYE CANDY) atacou o pessoal que faz os DE. E foi geral,
porque o WINDOWS sofre do mesmo mal (VISTA e 7). Parece que não acham que
a produtividade é mais importante que os "efeitos especiais".

Seja como for, a lista está interessante. E até estou genericamente de acordo.

Também interessante é este site, que permite ver as distribuições de acordo com
as necessidades:
DistroWatch.com: Put the fun back into computing. Use Linux, BSD.

Eu continuo sem perceber essa tua mania (sim, porque não é outra coisa senão algo de maníaco) de bater no KDE4 e até no Win7 no que toca a "eye-candy". Tanto num como no outro o desktop "composite" pode ser facilmente alterado (no kde4 são 5 clicks para desactivar os efeitos, no vista mais uns 2 ou 3), ficando assim ao nível do Gnome2 que tu tanto louvas por ser "mais produtivo", tal como as barras que representam as aplicações, no KDE4 podes ter tantas quantas quiseres à volta do Desktop todo. Eu já te disse que tenho um Desktop que tem 7 anos e corre o KDE4 lindamente, com e sem efeitos e uso os drivers open source da ATI, não os fechados que até melhoram substancialmente o desempenho gráfico.

Também não me lembro de ver ninguém a comprar um Mac e a queixar-se que os efeitos são pouco produtivos para trabalhar [:D] ou o Gnome com Compiz activo e a queixarem-se disso, bem pelo contrário, mas como em tudo é de gosto e podes ajeitar o KDE4 à tua escolha e colocá-lo como tanto gostarias.

Como "desafio", deixo aqui um exemplo de um screenshot ( clickem para maior resolução ) de algo que até poderia ser um desktop à tua imagem, sem icons ou plasmas em background, simplista (resolução de 1920x1020, com fontes reduzidas a 7 e 8, no meu portátil), com uma taskbar de 2 linhas para acomodar imensas aplicações e com uma fonte bem reduzida (e é uma fonte de 7!), menu clássico, etc... Se quiseres, podes colocar aí um screenshot de exemplo de aquilo que achas um desktop produtivo e eu tento reproduzir isso em KDE4. Dado que o KDE4 funciona bem num P4 3GHz com 7 anos, esta configuração fica igualmente bem reproduzida no mesmo. O único eye-candy que vês aí é o brilho à volta da janela do Dolphin.

Já agora, o Dolphin vai mudar um pouco no KDE 4.7 e visualmente vai ficar mais limpo (screenshot aqui: Dolphin ) e, caso não saibas, já tem integração com Subversion e GIT, já que referiste o rabbitcvs lá atrás, estão outros plugins a serem desenvolvidos, penso que o de Mercurial foi o mais recente. Para o 4.7, o tema oxygen-gtk para as aplicações de GTK foi melhorado na versão 1.1 e vai integrar melhor as mesmas no KDE ( KDE Hugo: Oxygen-gtk 1.1 is out ). Para instalar é só fazer sudo apt-get install gtk2-engines-oxygen, alterar o Widget style das aplicações GTK nos System Settings (->Application Appearence) para o oxygen-gtk e pronto.

Eu continuo sem perceber essa tua mania (sim, porque não é outra coisa senão algo de maníaco) de bater no KDE4 e até no Win7 no que toca a "eye-candy". Tanto num como no outro o desktop "composite" pode ser facilmente alterado (no kde4 são 5 clicks para desactivar os efeitos, no vista mais uns 2 ou 3), ficando assim ao nível do Gnome2 que tu tanto louvas por ser "mais produtivo", tal como as barras que representam as aplicações, no KDE4 podes ter tantas quantas quiseres à volta do Desktop todo. Eu já te disse que tenho um Desktop que tem 7 anos e corre o KDE4 lindamente, com e sem efeitos e uso os drivers open source da ATI, não os fechados que até melhoram substancialmente o desempenho gráfico.

Também não me lembro de ver ninguém a comprar um Mac e a queixar-se que os efeitos são pouco produtivos para trabalhar [:D] ou o Gnome com Compiz activo e a queixarem-se disso, bem pelo contrário, mas como em tudo é de gosto e podes ajeitar o KDE4 à tua escolha e colocá-lo como tanto gostarias.

Como "desafio", deixo aqui um exemplo de um screenshot ( clickem para maior resolução ) de algo que até poderia ser um desktop à tua imagem, sem icons ou plasmas em background, simplista (resolução de 1920x1020, com fontes reduzidas a 7 e 8, no meu portátil), com uma taskbar de 2 linhas para acomodar imensas aplicações e com uma fonte bem reduzida (e é uma fonte de 7!), menu clássico, etc... Se quiseres, podes colocar aí um screenshot de exemplo de aquilo que achas um desktop produtivo e eu tento reproduzir isso em KDE4. Dado que o KDE4 funciona bem num P4 3GHz com 7 anos, esta configuração fica igualmente bem reproduzida no mesmo. O único eye-candy que vês aí é o brilho à volta da janela do Dolphin.

