O tópico do linux

Não nasci para o Linux.

O wireless é um horror de configurar...

O kubuntu tem um bug parvo, arrastei um icone para a barra ao lado do relogio.. e aquilo crashou, nem com reboot a barra volta. Tive que reinstalar o sistema todo outra vez..

Depois a placa wireless as vezes os drivers deixam de responder.

E volta e meia os drivers de som dão erro ao arrancar.

Solução?
Bendito VMware :)

Como só uso Linux para trabalhar e não é por regra coisas muito puxadas, e a ultima versão do vwmare tá muito boa, tem ferramentas de integração muito fixes..

E pronto, linux, só com uma VMware por baixo, porque, admito, por limitação de conhecimento meu, aquilo nunca prima pela estabilidade.

Pelo contrário caro amigo, o Linux prima e muito pela estabilidade. Antes de dizeres baboseiras, é preciso perceber o que é que falhou. Não sei se a versão do Kubuntu que estás a usar é a última, mas o gestor de janelas do Kubuntu, o KDE4, apesar de minimamente estável ainda está em desenvolvimento, mas acho esse erro estranho, pois eu uso o KDE4 desde o 4.2 (já vai no 4.4.3) e nunca tive esse problema.

O wireless é facílimo de configurar, até a Eduroam é fácil, mas para já só o fiz em Gnome, pois com o KDE4 ainda não experimentei configurar wireless. Quanto ao cair e nunca mais se levantar, nada que um "sudo service network-manager restart" não resolva, mas normalmente isso é culpa dos drivers que na sua maioria são proprietários, logo, são fechados e não são controlados nem programados por membros da comunidade open-source (embora não saiba que placa tens) ;)

então um tópico sobre o linux e ainda ninguém se pronunciou sobre o novo Ubuntu 10.4 LTS

Usei todas as versões Windows desde da versão 3.0, o meu portátil, já com 2 anos, vinha com o vista mas fiz o downgrade para o xp, preguiça e falta de tempo levaram a atrasar a instalação do windows 7, que nunca chegou a acontecer.

Fiz a minha primeira instalação do linux à mais de 10 anos e tenho seguido com atenção este sistema operativo, à cerca de 4/5 anos fiz a minha primeira tentativa para o promover a Sistema operativo principal, mas a compatibilidade nessa altura do wine com as ferramentas windows que precisava não eram satisfatórias, agora com a virtualização a desculpa já não era válida e voilá, finalmente o linux (ubuntu 10.4 LTS) foi promovido no meu portátil.

nunca fui um fanático pela microsoft, nem pelo linux, dai só ter dado este passo agora e ainda não me safo de uma máquina virtual com o windows xp para correr algumas aplicações que preciso.

coisas boas:

• o tempo de boot que é maravilhoso, 15 segundos.

• o tempo de colocar a placa 3G da TMN e estar a navegar, 2/3 segundos
  • o cliente de email que vem com esta versão do ubuntu, o evolution, que usava o outlook, faz a transição rapidamente e já agrupa as mensagens em jeito de conversa, como o gmail, que dá sempre jeito.
  • segurança e como deixa-se de usar anti-virus fica-se com menos uma coisa a fazer peso no sistema operativo
coisas más:

• Não tenho aceleração 3D, que me manda a mim comprar portátei com placas gráficas integradas da SIS, mesmo que tivesse nunca dava para grandes jogos, mas gostava de ver pelo menos os efeitos do compiz.
  • lá vou eu ter que formatar os documentos que uso com mais regularidade para serem abertos no open-office.
  • Mas pq é que o ubuntu não vem logo por defeito com o beagle, já ninguem passa sem uma coisa destas (é uma coisa parecida ao google desktop/windows search que indexa os emais, documentos, imagens)

resumidamente, foi uma lufada de ar fresco no meu portátil (processador core2 duo 1,5 Ghz, 2 GB Ram e 120 GB de HD) que já conta com mais de 2 anos, fico mais rápido do que quando o comprei LOL

então um tópico sobre o linux e ainda ninguém se pronunciou sobre o novo Ubuntu 10.4 LTS

Usei todas as versões Windows desde da versão 3.0, o meu portátil, já com 2 anos, vinha com o vista mas fiz o downgrade para o xp, preguiça e falta de tempo levaram a atrasar a instalação do windows 7, que nunca chegou a acontecer.

