O "rebanho"...

Achas que um fabricante automóvel se pode dar ao luxo de daqui a 3 meses estar a vender o carro com promoções de 50% e ainda assim ter lucro? Se achas, achas mal!

Como dizia um ex-chefe meu... o sector automóvel é um negócio de milhões que rende tostões!

é normal que percentualmente a margem seja superior no textil, no entanto nada como consultar o relatório de contas de uma dessas empresas. Não disse que era abismal, apenas superior.

O custo de fabrico de uma T-shirt é irrisório! Se for na China então! E as "marcas" também fabricam na China!
Supõe que fica por 3,5€ já com custo de transporte e distribuição e é posta na loja a 14,99€! Passados 3 meses é vendida em promoção a 7,49€ e ainda dá lucro! As margens no vestuário são brutais!

Bom a BMW teve no ano passado lucros que representam cerca de 8% na casa mãe. a este valor ainda seria preciso acrescentar o lucro do importador, o lucro da concessão, o lucro do stand, o lucro do vendedor...

sinceramente não me custa acreditar que se os construtores vendessem directamente ao cliente poderiam vender com descontos na ordem dos 30% ou 40% e ainda assim não ter prejuízo, o problema é que os fabricantes não vendem automóveis são simples fornecedores de quem os vende.

e o sector automóvel ser um negócio que rende tostões é engraçado, só o grupo BMW teve no ano passado proveitos na ordem dos 3.2 mil milhões de euros.

Por acaso nos carros é onde me parece que os hábitos mais mudaram em relação há 30 ou 40 anos. Hoje quem tem (ou acha que tem) dinheiro tem de andar de Mercedes, Audi ou BMW; mas quando me lembro dos meus tempos de puto os nossos pais e avós variavam muito mais.

percebi o que queres dizer, mas há 30 ou 40 anos não havia nem metade da diversidade de marcas e modelos que há agora, se calhar nem 1/4.

Mas de facto quando entras em determinada gama de preços é quase irritante a escolha estar apenas restrita a 3 marcas, mas é o mercado a actuar, sabes concerteza os valores de renting para uma dessas 3 marcas e depois vê para outra marca qualquer. Estou-me a referir ao segmento do A6, Classe E ou Série 5

Bom a BMW teve no ano passado lucros que representam cerca de 8% na casa mãe. a este valor ainda seria preciso acrescentar o lucro do importador, o lucro da concessão, o lucro do stand, o lucro do vendedor...

sinceramente não me custa acreditar que se os construtores vendessem directamente ao cliente poderiam vender com descontos na ordem dos 30% ou 40% e ainda assim não ter prejuízo, o problema é que os fabricantes não vendem automóveis são simples fornecedores de quem os vende.

e o sector automóvel ser um negócio que rende tostões é engraçado, só o grupo BMW teve no ano passado proveitos na ordem dos 3.2 mil milhões de euros.

para teres uma noção do que é o mercado de retalho, onde o textil se incluí, é fácil uma loja ter margens na casa dos 40% /50% fora o que ganham os distribuidores e obviamente a marca.
se calhar uma camisa Gant saí da fábrica a 15€ (se for tanto) e chega às lojas a 90€

para teres uma noção do que é o mercado de retalho, onde o textil se incluí, é fácil uma loja ter margens na casa dos 40% /50% fora o que ganham os distribuidores e obviamente a marca.
se calhar uma camisa Gant saí da fábrica a 15€ (se for tanto) e chega às lojas a 90€

sim e então?

não é isso que faz com que o negócio automóvel seja de tostões como aqui foi referido, tão pouco um negócio que gere margens de lucro muito pequenas.

mas isto já vai muito off-topic. até porque o que levou a esta discussão foi alguém achar normal publicitar o símbolo "M" da BMW porque alegadamente é o melhor e não há igual que preencha determinados requisitos mas não é capaz de entender que isso também se aplica a todas as outras marcas, até porque os requisitos variam de pessoa para pessoa.

Sobre isso é melhor "convocar" o RicardoHDI, que trabalho no ramo[;)]

percebi o que queres dizer, mas há 30 ou 40 anos não havia nem metade da diversidade de marcas e modelos que há agora, se calhar nem 1/4.

Mas de facto quando entras em determinada gama de preços é quase irritante a escolha estar apenas restrita a 3 marcas, mas é o mercado a actuar, sabes concerteza os valores de renting para uma dessas 3 marcas e depois vê para outra marca qualquer. Estou-me a referir ao segmento do A6, Classe E ou Série 5
Em relação aos modelos concordo, mas em relação as marcas não. Nesse tempo marcas Japonesas ainda apareciam pouco (e coreanas nem se sabia o que isso era), mas em relação às europeias havia maior variedade. A Volvo ainda era uma marca totalmente independente, a Citroen idem, as marcas Inglesas ainda não tinham ido à falência, Alfa e Fiat não partilhavam nada... e por aí adiante.

sim e então?

não é isso que faz com que o negócio automóvel seja de tostões como aqui foi referido, tão pouco um negócio que gere margens de lucro muito pequenas.(...)

