Nova Lei do Arrendamento

Ou então paga a 10 anos e compra o T1.

Tou com o dysplay. A roda já foi inventada. É preciso é fazê-la rodar. Enquanto ela não rodar, não dinamiza o mercado de arrendamento e estamos todos a perder com a quantidade cada vez mais absurda de casas vazias.

Tenho uma casa fechada e acho que estou a ganhar, lol.. pelo menos paz de espirito.

Tens noção que isso seria matar o arrendamento? Estamos a falar numa renda de 500€ durante 5 anos (e não estaria sujeita a aumentos, independente do custo de vida), a um depósito de 30000€, sim 30 Mil euros!
Ora uma boa parte da população não tem este montante para dar como entrada de uma casa, quanto mais arrendamento.

Para o senhorio seria bom, claro, já tinha a sua prestação do seu lado, sem saber se iria cumprir a sua - sim, que também há senhorios que não cumprem algumas das suas obrigações.

O curioso é que muita gente não fica chocada de comprar um carro a crédito por esse valor.

3 - Se o inquilino em falta não tiver condições de pagar a renda, o tribunal pode decretar que pode ficar na habitação durante x meses até arranjar condições para tal.

Ou se tiver mais de 65 anos a casa do senhorio é expropriada pelo estado e passa a ser habitação social.

E não garantia nenhuma que se consiga tirar seja quem for de casa em X meses. Podem ser X anos, ou até décadas.

É preciso relembrar que o supremo tribunal de justiça já regurgitou um acórdão em que considerava 19 anos um prazo perfeitamente razoável para um despejo e nem sequer considerava que os 19 anos de renda em falta fossem um prejuízo significativo para o senhorio.

O estado (contribuinte) Português foi depois condenado pelo tribunal Europeu a indemnizar o senhorio.

Posto isto não há reforma possível que não passe pela destruição do sistema judicial Português e pela construção dum novo.

Última edição:
Ou se tiver mais de 65 anos a casa do senhorio passa é expropriada pelo estado e passa a ser habitação social.

E não garantia nenhuma que se consiga tirar seja quem for de casa em X meses. Podem ser X anos, ou até décadas.

É preciso relembrar que o supremo tribunal de justiça já regurgitou um acórdão em que considerava 19 anos um prazo perfeitamente razoável para um despejo e nem sequer considerava que os 19 anos de renda em falta fossem um prejuízo significativo para o senhorio.

O estado (contribuinte) Português foi depois condenado pelo tribunal Europeu a indemnizar o senhorio.

Posto isto não há reforma possível que não passe pela destruição do sistema judicial Português e pela construção dum novo.

O problema é sempre o mesmo e transversal a todos os sectores da sociedade portuguesa.

Um sistema judicial sério e célere, resolvia TODOS os problemas do país...até a corrupção vejam lá

Tenho uma ideia melhor.

Já que seria complicada a minha solução, tenho outra ideia.

Um seguro-caução ou depósito-caução que o inquilino teria de apresentar e que cobrisse o valor total de rendas do período de arrendamento.

Esse seguro só seria accionado pelo senhorio em caso de incumprimento de pagamentos pelo inquilino.

Depois claro, o inquilino teria de se "acertar" com a entidade financeira que lhe emitiu o documento, mas isso só aconteceria se fosse incumpridor.

Está mais sensata esta sugestão?
Que lolada!!! Vives num outro planeta.

E muita gente fica. é a escolha de cada um.
O que tu queres é que o arrendamento fique quase tão difícil como comprar uma casa, que é o completo oposto do que se pretende.

Por acaso o que quero é facilitar o arrendamento de uma casa tal como se compra um carro a crédito.

No carro tem de existir sempre uma garantia para quem empresta o dinheiro (o próprio carro serve de garantia. No arrendamento a garantia que existe é a do senhorio ter problemas... Grande incentivo.

Não consigo perceber é como os senhorios aguentam.