Fiz a minha primeira instalação do linux à mais de 10 anos e tenho seguido com atenção este sistema operativo, à cerca de 4/5 anos fiz a minha primeira tentativa para o promover a Sistema operativo principal, mas a compatibilidade nessa altura do wine com as ferramentas windows que precisava não eram satisfatórias, agora com a virtualização a desculpa já não era válida e voilá, finalmente o linux (ubuntu 10.4 LTS) foi promovido no meu portátil.

nunca fui um fanático pela microsoft, nem pelo linux, dai só ter dado este passo agora e ainda não me safo de uma máquina virtual com o windows xp para correr algumas aplicações que preciso.

coisas boas:

• o tempo de boot que é maravilhoso, 15 segundos.

• o tempo de colocar a placa 3G da TMN e estar a navegar, 2/3 segundos
  • o cliente de email que vem com esta versão do ubuntu, o evolution, que usava o outlook, faz a transição rapidamente e já agrupa as mensagens em jeito de conversa, como o gmail, que dá sempre jeito.
  • segurança e como deixa-se de usar anti-virus fica-se com menos uma coisa a fazer peso no sistema operativo
coisas más:

• Não tenho aceleração 3D, que me manda a mim comprar portátei com placas gráficas integradas da SIS, mesmo que tivesse nunca dava para grandes jogos, mas gostava de ver pelo menos os efeitos do compiz.
  • lá vou eu ter que formatar os documentos que uso com mais regularidade para serem abertos no open-office.
  • Mas pq é que o ubuntu não vem logo por defeito com o beagle, já ninguem passa sem uma coisa destas (é uma coisa parecida ao google desktop/windows search que indexa os emais, documentos, imagens)

resumidamente, foi uma lufada de ar fresco no meu portátil (processador core2 duo 1,5 Ghz, 2 GB Ram e 120 GB de HD) que já conta com mais de 2 anos, fico mais rápido do que quando o comprei LOL

Experimenta a última versão do Wine (v1.2), saiu há muito pouco tempo e e trás imensas mudanças, pode ser que consigas colocar a funcionar o software que te interessa.

Não percebi bem o que quiseste dizer com "formatar os documentoscom mais regularidade para abrir no OpenOffice".

O Beagle é pesadote e normalmente só é/deve ser instalado/activado pelo utilizador que não se importa com isso.

Não gostei da versão Netbook pois a barra de aplicações não dá para alterar/configurar ao nosso gosto, estragando um pouco a filosofia do Linux, mas pronto.

Eu cá ando a usar o KDE4 há já algum tempo (está cada vez melhor) e só (quase) tenho a dizer bem dele, prefiro-o ao Gnome, embora me dê bem com qualquer gestor de janelas [kiss]

Apesar de usar a maior parte do tempo OS X, ainda tenho o Win 7 e o Ubuntu no PC!

O 10.04 LTS está-me a desapontar um bocado, para instalar software às vezes engasga e aparece um erro qualquer que diz que não pode ser porque tem de se instalar de uma fonte de software não autorizada... não percebo nada. Se for a administration -> software sources, está tudo selecionado, e se tirar tudo e voltar a por outra vez já dá... não percebo nada...

Nunca tinha tido nenhum ubuntu com estes bugs...

Apesar de usar a maior parte do tempo OS X, ainda tenho o Win 7 e o Ubuntu no PC!

O 10.04 LTS está-me a desapontar um bocado, para instalar software às vezes engasga e aparece um erro qualquer que diz que não pode ser porque tem de se instalar de uma fonte de software não autorizada... não percebo nada. Se for a administration -> software sources, está tudo selecionado, e se tirar tudo e voltar a por outra vez já dá... não percebo nada...

Nunca tinha tido nenhum ubuntu com estes bugs...

Não terás um repositório qualquer não oficial do qual precisas de adicionar uma chave própria ao apt? :confused:

Sem o erro específico não posso ajudar.

Não terás um repositório qualquer não oficial do qual precisas de adicionar uma chave própria ao apt? :confused:

Sem o erro específico não posso ajudar.

Não, não. Isto com uma instalação limpa do 10.04 x86-64, e updates feitos (kernel 2.6.32-24).

Olha, foi a instalar o ubuntu restricted extras e o open arena.

Procurei nos foruns ubuntu e vi pessoas com problemas semelhantes.

Mas vou já por o PC a bombar o ubuntu para ver se dá o mesmo erro.

PS: Olha, é este exacto problema: http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=1327907

PS2: Agora instalou e não deu erro. Problema nos servidores pt.ubuntu ontem?

PS3: o forum.autohoje.com permite que estejam ligados 2 computadores com o mesmo username ;)

Última edição:
De facto fiquei um bocado desiludido com este Ubuntu 10.04 LTS...

Ou sou eu que já não me lembro como se fazem as coisas. Tentei instalar o kubuntu-desktop, antes era relativamente fácil, depois no login escolhia-se o kde ou o gnome.

