O tópico do linux

Obrigado pela resposta!

Já agora, o que designam pela internet de Kernel é o motor de que falas??

Eu já experimentei o ubuntu, vi que dá para entrar em modo de demonstração, mas tenho utilizado na virtual box.

O que chamam de linux é na verdade o kernel e não o sistema operativo como muitos pensam.
Gnu/Linux é o nome que se deve designar o sistema operativo, que usa, partilha programas e ferramentas derivados através das licenças GPL e usa o kernel Linux para gerir esses programas e ferramentas.
O kernel Linux sem as licenças e algumas das ferramentas Gnu, não existe como sistema operativo...

Gnu/Linux é como se deve designar o sistema operativo.

Ps. pensa no kernel Linux como um rio e seus meandros que através das suas correntes gere os componentes Gnu com seus programas e ferramentas.

Última edição:
Nopes.
Está no Gnome 3 mas com as extensões para ficar igual
ao Gnome 2. Estava a testar o KDE, para ver se dá mais
produtividade.
Controversy over GNOME 3 - Wikipedia, the free encyclopedia

https://plus.google.com/u/0/+LinusTorvalds/posts/DbmEE8kXLDA

Basicamente eu fiz o mesmo que ele (sem saber) excepto
estes últimos devaneios.

Portanto:
Nós usávamos KDE3.
Quando saiu o KDE4 mudámos para GNOME2.
Quando saiu o GNOME3 mudámos para XFCE.

Eu continuo no XFCE.
Ele ainda anda a experimentar outros ambientes (incluindo AURA).

E como sei que ele usa o GIT e eu o SVN, percebo bem porquê.

De certeza que ele actualizou a versão do SO. Eu não.
Continuo com o FEDORA 14.
Ou seja, uso o XFCE mas com o NAUTILUS do GNOME2.
Ora, os plugins para o GIT e SVN funcionam muito bem no NAUTILUS
do GNOME2, mas são uma porcaria no THUNAR do XFCE, e nos
outros gestores de ficheiros (incluindo o NAUTILUS do GNOME3).

Portanto, ele anda à procura do melhor ambiente para trabalhar.
Eu decidi esperar "na idade da pedra".

Quanto à distro... se não mudou é a openSUSE.

Segundo este post, era openSUSE mas ele pelos vistos saltou fora depois de discussões, no que toca a distribuições ele é muito exigente.

Sobre o Elementary OS

Pessoal alguém que tenha tido problemas com o plug in do adobe flash player no Broswer Midori? Supostamente não tenho a versão mais recente e não consido instalá-la. Mas no Chrome funciona tudo bem. :confused:

Não vi a tua resposta mais cedo. Não te sei responder a isso porque embora goste muito das aplicações que vêm por defeito no Elementary OS, não são as que eu uso no dia-a-dia. Como browser utilizo o Google Chrome, como "mensageiro" utilizo o Emesene e o Skype, o calendário é o do Google na própria página (para sincronizar com o telemóvel e o tablet) e apenas utilizo o Geary para visualizar e-mails. Está simples como eu queria, por isso é o que uso.

Já passou no entanto bastante tempo desde que colocaste a dúvida... resolveste ou desististe?

Não vi a tua resposta mais cedo. Não te sei responder a isso porque embora goste muito das aplicações que vêm por defeito no Elementary OS, não são as que eu uso no dia-a-dia. Como browser utilizo o Google Chrome, como "mensageiro" utilizo o Emesene e o Skype, o calendário é o do Google na própria página (para sincronizar com o telemóvel e o tablet) e apenas utilizo o Geary para visualizar e-mails. Está simples como eu queria, por isso é o que uso.

Já passou no entanto bastante tempo desde que colocaste a dúvida... resolveste ou desististe?
Obrigado pela resposta.

Sim, resolvi. Continuei a trabalhar no Chrome, como já acontecia no Ubuntu. [:D]

Do Elementary uso o Noise para a música e estou a gostar bastante, também uso o Geary, e gostava de sincronizar o Maya (calendário) com o google calendar (que também uso) mas não consigo. Do que andei a ver na net, julgo que não é possível.

Só um à parte, julgo que o Emesene é feito por portugueses. Eu também o usava há uns tempos atrás. [;)]

Eu para reprodutor de música uso o Banshee. Sempre foi o meu preferido, desde há muito tempo. Assim como uso o VLC para vídeos, no Linux.

Como se tem estado a portar o teu Elementary? O meu vai tendo um bug ocasional de vez em quando, que eu faço o favor de reportar à equipa para o resolverem. No fundo sinto que estou a ajudar.[:D]

Eu para reprodutor de música uso o Banshee. Sempre foi o meu preferido, desde há muito tempo. Assim como uso o VLC para vídeos, no Linux.

Como se tem estado a portar o teu Elementary? O meu vai tendo um bug ocasional de vez em quando, que eu faço o favor de reportar à equipa para o resolverem. No fundo sinto que estou a ajudar.[:D]
VLC por aqui também, já há muito anos.

