[Sociedade] O tabu do tu!

Talvez por educação ou hábito, não gosto de ser tratado por tu e também não trato por tu pessoas com quem não tenho confiança.

Acho até grosseiro que uma pessoa que nunca vi ou com quem tenha pouco contacto me trate por tu. Eu sou incapaz de o fazer.

Talvez por educação ou hábito, não gosto de ser tratado por tu e também não trato por tu pessoas com quem não tenho confiança.

Acho até grosseiro que uma pessoa que nunca vi ou com quem tenha pouco contacto me trate por tu. Eu sou incapaz de o fazer.
No meu caso também se passa mais ou menos o mesmo!

Na minha área ainda se da muito valor aos títulos... Contudo trato muitos clientes por tu!

Não me importo que me tratem por tu mas causa algum desconforto quando estou a tratar outros por você!

Nas lojas, como foi referido na Lévis, chega quase a ser desrespeitosa a forma como tratam clientes como se de adolescentes se tratassem!

Noutras nem tanto!

estava a sentir-me deslocado do tópico. finalmente um post com que me revejo.
na corrida e no btt, trato por tu qualquer um que se junte ao grupo, seja mais velho ou mais novo. a nível de trabalho, trato logo por tu (na grande maioria dos casos) qualquer um que me seja apresentado, e que me pareça ser mais novo ou da minha idade. se a outra parte me trata por você, tento que nos tratemos mutuamente por tu.

a idade é um posto. um colega mais velho, nunca o trato por tu, a não ser que mo peça.

qualquer pessoa que não conheça e que não seja da mesma área profissional (um funcionário de algum estabelecimento, p.e.) nunca a trato por tu.

Confesso que me identifico com esta perspectiva, o tratamento por você é uma forma de respeito, nem é pelo distanciamento, que também por vezes necessário. Simplesmente não aprecio que pessoas que não conheço me tratem por tu.
Quanto à questão do Dr. e Eng. dispenso completamente, não gosto que me tratem e não faço questão de tratar os outros por tal, mas há quem goste de incluir os títulos no nome.

Porque é que ninguém põe em causa tratar um médico por dr? Pela ordem de ideias de algumas pessoas deveria ser médico João e não dr. João.
É outra questão cultural que nos corre nas veias e ninguém acha estranho o médico sér dr.

A mania dos titulo faz me tanta confusão como as pessoas conhecerem outra e perguntarem logo "o que faz?".
A profissão define demasiado as pessoas, como se a sua vida e o que são começasse e acabasse no que fazem durante 8horas.

A mania dos titulo faz me tanta confusão como as pessoas conhecerem outra e perguntarem logo "o que faz?".
A profissão define demasiado as pessoas, como se a sua vida e o que são começasse e acabasse no que fazem durante 8horas.

O Que faz vem na sequência do tópico sobre o dinheiro e a felicidade. Infelizmente precisamos de trabalhar (a naioria) para poder viver. Logo o que fazemos define muito daquilo que somos e como vivemos e nesse sentido a pergunta faz sentido. Mas concordo que isso não nos define.
Já os títulos não me fazem confusão nenhuma, é um título que vem por acréscimo ao trabalho académico das pessoas, não é oferecido (para a maioria) define o nível académico da pessoa, não vejo problema nisso, esta ao alcance de todos. Eu pelo menos não tenho nenhum problema em tratar alguém por dr ou eng.

Última edição:

Também nunca entendi isso e nota-se muito nas notícias, por ex: "engenheiro mata sogro".

Lá está, eu trato o jardineiro por "Sr. António", não por "você"

É "Sr. António, não se esqueça daquele canteiro", não é "Você não se esqueça daquele canteiro".

Tocaste um ponto interessante. Existe um mundo de diferença entre tratar por você, usando a dita palavra, ou tratar por você, sem usar a palavra e tratar a pessoa pelo nome precedido pelo título: "O professor leu...", "o senhor sabia que", " a dona Amélia ouviu aquela notícia?" Não são muitas as pessoas que se apercebem desta nuance.

Raramente uso o termo você, soa-me mal. Ou trato por tu ou trato pelo nome (e eventualmente por senhor, dona, ou por título académico seguido do nome). Uso o você para pessoas com quem tenha alguma confiança e/ou que me mereçam pouco respeito.

P.S.: Outra coisa que acho péssimo é tratar uma senhora por Senhora + nome. Ou trato por Dona (geralmente para senhoras já com uma certa idade) ou trato só pelo nome.

Na Levis do NorteShopping que por acaso eu frequentava para comprar as minhas calças de ganga, deixei de lá entrar por causa das funcionárias demasiado informais, o que é uma chatice porque obriga-me a ir a outro shopping de propósito quando quero comprar umas calças!