Agora ficaram umas dependências por resolver, o KDE não funciona nada bem, as fontes e o cursor do gnome ficaram todas maradas... e fazer sudo aptitude remove kubuntu-desktop não faz rigorosamente nada...

Está o fedora 13 a instalar agora, a ver se é desta que o fedora leva a palma...

Dado que o Gnome parece estar como que parado no tempo quando instalei o 10.04 decidi experimentar o Kubuntu, exactamente para não estar a instalar p KDE depois de ter já o Ubuntu normal instalado.

Apesar de a mudança não ser facil no inicio com o tempo a coisa melhora bastante. Não é tão simples como o Gnome, mas também não é dificil de usar.

Há ainda pormenores a melhorar, a nível do Kmail e especialmente do Amarok que ainda não percebi porque abandonaram a versão 1.4:rolleyes:

Posto isto experimenta o KDE de raíz que vais ver que não tens esses problemas[;)]

Dado que o Gnome parece estar como que parado no tempo quando instalei o 10.04 decidi experimentar o Kubuntu, exactamente para não estar a instalar p KDE depois de ter já o Ubuntu normal instalado.

Apesar de a mudança não ser facil no inicio com o tempo a coisa melhora bastante. Não é tão simples como o Gnome, mas também não é dificil de usar.

Há ainda pormenores a melhorar, a nível do Kmail e especialmente do Amarok que ainda não percebi porque abandonaram a versão 1.4:rolleyes:

Posto isto experimenta o KDE de raíz que vais ver que não tens esses problemas[;)]

Ainda assim instalei o fedora 13, que parece muito mais rápido que o ubuntu!

Primeiro problema: não consigo por o wireless a funcionar. A pen é uma D-Link DWA-140 (Ralink 2870) que costuma dar alguns problemas em linux. A solução no ubuntu era acrescentar uns blacklist à /etc/modprobe.d/blacklist.conf, mas no fedora parece não funcionar...

Se não gostas do Amarok 2 tens o Clementine, o Minirok e o Gereqi ;)

Clementine: Clementine Music Player
Minirok: Minirok homepage
Gereqi: https://code.google.com/p/gereqi/
[kiss]

Qual usas? Eu também não gostei do Amarok, também já experimentei o Clementine e não gostei... Agora até uso o VLC quando ouço musica no netbook :sh)

No KDE4 uso o Amarok2, gosto imenso dele apesar de ser um pouco pesado já para o meu sistema, principalmente no que toca a gerir a minha "colecção" enorme, é um P4 3Ghz com 2 GB de RAM, já tem uns 7 anos, mas mesmo assim porta-se bem q.b., adoro-o até porque ele organiza muito bem os ficheiros. Além disso, apesar de ser um projecto que já devia estar mais avançado e maduro, ainda tem muita margem de progressão.

No Netbook uso o Rythmbox ou o Banshee ou o Music Player Daemon (com o Ario como cliente gráfico) ainda não experimentei as alternativas

Primeiro problema: não consigo por o wireless a funcionar. A pen é uma D-Link DWA-140 (Ralink 2870) que costuma dar alguns problemas em linux. A solução no ubuntu era acrescentar uns blacklist à /etc/modprobe.d/blacklist.conf, mas no fedora parece não funcionar...

Já consegui resolver o problema.

A solução está em RT2860 does not connect to WPA/WPA2 network (F13) - FedoraForum.org

PS: Já resolvi, mas já voltei ao Ubuntu, desta vez modificado (linux mint)

É uma dor de cabeça instalar coisas banais, tipo dvd, mp3, ainda é preciso andar a compilar as msttcorefonts, instalar os repositórios do rpm.fusion... Ainda assim prefiro os restricted extras do ubuntu, é dois clicks e já está...

Última edição:
Devido à faculdade, optei por instalar o ubuntu e estou muito satisfeito, actualmente tenho a versão 9.10 e tem aparecido uma mensagem para actualizar só que não tenho tido paciencia.

Pois bem, comecei a habituar-me a ao Ubuntu (tenho dual Boot no portátil, Ubuntu 9.10 e Vista) e tenho maioritariamente utilizado o Ubuntu, principalmente agora que o vista não arranca e falta paciencia para o formatar.

A minha questão é como faço para abrir ficheiros excell no Ubuntu? É que tenho ido pelo Ubuntu ao vista recuperar ficheiros e tenho alguns trabalhos em excell que me obrigam a utilizar outro pc :sh)

Outra questão é que ainda não estou familiarizado com a instalação de programas neste sistema operativo, queria instalar msn e umas coisas que não sei :sh)

Cumps

Voltar
Superior