O tópico do linux

O meu é o 1000HE, algumas vezes vejo uns filmes lá, muito raramente. Mas com o Windows, dão perfeitamente. Com o Ubuntu, enfim :sh)

Nos mais recentes não deves ter tantos problemas com isso, já que são melhorzitos em processador e gráficas.

Tal como te disse, a culpa não é propriamente do Ubuntu (nem do Linux), felizmente.

O microfone integrado do meu HP mini110 não está a funcionar. Quando tinha o Windows se bem me recordo experimentei uma vez e funcionava, mas desde que instalei o Ubuntu, há uns meses nunca mais o tentei usar, até esta semana. E eis que me apercebo que ele não dá sinais de vida.

Alguma ideia para descobrir se é falta de alguma driver ou se é um problema de hardware?

O microfone integrado do meu HP mini110 não está a funcionar. Quando tinha o Windows se bem me recordo experimentei uma vez e funcionava, mas desde que instalei o Ubuntu, há uns meses nunca mais o tentei usar, até esta semana. E eis que me apercebo que ele não dá sinais de vida.

Alguma ideia para descobrir se é falta de alguma driver ou se é um problema de hardware?

Ahh Fadista! [:D]

Já viste se está activo no misturador?

Os microfones não têm drivers. As placas de som a que estão ligadas é que têm.[;)]

Boas.

Tinha o Ubuntu Netbook Remix 10.04 no meu netbook, e o principal motivo que me levou a desinstala-lo e voltar a Windows, foi as más "prestações" da placa gráfica. Nunca consegui ver um filme em boas condições, coisa que no Windows consigo fazer sem qualquer problema. No YouTube, só conseguia ver filmes em 360p com a janela "pequena", em fullscreen "encravava" muito. No Windows, vonsigo ver filmes a 480p, em fullscreen, sem qualquer lag.

O netbook é um Asus 1000HE, a placa gráfica é a Intel GMA 950.

E se alguém também tiver um 1000HE com o Ubuntu, digam-me qual o software que tem instalado plz (prefiro Ubuntu ao Windows XP, mas ainda sou newbie, não sei bem o que instalar para poder usufruir a 100% do netbook).

Obrigado [;)]

Como já alguém disse aí para baixo a culpa não é bem do Ubunto.
É que para essas placas os drivers para linux são fracos e muito descontinuados. Por isso é que não obtens a performance do windows.
Já tive problemas com placas intel, ao ponto de não me reconhecer a resolução nativa do ecrã.
Resultado, os portateis que se seguiram vieram sempre com placa gráfica dedicada. Embora isso não garanta nada, porque também já tives problemas com placas graficas ATI, entretanto já resolvidos.

Uma solução é correr o alsaconf.
Mas primeiro verificar a solução do user Motronic

Ahh Fadista! [:D]

Já viste se está activo no misturador?

Os microfones não têm drivers. As placas de som a que estão ligadas é que têm.[;)]

[:)] [:)] [:)] Resolvido.

Por isso é que eu me adoro. Começo logo a pensar em drivers, em ir meter esta porcaria na garantia, a experimentar soluções XPTO em linha de comandos que encontro no google...mas esqueço-me de ir ver se está ligado [:)]

Boas.

Tinha o Ubuntu Netbook Remix 10.04 no meu netbook, e o principal motivo que me levou a desinstala-lo e voltar a Windows, foi as más "prestações" da placa gráfica. Nunca consegui ver um filme em boas condições, coisa que no Windows consigo fazer sem qualquer problema. No YouTube, só conseguia ver filmes em 360p com a janela "pequena", em fullscreen "encravava" muito. No Windows, vonsigo ver filmes a 480p, em fullscreen, sem qualquer lag.

E se alguém também tiver um 1000HE com o Ubuntu, digam-me qual o software que tem instalado plz (prefiro Ubuntu ao Windows XP, mas ainda sou newbie, não sei bem o que instalar para poder usufruir a 100% do netbook).

