[Sociedade] O tabu do tu!

Eu como não trabalho em Londres, trabalho em Portugal, num sistema com vários níveis de hierarquias e vários níveis académicos, tenho a experiência que permitir que neste contexto me tratem por tu dá mau resultado. E porquê, essa pergunta não sei responder, mas que dá mau resultado da.
Já agora os meu colegas não me tratam por dr nem eu a eles mas às hierarquias superiores tratamos pelo título.

Eu como não trabalho em Londres, trabalho em Portugal, num sistema com vários níveis de hierarquias e vários níveis académicos, tenho a experiência que permitir que neste contexto me tratem por tu dá mau resultado. E porquê, essa pergunta não sei responder, mas que dá mau resultado da.
Já agora os meu colegas não me tratam por dr nem eu a eles mas às hierarquias superiores tratamos pelo título.

Porque dá aso a excessos, incluindo excesso de confiança. O tratamento por "tu" aumenta a liberdade de expressão e dá lugar a que as pessoas se estiquem demasiado, exactamente porque se trata de um tratamento relativo a pessoas que estão, de algum modo, muito próximas e com grande confiança entre elas.

Como isto já descambou ligeiramente, posso contar uma história veridica.

Uma senhora africana que no seu país tinha uma gravidez de risco foi transferida para Portugal para ser acompanhada medicamente com melhores meios.

A assistencia foi excelente e a criança lá nasceu, salvaram-se todos. A senhora tão feliz ficou que decidiu colocar o nome do médico ao filho.

E assim fez, o miúdo chama-se "Doutor Dinis".

Portanto se o rapaz se licenciar, será o primeiro doutor ao quadrado.

Como isto já descambou ligeiramente, posso contar uma história veridica.

Uma senhora africana que no seu país tinha uma gravidez de risco foi transferida para Portugal para ser acompanhada medicamente com melhores meios.

A assistencia foi excelente e a criança lá nasceu, salvaram-se todos. A senhora tão feliz ficou que decidiu colocar o nome do médico ao filho.

E assim fez, o miúdo chama-se "Doutor Dinis".

Portanto se o rapaz se licenciar, será o primeiro doutor ao quadrado.

Não será o primeiro, isto porque existe o apelido Doutor em Portugal.

Vocês estão a misturar duas temáticas completamente diferentes a meu ver.
Já agora, porque é que para o autor do tópico, tudo o que se passa no UK é que está bem e nos outros lados é mau?

Em minha opinião acho muito bem usar-se o "você". É uma questão de educação. Pessoalmente não sei se quero que a pessoa X ou Y me trate por tu. Tem tudo a ver com a confiança e com a questão de permitir ou não que essa pessoa entre na "esfera" pessoal da outra.

Pessoalmente não me agrada muito o tratamento por "tu". Talvez por falta de "preparação", tenho a ideia que as pessoas tendem a esticar-se.

Compreendo a tratamento por você se vier de pessoas menos letradas. Agora de pessoas com educação e instrução, acho que o "Sr" é o mais indicado.

Quanto aos títulos, abomino completamente.

Deixei-me dessas bodegas faz tempo, trato as pessoas na 3ª pessoa e pelo nome próprio, sem títulos ao barulho. Se tiver confiança para isso trato na 2ª pessoa.

exemplo: Miguel, o que acha de? Carlos, e se fizermos X?

Quando entro numa loja e me falam na 2ª pessoa, dou meia volta e saio. Acho uma falta de respeito tremenda (o que em Inglês já não acontece).

Deixei-me dessas bodegas faz tempo, trato as pessoas na 3ª pessoa e pelo nome próprio, sem títulos ao barulho. Se tiver confiança para isso trato na 2ª pessoa.

Quando entro numa loja e me falam na 2ª pessoa, dou meia volta e saio. Acho uma falta de respeito tremenda (o que em Inglês já não acontece).

Epá, essa é que nunca me aconteceu... [:D]

Acontece-me muito no Norte Shopping, infelizmente em algumas das minhas lojas preferidas, acredito que os funcionários são ser treinados para serem informais e cordiais, mas a mim soa-me a abuso de confiança. :sh)

Ah, está explicado. Políticas das marcas...

Haverá por aqui, pergunto eu que não sei, alguma coisa mal resolvida, alguma inveja, porque algumas pessoas têm o 9 ano e tem que chamar o chefe de dr?

É também essa a regra que eu costumo usar. Títulos só mesmo quando é adoptado por toda a gente (aconteceu-me uma vez).

Haverá por aqui, pergunto eu que não sei, alguma coisa mal resolvida, alguma inveja, porque algumas pessoas têm o 9 ano e tem que chamar o chefe de dr?

