[Sociedade] O tabu do tu!

No teu planeta talvez seja uma regra de boa educação, no meu planeta é apenas uma breguice, é uma necessidade forçada de quem não consegue ganhar ou dar-se ao respeito de outra maneira.

É assustador ler algo como isto

"não para mostrar que estou em superioridade, porque isso é inerente ao cargo, mas para reforçar o distanciamento apropriado às posições profissionais. "

Um sistema de castas? Não trabalham todas as pessoas da tua empresa com um mesmo fim?

Eu entendo que hajam locais de trabalho e empresas ou serviços que não necessitem dos formalismos dos titulos. Já pensar que é assim em todo o lado é ingenuidade.

Por acaso numa empresa, pode nem toda a gente trabalha para a mesma empresa, apesar de trabalharem juntos. Quando se fala em superioridade, descontextualizando a frase dá a entender que me acho melhor humano que outra pessoa sem licenciatura, é o problema de descontextualizar as frases, como é óbvio trata-se de superioridade na hierarquia da empresa.
Para quem trabalha em certas áreas de negócio entende que, a um certo nível hierárquico não ha outra forma de nos relacionarmos.

Permitam-me que desenterre este tópico, cujo assunto é interessante.

De facto registei-me em Maio de 2015 mas, na altura, confesso que este tópico passou-me ao lado.

Tenho uma opinião um pouco ambígua em relação a esta temática, pois a distinção entre tratar alguém por TU ou por VOCÊ depende de inúmeras circunstâncias que já foram abordados, de uma forma ou de outra, ao longo destas 6 páginas.

No entanto é preciso ver uma coisa: essa distinção de tratar alguém na 2º ou na 3º pessoa já vem de tempos imemoriais, e só por isso, é justo dizer que isso é o que nos faz distinguir como povo, em termos educacionais (e por isso será correcto dizer que faz parte da nossa cultura)!

O que acontece é que, ao longo do tempo, essas formas de tratamento foram-se adaptando conforme o contexto, mas cujo princípio se mantém igual na sua raíz.

Nos tempos de hoje, o tratar alguém por TU ou VOCÊ resume-se basicamente nisto: na escola trata-se pela 2º pessoa (não é por acaso a velha expressão "não andei contigo à escola para me estares a tratar por TU"[:D], e mais tarde já no mundo laboral, e principalmente quando ficamos mais velhos, o tratamento será na 3º pessoa.

Pessoalmente, e vou ser muito sincero, concordo que assim seja. Confesso que antigamente, à medida que ia ficando mais adulto, me deprimia um pouco quando as pessoas começavam-me a tratar mais por Você do que por Tu porque, precisamente, fazia-me sentir ainda mais velho. Preferia sempre o tratamento na 2º pessoa para ser igual como era na escola... mas agora, com uma outra maturidade (que é normal senão não evoluía) já vejo as coisas de outra maneira. Até já prefiro que me tratem mais na 3º pessoa, até mesmo para manter uma certa distância que acho que é inevitável não só nas relações profissionais mas também sociais!

Por isso, e dizendo isto de forma sucinta, aquilo que faz a pessoa tratar alguém na 3º pessoa, será: Idade (factor principal, uma pessoa que seja pelo menos 15 anos mais velha sou incapaz de tratar por tu); Posição da pessoa (chefe/subordinado; Cliente/Empregado;) e o grau de confiança com a pessoa (permitir ou não que essa pessoa entre na esfera pessoal da outra ou não).

Conforme já foi dito ao longo deste tópico, estou plenamente de acordo quando se diz que o tratamento na 2º pessoa, dará mais azo a excesso de confiança.. e quando queremos manter uma relação mais distante, o tratamento por Você é o mais apropriado..até porque se houver alguma chatice, a ruptura até é muito mais acessível para ambas as partes pois a relação já era "fria" (isto aplica-se bastante no mundo laboral, principalmente na relação entre superior hierárquico e funcionário).

E depois há outra questão, não menos importante: o User que abriu este tópico referiu que deveríamos todos tratarmo-nos na 2º pessoa e que deveríamos deixar-nos dessas peneiras do passado..tudo muito bem, se realmente a tendência fosse essa...mas não é, muito pelo contrário! E com isto quero dizer que acho que não há sensação pior do que aquela de sermos chamados à atenção quando começamos a tratar alguém por TU e a outra pessoa não gosta... a relação fica logo inquinada! E isso acabaria por fatalmente acontecer se usámos sempre a abordagem do TU com as pessoas.

Para finalizar, a questão de tratar pelos títulos.. seja por senhor, Dr, Engº, Arq., o que for, é uma coisa que não me faz confusão nenhuma... até é bom que haja algum formalismo nisso sobretudo (uma vez mais) no mundo laboral. É verdade e eu concordo em absoluto que muitas vezes , quando se insiste em tratar alguém por Dr, é porque no fundo essa pessoa acha esse "Dr" um idiota...mas que diferença isso nos faz se a outra parte sentir o mesmo? Eu posso estar a tratar alguém por Sr.Dr. X (e ele de igual forma) e a nos desprezarmos mutuamente, que no final ninguém ficará a chorar com pena um do outro se as coisas não acabarem da melhor forma, pois o distanciamento já tinha sido criado. (a racionalidade e objectividade tem que imperar sobre a emotividade, sobretudo no mundo dos negócios). Portanto o tratar por Tu somente as pessoas de família, amigos muito próximos, e colegas de trabalho (na mesma hierarquia e que sem grande desfasamento na idade).