Quando vi aquela associação dos inquilinos da Avenida de Roma muito preocupada na TV com a nova lei das rendas percebi que...

...alguma coisa há-de mudar para melhor no mercado de arrendamento [:D]

Então se a associação dos inquilinos das moradias do Restelo vir também indignada é garantido ahaha [:p]

Esta nova lei das "rendas" parece fazer algum sentido.

O que não faz sentido nenhum é deixar as coisas como estão.

Infelizmente, chegados a este ponto tem que se salvaguardar os interesses dos que foram beneficiados durante anos com rendas que quase não aumentaram, para não criar mais um problema social.

De resto isto até parece simples, uma pessoa arrenda uma casa, passado uns anos acha que precisa de obras e o senhorio não faz .... troca de casa. Claro que para quem paga 50 euros num sitio em que devia pagar 500, não troca coisa nenhuma, passa o tempo a dizer mal do senhorio e não quer pagar mais.

Gostei bastante da Assunção Cristas - grande mulher.

Enquanto se vai discutindo se as rendas sobem ou não, o IMI subiu logo. Enfim... :rolleyes:

Infelizmente, chegados a este ponto tem que se salvaguardar os interesses dos que foram beneficiados durante anos com rendas que quase não aumentaram, para não criar mais um problema social.
Concordo, mas então devia-se ter impedido o aumento dos impostos que incidem em casas com rendas antigas. Eu já estou a pagar impostos atualizados mas as rendas continuam a ser as antigas. Sou um benemérito, dou habitação e ainda pago impostos por isso. [:D]

A maior parte da política social de habitação é suportada pelos Senhorios, disso não há dúvida.

Esta Lei do Arrendamento terá que alterar o paradigma da habitação em Portugal. As rendas têm que estar niveladas ao seu real valor de mercado e os Senhorios têm que se sentir minimamente protegidos para poderem investir nesse património, por arrasto as empresas de construção civil iriam ser incluídas nesse mercado que se quer mais justo.

Enquanto se vai discutindo se as rendas sobem ou não, o IMI subiu logo. Enfim... :rolleyes:

Concordo, mas então devia-se ter impedido o aumento dos impostos que incidem em casas com rendas antigas. Eu já estou a pagar impostos atualizados mas as rendas continuam a ser as antigas. Sou um benemérito, dou habitação e ainda pago impostos por isso. [:D]

Sim ! tens toda a razão.

Realmente urge normalizar este mercado.

Esta nova lei das "rendas" parece fazer algum sentido.

O que não faz sentido nenhum é deixar as coisas como estão.

De resto isto até parece simples, uma pessoa arrenda uma casa, passado uns anos acha que precisa de obras e o senhorio não faz .... troca de casa. Claro que para quem paga 50 euros num sitio em que devia pagar 500, não troca coisa nenhuma, passa o tempo a dizer mal do senhorio e não quer pagar mais.

Gostei bastante da Assunção Cristas - grande mulher.

Seu depravado. [:D][:p]

Gostei imenso do Prós e Contras de ontem. Ainda vai sendo este e poucos mais programas (no cabo sobretudo) que vão mantendo TV ligada lá em casa.

Gostei dos interlocutores escolhidos que me fez ter uma dimensão mais real do quão complexo e sensível pode ser esta lei. Tanto é que dei por mim a concordar com opiniões ...antagónicas.

Acabo por partilhar da opinião da Ministra...ainda não é a lei ideal mas é o caminho certo. Quando toca a condições de vida das pessoas, para além dos direitos constitucionais é perigoso ser-se extremista e dar um passo maior que a perna. Leva o seu tempo.

Tenho aqui uma apresentação do Director Geral do IPD na Holanda, no âmbito de um seminário ocorrido recentemente em Lisboa sobre o futuro do mercado de arrendamento em que ele explica os factores críticos de sucesso do mercado residencial de arrendamento na Holanda. Tentem perceber o quão evoluído (e socialmente apoiado) é o modelo deles... (como anexo 2,5MB? [:D])

Voltar
Superior