O tópico do linux

Capturadeecrade2012-12-13204342.png

Gostei muito. Está com bugs irritantes? Ou está usável no dia a dia?

O Linus Torvalds actualmente que distro usa?
ubuntu não é, de certeza [:D]
When the reporter of c2050 asked about Ubuntu, Linus said, "I think Ubuntu crowd is a bunch or masturbating monkeys obsessed with KISS principle, forcing users to use the stupid command line."

como window manager, lembro-me de ler algures, e recentemente, um certo tipo de elogio ao kde, mas não acredito que o linus o use como daily basis.
será slackware?

edit: como WM, pelos vistos saltou do gnome para o xfce
http://linux.slashdot.org/story/11/08/04/0115232/linus-torvalds-ditches-gnome-3-for-xfce

duplo_edit: kde3; quando saiu o 4, saltou para o gnome; quando saiu o 3, saltou para o xfce... qualquer dia está no blackbox

triplo_edit: é datado de 2009, mas este artigo refere fedora
http://lifehacker.com/5170138/five-best-linux-distributions

Última edição:
Segundo sei ele usou KDE até sair o 4 que odiou e nessa altura saltou para o Gnome 2.x, lembro-me que era alto entusiasta do KDE, mas com a saída do 4, simplesmente abandonou-o. Saiu o Gnome 3.x odiou e saltou para o XFCE, recentemente decidiu após uma longa ausencia, voltar a dar uma chance ao KDE e tentar experimentar, muito embora critique tanta personalização no desktop.
Quanto a distribuições já usou openSUSE e Fedora, abandonou os dois, também não usa nada da família Ubuntu apesar de já ter experimentado.
Advoga que as distribuições devem ser amigas dos utilizadores e defende o seu uso pessoal, dá um exemplo em que uma vez a filha teve que lhe ligar porque não conseguia executar uma determinada tarefa numa distro porque o caminho para execução era complexo, o que o irritou e teve que ser ele a intervir na resolução do problema.
Fica no ar a dúvida sobre a distro actual dele, até o Chrome OS já testou e vê potencial nele.

Como podes ver por aqui:

Código:
http://en.wikipedia.org/wiki/Ubuntu_(operating_system)

A data de suporte do Ubuntu 10.10 é até 2012-04-10 ou seja... já passou. Neste momento o Ubuntu 10.10 já não é suportado. Para continuares a receber actualizações podes retroceder para o Ubuntu 10.04 que é uma versão LTS, com suporte até 2013-04 ou então passar para o Ubuntu 12.04 LTS que tem suporte até 2017-04. Compreendo perfeitamente que não o queiras fazer. Aquele Unity mete impressão. No entanto já não estás a receber actualizações, o que vai tornar o teu sistema obsoleto com mais facilidade. Eu cá estou satisfeito com o Elementary OS, embora ainda seja um versão em desenvolvimento. Descende do Ubuntu o que o torna extremamente bom em termos de comunidade, mas no meu ponto de vista é muito melhor. E olha que eu sou um utilizador de Arch Linux (que será sempre a minha distribuição favorita).

...

Desculpa não ter respondido mais cedo, mas nem vi a tua resposta.

Obrigado pelo esclarecimento. Seja como for, eu já estava tentado a instalar o elementary e acabei precisamente de o fazer agora.

Estou a gostar bastante. Curiosamente tinha alguns bugs no Ubuntu, nomeadamente na avaliação que o mesmo fazia do estado da bateria, do facto de quando lhe desligava o cabo da alimentação o SO passava-se e tinha de reiniciar o PC, entre outras coisas, coisas essas que até agora estão resolvidas e bem com o Elementary. Estou bastante surpreendido. Assim vale a pena.apr:)

Instalei isto há coisa de 20 minutos e mais tarde logo darei o feedback. E obrigado por me teres dado a conhecer o sistema Dogzilla.

Esse Elementary OS, esta muito bom, vou ver se o testo. Gostei bastante do aspecto.

Está muito "OSx". Estou a usá-lo no netbook. É leve e para o que preciso chega bem e tem o eye candy que gosto e, confesso, me faltava no Lubuntu. Sim, podia personalizar, mas não me dou a esse trabalho. Há por aí pessoas muito mais competentes que eu!

Sobre o Elementary OS

Pessoal alguém que tenha tido problemas com o plug in do adobe flash player no Broswer Midori? Supostamente não tenho a versão mais recente e não consido instalá-la. Mas no Chrome funciona tudo bem. :confused:

A ser do sistema de ficheiros é do sistema de ficheiros do disco externo, não do sistema operativo.

Mas o problema pode nem ter nada que ver com o sistema de ficheiros.

Só me lembrei de vir aqui...

Que tipo de formatação possa realizar em ambiente windows para que ele seja reconhecido no XUBUNTU?

Será que está relacionado com a formatação?

Só me lembrei de vir aqui...

Que tipo de formatação possa realizar em ambiente windows para que ele seja reconhecido no XUBUNTU?

Será que está relacionado com a formatação?

Vê se tens instalado no XUBUNTU o necessário para ler NTFS e
outros formatos da Microsoft.

Tipicamente:
Código:
sudo apt-get install ntfs-3g

Por acaso, voltou ao ao KDE 4, que neste momento est´a num ponto de maturidade muito interessant (noticia de Nov de 2012):

«Linus Torvalds switches back to KDE»

[Phoronix] Linus Torvalds Switches Back To KDE

Nopes.
Está no Gnome 3 mas com as extensões para ficar igual
ao Gnome 2. Estava a testar o KDE, para ver se dá mais
produtividade.
Controversy over GNOME 3 - Wikipedia, the free encyclopedia
I have to say, things are so much better now that were one year ago, I am actually back to using Gnome 3; and I don’t like some other things they did, but they have been fixing issues, it has been get less painful, they have extensions now that are still much too hard to find; but with extensions you can make your desktop look almost as good as it used to look 2 years ago.
https://plus.google.com/u/0/+LinusTorvalds/posts/DbmEE8kXLDA
I'm trying out KDE after a long absense.