Just my 2 cents[;)]

Nisso admiro os nossos amigos espanhóis.
Posso ficar hospedado num hotel 5 estrelas XPTO cheio de paneleirices em Madrid e os funcionários tratam-me por tu.
Em Portugal vou ali ao Ibis da esquina e sou tratado por Sr, isto quando não é Dr.

Outro exemplo, tenho escritório em um centro de empresas em Lisboa e as funcionárias insintem em tratar-me por Dr.
Já disse inúmeras vezes, até já mandei por escrito instruções para não me chamarem Dr, mas as gajas não aprendem.. A sério que é uma cena que me deixa chateado, detesto formalismos.

Eu trato e sou tratado por muitos clientes por tu ou você, dependendo da idade.

Mas já são muitos anos de relacionamento com a maioria deles.

Nos inícios tenho mais cuidado mas sinceramente raramente trato alguém por Dr.

Eu só não gosto é do "você". "Você quer/foi/está...?" É desagradável, prefiro tratar pelo nome ou por Sr/Srª.

Nunca percebi esse trauma do " você " .....acho que não tem mal nenhum mas pronto.

E acho que o não tratar por tu muitas vezes cria uma diferenciação / distância que é muito útil muitas vezes em ambiente profissional.

No teu planeta talvez seja uma regra de boa educação, no meu planeta é apenas uma breguice, é uma necessidade forçada de quem não consegue ganhar ou dar-se ao respeito de outra maneira.

É assustador ler algo como isto

"não para mostrar que estou em superioridade, porque isso é inerente ao cargo, mas para reforçar o distanciamento apropriado às posições profissionais. "

Um sistema de castas? Não trabalham todas as pessoas da tua empresa com um mesmo fim?

Em 4 anos continuas na mesma. Achas que os que não pensam como tu são tacanhos / burgessos, etc. Muito bom.

Nunca percebi esse trauma do " você " .....acho que não tem mal nenhum mas pronto.
É uma questão que vem de há muitos anos, antigamente só se tratava por você as pessoas por quem não se tinha consideração.

Eu por exemplo ainda fui ensinado a nunca tratar as pessoas por "você", por ser um tratamento desrespeitoso. A minha avó costumava dizer que "você" é moço de estrebaria.

Portanto tinha de ser ou por "tu" ou por "Sr. Fulano". Coisas dos antigos! [:D]

Na minha empresa o ambiente é excelente e ninguém se trata por dr. eng. sr. você... se calhar é por isso que o ambiente é bom, não há pessoas preocupadas com essas não questões.

É uma questão que vem de há muitos anos, antigamente só se tratava por você as pessoas por quem não se tinha consideração.

Eu por exemplo ainda fui ensinado a nunca tratar as pessoas por "você", por ser um tratamento desrespeitoso. A minha avó costumava dizer que "você" é moço de estrebaria.

Portanto tinha de ser ou por "tu" ou por "Sr. Fulano". Coisas dos antigos! [:D]

Já o meu pai nos anos 70 a trabalhar numa pastelaria em Lisboa, tratou um cliente por você e o cliente disse-lhe " você é estrebaria " [:D]

A cena é que a palavra você deriva do vocemecê que deriva do vossa mercê logo não percebo como pode ser entendido como desrespeito.

Na minha empresa o ambiente é excelente e ninguém se trata por dr. eng. sr. você... se calhar é por isso que o ambiente é bom, não há pessoas preocupadas com essas não questões.

Na minha há inclusive gente de 30 anos a tratar por você quem tem 33, entre outros exemplos.

E o ambiente não é bom, é excelente.

Quando dei assistência a várias empresas assisti a várias situações diferentes e facilmente cheguei à conclusão que o você acaba por criar mais respeito, ainda que involuntariamente.

A palavra você propriamente dita ou tratamento na 3° pessoa?

Exacto.

Eu trato pessoas por "tu" e por "você" sem nunca referir tais palavras.
O José acha que isto é bom.
Ou
Achas que isto é bom.

Uma vez numa formação comercial, uma rapariga, ao simular uma conversa de venda, não parava de dizer "você isto, você aquilo"
Lá lhe disseram para não está sempre a dizer "você", ela tenta novamente, eis que começa a hesitar e sai-lhe "então e vocemessê acha que..."
Partiu-se tudo a rir.

Também detesto formalismos. Por mim ia tudo corrido a tu, mas em portugal isso simplesmente não é possível, as pessoas não apreciam isso.

Aqui tenho que discordar.. o tirar os títulos (Sr, Dr, Engº,..) ainda é naquela..mas agora correr tudo por TU, isso não! E acho que ainda bem que assim é (mas lá está é sempre uma opinião subjectiva[;)])

Exacto.

Eu trato pessoas por "tu" e por "você" sem nunca referir tais palavras.
O José acha que isto é bom.
Ou
Achas que isto é bom.

Uma vez numa formação comercial, uma rapariga, ao simular uma conversa de venda, não parava de dizer "você isto, você aquilo"
Lá lhe disseram para não está sempre a dizer "você", ela tenta novamente, eis que começa a hesitar e sai-lhe "então e vocemessê acha que..."
Partiu-se tudo a rir.
Exacto. A palavra você nunca (ou quase) se deve dizer.

Tratamento na 3°pessoa sempre que não estivermos numa situação tu cá tu lá.

Acha que isto é bom?
Achas que isto é bom?

Voltar
Superior