Epá, não tenho qualquer razão de queixa, com excepção daquela que mencionei dos plug-ins no Midori, mas como nem o uso não me afecta.

Sendo uma versão Beta, acho que posso dizer que está bastante estável. Eu tinha algum receio que tivesse de andar a mexer em certos parâmetros da ALSA por exemplo, como já me aconteceu com o Ubuntu, e nem isso. Tudo a correr bem à primeira. Acho que o Elementary leva relativamente mais tempo a iniciar que o anterior Ubuntu 10.10 que eu tinha, mas depois de o fazer e estar pronto a trabalhar, é bastante rápido e fluido... e diferente. Adoro os "hot corners", mesmo quando estou no Windows dou por mim a ir aos cantos do ecrã. [:D]

No geral, estou contente com SO, era mesmo o que eu procurava pois até já estava um pouco cansado do Ubuntu. Mas diga-se de passagem que sou um utilizador bastante light. Não ando cá a programar nem essas coisas, portanto quero é um ambiente clean, bonito, rápido e sem bugs.

PS: Só uma dúvida, no teu os avisos de actualizações surgem automaticamente, ou és tu que vais verificar se existem algumas para fazer ou não? Até agora nunca me surgiu automaticamente, fui sempre eu que lá fui "manualmente". Provavelmente tenho que ir mudar as definições da daquilo...

Última edição:
Eu costumo ir manualmente todos os dias. Nunca reparei se aparecem automaticamente ou não, mas creio que não. Pelo menos nunca me apareceu nenhum, mas também não costumo deixar. Ganhei o hábito de ir ver se há ou não actualizações manualmente com o Arch Linux. Esse é só chegar ao terminal e escrever:

Código:
sudo pacman -Syu

Simplicidade extrema. Pena a instalação, que não é nada simples. Mas para já estou bem assim.

Eu também não utilizo Linux para programar. Já o fiz, quando andava no secundário e fazia parte da matéria o desenvolvimento de websites. Hoje em dia já não o faço.

Meti o Elementary OS num Netbook (Compaq Mini CQ110) e esta muito bom, o PC nao é nada de rapido, mas ficou ligeiramente melhor e o chrome esta bem mais fluido, assim como demora bem menos tempo a iniciar comparativamente com Windows.

O PC é utilizador maioritariamente para os meus pais verem alguns sites, emails e pouco mais, como usam tudo no chrome estao maravilhados.

No meu Laptop, estou a usar o Ubuntu, mas a nivel de fluidez em live mode o Elemantary esta melhor, pelo que ainda hoje devo mudar tambem para ele.

Para computadores mais fracos e mantendo tudo na família Ubuntu aconselho Xubuntu ou Lubuntu. Isso sim, é leve. É claro que há coisas mais leves, mas não são tão intuitivas.

[:)] [:)] [:)] [:)]

Thiefs broke in to Microsoft’s campus and stole iPads - TodaysiPhone.com

According to the report from yesterday (Friday 4th Jan), thiefs broke in to the Mountain View Microsoft campus and got away with 5 iPads.

“Two iPad 2s and two iPad 3s with a combined value of more than $3,000 were taken some time between Dec. 19th and Dec. 26th on the company’s campus.”

There was a 5th tablet: a 4th gen iPad worth $729 involved in the robbery. Considering Bill Gates himself wouldn’t even buy iPads for his kids’ Christmas gifts, it’s a little surprising to hear that the Microsoft offices are loaded with Apple-branded tablets. Although no humor should be taken from a robbery, I still couldn’t help giggling at the last line in the report which simply states, “No Microsoft products were reported stolen.

Linux mint 14: MATE ou Cinnamon ???

qual a melhor para começar em linux?

O melhor é fazer 3 CD's LIVE:
- Mint MATE
- Mint CINNAMON
- Xubuntu (XFCE)

E experimentas os 3.
Depois instalas o que te agradar mais.
Mais tarde podes mudar.

Até podes instalar o LINUX MINT com o ambiente MATE, e adicionar
o ambiente XFCE e KDE sem desinstalar tudo e voltar a instalar.
Os ambientes podem ser mudados em qualquer altura.

o mate ja mexi num pc dum colega.

o cinnamon em que difere??

O MATE é um fork do ambiente GNOME 2.
O CINNAMON é do GNOME 3.

Portanto, o CINNAMON é uma tecnologia mais recente que o MATE,
mas como as pessoas gostavam do GNOME 2 e não gostavam do
GNOME 3, a LINUX MINT fez um fork (uma cópia do projecto) dos
dois GNOME. No MINT para manter aquilo que as pessoas gostavam.
No CINNAMON para usar a nova tecnologia, mas mudar o ambiente
de modo a ficar semelhante ao GNOME 2 / MATE.

Em princípio o CINNAMON será mais pesado que o MATE.

Voltar
Superior