Já agora, o Dolphin vai mudar um pouco no KDE 4.7 e visualmente vai ficar mais limpo (screenshot aqui: Dolphin ) e, caso não saibas, já tem integração com Subversion e GIT, já que referiste o rabbitcvs lá atrás, estão outros plugins a serem desenvolvidos, penso que o de Mercurial foi o mais recente. Para o 4.7, o tema oxygen-gtk para as aplicações de GTK foi melhorado na versão 1.1 e vai integrar melhor as mesmas no KDE ( KDE Hugo: Oxygen-gtk 1.1 is out ). Para instalar é só fazer sudo apt-get install gtk2-engines-oxygen, alterar o Widget style das aplicações GTK nos System Settings (->Application Appearence) para o oxygen-gtk e pronto.

Não vou discutir este assunto contigo, porque já reparei que os teus conceitos de produtividade
e de eye-candy não são os mesmos que os meus.

1.
Não tenho NADA contra o eye-candy. No GNOME 2 uso os efeitos do COMPIZ ligados (cubo,
wooble, etc.). Não é este tipo de eye-candy que me preocupa.

2.
Produtividade é ter informação RELEVANTE no ecrã em simultâneo, com ocupação de espaço
consoante a sua relevância, e não ter de fazer mais clicks, movimentos do rato, etc. do que os
estritamente necessários para executar as acções pretendidas.

Ou seja, quero algo que se possa usar em baixas resoluções, tão bem como em altas. Uso
vários computadores, uns com 1024x768 (monitor LCD antigo), outros com 1366x768, outros
com 1024x600, e até aos pujantes 1920x1200.
E quero que se possa usar com rato, como com touch pad (para quando não tenho condições
para usar rato).

O KDE4 é pior que o GNOME2, mesmo configurado de modo a ter aspecto semelhante ao
GNOME2. Dá demasiada relevância ao que não a tem, retirando com isso relevância ao que
a tem. Compara o DOLPHIN com o NAUTILUS. Qual é a necessidade daqueles ícones enormes
na barra lateral? Ou seja, aquela porcaria ocupa espaço vertical sem necessidade nenhuma.
Em lugar de se ter mais INFORMAÇÃO em simultâneo no ecrã, temos ícones enormes que
impedem que haja espaço para MAIS informação.

Portanto, a confirmar-se o que dizes, pode ser que o KDE venha a ser uma alternativa. Neste
momento não é.

Não vou discutir este assunto contigo, porque já reparei que os teus conceitos de produtividade
e de eye-candy não são os mesmos que os meus.

1.
Não tenho NADA contra o eye-candy. No GNOME 2 uso os efeitos do COMPIZ ligados (cubo,
wooble, etc.). Não é este tipo de eye-candy que me preocupa.

2.
Produtividade é ter informação RELEVANTE no ecrã em simultâneo, com ocupação de espaço
consoante a sua relevância, e não ter de fazer mais clicks, movimentos do rato, etc. do que os
estritamente necessários para executar as acções pretendidas.

Ou seja, quero algo que se possa usar em baixas resoluções, tão bem como em altas. Uso
vários computadores, uns com 1024x768 (monitor LCD antigo), outros com 1366x768, outros
com 1024x600, e até aos pujantes 1920x1200.
E quero que se possa usar com rato, como com touch pad (para quando não tenho condições
para usar rato).

O KDE4 é pior que o GNOME2, mesmo configurado de modo a ter aspecto semelhante ao
GNOME2. Dá demasiada relevância ao que não a tem, retirando com isso relevância ao que
a tem. Compara o DOLPHIN com o NAUTILUS. Qual é a necessidade daqueles ícones enormes
na barra lateral? Ou seja, aquela porcaria ocupa espaço vertical sem necessidade nenhuma.
Em lugar de se ter mais INFORMAÇÃO em simultâneo no ecrã, temos ícones enormes que
impedem que haja espaço para MAIS informação.

Portanto, a confirmar-se o que dizes, pode ser que o KDE venha a ser uma alternativa. Neste
momento não é.

A barra toda lateral direita não aparece em modo default, fui eu que coloquei porque gosto de ver assim a informação dos ficheiros, quanto aos icons, se te estás a referir aos da esquerda, basta redimensionar aquela barra que separa a zona de "Places" da lista de ficheiros e os icons redimensionam automaticamente, nem tens de mexer em settings é só arrastar a barra com o rato, por isso, mais uma vez, falas sem conhecimento. Aliás, eu não posso comparar porque não me dás uma base de comparação visível.

Nota-se que não tocas, nem queres tocar no KDE4. Não é o KDE4 que não é uma alternativa, tu é que não queres perder uns 10 minutos com o desktop para o pores ao teu gosto, escolheres um tema simples, etc... Fica aqui o screenshot do Dolphin parecido com o meu de cima do meu desktop actual mas com a barra dimensionada para e sem a barra de informações da direita (que é o default do Dolphin) (clickem na imagem):

Com isto, faço-te o desafio de experimentares o KDE 4.7 assim que sair, talvez com um Kubuntu que é dos que actualiza os pacotes mais rapidamente, mas aconselho que o faças numa máquina física, não numa VM, que é para tirares conclusões plausíveis (memória, fluidez, produtividade, facilidade de configuração, etc...)

Última edição:
Voltar
Superior