Nova Lei dos poços

Depende da profundidade...
Se for até 20 m julgo que continua a ser grátis (tens que confirmar com a ARH). Se tiver mais paga, segundo me disseram, 300€.

À uns anos pagava-se mais, mas a ARH disse-me isso. Nada como ligares para lá.

Desculpa chatear te com isto, mas se o poço tiver mais de 100 metros e não houver agua da rede pública tb tem de se pagar os 300 euros?

Obrigado.

Guarda, faz parte da ARH - Norte, zona RH3.

Tens aqui os contactos
GUARDA
Gaveto da Rua Pedro Alvares Cabral coma Rua Alm. Gago Coutinho
6300-507 Guarda

Não tenho telefone, mas podes contactar a ARH do Porto
223400000
geral@arhnorte.pt
Viste isso onde??

Bem, que confusão[s)]
Eu pensava que fosse ARHCentro. Já descarreguei os formulários e já os preenchi (não são poucos, e não me apetece preencher outros). Como eles dizem que é "preciso adaptar os formulários" até devem servir [:D]

O estranho é que a ARHTejo tem uma delegação na Guarda :confused:

O que é que lá está a fazer, se pertence ao Norte?? Preciso de um mapa [:blush:]

Viste isso onde??

Bem, que confusão[s)]
Eu pensava que fosse ARHCentro. Já descarreguei os formulários e já os preenchi (não são poucos, e não me apetece preencher outros). Como eles dizem que é "preciso adaptar os formulários" até devem servir [:D]

O que é que lá está a fazer, se pertence ao Norte?? Preciso de um mapa [:blush:]

Ainda se fosse em Castelo Branco...! :rolleyes: :confused: :rolleyes:

Edd :)

Guarda, faz parte da ARH - Norte, zona RH3.

Tens aqui os contactos
GUARDA
Gaveto da Rua Pedro Alvares Cabral coma Rua Alm. Gago Coutinho
6300-507 Guarda

Não tenho telefone, mas podes contactar a ARH do Porto
223400000
geral@arhnorte.pt
Viste isso onde??

Bem, que confusão[s)]

Bem,

Mais um dos q desconhecia esta bela M.E.R.D.A. de diarreia cerebral tb conhecida por lei.

Devo (como quem diz, vem todos de heranças de avós e ainda estão os filhos todos vivos) ter ainda 2 poços e umas duas represas comunitárias (ou seja são dos donos dos terrenos envolventes) p/ legalizar.

Os poços estão localizados numas terras perto de Vouzela e do Sabugal, presumo p isso q deva ir à região centro...!?

Afinal o q é preciso?
Nenhum dos poços está a ser utilizado, n sei a potência do motor nem a profundidade LOL

É melhor ligar a Deus (ou ao diabo) a ver se o meu avó anda por lá p/ saber estas coisas... [8b] [:D]

Tenho de legalizar uma coisa q nem sei bem o que é!... :sh)

Thx,

E aqui as minhas dúvidas alguém sabe?

É q a nossa fámilia tem essa coisa de direitos em presas/minas antigas mas pelo q sei os terrenos "n são de ninguém"...!

Não sei como, mas dupliquei um post...

Eu quanto mais vejo, menos entendo [8b]

Fui ao site da ARHNorte. Já actualizaram o folheto, e têm lá o mapa onde dá para ver que o distrito da Guarda pertence ao Norte (na ARHTejo está a informação que existe uma delegação na Guarda).

Agora, no site da ARHNorte encontrei uma coisa ainda mais estranha:
Identificação devidamente assinalada num extracto de uma carta militar à escala 1:25 000 ou ficha P3. Poderá ainda marcar o local em fotografia aérea obtida na Internet, no site www.google.pt

Não sabia que o google tinha fotografias aéreas :(
Depois, não acredito que eles consigam pegar numa fotografia, mesmo que seja do google earth, e consigam localizar o poço, quando pedem coordenadas Hayford Gauss militares :( Mas, esse será um problema deles.
Apenas me parece que estão a arranjar confusão a mais.

