Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
Pessoal tenho uma dúvida na questão das rendas!
Uma renda de 30€, o proprietário quer aumentar para 300€. O arrendatário não parece estar com vontade de aceitar e diz que sai da casa se lhe pagarem.
Se ele propor 35€ e o dono 300€, a lei diz que a indeminização é 60x a média das duas propostas. Ou seja 167.50€ x 60 = 10.050€
É assim?
Quer dizer que uma pessoa que habitou uma casa durante 30 anos e pagou no máximo 30€ por mês (ou seja 10.800€ em 30 anos) pode sair agora com 10.050€ no bolso? Tendo habitado a casa de modo gratuito nos últimos 30 anos?
Já serviu! Thx. É exactamente o que eu disse nas contas... :sh):sh):sh)
A menos que se faça pelo valor patrimonial, que eu n sabia, já vou investigar!
Pois, basicamente não existindo acordo, o valor a pagar passará por aí, pois não estou a ver nenhum senhorio andar a pagar milhares de euros para despejar pessoal...[8b] Os valores de indemnização são um claro incentivo ao arrendamento (not)... [8b]:sh)[8b]:sh)
Pessoal tenho uma dúvida na questão das rendas!
Uma renda de 30€, o proprietário quer aumentar para 300€. O arrendatário não parece estar com vontade de aceitar e diz que sai da casa se lhe pagarem.
Se ele propor 35€ e o dono 300€, a lei diz que a indeminização é 60x a média das duas propostas. Ou seja 167.50€ x 60 = 10.050€
É assim?
Quer dizer que uma pessoa que habitou uma casa durante 30 anos e pagou no máximo 30€ por mês (ou seja 10.800€ em 30 anos) pode sair agora com 10.050€ no bolso? Tendo habitado a casa de modo gratuito nos últimos 30 anos?
Só um aparte se souberes, como é que uma renda "só" com 30 anos ficou retida nesse valor tão baixo? Vivi numa casa com um contrato mais antiga que se manteve num valor muito mais actual.
No pressuposto de haver aqui alguém por dentro desta problemática da nova lei, peço a opinião sobre o meu caso que deve ser idêntico a tantos outros:
- a minha mãe tem +65 anos e vive sozinha
- tem rendimento exclusivo da pensão, que deve dar ligeiramente acima dos 500€ (ainda não há irs2012).
- o senhorio logo no inicio da lei (nov2012) mandou a carta com os dados previstos e a comunicar um aumento enorme, ainda que segundo a formula prevista (s/o valor do locado)
- ela respondeu dentro do prazo (fiz eu a carta) que não aceitava e juntámos declaração das finanças em como foi pedida a declaração do rabc, com validade 90 dias
- a 2ª carta da senhoria veio um bocado "atravessada" porque, ainda que confirmando (aceitando?) tudo o que foi dito, no final mete um parágrafo a dizer que assim sendo a renda passava para o valor já referido e já no mes seguinte !
- ela respondeu novamente dizendo que não percebia esse parágrafo, renovando a situação de carência economica+idade. Até agora não houve nova resposta (+1 mês)
Julgando que tudo está bem feito, a questão que ultimamente me tem feito mais confusão prende-se com a passagem para o NRAU.
É que está escrito que casos como este só podem transitar para o novo regime mediante acordo entre as partes. De facto não referi explicitamente na carta que não concordava com a passagem, mas claro que está implicito...julgo.
Ora, se assim for, qual a vantagem de andarmos nisto ? não seria melhor não concordar com transição para a nova lei e mantinha-se o tal aumento que tem vindo a acontecer de acordo com o tal coeficiente anual ?
Seria assim ? está confuso ? já cheguei a um ponto onde quanto mais leio mais baralhado fico !
edit: claro que ela não quer sair de casa...
EDIT: tendo a tua mãe mais de 65 anos, penso que então não havendo acordo, o contrato não pode mudar.
Sim o valor será actualizado até uma certa percentagem dos rendimentos, acha a minha pessoa. De notar que a minha pessoa não é de grande confiança.
pois é...será, mas falta-me informação, sobretudo à minha velhota que anda passada da cabeça e percebe-se...com 80 anos!!!Na situação em causa parece-me que o contrato pode não mudar, no entanto o valor pode. Fica sim é bastante limitado pelas várias condicionantes, idade, rendimento, não acordo entre as partes, valor patrimonial da casa...
Ou seja, só pela idade, parece-me que a lei obriga o contrato a continuar, a questão terá apenas a ver com a actualização de valor (bastante limitada).
pois é...será, mas falta-me informação, sobretudo à minha velhota que anda passada da cabeça e percebe-se...com 80 anos!!!
Claro. De acordo que é o ideal.Basicamente o ideal será pedir ajuda a alguém especializado para instruir correctamente a resposta ao senhorio.
A ministra informou locais gratuitos mas já não me recordo onde...juntas de freguesia, talvez (?).![]()
Aumenta logo prós 500€??? Era só o que faltava.