Obrigado [;)]

Noto o mesmo no youtube no meu netbook. Mas para ver filmes no disco não faz, não ligo muito...

Boas.

Obrigado [;)]

este é um dos problemas do mundo linux que afasta os utilizadores domésticos. Acredito que o teu problema tem solução, tens é que ir pesquisar no google para o encontrar.

O meu portatil um fujitsu-simens, tem a "maravilhosa" placa gráfica SIS M672, que simplesmente não tem suporte 3D no linux, e temos que partir um pouco de pedra, para passarmos da resolução 800x600, para a resolução nativa do portátil.

e neste chasso, consigo ver filmes com o ecran-inteiro.

Tenho é que os ver no VLC player alterando o output do video para X11.
Mas se tentar ver o mesmo filme no player que vem por defeito no ubuntu, o filme simplesmente arrasta-se.

Desculpa lá, mas isto é bem mais básico que o windows.

capturaecracentrodesoft.png

Se queres mesmo fazer pela consola, tendo em conta que o aMSN faz parte dos repositórios do Ubuntu, tal como já indicaram é só fazer

sudo apt-get install amsn, em que a instrução sudo serve para te atribuir temporariamente permissões de administração, e o apt-get install para instalar o software.. mais uma vez, bem mais simples que o next,next,next do windows

Pois é já passou algum tempo mas eu confesso que agora é que me lembrei de vir a este tópico, vi esta solução e é muito mais fácil mesmo.

Eu só utilizo Ubuntu no meu portatil e quero começar a perceber isto das instalações e das permissões, já que tenho programação em C e C++, gostava de ficar a "dominar" Ubuntu como windows :sh)

Obrigado a todos

Como já aqui disseram o grande problema é a procurar drives e coisas desse género. Por exemplo, eu reparei ontem que no Ubuntu o meu portátil não reconhece o Bluetooth e quero ver se hoje tenho tempo para resolver isto, mas tenho consciência que vai ser demorado [:D] [;)]

Pois é já passou algum tempo mas eu confesso que agora é que me lembrei de vir a este tópico, vi esta solução e é muito mais fácil mesmo.

Eu só utilizo Ubuntu no meu portatil e quero começar a perceber isto das instalações e das permissões, já que tenho programação em C e C++, gostava de ficar a "dominar" Ubuntu como windows :sh)

Obrigado a todos

Como já aqui disseram o grande problema é a procurar drives e coisas desse género. Por exemplo, eu reparei ontem que no Ubuntu o meu portátil não reconhece o Bluetooth e quero ver se hoje tenho tempo para resolver isto, mas tenho consciência que vai ser demorado [:D] [;)]

E qual é a tua dúvida?
Permissões e instalações em linux é simples, só o Root (também chamado de SuperUser) é que pode instalar o que quer que seja.
Quanto às permissões o teu utilizador só pode escrever, ler e executar ficheiros da sua Home, a não ser que o SU tenha dado permissões para Ler, escrever ou executar ficheiros em outros locais fora da home. O SU pode ler escrever e executar todos os ficheiros.

Em Ubuntu penso que esse tipo de coisas está mais escondido, sendo que nem te diz (na instalação) para definires uma password de root. Quanto a mim, falha muito grave.

Não sou muito fã do Ubunto, mas axo que faz muito pelo linuz por causa da simplicidade de uso e instalação.

Se realmente queres aprender linux, sugiro a livrares-te do Ubuntu e instala um mais hardcore. Slackware, Debian, etc, e começa a adorar a linha de comandos.

Daqui a uns dias vou formatar o meu pc, agora ando a reunir as versões + recentes dos programas que utilizo, windows 7 ,office 2010 e pequenos programas de segurança \ limpeza)

mas gostava de experimentar o uma distro qualquer em dual boot

No meu pc iria utilizar Windows 7 ultimate para jogar em dx9/dx10

com o linux seria apenas para navegar na internet, ver filmes HD e usar o utorrent ,pois é isto que faço mais, e é esta ultima parte que me preocupa:

Com o windows 7 utilizo o kmplayer para ver no meu lcd e ouvir no sistema homecinema os meus filmes/séries 1080p em mkv armazenados no disco

será o linux uma boa alternativa? e que soft recomendam?

tenho um quadcore 6600, geforce 8800 gs e 2GB Ram.