Viste isso onde??

Bem, que confusão[s)]

Ao entrares no site ARH do Norte, I.P., tens lá o folheto informativo e neste tens lá o mapa da região Norte com os contactos.

É só despesas. Quando construí a minha casa, em 2002, mandei abrir um furo, estimulado por um vizinho que também tinha feito o mesmo. Mais tarde meti todos os acessórios necessários para a captação da àgua. Feitas as análides, foi sugerida a colocação de um filtro para poder usar a àgua para consumo humano. Apesar de já ter gasto quase 1000 contos na brincadeira, ainda não tive vontad€ de meter o tal filtro que fica em mil e tal euros. Como não tenho grande coisa para regar ou lavar no exterior, a grande vantagem do furo seria usa-lo para consumo humano, mas pelo que já li, só o permitem se não for abastecido pela rede pública! É isso? Quem é que decide que Àgua é que eu devo beber? Se for obrigado a apresentar análises com alguma regularidade, assim farei, mas não me podem impedir de usar a àgua, neste caso, para beber, cozinhar, etc. Não será assim? Já agora, o furo tem 92 metros mas só deu para encamisar 74 e o motor penso que não terá mais de 1,5 cv, tenho que pagar os tais 300 €?

uhm... ja fizeram o TPC??

Decreto-Lei n.º 226-A/2007 disse:
Na verdade, o presente decreto-lei antes
pretende pôr fim a uma filosofia de um certo desincentivo
às actividades económicas relacionadas com a
água, criando um novo quadro de relacionamento entre
o Estado e os utilizadores dos recursos hídricos baseado
na exigência do cumprimento da lei, mas também no
reconhecimento inequívoco de direitos aos utilizadores.
Nesse sentido, o novo regime vem consagrar os direitos
atribuídos ao utilizador e enquadrar com precisão os
termos em que a administração pode recorrer ao mecanismo
da revogação de um título, sendo, em qualquer
caso, necessária a audição prévia do titular da utilização.
Mais ainda, sempre que o titular de uma utilização tenha
realizado investimentos em instalações fixas, deverá ser
ressarcido do valor do investimento realizado, na parte
ainda não amortizada, em função da duração prevista
no respectivo título de utilização e que não possa ser
concretizada. Ainda uma concretização de uma nova
abordagem no relacionamento do Estado com os cidadãos
utilizadores dos recursos hídricos é a introdução
do princípio dos direitos do utente privativo, prevendo-
se que cabe ao Estado e às demais entidades competentes
ou aos seus respectivos órgãos, a garantia dos
direitos do uso privativo dos bens públicos objecto de
um título de utilização, respondendo civilmente perante
o interessado, nos termos gerais, por todos os danos
que advierem da falta, insuficiência ou inoperância das
providências adequadas à garantia dos seus direitos. O
presente regime aplica-se igualmente às administrações
portuárias, nos termos definidos na Lei da Água, sem
prejuízo de, no futuro, vir a ser aprovado um regime
próprio para a actividade portuária, dadas as especialidades
do sector.
Por outro lado, não obstante a cada utilização dever
corresponder um título que é gerido por um utilizador,
a realidade mostra-nos que, em muitas situações, o
mesmo título aparece a legitimar várias utilizações principais,
quer porque foi assim constituído originariamente,
como acontece com os denominados empreendimentos
de fins múltiplos, quer porque tal passou a
acontecer no decurso da exploração, como é o caso dos
empreendimentos equiparados.

Coitado do pessoal da frize...os ultimos "reclamos" na TV foram filmados no que parece "as propriedades" supostamente (digo eu) compradas com o lucro da "Frize".
Estão a perceber como funciona o governo?... ou pensamos nós que funciona!

Porque... Vá... ok...
É algo que pode vir a dar jeito... ter os poços e captações de água todos inventariados. Pois vem ai "doenças". E.... surpresa surpresa... literalmente "diz que", os FEMA coffins estao a chegar a Portugal e chegam por mar... e são armazenados no alentejo.

