[Sociedade] O tabu do tu!

Lá está, eu trato o jardineiro por "Sr. António", não por "você"

É "Sr. António, não se esqueça daquele canteiro", não é "Você não se esqueça daquele canteiro".

É isso mesmo! Mas como a educação neste país está também em crise, e profunda, uma boa parte das pessoas já não distingue as coisas e até baralha os conceitos. Muitas vezes são os próprios pais, que no calor da já distante Abrilada (não a do Séc. XIX), em que a liberdade e a libertinagem se misturaram e confundiram, esqueceram os bons princípios e não os transmitiu aos filhos.

É que vejo o uso indiscriminado do "você" de forma deselegante mas por ignorância (leia-se falta de educação).

É "Sr. António, não se esqueça daquele canteiro", não é "Você não se esqueça daquele canteiro".

Lá está, o tratamento por você só é admissível com as tias de Cascais. "Ó Bernardo, você ainda não cumprimentou o tio João Maria, o menino anda muito distraído".

Última edição:

Se alguma vez o Sr. António tivesse uma zanga consigo grande, e você ficasse muito chateado com ele, perdendo mesmo um pouco de confiança nele, como o passaria a tratar? Sr. ou você?

Se querem um conselho, não se deslumbrem demasiado com estas aparentes igualdades e fraternidades.

Todas as sociedades têm protocolos não escritos que governam as relações sociais. Na nossa, ainda há alguma formalidade que até serve para evitar fricções desnecessárias, mantendo alguma distância entre as "peças" em movimento.

Não julguem que as relações de autoridade se desvanecem pelo aparente tratamento igualitário. Estas coisas, quando expulsas pela porta, voltam a entrar pela janela. Tomam simplesmente outras formas, mais subtis, e das quais, numa cultura estrangeira, quase decerto não se apercebem - e são vistos, silenciosamente, como uns fulanos ingénuos e boçais de baixo estatuto.

Olhem, só por exemplo, o inglês: no inglês o que desapareceu foi o "tu" - dizia-se "thou" - e passou a usar-se o "vós" - "you". E são os ingleses que têm a frase "speak, so that I can see you", porque pela voz mais ou menos educada destrinçam bem a origem regional e social do indivíduo.

Good shit brah.

Eu também não começo uma frase por você, utilizando-o isoladamente, até porque me soa mal. No caso que apontas eu também começaria a frase por "Sr. António", gosto de me dirigir às pessoas pelo nome e não por "você".

O uso do "você" a que me refiro é quando utilizado em conjunto com o nome da pessoa. Ex: "Sr. António, você é um bom jardineiro". Não vejo aqui nenhuma falta de educação e até estou meio estupefacto por estar a discutir isto, sinceramente.:confused:

Eu se calhar sou um outsider aqui no FAH e quiça na sociedade, tenho um Dr. e em contextos profissionais prefiro e recomendo que me tratem por tal.

Última edição:
Eu se calhar sou um outsider aqui no FAH e quiça na sociedade, tenho um Dr. e em contextos profissionais prefiro e recomendo que me tratem por tal.

Provavelmente serás o único a assumir essa faceta, porque acredito que a maioria dos restantes diga o contrário para serem politicamente correctos. A tal hipocrisia social e muito patente neste fórum a que nos temos vindo a habituar.

Eu tb sou desses "cromos" que exige o tratamento por Dr.

Já espetei umas 3 ou 4 pissadas este ano a colegas/subordinanos por me virem a tratar pelo nome.

E tiveram que engolir o sapo sem refilar. [:D]

Eu digo humildemente a vossas senhorias, excelentissimos Senhores Professores Doutores Engenheiros que procuro tratar corretamente as vossas magnificas pessoas, pois as vossas meritissimas pessoas merecem toda a cortesia possível do trato.
Quando a mim, devo confessar envergonhado a minha falta de carater, que procurarei corrigir tomando como nobre exemplo as vossas excelsas pessoas, eu devido a um excesso de soberba, a forma como os outros me tratam é-me indiferente, eu sou eu, não mudo por me chamarem de lllezinho ou excelentissimo professor Doutor.
De resto tento perceber como as pessoas querem ser tratadas e assim as trato. Se quiserem ser simplesmente tratadas por zé assim será, se quiserem ser os senhores professores doutores engenheiros também serve, no fundo nada disso muda a pessoa nem a situação.

Já espetei umas 3 ou 4 pissadas este ano a colegas/subordinanos por me virem a tratar pelo nome.

Deixa-me adivinhar trabalhas numa empresa pequena e/ou portuguesa?

Mas eu até conheço um gajo que no seu primeiro emprego após a faculdade só lá se aguentou dois meses porque ninguém o tratava por Doutor. "Não andei a estudar não sei quantos anos para depois me tratarem por tu":sh)[:)]

A pessoas que não conheço ou pouco conheço, trato por "você". E pessoas mais velhas igualmente. Por respeito e educação.

Acho que é desnecessário o Sr. Enge. ou o sr. Dr.

Eu também exijo que me tratem por Dr. Ora que porra, anos na faculdade a arranhar apenas para me poderem chamar Dr. (sim, porque para ganhar bem não é dessa forma de certeza) e finalmente quando puder dar o meu ar de "mete nojo" não o iria fazer!?!? E depois ainda ficam a pensar que eu não sou Dr. e assim não pode ser!!

Para evitar confusões, tenho Dr. nos cartões de crédito, no endereço de email, nas assinaturas dos endereços de email e para não haver dúvida, um autocolante no carro a dizer "Dr, se faz favor".

Eu até noto que as mulheres não me resistem quando percebem que sou Dr. e os homens ficam cheios de inveja do meu poderio intelectual. É que a brincar a brincar, ainda me confundem com plebeus!!

antcamp e aspartame, como eu vou percebo! Por isso é que me estou a dirigir a vocês que são do mesmo nível que eu, senão nem comunicávamos.

E também tratas os outros por doutor e engenheiro? Ou a forma de tratamento tem a ver com a hierarquia?

Se é verdade que existe por aí muito possidónio a querer que o tratem pelo título também se constata, por outro lado, que muita da recusa em tratar as pessoas por Dr. ou Eng. também tem a ver com a atávica dificuldade que temos em reconhecer mérito aos outros.

Se alguma vez o Sr. António tivesse uma zanga consigo grande, e você ficasse muito chateado com ele, perdendo mesmo um pouco de confiança nele, como o passaria a tratar? Sr. ou você?

Eu também não começo uma frase por você, utilizando-o isoladamente, até porque me soa mal. No caso que apontas eu também começaria a frase por "Sr. António", gosto de me dirigir às pessoas pelo nome e não por "você".

O uso do "você" a que me refiro é quando utilizado em conjunto com o nome da pessoa. Ex: "Sr. António, você é um bom jardineiro". Não vejo aqui nenhuma falta de educação e até estou meio estupefacto por estar a discutir isto, sinceramente.:confused:
Fujo sempre ao tratamento por você, optando pelo "tu" se tenho confiança para isso, pelo "Sr." se existe maior distanciamento ou se não sei a formação da pessoa, pelo titulo académico nos restantes casos.

Última edição:
Voltar
Superior