O tópico do linux

Devido à faculdade, optei por instalar o ubuntu e estou muito satisfeito, actualmente tenho a versão 9.10 e tem aparecido uma mensagem para actualizar só que não tenho tido paciencia.

Pois bem, comecei a habituar-me a ao Ubuntu (tenho dual Boot no portátil, Ubuntu 9.10 e Vista) e tenho maioritariamente utilizado o Ubuntu, principalmente agora que o vista não arranca e falta paciencia para o formatar.

A minha questão é como faço para abrir ficheiros excell no Ubuntu? É que tenho ido pelo Ubuntu ao vista recuperar ficheiros e tenho alguns trabalhos em excell que me obrigam a utilizar outro pc :sh)

Outra questão é que ainda não estou familiarizado com a instalação de programas neste sistema operativo, queria instalar msn e umas coisas que não sei :sh)

Cumps

O Openoffice Calc não abre??

Devido à faculdade, optei por instalar o ubuntu e estou muito satisfeito, actualmente tenho a versão 9.10 e tem aparecido uma mensagem para actualizar só que não tenho tido paciencia.

Pois bem, comecei a habituar-me a ao Ubuntu (tenho dual Boot no portátil, Ubuntu 9.10 e Vista) e tenho maioritariamente utilizado o Ubuntu, principalmente agora que o vista não arranca e falta paciencia para o formatar.

A minha questão é como faço para abrir ficheiros excell no Ubuntu? É que tenho ido pelo Ubuntu ao vista recuperar ficheiros e tenho alguns trabalhos em excell que me obrigam a utilizar outro pc :sh)

Outra questão é que ainda não estou familiarizado com a instalação de programas neste sistema operativo, queria instalar msn e umas coisas que não sei :sh)

Cumps

Instala o Openoffice. Abre todos os ficheiros de formato MS Office.

Quanto a instalar programas, tens basicamente 3 formas:
A forma muito fácil: vais ao repositório em System-Administration-Synaptic Package Manager
A forma mais ou menos fácil: Vais à consola e escreves sudo apt-get install "nome da aplicacao".
A forma mais difícil, que sinceramente não recomendo a ninguém que se esteja a iniciar: compilar o código fonte.

Nota que não vais conseguir instalar o MSN nem a maioria dos programas mais populares para Windows. Felizmente estes programas têm alternativas muito satisfatórias em Linux.

Obrigado pelas respostas, não tinha reparado na Folha de Cálculo openoffice [8b][8b]

Quanto à instalação de programas, eu sei que tenho de procurar as versões para Ubuntu e não linux, mas através do link que deixaram no 1º post da pag anterior não consegui instalar o programa "substituto" do msn, no entanto mais daqui a bocado vou tentar procurar e aproveitar que já me ensinaram a instalar programas [;)]

O ficheiro é do office de 2003, detesto o novo office

Só mais uma coisa, no início não dava para ver videos no youtube, depois lá instalei alguma coisa e alguns deram mas há certos videos que não dão e não faço ideia do que preciso :sh)

Cumps

Obrigado pelas respostas, não tinha reparado na Folha de Cálculo openoffice [8b][8b]

Quanto à instalação de programas, eu sei que tenho de procurar as versões para Ubuntu e não linux, mas através do link que deixaram no 1º post da pag anterior não consegui instalar o programa "substituto" do msn, no entanto mais daqui a bocado vou tentar procurar e aproveitar que já me ensinaram a instalar programas [;)]

O ficheiro é do office de 2003, detesto o novo office

Só mais uma coisa, no início não dava para ver videos no youtube, depois lá instalei alguma coisa e alguns deram mas há certos videos que não dão e não faço ideia do que preciso :sh)

Cumps

Instala o seguinte package atraves do centro de software -- Ubuntu Restricted Extras.

Em principio resolve-te o problema do youtube

Obrigado pela ajuda [;)]

Ao instalar uma versão do msn pela consola e segundo as instruções que sugeriram, apareceu a seguinte mensagem:
miguel@miguel-laptop:~$ apt-get install aMSN-0.97.2-tcl85-windows-installer
E: Não foi possível abrir ficheiro de lock /var/lib/dpkg/lock - open (13: Permissão negada)
E: Impossível trancar a directória de administração(/var/lib/dpkg/), está como root?
:sh)

Obrigado pela ajuda [;)]

Ao instalar uma versão do msn pela consola e segundo as instruções que sugeriram, apareceu a seguinte mensagem:
miguel@miguel-laptop:~$ apt-get install aMSN-0.97.2-tcl85-windows-installer
E: Não foi possível abrir ficheiro de lock /var/lib/dpkg/lock - open (13: Permissão negada)
E: Impossível trancar a directória de administração(/var/lib/dpkg/), está como root?
:sh)