Basicamente eu fiz o mesmo que ele (sem saber) excepto
estes últimos devaneios.

Portanto:
Nós usávamos KDE3.
Quando saiu o KDE4 mudámos para GNOME2.
Quando saiu o GNOME3 mudámos para XFCE.

Eu continuo no XFCE.
Ele ainda anda a experimentar outros ambientes (incluindo AURA).

E como sei que ele usa o GIT e eu o SVN, percebo bem porquê.

De certeza que ele actualizou a versão do SO. Eu não.
Continuo com o FEDORA 14.
Ou seja, uso o XFCE mas com o NAUTILUS do GNOME2.
Ora, os plugins para o GIT e SVN funcionam muito bem no NAUTILUS
do GNOME2, mas são uma porcaria no THUNAR do XFCE, e nos
outros gestores de ficheiros (incluindo o NAUTILUS do GNOME3).

Portanto, ele anda à procura do melhor ambiente para trabalhar.
Eu decidi esperar "na idade da pedra".

Quanto à distro... se não mudou é a openSUSE.

Estou a usar o XFCE.

Já estava instalado o captive-ntfs e o não encontro o ntfs-3g.

Tenho o disco ligado directamente a porta de USB e não aparece.

Neste momento não aparece para montar. Quando iniciei o portátil, o disco apareceu e deu erro em monta-lo.

Fiz agora o "dmesg" e tudo o que aparece é o seguinte: :confused:

Vi agora isto.
Só podes ter um deles instalado.
Desinstala o "captive-ntfs".
NTFS - Debian Wiki
Obsolete
Captive NTFS
Requires Wine and the Microsoft Windows ntfs.sys driver.
No longer maintained and not recommended for use.

Ora bem, deu-me outra vez na cabeça e instalei a nova versão do Ubuntu (12.10) a ver se desta vez me corria melhor. Noto melhorias significativas em relação à última vez que experimentei, julgo que, na versão 10.10.
Estou a gostar bem mais, acho um SO mais orientado para o consumidor não "techno-savvy" e está a agradar-me mais nestes primeiros minutos. :)

PS: Da última vez a experiência foi feita num portátil, agora estou num desktop, também pode influenciar a percepção.

Nopes.
Está no Gnome 3 mas com as extensões para ficar igual
ao Gnome 2. Estava a testar o KDE, para ver se dá mais
produtividade.
Controversy over GNOME 3 - Wikipedia, the free encyclopedia

https://plus.google.com/u/0/+LinusTorvalds/posts/DbmEE8kXLDA

Basicamente eu fiz o mesmo que ele (sem saber) excepto
estes últimos devaneios.

Portanto:
Nós usávamos KDE3.
Quando saiu o KDE4 mudámos para GNOME2.
Quando saiu o GNOME3 mudámos para XFCE.

Eu continuo no XFCE.
Ele ainda anda a experimentar outros ambientes (incluindo AURA).

E como sei que ele usa o GIT e eu o SVN, percebo bem porquê.

De certeza que ele actualizou a versão do SO. Eu não.
Continuo com o FEDORA 14.
Ou seja, uso o XFCE mas com o NAUTILUS do GNOME2.
Ora, os plugins para o GIT e SVN funcionam muito bem no NAUTILUS
do GNOME2, mas são uma porcaria no THUNAR do XFCE, e nos
outros gestores de ficheiros (incluindo o NAUTILUS do GNOME3).

Portanto, ele anda à procura do melhor ambiente para trabalhar.
Eu decidi esperar "na idade da pedra".

Quanto à distro... se não mudou é a openSUSE.

Sim, eu queria dizer que ele anda a experimentar o KDE4 de novo.

Já reparaste nas melhorias do Dolphin no que toca à gestão de versões? Incluindo SVN?

" KDE’s Dolphin file manager has received several major improvements in 4.9, including support for displaying file metadata such as image resolutions. It’s also now possible to group and sort files by metadata properties. Other new features that have been added to the file manager include inline file renaming and an updated "places" sidebar. Dolphin’s version control system integration (which already works with git, CVS, and SVN) has been expanded to support Mercurial.."

Pessoal, precisava de uma ajudinha aqui.
Então é assim, eu só há pouco tempo é que me decidi "aventurar" no mundo linux, portanto estou bastante verdinho neste campo. Tenho um portátil antigo onde tenho feito as minhas experiências com várias distribuições linux. Já experimentei o Ubuntu, Elementary e o Mint e quero andar a experimentar mais. O problema é que não consigo pôr o portátil a correr a partir da pen usb, tenho sempre que gravar o iso para um dvd. Não há outra maneira de correr a instalação? Senão estou sempre a gravar dvds...

Pessoal, precisava de uma ajudinha aqui.
Então é assim, eu só há pouco tempo é que me decidi "aventurar" no mundo linux, portanto estou bastante verdinho neste campo. Tenho um portátil antigo onde tenho feito as minhas experiências com várias distribuições linux. Já experimentei o Ubuntu, Elementary e o Mint e quero andar a experimentar mais. O problema é que não consigo pôr o portátil a correr a partir da pen usb, tenho sempre que gravar o iso para um dvd. Não há outra maneira de correr a instalação? Senão estou sempre a gravar dvds...

UNetbootin - Homepage and Downloads

Voltar
Superior