Daqui a uns dias vou formatar o meu pc, agora ando a reunir as versões + recentes dos programas que utilizo, windows 7 ,office 2010 e pequenos programas de segurança \ limpeza)

mas gostava de experimentar o uma distro qualquer em dual boot

No meu pc iria utilizar Windows 7 ultimate para jogar em dx9/dx10

com o linux seria apenas para navegar na internet, ver filmes HD e usar o utorrent ,pois é isto que faço mais, e é esta ultima parte que me preocupa:

Com o windows 7 utilizo o kmplayer para ver no meu lcd e ouvir no sistema homecinema os meus filmes/séries 1080p em mkv armazenados no disco

será o linux uma boa alternativa? e que soft recomendam?

tenho um quadcore 6600, geforce 8800 gs e 2GB Ram.

O Ubuntu 10.10 sai já neste fim de semana que vem, se não estou em erro. Eu recomendaria que esperasses para sacar e instalar o Kubuntu 10.10 (com o KDE4) e instalasses o VLC Player para os filmes e o KTorrent para substituir o uTorrent (o KTorrent já usa o protocolo usado no uTorrent).

No entanto, se preferires o Ubuntu (cujo gestor de janelas é o GNOME e não o KDE), podes na mesma instalar esses softwares. Google Chrome e Firefox para a web, sem dúvida ;)

Outra boa alternativa é o Linux Mint, se quiseres experimentar, é baseado no Ubuntu e já vem com codecs e muitas outras coisas se não te quiseres chatear muito. Mais uma vez, tenho de recomendar a instalação da versão KDE4, isso é uma questão de gosto pessoal ;)

Última edição:

Obrigado[;)]
Eu tentei instalar aqui um chamado ngspice, mas a coisa não resultou lá muito bem.
É que preciso de simular circuitos com resistencias de precisão, e fazer uma análise de montecarlo para 100 sistemas iguais.
Eu usaria ou orcad ou pspice, mas como uso linux a coisa não resulta:sh)

Obrigado[;)]
Eu tentei instalar aqui um chamado ngspice, mas a coisa não resultou lá muito bem.
É que preciso de simular circuitos com resistencias de precisão, e fazer uma análise de montecarlo para 100 sistemas iguais.
Eu usaria ou orcad ou pspice, mas como uso linux a coisa não resulta:sh)

Ui! Tens acesso a poder de processamento para isso? Ou não são análises extensivas? :confused:

Uma rápida pesquisa revelou-me este software:

KiCAD: http://www.lis.inpg.fr/realise_au_lis/kicad/

Aqui mais info: http://www.edaboard.com/thread26270.html

É uma questão de usares esses termos no google e acrescentares "linux", "ubuntu", "open source"... ;)

Última edição:
Ui! Tens acesso a poder de processamento para isso? Ou não são análises extensivas? :confused:

Uma rápida pesquisa revelou-me este software:

KiCAD: Kicad

Aqui mais info: Does OrCAD Pspice exist in Linux?

É uma questão de usares esses termos no google e acrescentares "linux", "ubuntu", "open source"... ;)

Acabei agora de instalar o oregano, é simples demais.
Pah isto é um circuito que mede a temperatura, tem umas resistencias e um comparador, depois ou continuo com electronica analógica para gerar sinais pwm e ligar led's de aviso e saidas de relés de 220v e displays etc, ou conversor ad e um uprocessador fazer isso.
Tou agora a instalar esse que mostraste o kincad.
Senão vou ter de mitrar um windows a alguém[:D][:)]

Voltar
Superior