Há uma coisa que se chama "não levar à letra". [:D]

Obviamente que o negócio automóvel dá dinheiro. O que já foi referido é que em termos percentuais há outros sectores com ganhos superiores.

sim e então?

não é isso que faz com que o negócio automóvel seja de tostões como aqui foi referido, tão pouco um negócio que gere margens de lucro muito pequenas.

mas isto já vai muito off-topic. até porque o que levou a esta discussão foi alguém achar normal publicitar o símbolo "M" da BMW porque alegadamente é o melhor e não há igual que preencha determinados requisitos mas não é capaz de entender que isso também se aplica a todas as outras marcas, até porque os requisitos variam de pessoa para pessoa.

primeiro tens de perceber a diferença entre margens em percentual ou em absoluto, e em percentual não tenho dúvidas que os "carros" tem menor margem.
mas se o lucro líquido da BMW foi de 3,2b é bastante bom!!

Em relação aos modelos concordo, mas em relação as marcas não. Nesse tempo marcas Japonesas ainda apareciam pouco (e coreanas nem se sabia o que isso era), mas em relação às europeias havia maior variedade. A Volvo ainda era uma marca totalmente independente, a Citroen idem, as marcas Inglesas ainda não tinham ido à falência, Alfa e Fiat não partilhavam nada... e por aí adiante.

havia fortes restrições à importação em especial fora da Europa, as marcas americanas evaporaram-se do mercado por causa disso e as japoneses entram em força na década de 90.

mas nada como consultares uma tabela de preços dos anos 70 para veres quantos modelos/marcas havia para tirares as dúvidas ;)

Bem lembrei-me logo da imagem do tópico para rir do calvin & hobbes que o Thesexpistol também já viu.

calvin-and-hobbes-comic-logo-branding-consumerism.jpg

Nunca gostei muito de fazer publicidade a marcas, muito menos quando estas são uma coisa espampanante como os casos que se está a falar. Keep it casual [;)]

E o custo do branding, fica onde?

havia fortes restrições à importação em especial fora da Europa, as marcas americanas evaporaram-se do mercado por causa disso e as japoneses entram em força na década de 90.

mas nada como consultares uma tabela de preços dos anos 70 para veres quantos modelos/marcas havia para tirares as dúvidas ;)
"Infelizmente" não preciso de consultar nada porque sou desse tempo. [:D][;)]

Edit: Mas diz-me lá que marcas europeias é que não existiam há 30/40 anos.

Última edição:
E o custo do branding, fica onde?

branding, comunicação, divulgação?
fica no SEO, deves pensar tu LOL ;)

vá estou a brincar... um bocadinho! Já tive a minha dose de discussão na semana passada de search + brand, não me apetece reeditá-la

Claro que uma marca tem de a promover, e como tal esses custos têm de se reflectir nos custos finais.

primeiro tens de perceber a diferença entre margens em percentual ou em absoluto, e em percentual não tenho dúvidas que os "carros" tem menor margem.
mas se o lucro líquido da BMW foi de 3,2b é bastante bom!!

olhes para qual olhares nenhuma das perspectivas indica um negócio de tostões.

nunca pus em causa que a margem no negócio automóvel fosse menor, apenas não concordei que fosse assim tão menor como a tentaram pintar.

Sobre isso é melhor "convocar" o RicardoHDI, que trabalho no ramo[;)]

Isso mesmo. [:D]

Para dar um exemplo, na sexta feira entregou-se 3 mil camisas de uma boa marca portuguesa, muito conceituada e procurada, o preço que a camisa saiu daqui foi por 11.65€, completa, com tecido, feitio, lavagem e tingimento. Vai ser vendida na loja por 53€ e é das mais baratas.

Isso mesmo. [:D]

Para dar um exemplo, na sexta feira entregou-se 3 mil camisas de uma boa marca portuguesa, muito conceituada e procurada, o preço que a camisa saiu daqui foi por 11.65€, completa, com tecido, feitio, lavagem e tingimento. Vai ser vendida na loja por 53€ e é das mais baratas.

não esquecendo que esse valor é apenas parte do custo..

"Infelizmente" não preciso de consultar nada porque sou desse tempo. [:D][;)]

Edit: Mas diz-me lá que marcas europeias é que não existiam há 30/40 anos.

o que se disse no início foi que agora há mais diversidade de marcas e modelos no mercado português, não que há mais ou menos marcas europeias à venda, não generalizei num continente [:p]

Só para dizer que me identifico em parte com o discurso do autor do topico e que desconhecia que existia a marca WESC, e tive que ir ao google para saber o que são hoodies [:D]
eu uso roupa, não marcas, e quanto mais "limpa" melhor. logos ou grandes simbolos, simplesmente não uso.

o que se disse no início foi que agora há mais diversidade de marcas e modelos no mercado português, não que há mais ou menos marcas europeias à venda, não generalizei num continente [:p]
Mas isso é batota porque as marcas da "moda" são essencialmente europeias, ou melhor, hoje já são só alemãs! [;)]

Voltar
Superior