O "rebanho"...

Isto para já não falar nos que são mais velhos e andam com t-shirts da D&G com letras do tamanho da sinalização das autoestradas..

Acho um piadão quando vejo pessoas com camissas da armani ou da hugo boss com um ganda simbolo da marca, quando essas duas marcas em particular não possuem simbolos exteriores nas suas camisas (ou seja, as pessoas que andam com camisas com simbolos enormes dessas duas marcas são claramente camisas contra-feitas e vendidas nos ciganos).

Na realidade a maioria das marcas de grande prestigio (não estou a falar de levis nem Calvin Klein, mas sim de armani's, gucci's, etc.) é muito raro colocarem os simbolos da marca visiveis nas suas roupas. Quando se trata de outras marcas mais viradas para pessoal jovem (onde entra a levis, CK, etc.) aí é o descalabro. Parece que fazem competição para ver quem ostenta o maior logotipo.

Isso mesmo. [:D]

Para dar um exemplo, na sexta feira entregou-se 3 mil camisas de uma boa marca portuguesa, muito conceituada e procurada, o preço que a camisa saiu daqui foi por 11.65€, completa, com tecido, feitio, lavagem e tingimento. Vai ser vendida na loja por 53€ e é das mais baratas.

Ricardo, muito sinceramente, essas camisas que saem por 12€ da fábrica, se não tivessem nenhuma marca, vendias por quanto? Parafraseando a questão, quanto achas que te davam por cada camisa se as vendesses na rua?

Ricardo, muito sinceramente, essas camisas que saem por 12€ da fábrica, se não tivessem nenhuma marca, vendias por quanto? Parafraseando a questão, quanto achas que te davam por cada camisa se as vendesses na rua?

Era quase "obrigado" a vender pelo mesmo preço, a margem de lucro é minima, temos que comprar tecidos, acessórios, lavagem, tingimento etc etc.

Agora se não tivesse marca, ou se tivesse marca do Continente e assim, acho que ninguém dava esse valor. Mas sinceramente, elas valem isso, porque são bem feitas, tem bom tecido e bons acabamentos.

Era quase "obrigado" a vender pelo mesmo preço, a margem de lucro é minima, temos que comprar tecidos, acessórios, lavagem, tingimento etc etc.

Agora se não tivesse marca, ou se tivesse marca do Continente e assim, acho que ninguém dava esse valor. Mas sinceramente, elas valem isso, porque são bem feitas, tem bom tecido e bons acabamentos.

LOL, não respondeste à minha pergunta, não duvido que sejam bem feita, mas para o exemplo até podiam ser umas peças rotas. O que eu quero descobrir aqui, é o added value do branding.

Se tu fazes por 12, e as consegues vender na rua por exemplo por 20, significa que os restantes 33€ são investimento em branding!

Sempre existiram marcas e pessoal, principalmente mais novo, que quer pertencer a determinado grupo e veste como a maioria para se sentir integrado (desporto, música, etc.)

Salvo excepções por normas as marcas são mais caras mas também oferecem mais qualidade, mais durável e o tal factor de integração, ascensão social, o que quiserem. Acho pior a atitude das pessoas que vestem ou usam as coisas, do que se vestem X ou Y.

Adoro estes tópicos de quem gosta de criticar os outros. Se para o autor do tópico ser diferente é que é bom, devia agradecer a quem faz parte do "rebanho", pois ainda se diferencia mais!

não confundam marketing com branding... eu tenho roupa cara com qualidade superior à da feira com 'a mesma marca'.

agora que há muita roupa com meia dúzia de letras escritas e a ser caríssima quando não é nada de mais, é obviamente verdade.

para mim o melhor exemplo deste género é a franklin & marshall, para quem conhecer.

Honestamente, quem não gosta de usar uma roupa cara? Quem não gosta de ter um carro xpto ou um telemóvel com muitas funções?

Eu gosto...mas não compro porque os outros têm, tenho um telemovel xpto porqie preciso e não é da nokia pois nem gosto da marca! Tenho roupa de marca, evito os simbolos exagerados pois acho pirosos!!
Tenho sapatos e sapatilhas de marca...etc!!

Também tenho muita coisa de marcas mais baratas, pois normalmente compro as coisas que posso e dentro do que gosto...

que nem que seja o rebanho dos que não têm rebanho

Exactamente. Faz lembrar quando começou a moda dos alternativos/indies. Era pessoal que queria ser diferente e, no fundo, acabaram todos a partilhar os mesmos óculos rayban de massa à anos 70, calças justas, a ouvir as mesmas bandas, etc...
O ser humano tem sempre de se integrar num grupo. Se não o faz, não se vai sentir socialmente realizado. Por isso é que na adolescência num dia somos rockeiros, no dia a seguir hippies e no outro morangos com açúcar. Estamos à procura de qual o grupo em que nos adaptamos melhor.

Pois...

Faz-me confusão acusar gerações disto e daquilo quando as acções delas ocorrem por influencia das anteriores.
Isso foi pouco referido por aqui, mas para mim é a causa principal.
Este tópico fez-me lembrar as reportagens que faziam sobre o consumismo adolescente, que eu tenho assistido ao longo das diferentes gerações, mesmo antes de ser adolescente.
E nessas reportagens lá estavam os pais a queixarem-se desse mesmo consumismo e de atitudes de rebanho por parte dos filhos.
Não acho que tenha mudado nada.

Voltar
Superior