Nova Lei dos poços

:sh)

O meu pai tem 5 poços, todos eles com mais de 30 metros e 2 furos com mais de 80 metros....isto vai ser bonito[s)]

Bem, cá em casa há um poço com 8 metros e motor tem menos de 5cv.

Mas pelos vistos o problema que existirá é ser consumo humano, o que é o caso...

Mas tenho outra dúvida, é que aquando da construção da casa, no projecto já consta a localização do poço... e agora?

Presumo que seja preciso na mesma fazer a tal declaração, com inconveniência de neste caso o consumo se enquadrar na vertente de consumo humano...

Bem, cá em casa há um poço com 8 metros e motor tem menos de 5cv.

Mas pelos vistos o problema que existirá é ser consumo humano, o que é o caso...

Mas tenho outra dúvida, é que aquando da construção da casa, no projecto já consta a localização do poço... e agora?

Presumo que seja preciso na mesma fazer a tal declaração, com inconveniência de neste caso o consumo se enquadrar na vertente de consumo humano...
O problema é que para isso tens que anexar uma declaração da câmara municipal em como esse local não pode ser abastecido pela rede pública :( E em muitos casos (diria, na maioria), duvido que as camaras a passem.

Já estou a ver o pessoal a declarar o poços como sendo para rega (o problema é quando não têm terreno para regar [:D]).

Afinal qual é o final do prazo ?

Não é o que está no site?...31 de Maio de 2010? Espero que seja...

O meu avô e diria..."toda gente" pelo interior se serve do domínio hidrico nacional para rega...para pequenas e médias hortas não há outro jeito...e minas....e furos...e riachos com bombas elevatórias...A ele podem lhe chegar com as coimas que ele coitado quanto muito oferece-lhe um braçado de grelos e uma saca de batatas! [:)]

Este país podia ser só triste e pobre...mas ser isto e ainda por cima ridiculo...! :sh) Sim tenho vergonha destes legisladores de meia tigela que não conhecem o seu país e quando pensam em copiar o que se faz lá fora, esfregam as mãos de conquistadores dizendo..."Ah não mas pera...nós não só vamos copiar como vamos levar o 8 ao 80 para sermos os mais exigentes neste campo a nível da Europa..." Foi com a ASAE e agora vai ser com isto...

A intenção do ser humano em combater o aquecimento global é sempre pelo seu lado mais podre e ganancioso..."Sim pode usar o domínio hidrico à vontade, pode ter um Hummer na garagem, ...tudo se resolve com dinheiro no bolso do governo caro amigo" ....

E não só particulares sofrerão com isto...

Por acaso estou curioso como isto se aplica em terrenos que pertencem a A, mas em que B tem X dias de água por semana.

Isto é algo que acontece muito, pelo menos no interior norte, em que existe partilha da água de poços e nascentes, para que esta possa chegar a todos os terrenos...

Quem paga o quê?:confused:

Por acaso estou curioso como isto se aplica em terrenos que pertencem a A, mas em que B tem X dias de água por semana.

Isto é algo que acontece muito, pelo menos no interior norte, em que existe partilha da água de poços e nascentes, para que esta possa chegar a todos os terrenos...

Quem tem de pagar será sempre o proprietario do terreno

Tem pouco que saber.... paga o DONO do terreno[;)]

Já agora aproveitando o tópico (e desculpem o off-topic), sabem dizer-me qual o custo (aproximado) de se fazer um furo para rega de um jardim de aproximadamente 100 m2?

Já agora aproveitando o tópico (e desculpem o off-topic), sabem dizer-me qual o custo (aproximado) de se fazer um furo para rega de um jardim de aproximadamente 100 m2?
Depende da profundidade...
Se for até 20 m julgo que continua a ser grátis (tens que confirmar com a ARH). Se tiver mais paga, segundo me disseram, 300€.

À uns anos pagava-se mais, mas a ARH disse-me isso. Nada como ligares para lá.

Depende da profundidade...
Se for até 20 m julgo que continua a ser grátis (tens que confirmar com a ARH). Se tiver mais paga, segundo me disseram, 300€.

À uns anos pagava-se mais, mas a ARH disse-me isso. Nada como ligares para lá.

Obrigado, mas o que estava a perguntar era mesmo o custo de se fazer o furo em si.

Quem tem de pagar será sempre o proprietario do terreno

Isso é tudo muito engraçado, mas os outros têm direitos adquiridos das águas. E não pagam nada pelo usufruto destas.

O dono do terreno não pode, por lei, aterrar o poço se não quiser/puder pagar.

E mais... Se o usufruto está garantido por lei para quem não é proprietário, o pagamento de taxas repartidas não estará?

Última edição:
ola bom dia. preciso de uns esclarecimentos... tenho uma herdade no alentejo, e tenho um poço/furo e pelo que percebi da lei, tem que se preencher uns papeis.. papeis esses que acho que ja fiz download na internet. se possivel, poderia-me enviar o link para eu ver se os papeis sao esses mesmos. e de seguida, onde terei que me dirigir para os entregar.

agradecia esclarecimentos, bom dia. obrigado

Última edição:
Agora quem ficou com dúvidas fui eu :(

Estava a ver o site da ARHTejo e reparei que tem uma delegação na Guarda. Eu pensava que a Guarda fazia parte da área da ARHCentro.
Alguém consegue encontrar um mapa com as zonas? Ainda não encontrei [8b]

Isso é tudo muito engraçado, mas os outros têm direitos adquiridos das águas. E não pagam nada pelo usufruto destas.

O dono do terreno não pode, por lei, aterrar o poço se não quiser/puder pagar.

E mais... Se o usufruto está garantido por lei para quem não é proprietário, o pagamento de taxas repartidas não estará?

Nesse caso terão de pagar pelo usufruto das aguas [;)]

Agora quem ficou com dúvidas fui eu :(

Estava a ver o site da ARHTejo e reparei que tem uma delegação na Guarda. Eu pensava que a Guarda fazia parte da área da ARHCentro.
Alguém consegue encontrar um mapa com as zonas? Ainda não encontrei [8b]

Guarda, faz parte da ARH - Norte, zona RH3.

Tens aqui os contactos
GUARDA
Gaveto da Rua Pedro Alvares Cabral coma Rua Alm. Gago Coutinho
6300-507 Guarda

Não tenho telefone, mas podes contactar a ARH do Porto
223400000
geral@arhnorte.pt

Voltar
Superior