Surpresa surpresa... Holy Moly!
Ontem Entrou tambem em vigor uma lei que "proibe a pesca lúdica na costa alentejana. "

Surpresa surpresa... Holy Moly!
Hoje os media anunciam "No Algarve há uma doença estranha a matar idosos...!!"

No fundo No fundo...(do poço...da questão) Tambem diz que:
"É tudo para nos protejer de nós proprios. Do que a Natureza nos pode fazer... por acharmos que podemos fazer dela o que queremos."

É só despesas. Quando construí a minha casa, em 2002, mandei abrir um furo, estimulado por um vizinho que também tinha feito o mesmo. Mais tarde meti todos os acessórios necessários para a captação da àgua. Feitas as análides, foi sugerida a colocação de um filtro para poder usar a àgua para consumo humano. Apesar de já ter gasto quase 1000 contos na brincadeira, ainda não tive vontad€ de meter o tal filtro que fica em mil e tal euros. Como não tenho grande coisa para regar ou lavar no exterior, a grande vantagem do furo seria usa-lo para consumo humano, mas pelo que já li, só o permitem se não for abastecido pela rede pública! É isso? Quem é que decide que Àgua é que eu devo beber? Se for obrigado a apresentar análises com alguma regularidade, assim farei, mas não me podem impedir de usar a àgua, neste caso, para beber, cozinhar, etc. Não será assim? Já agora, o furo tem 92 metros mas só deu para encamisar 74 e o motor penso que não terá mais de 1,5 cv, tenho que pagar os tais 300 €?

Perante o investimento e a profundidade do furo nao tou a ver vantagem nenhuma no furo para se ter agua para consumo humano. Serve a da companhia que é uns 15euros mes se tanto.

um furo ou um poço é mto serve por norma é para encher piscinas e rega...

Já agora no meu caso como é? poço de uns 10metros(tenho de confirmar) sem motor, a agua é puxada a balde e roldana(por enquanto)

terei de pagar alguma coisa?

Pessoal, tenho uns quantos furos, com bem mais de 20m cada... São para uso agrícola. Tenho que pagar 300€ por cada um?
Furos "secos" que já não estão activos também tenho que legalizar?

Em termos de charcas, alguém sabe o preço? É consoante o seu comprimento?

Mas que palhaçada de leis que estes gajos inventam... E depois nós legalizamos tudo como eles querem e eles espectam-nos com uma taxa em cima, já tou a ver o filme todo...

Administrao de Regio Hidrogrfica do Tejo, I.P.

Visitem este site...tem lá alguma informação...usem os contactos...
Sei que em Castelo Branco estão a distribuir os impressos que podemos retirar da internet no site em cima referido.

Sei que algumas Juntas de Freguesia estão igualmente a informar e ajudar as pessoas...

Quanto a custos ainda não encontrei nada concreto e acredito que isto ainda irá mudar, pois existem certos formalismos muito dificeis de cumprir por algumas pessoas devido ao grau de conhecimento ou documentação a ser entregue, por exemplo a indicação em carta topográfica bem como as respectivas coordenadas.

Cheira-me que haverá muita gente a lucrar com isto tudo...

EDIT:

Recebi agora um e-mail com esta informação (está sujeito a uma confirmação - mas a fonte é quase 100% segura).

Furos, noras, poços, fossas e afins têm de ser legalizados até ao final de Maio de 2010. Quem não o fizer arrisca-se a uma multa de 25 mil euros e, por isso, a fila cresce nos serviços da ARH Algarve.