Como tenho 23 anos, elas lá porque sou da idade delas tratam-me por tu, fazem comentários sobre o meu corpo e que tipo de calças ficam melhor, atiram-me um monte de m€rdas que não quero experimentar para a mão (eu bem educado recuso apenas metade), vêm atrás de mim para o vestuário e cada par de calças que visto elas fazem questão de ver e opinar... pelo caminho perguntam-me em que sítio estudo e o quê, só querem treta! Odeio funcionários que não me tratam formalmente e que não me dão espaço para ver as coisas com calma, nomeadamente preço, tamanhos, etc :sh)

Não leves a mal, mas depois de ver o teu relato, olhei para o teu nick e... [:D]

O Que faz vem na sequência do tópico sobre o dinheiro e a felicidade. Infelizmente precisamos de trabalhar (a naioria) para poder viver. Logo o que fazemos define muito daquilo que somos e como vivemos e nesse sentido a pergunta faz sentido. Mas concordo que isso não nos define.
Já os títulos não me fazem confusão nenhuma, é um título que vem por acréscimo ao trabalho académico das pessoas, não é oferecido (para a maioria) define o nível académico da pessoa, não vejo problema nisso, esta ao alcance de todos. Eu pelo menos não tenho nenhum problema em tratar alguém por dr ou eng.

A mim fazem um pouco, ou é senhor ou senhora não trato ninguém por senhor doutor ou senhor D. engenheiro por muito importante que seja acho para mim que é em demasia, como aceitar a autoridade ou superioridade de alguém isso no meu ponto de vista.

A mim fazem um pouco, ou é senhor ou senhora não trato ninguém por senhor doutor ou senhor D. engenheiro por muito importante que seja acho para mim que é em demasia, como aceitar a autoridade ou superioridade de alguém isso no meu ponto de vista.

A pessoa não terá autoridade ou superioridade por ser dr ou eng, sim por estar numa posição de autoridade. Caso não seja dr ou eng tratas na 3 pessoa, caso tenha título e queira ser tratado por tal que remédio terás de o fazer, profissionalme, por mais confusão que te faça.
Eu como já disse atrás, profissionalmente recomendo que me tratem por dr., não para mostrar que estou em superioridade, porque isso é inerente ao cargo, mas para reforçar o distanciamento apropriado às posições profissionais.
Resta dizer que se faz amigos nos locais de trabalho que obviamente não Nos Tratamos por dr nas relações sociais, nem nas profissionais quando lidamos uns com os outros, já na presença de outros é apropriado o uso do título Quando Mencionamos O Outro. Regras De Boa Educação E De Respeito Profissional.

Última edição:
A pessoa não terá autoridade ou superioridade por ser dr ou eng, sim por estar numa posição de autoridade. Caso não seja dr ou eng tratas na 3 pessoa, caso tenha título e queira ser tratado por tal que remédio terás de o fazer, profissionalme, por mais confusão que te faça.

Yep, se todas as pessoas numa reuniao tratam outra pessoa pelo título, nao vais andar ali a inventar. [:D]

Na Levis do NorteShopping que por acaso eu frequentava para comprar as minhas calças de ganga, deixei de lá entrar por causa das funcionárias demasiado informais, o que é uma chatice porque obriga-me a ir a outro shopping de propósito quando quero comprar umas calças!

Como tenho 23 anos, elas lá porque sou da idade delas tratam-me por tu, fazem comentários sobre o meu corpo e que tipo de calças ficam melhor, atiram-me um monte de m€rdas que não quero experimentar para a mão (eu bem educado recuso apenas metade), vêm atrás de mim para o vestuário e cada par de calças que visto elas fazem questão de ver e opinar... pelo caminho perguntam-me em que sítio estudo e o quê, só querem treta! Odeio funcionários que não me tratam formalmente e que não me dão espaço para ver as coisas com calma, nomeadamente preço, tamanhos, etc :sh)

Já percebi o teu nick! [:p]

Eu como já disse atrás, profissionalmente recomendo que me tratem por dr., não para mostrar que estou em superioridade, porque isso é inerente ao cargo, mas para reforçar o distanciamento apropriado às posições profissionais.
Resta dizer que se faz amigos nos locais de trabalho que obviamente não Nos Tratamos por dr nas relações sociais, nem nas profissionais quando lidamos uns com os outros, já na presença de outros é apropriado o uso do título Quando Mencionamos O Outro. Regras De Boa Educação E De Respeito Profissional.

Em esse caso me congratulo de não ter que tratar ninguém por título.

No teu planeta talvez seja uma regra de boa educação, no meu planeta é apenas uma breguice, é uma necessidade forçada de quem não consegue ganhar ou dar-se ao respeito de outra maneira.

É assustador ler algo como isto

"não para mostrar que estou em superioridade, porque isso é inerente ao cargo, mas para reforçar o distanciamento apropriado às posições profissionais. "

Um sistema de castas? Não trabalham todas as pessoas da tua empresa com um mesmo fim?

Última edição:
Voltar
Superior