O tópico do linux

A Kernel do Linux já é extremamente ultrepassada para os dias de hoje, e o sistema "Linux" (debians, red hats, e afins), NUNCA será tão bom como o Windows ou Mac OS X, simplesmente não há nenhuma autoridade, e é preciso um programador ter muitos anos de experiência e muito conhecimento de Linux para fazer um programa como deve ser, isto é muito estúpido no panorama actual, onde os programadores são os trolhas do séc. XXI, e o código, a implementação e atenção ao cliente passa a ser um pequeno detalhe num produto de software.

Desculpa mas isso é totalmente falso, o kernel ultrapassado?!?!? O Mac OS X por exemplo, é Unix baseado em BSD! Não é muito diferente do Linux que é em quase tudo idêntico ao Unix. Aposto contigo como a arquitectura do MAC não difere assim tanto de um Ubuntu ou de um OpenSolaris... há algumas diferenças importantes, no entanto, quase de certeza que acabam por não ser muitas (falo do kernel, não de módulos à parte e a forma como estes integram nele)

Além disso, são filosofias diferentes. Não gostas, não te habituas, não dás com aquilo então não uses, é uma boa solução em vez de criticares. Os Mac's são sistemas únicos com hardware escolhido pela Apple, desenvolvimento feito somente para esse hardware, ou seja, o CoreAudio da Mac é bem avançado porque eles só trabalham com hardware específico (como é óbvio estou a excluir hardware exteno).
O Linux instala em qualquer computador, tem montes de distribuições para todos os gostos, tem suporte para montanhas de hardware e mais alguma coisa, não tem um foco específico, é para todos. Tu dizes que isso é mau, eu digo que isso é bom e quantos mais fabricantes começarem a contribuir para o Linux, "mais melhor bom" ainda vai ficando.

Quem viu o Linux há 9 anos atrás e quem o vê hoje...
Compra um daqueles netbooks com o Linux todo kitado pelos fabricantes, vê lá se encontras alguma coisa que não funcione lá...

Última edição:
Hoje foi dia de lançamento do UBUNTU 9.10

9.10 Release Notes | Ubuntu

por curiosidade:

Começa bem e com um bug bem chato (que até nem é culpa deles, mas impacta e bem na usabilidade com ext4)... (para além da falha de não incluir o rtpulse), já o 2º não é tão grave, mas para os "leigos" pode ser algo que não é lá muito agradável:

Possible corruption of large files with ext4 filesystem

There have been some reports of data corruption with fresh (not upgraded) ext4 file systems using the Ubuntu 9.10 kernel when writing to large files (over 512MB). The issue is under investigation, and if confirmed will be resolved in a post-release update. Users who routinely manipulate large files may want to consider using ext3 file systems until this issue is resolved. (453579)

Hibernation may be unavailable with automatic partitioning

The default partitioning recipe in the installer will in some cases allocate a swap partition that is smaller than the physical memory in the system. This will prevent the use of hibernation (suspend-to-disk) because the system image will not fit in the swap partition. If you intend to use hibernation with your system, you should ensure that the swap partition's size is at least as large as the system's physical RAM. (345126)

Boas pessoal.

Andei aqui a dar uma ronda na minha panóplia de CD's gravados e tal, descobri uma versão do Ubuntu que aqui tenho.
A 8.10 a titulo de curiosidade.

Arranjei este CD um bocado à toa, nem sei de onde veio, mas está aqui a dizer-me "Vá lá, já chega de XP SP3"!!! [:D]

E então falei com um prof e ele respondeu-me "Nem penses duas vezes, mete isso! Eu a titulo particular só uso Linux e só tenho o Windows por causa de muitas coisas aqui da escola", deixou-me a pensar. Não seria boa ideia trocar para Linux só para experimentar?!? Que dizem?

Eu só ainda não troquei porque tenho medo de:

• Incompatibilidade de Driver's (que não são muitos, mas pronto!);
  • Ter uma partição do Disco só com as minhas coisas e provavelmente ter que deixar a divisão C e D.
  • Alguns programas não funcionarem.
Podem-me ajudar, sff?
Ou acham que mais vale estar sossegado? :confused:

Obg, Gonçalo.

Boas pessoal.

Andei aqui a dar uma ronda na minha panóplia de CD's gravados e tal, descobri uma versão do Ubuntu que aqui tenho.

Arranjei este CD um bocado à toa, nem sei de onde veio, mas está aqui a dizer-me "Vá lá, já chega de XP SP3"!!! [:D]

E então falei com um prof e ele respondeu-me "Nem penses duas vezes, mete isso! Eu a titulo particular só uso Linux e só tenho o Windows por causa de muitas coisas aqui da escola", deixou-me a pensar. Não seria boa ideia trocar para Linux só para experimentar?!? Que dizem?

• Ter uma partição do Disco só com as minhas coisas e provavelmente ter que deixar a divisão C e D.
Podem-me ajudar, sff?

Obg, Gonçalo.

estou com o teu prof. eu uso linux a nível profissional e a nível doméstico.
mas aconselho-te a fazer o download do 9.10. as coisas evoluiram.