É possível, mas também deve haver doutores com a cagança de serem doutores como se fosse uma coisa do outro mundo. Sendo que a maior parte deles nem o são, apenas têm uma licenciatura.

Qual é o problema de tratar-se alguem que se acaba de conhecer por tu?

Porquê essa formalidade em Portugal em que se tem de pedir licença ou pedir para tratar alguem por tu ou pelo primeiro nome?

Tratar alguem por tu não significa que esteja a desrespeitar a pessoa em causa. Posso ser educado e respeitador ao tratar a pessoa por tu.

Detesto comparar Portugal ao estrangeiro, mas a verdade é que os Ingleses, Americanos e Irlandeses são muito menos formais.
Aqui no UK, não interessa se é o homem das limpezas ou o CEO, toda a gente trata-se logo pelo primeiro nome.Até os meus clientes Espanhois tratam-me logo e vice-versa por tu.

Vamos deixar estas peneiras no passado!

é um tema que realmente me causa alguma confusão

eu tenho 45 anos e sou do Norte - Bragança

eu tinha primos que tratavam os seus pais por Senhor e Senhora e eu tratava os meus tios por TU, os meus pais idem

isso só me causou alguma confusão anos mais tarde : eu que sou sobrinho trato por TU e os filhos tratam por Senhor....

mesmo hoje, eu trato todas as pessoas na net por TU....independentemente da idade, mas se vos conhecer pessoalmente lá vem o dilema

Vocês estão a misturar duas temáticas completamente diferentes a meu ver.
Já agora, porque é que para o autor do tópico, tudo o que se passa no UK é que está bem e nos outros lados é mau?

Em minha opinião acho muito bem usar-se o "você". É uma questão de educação. Pessoalmente não sei se quero que a pessoa X ou Y me trate por tu. Tem tudo a ver com a confiança e com a questão de permitir ou não que essa pessoa entre na "esfera" pessoal da outra.

Estou de acordo com esse ponto de vista e revejo-me nesse ponto de vista.

É possível, mas também deve haver doutores com a cagança de serem doutores como se fosse uma coisa do outro mundo. Sendo que a maior parte deles nem o são, apenas têm uma licenciatura.

Pois é mesmo isso, não é nada do outro mundo ser dr ou eng, mas mesmo assim há quem por preguiça ou falta de capacidade não o fazem e esses geralmente são os primeiros a apregoar que é tudo igual e que os drs e engs não percebem nada.

Acontece-me muito no Norte Shopping, infelizmente em algumas das minhas lojas preferidas, acredito que os funcionários são ser treinados para serem informais e cordiais, mas a mim soa-me a abuso de confiança. :sh)
Na Levis do NorteShopping que por acaso eu frequentava para comprar as minhas calças de ganga, deixei de lá entrar por causa das funcionárias demasiado informais, o que é uma chatice porque obriga-me a ir a outro shopping de propósito quando quero comprar umas calças!

Como tenho 23 anos, elas lá porque sou da idade delas tratam-me por tu, fazem comentários sobre o meu corpo e que tipo de calças ficam melhor, atiram-me um monte de m€rdas que não quero experimentar para a mão (eu bem educado recuso apenas metade), vêm atrás de mim para o vestuário e cada par de calças que visto elas fazem questão de ver e opinar... pelo caminho perguntam-me em que sítio estudo e o quê, só querem treta! Odeio funcionários que não me tratam formalmente e que não me dão espaço para ver as coisas com calma, nomeadamente preço, tamanhos, etc :sh)

Na Levis do NorteShopping que por acaso eu frequentava para comprar as minhas calças de ganga, deixei de lá entrar por causa das funcionárias demasiado informais, o que é uma chatice porque obriga-me a ir a outro shopping de propósito quando quero comprar umas calças!

Como tenho 23 anos, elas lá porque sou da idade delas tratam-me por tu, fazem comentários sobre o meu corpo e que tipo de calças ficam melhor, atiram-me um monte de m€rdas que não quero experimentar para a mão (eu bem educado recuso apenas metade), vêm atrás de mim para o vestuário e cada par de calças que visto elas fazem questão de ver e opinar... pelo caminho perguntam-me em que sítio estudo e o quê, só querem treta! Odeio funcionários que não me tratam formalmente e que não me dão espaço para ver as coisas com calma, nomeadamente preço, tamanhos, etc :sh)

Já me aconteceu isso noutra Levis store, devem andar a apertar os vendedores para vender, comigo também não funciona, saio logo da loja, não suporta que não me deixem ver as coisas ao meu ritmo.

Voltar
Superior