Nova Lei do Arrendamento

Não, está em causa um principio fundamental de qualquer sociedade que é o do direito à propriedade privada.

Esse comentário nada tem a ver com o que eu escrevi. Continuo na minha, está se a falar como se os senhorios fossem os inocentes deste assunto e os únicos lesados e não é assim. Muitas das histórias sobre os senhorios e os seus inquilinos de longa duração começam pelo fim porque é a parte que dá jeito.
Eu falo pelo meu, cada um falará da sua experiência pessoal. Nunca disse que estava contra a lei, principalmente a parte do despejo rápido

20 Euros de renda x 40 x12 = 9600 Euros Vá lá a renda tinha mais valor monetário à uns bons tempos. 15000 Euros

Rendas com 40 anos andam mais pelos 50/60€ até 1984 esse valor correspondia quase a totalidade do salário mínimo nacional.

Antigamente o ordenado de um era só para pagar a casa, ou seja à proporção as rendas (de contratos novos 200/300€) hoje em dia estão mais baratas.

Os 200/300€ que te referes são de rendas ou de salários?

Se forem de rendas, onde estão casas normais até T2, em condições dignas, a alugar?

Eu próprio conheço algumas mas são muito poucas e estão todas alugadas! O que tenho assistido nos últimos anos é a um aumento dos preços dos alugueres que tornam difícil arranjar algo decente à volta do T2 por menos de 400 a 500€ mensais.

Nos tempos que correm um casal com 2 salários mínimos, com as exigências que são feitas no dia-a-dia, com um ou dois filhos, estes valores não são viáveis.

Continua-se a não perceber o conceito de alugar casa (parece-me)...

Em Inglaterra os contratos tinham por norma 6 meses, às vezes 12 meses, mas já era a esticar a corda.

Se alguma das partes (inquilino ou senhorio) quizer desfazer o contracto antes (seja porque razão for) tal está acordado sem prejuízo de maior para ambas as partes.

Falaram em depósitos. Em Inglaterra é a norma também e é obrigatório seguro sobre os mesmos. Os juros dos depósitos vão para o bolso das imobiliárias que fazem a mediação/acompanhamento.

A época dos segundos herdeiros (como é habitual chamar os inquilinos por estes lados) tem de acabar!

Finalmente vão mexer na lei das rendas e acabar com os casos de rendas ridiculamente baixas!apr:)
Só é triste que tenha sido por imposição externa! Nunca houve um politico com "bolas" para o fazer![s)]
É mais uma prova que não nos sabemos governar sozinhos![8b]

Habitação. Despejos vão ser resolvidos fora do tribunal

Habitação. Despejos vão ser resolvidos fora do tribunal - Especiais - DN

Os inquilinos que tentem atrasar os processos de despejo têm de pagar multas aos proprietários escreve hoje o jornal i. Os despejos vão ser decididos foram dos tribunais e o prazo máximo fixado é de três meses.
A resolução dos conflitos entre senhorios e inquilinos vai ficar, na grande parte, fora dos tribunais. O governo introduziu na nova lei dos despejos, que vai ser aprovada amanhã em Conselho de Ministros, a criação de um Balcão Nacional de Despejos - o nome ainda não está fechado - para reduzir o tempo de desocupação das casas, avança hoje o jornal i.
A estrutura tem como objectivo resolver as divergências entre proprietários e inquilinos em tempo recorde sem entupir os tribunais

Estava a ver que não! apr:)apr:)apr:)

Pelo que ouvi, os contratos não podem ser transmitidos a outra pessoa

Transmitidos como? Subarrendamento? Passar para os filhos?
Subarrendamento pode ficar estipulado no contrato a possibilidade de existir ou não. Actualmente os contratos podem passar para os filhos, em caso de morte do arrendatário originário - e com mais uma outra regra - mas o valor da renda pode ser actualizado.

Só espero é que, agilizando o mercado do arrendamento, haja uma descida efectiva e generalizada do valor das rendas para novos contratos. Mas acho que estou a pedir demais...

Só espero é que, agilizando o mercado do arrendamento, haja uma descida efectiva e generalizada do valor das rendas para novos contratos. Mas acho que estou a pedir demais...