Tem que ser "sudo apt-get install aMSN-0.97.2-tcl85-windows-installer"

Tem que ser "sudo apt-get install aMSN-0.97.2-tcl85-windows-installer"

Obrigado Axxantis, agora depois de escrever isso não aparece nada :sh)
miguel@miguel-laptop:~$ miguel@miguel-laptop:~$ "sudo apt-get install aMSN-0.97.2-tcl85-windows-installer"
miguel@miguel-laptop:~$: command not found
miguel@miguel-laptop:~$ miguel@miguel-laptop:~$
miguel@miguel-laptop:~$

Tou a ficar envergonhado de não saber instalar uma porcaria dum aplicação onde é que já se viu [8b]

EDIT: Se eu puser a abrir o ficheiro com o Carregador de aplicativos Windows Wine faço a instalação e depois não dá

Última edição:
Obrigado Axxantis, agora depois de escrever isso não aparece nada :sh)
miguel@miguel-laptop:~$ miguel@miguel-laptop:~$ "sudo apt-get install aMSN-0.97.2-tcl85-windows-installer"
miguel@miguel-laptop:~$ miguel@miguel-laptop:~$

Tou a ficar envergonhado de não saber instalar uma porcaria dum aplicação onde é que já se viu [8b]

tens que escrever aquilo sem aspas! Eu só coloquei as aspas para delimitar bem o que era comando e o que era texto normal.

tens que escrever aquilo sem aspas! Eu só coloquei as aspas para delimitar bem o que era comando e o que era texto normal.

Apetece mesmo [8b][8b] [:D]

Desculpa lá mas agora dá nisto:
miguel@miguel-laptop:~$ sudo apt-get install aMSN-0.97.2-tcl85-windows-installer[sudo] password for miguel:
A ler as listas de pacotes... Pronto
A construir árvore de dependências
A ler a informação de estado... Pronto
E: Impossível encontrar o pacote aMSN-0.97.2-tcl85-windows-installer

é natural, estas a viver em primeira mão uma das maiores criticas que fazem ao linux. Apesar de estar a ficar mais amigável, ainda não é um Sistema operativo para utilizadores domésticos (não sei se é o caso)

Coisas que no windows é clicar, next, next, next, finished no linux ás vezes é mais complicado, mas não vale a pena desistir, eu a nivel de messenger estou a usar o que vem por defeito no ubuntu 10.4 o empathy, como tenho contactos no Messenger, do GTalk e no ICQ, tenho sempre que usar um cliente que permita falar para várias redes.

miguel@miguel-laptop:~$ sudo apt-get install aMSN-0.97.2-tcl85-windows-installer[sudo] password for miguel:

Só gostava de saber porque é que estás a instalar a versão para windows quando tens uma versão nativa para linux...

e porque não tentas pelo instalador gráfico?

ou ainda algo mais simples como: sudo apt-get install amsn

ou outro programa: sudo apt-get install emesene

ou ainda outro programa: sudo apt-get install pidgin

ou ainda que tal usar o que já vem instalado com o ubuntu... o empathy acho eu...

Nota prévia: aconselho vivamente a fazeres que o Mooch e o Psantos recomendam. Utiliza um "messenger" nativo do Linux que já esteja instalado por defeito, ou então instala um à tua escolha através do interface gráfico.

Se contudo quiseres insistir na linha de comandos, até porque é assim que se aprende alguma coisa:
A mensagem "impossível encontrar pacote..." está a aparecer porque a lista de repositórios (locais na net onde estão pacotes de software) que o teu sistema trás não inclui o local onde está o aMSN.
O que tens a fazer é editar a lista de repositórios e adicionar o endereço onde o aMSN está.
Ora bem, eu posso estar aqui a dizer alguma asneira porque não estou agora num sistema Linux e não consigo confirmar tudo, mas a ideia é esta.

Editas o ficheiro onde está a lista de repositórios através do comando:
sudo gedit /etc/apt/sources.list

Acrescentas numa linha qualquer o endereço em falta (penso que será este):
deb http://ppa.launchpad.net/amsn-daily/ppa/ubuntu lucid main

(estás a usar a última versão do Ubuntu (Lucid Lynx), certo?)
Fechas e mandas gravar.