• Incompatibilidade de Driver's: testa o liveCD. se funcionam, optimo. se não, pode ser que funcionem (google is your friend). há casos que nem assim, mas isso é outra conversa. podes tentar fazer uma busca com "nome do portátil"( se for o caso) e ubuntu.
  • Ter uma partição do Disco só com as minhas coisas e provavelmente ter que deixar a divisão C e D: ao fazer dual boot, as tuas partições do windows têm que ser redimensionadas. desfragmenta-as. mas podes continuar a ter a C e a D. serão é mais pequenas. se não precisares, podes prescindir de uma delas. por exemplo, na minha máquina:
    XXXXXXXX@shannon ~ $ df -h
    Sist.fichs Tama Ocup Livre Uso% Montado em
    rootfs 19G 9,4G 8,7G 52% /
    /dev/sda5 19G 9,4G 8,7G 52% /
    rc-svcdir 1,0M 144K 880K 15% /lib/rc/init.d
    udev 10M 296K 9,8M 3% /dev
    /dev/shm 999M 144K 999M 1% /dev/shm
    cachedir 19G 9,4G 8,7G 52% /lib/splash/cache
    /dev/sda2 74G 64G 11G 86% /windows
    /dev/sda6 42G 34G 8,0G 81% /home
    /dev/sda1 11G 9,9G 867M 93% /media/Recovery
  • Alguns programas não funcionarem: que programas? se forem para windows, tens sempre o wine. ou passar mesmo para visrtualização (vmware ou vbox). mas lembra-te que, nas coisas mais usuais, tens alternativas para linux.
vai em frente!

Mete o Linux na máquina mas o 9.10![:cool:]

Podes aceder com o Linux às outras partições...também podes é esquecer o Messenger![:D]

Experimenta, não ficas a perder nada.[;)]

Podes aceder com o Linux às outras partições...também podes é esquecer o Messenger![:D]

sim, esqueci-me de referir que podes aceder às partições do windows a partir do linux. como ficheiros (office, mp3, etcetc).

não digas é isso do messenger senão o moço já não muda! agora a sério, eu uso clientes de MSN no linux: o kopete e o pidgin (tb há o amsn). e skype; e googleearth; e o acrobat reader (pouco, prefiro outras alternativas para pdf's). e o opera, o firefox e o thunderbird. tudo coisas que já conheces!

Sim pessoal, calma![:D]

Eu disse para esquecer o MSN porque realmente não há para Linux mas claro que o o Pidgin e todos os outros.

É uma questão de experimentar.[;)]

Eu não quero parecer um "rapazinho-que-não-vive-sem-o-Messenger" mas:

A única coisa que me prende ao Windows é o MSN, senão o XP já tinha ido dar um passeio há muuuuito tempo.[:D]

Tenho pena de já não ter o Ubuntu 9.04 no pc, o Windows fez das suas e a formatação foi implacável![:D]

9.10 a caminho![:cool:]

Boas pessoal.

Podem-me ajudar, sff?

Obg, Gonçalo.

A titulo de curiosidade podes experimentar sem teres que instalares. É meteres o cd e arrancares pelo cd.

Aqui no pc de casa tinha instalado o Ubuntu 8.04 32 bits .

Saquei o 9.10 64b, tenho um Intel 64 Bits, ,mas poucos segundos apos arrancar o PC bloqueia .

Estou agora a sacar o 8.04 64b, mas no nome do ISO vem AMD :

O Ubuntu 64Bits não suporta Intel ?

Será por isso que bloqueia ?

Aqui no pc de casa tinha instalado o Ubuntu 8.04 32 bits .

Saquei o 9.10 64b, tenho um Intel 64 Bits, ,mas poucos segundos apos arrancar o PC bloqueia .

Estou agora a sacar o 8.04 64b, mas no nome do ISO vem AMD :

O Ubuntu 64Bits não suporta Intel ?

Será por isso que bloqueia ?

terá sido má gravação do cd? comparaste o md5sum?

kernel 64bits são usados para amd_64 e x86_64. tenho um dual core no escritório que roda 64 bits.

no portátil, um less /proc/cpuinfo mostra que tenho

Intel(R) Core(TM)2 Duo CPU T7250 @ 2.00GHz

e estou num 64bits.

terá sido má gravação do cd? comparaste o md5sum?

kernel 64bits são usados para amd_64 e x86_64. tenho um dual core no escritório que roda 64 bits.

no portátil, um less /proc/cpuinfo mostra que tenho

Intel(R) Core(TM)2 Duo CPU T7250 @ 2.00GHz

e estou num 64bits.
Agora estou com o 8.04 64 bits e sem problema...

Vou fazer os updates, ate o de kernel p o 9.10 e ver o que acontece...

Ja dei com o gato: era a plada de video onboard, Intel...

Descobri um tipo com um Dell que teve o mesmo problema...

Coloquei agora uma Matrox velhota que aqui tinha, tenho de ir buscar uma placa de video decente...

Não nasci para o Linux.

O wireless é um horror de configurar...

O kubuntu tem um bug parvo, arrastei um icone para a barra ao lado do relogio.. e aquilo crashou, nem com reboot a barra volta. Tive que reinstalar o sistema todo outra vez..

Depois a placa wireless as vezes os drivers deixam de responder.

E volta e meia os drivers de som dão erro ao arrancar.

Solução?
Bendito VMware :)

Como só uso Linux para trabalhar e não é por regra coisas muito puxadas, e a ultima versão do vwmare tá muito boa, tem ferramentas de integração muito fixes..

E pronto, linux, só com uma VMware por baixo, porque, admito, por limitação de conhecimento meu, aquilo nunca prima pela estabilidade.

Voltar
Superior