Caso não o façam arriscam-se a uma coima de 25 mil a 37.500 euros, para particulares e de 60 mil a 2,5 milhões de euros, para pessoas colectivas, obrigatoriedade, imposta pelo Decreto-Lei nº 226A/2007, de 31 de Maio.
Registo obrigatório
De acordo com a ARH Algarve, “o pedido de título é obrigatório para todos os proprietários de terrenos em que haja qualquer tipo de utilização dos recursos hídricos, que não esteja legalizada, sejam elas poços, noras, furos, minas, charcas, barragens, açudes ou descargas de águas residuais (por exemplo, fossas)”, pode ler-se no site da entidade.
No mesmo local pode ler-se que “caso seja detectada qualquer utilização não declarada após 31 de Maio de 2010, o seu proprietário incorre numa contra-ordenação muito grave, cuja coima mínima, para particulares, pode ir de 25 mil a 37.500 euros. No caso de pessoas colectivas, a coima pode ir de 60 mil a 2,5 milhões de euros”.
Apesar da Lei ter sido publicada em 2007, as ARH’s apenas foram criadas a 1 de Outubro de 2008, “o que atrasou o processo de aplicação”, justifica João Prudêncio.
Como formas de divulgação da obrigatoriedade dos proprietários aderirem a este registo a ARH Algarve optou por publicar a informação no seu site e por enviar um ofício a informar as Juntas de Freguesia da região. “Nós mandámos um ofício a informar e a pedir ajuda na divulgação. Algumas Juntas afixaram a informação e outras não”, explica.
Quem precisa de fazer o registo?
O pedido de título é obrigatório para todos os proprietários cuja utilização hídrica dos terrenos nunca tenha sido legalizada, herdeiros e novos proprietários de terrenos (mesmo em casos que os anteriores donos tenham procedido à legalização) em que haja qualquer tipo de utilização hídrica, até 31 de Maio.
Para quem possui título ao abrigo da legislação anterior, o mesmo continua a ser válido, mas mesmo assim o proprietário deverá dar conhecimento da sua existência até 31 de Outubro de 2009.
Para os proprietários de furos que não estão em utilização o registo não é obrigatório, embora os serviços aconselhem ser “preferível que o faça, de forma a enquadrar legalmente futuras utilizações”.
No caso de fossas estanques o título também não é obrigatório. “Apenas carecem de título as descargas de águas residuais provenientes de fossas sépticas com órgão de infiltração no solo (por exemplo, poço absorvente ou poço roto)”, refere a ARH Algarve.
Os pedidos são gratuitos, estando apenas sujeitos ao imposto de selo (3 euros), obrigatório em todos os requerimentos oficiais.
Quanto a despesas futuras, a ARH Algarve esclarece que “as utilizações de recursos hídricos são sujeitas a uma taxa de recursos hídricos de acordo com o Decreto-Lei nº 98/2007 de 11 de Junho a cobrar pela ARH”.
A utilidade do registo
Segundo a ARH Algarve, o registo tem como finalidade “uma correcta gestão, planeamento e fiscalização dos recursos hídricos” e, conclui, “este registo permite ainda acautelar conflitos de uso entre diferentes tipologias de utilização, como por exemplo uma descarga de águas residuais na envolvente de uma captação de água”.

Última edição:
Obrigado pela resposta EscapeRoto.[;)]

Digam-me uma coisa... Qual a diferença mesmo entre águas superficiais e aguas residuais?
E em qual se insere uma charca?

pois ... mas no site não diz aonde se regista ...
isto dá raiva ... o estado exige o registo ... ninguém sabe aonde ...
o que sabemos é que a partir de maio de 2010 , o que não tiver registado são 25 mil euros ...

portugal ao seu melhor ...

Afinal o meu poço só tem 6metros até ao topo e 5,5m de profundidade mas tem bastante agua[kiss]. Devido á baixa profundidade tambem tem de ser registado?

"4—A captação de águas particulares exige a simples comunicação do utilizador à entidade competente para a fiscalização de utilização de recursos hídricos quando os meios de extracção não excedam os 5 cv, salvo se a referida captação vier a ser caracterizada pela autoridade competente para o licenciamento como tendo um impacte significativo no estado das águas." - art. 62 da L 58/2005

Eich bem estou haviado então... :(

Tenho um furo numa propriedade com uma bomba de 8cvs. Toca a chular mais um taxa ao Zé da horta, para os Zé's do governo encherem os bolsos...

Já não basta a electricidade e o aluguer do contador trifásico serem carissimos...

É triste...

Voltar
Superior