Agora escreves o seguinte comando, para que o sistema actualize os repositórios, incluindo agora o novo que acabaste de gravar:
sudo apt-get update

Agora já deves conseguir instalar o aMSN escrevendo simplesmente:
sudo apt-get install amsn

Digo "deves" porque pode haver dependências, isto é, coisas que têm que estar instaladas previamente, e se isso suceder vais continuar a receber mensagens de erro.

Só gostava de saber porque é que estás a instalar a versão para windows quando tens uma versão nativa para linux...

e porque não tentas pelo instalador gráfico?

ou ainda algo mais simples como: sudo apt-get install amsn

ou outro programa: sudo apt-get install emesene

ou ainda outro programa: sudo apt-get install pidgin

ou ainda que tal usar o que já vem instalado com o ubuntu... o empathy acho eu...
não esquecer o kopete...

So se ele estiver a tentar abrir um ficheiro naquele formato mais recente do MS Office .xlsx, ou lá o que é. Não tenho a certeza que o Openoffice consiga abrir esses.

Só depende da versão do OpenOffice.
As versões mais recentes abrem .DOCX e .XLSX, só não sei a partir de que
versão é que isso passou a funcionar.

é natural, estas a viver em primeira mão uma das maiores criticas que fazem ao linux. Apesar de estar a ficar mais amigável, ainda não é um Sistema operativo para utilizadores domésticos (não sei se é o caso)

Coisas que no windows é clicar, next, next, next, finished no linux ás vezes é mais complicado, mas não vale a pena desistir, eu a nivel de messenger estou a usar o que vem por defeito no ubuntu 10.4 o empathy, como tenho contactos no Messenger, do GTalk e no ICQ, tenho sempre que usar um cliente que permita falar para várias redes.

Desculpa lá, mas isto é bem mais básico que o windows.

capturaecracentrodesoft.png

Se queres mesmo fazer pela consola, tendo em conta que o aMSN faz parte dos repositórios do Ubuntu, tal como já indicaram é só fazer

sudo apt-get install amsn, em que a instrução sudo serve para te atribuir temporariamente permissões de administração, e o apt-get install para instalar o software.. mais uma vez, bem mais simples que o next,next,next do windows

Última edição:
Só depende da versão do OpenOffice.
As versões mais recentes abrem .DOCX e .XLSX, só não sei a partir de que
versão é que isso passou a funcionar.

No Ubuntu e, pelo menos, no OpenSuSE, as versões do OpenOffice são baseadas no Go-OO (já no Debian penso que não, Fedora não faço ideia):

Go-00 - Your Office Suite
Go-oo - Wikipedia, the free encyclopedia

Já trazem o suporte para os novos formatos DocX da Micro$oft e claro, para os antigos, incluindo mais coisas ainda, no site da Wikipédia é mais simples verem quais as diferenças para o OpenOffice original.

Desculpa lá, mas isto é bem mais básico que o windows.

Se queres mesmo fazer pela consola, tendo em conta que o aMSN faz parte dos repositórios do Ubuntu, tal como já indicaram é só fazer

sudo apt-get install amsn, em que a instrução sudo serve para te atribuir temporariamente permissões de administração, e o apt-get install para instalar o software.. mais uma vez, bem mais simples que o next,next,next do windows

Bem, o Linux tem muitas vantagens sobre o Windows, e a distribuição Ubuntu é de facto uma das mais amigáveis para leigos, mas temos que admitir que em termos de facilidade de utilização, ainda não está propriamente ao nível do Windows. A verdade é que não encontras máquina Linux nenhuma que não precise de um pouco de tweaking, e no Linux não é a clicar em botões que isso se faz.

Bem, o Linux tem muitas vantagens sobre o Windows, e a distribuição Ubuntu é de facto uma das mais amigáveis para leigos, mas temos que admitir que em termos de facilidade de utilização, ainda não está propriamente ao nível do Windows. A verdade é que não encontras máquina Linux nenhuma que não precise de um pouco de tweaking, e no Linux não é a clicar em botões que isso se faz.

Tirando um ou outro programa tipo o Conky, consegues fazer praticamente tudo com botões [:p] A única chatice é se, ao instalar o Ubuntu, no fim algum dos componentes de hardware não estar a funcionar bem ou mesmo de todo, aí sim é preciso colocar um pouco as mãos na massa, muitas vezes quando falamos de máquinas das mais actuais, os fabricantes não disponibilizam drivers para Linux ou não há drivers criados na comunidade,

Mas a procura é parte da piada do Linux, sempre se aprende mais qualquer coisa do que com com Windows ou mesmo OSX [:blush:]

No entanto, instalar software no Ubuntu é a coisa mais fácil que há, mais user friendly que Windows ou Mac, sinceramente...

Voltar
Superior