Isso vai demorar! Primeiro os senhorios têm de recuperar a confiança no mercado para que comece a aumentar a oferta!
Se tudo funcionar bem e a oferta crescer a um bom ritmo as rendas terão tendência a baixar![;)]

Isso vai demorar! Primeiro os senhorios têm de recuperar a confiança no mercado para que comece a aumentar a oferta!
Se tudo funcionar bem e a oferta crescer a um bom ritmo as rendas terão tendência a baixar![;)]

Exactamente. Quando as pessoas que têm prédios devolutos e em extremas más condições decidirem reconstruir ou melhorar os prédios que têm por sentirem que voltou a ser um bom investimento, a lei da oferta e da procura voltará a entrar em acção e eventualmente as rendas baixarão. Demora é tempo.

As pessoas queixam-se de prédios em más condições, mas esquecem-se que muitas rendas antigas fizeram com que os senhorios muitas vezes perdessem dinheiro com as rendas ultra baixas que recebiam.
Mesmo aqueles que pagaram rendas baixas durante 40 ou mais anos e julgam que já pagaram o prédio, muitas vezes parecem esquecer-se que imóveis em localizações privilegiadas (centros de cidade principalmente) valem muitas vezes, só pelo sítio onde estão, pequenas fortunas!
Por isso concordo com os que dizem que muitos promotores não pensarão sequer duas vezes antes de pagar os 60 meses de renda só para se livrarem de "ocupas" que viveram dezenas de anos em localizações de luxo a pagar uma bagatela.

Se a lei funcionar bem, e dada a situação actual da segurança social, até pode ser que as pessoas invistam em imóveis para assegurar a sua velhice como se fazia no passado![;)]

É uma situação complicada, e quem vive numa casa há 40 anos e que sem duvida já pagou mais do que o valor do imóvel simplesmente tem de se sujeitar?
O limite é de 65 anos.. Mas as reformas agora irão baixar o pessoal com 50 anos vai morar para aonde e pagar a renda como?

Essas pessoas têm de compreender que fizeram uma má opção quando optaram por arrendar em vez de comprar.
São o exemplo claro de que há pessoas a viver acima das suas possibilidades. Terão agora de ir para casas mais pequenas ou mais longe do centro i.e. mais baratas.

Essas pessoas têm de compreender que fizeram uma má opção quando optaram por arrendar em vez de comprar.
São o exemplo claro de que há pessoas a viver acima das suas possibilidades. Terão agora de ir para casas mais pequenas ou mais longe do centro i.e. mais baratas.

Má opção?? E quem arrendou pq n podia comprar, como ainda é o caso actualmente e com tendência para crescer? Não generalizemos...

Como dizem por aqui, não há só santos nem de um lado, nem do outro.

O que as pessoas, tanto senhorios como inquilinos, devem fazer é colocarem-se "do lado de lá".

No caso dos inquilinos que têm rendas antigas ultra baixas em prédios no centro das cidades devem questionar-se e até informar-se junto de amigos ou conhecidos:
- Quanto vale o prédio onde habito?
- Se o prédio fosse meu por quanto é que eu o arrendava agora?

É que o curioso é que nas conversas de tasca, os inquilinos que habitam neste tipo de condições são os primeiros a reconhecer que se fossem eles os senhorios não arrendavam aquilo por menos de uma pipa de massa... [:D]

O que as pessoas, tanto senhorios como inquilinos, devem fazer é colocarem-se "do lado de lá".

No caso dos inquilinos que têm rendas antigas ultra baixas em prédios no centro das cidades devem questionar-se e até informar-se junto de amigos ou conhecidos:
- Quanto vale o prédio onde habito?
- Se o prédio fosse meu por quanto é que eu o arrendava agora?

É que o curioso é que nas conversas de tasca, os inquilinos que habitam neste tipo de condições são os primeiros a reconhecer que se fossem eles os senhorios não arrendavam aquilo por menos de uma pipa de massa... [:D]

Faltou a parte do que têm de fazer os senhorios.

Faltou a parte do que têm de fazer os senhorios.

Os senhorios têm de agir de boa fé caso a caso. No caso de idosos, pessoas doentes, pessoas com reais dificuldades financeiras, etc. devem ter isso em atenção.

Mas quero salientar que conheço muita gente que tem dinheiro, que entretanto construíu a sua própria vivenda nos arredores da cidade, mas que nunca chegou a entregar as chaves da sua antiga casa do centro da cidade arrendada porque como pagavam muito pouco, pelo pouco dinheiro que custa por mês, vale a pena manter a casa e meter lá alguns familiares a quem a casa dá jeito, etc.
Neste caso é que esta lei vai ser muito bem aplicada porque os inquilinos são os primeiros no café a gabarem-se de já não precisarem da casa mas que pela renda que pagam mais vale mantê-la e deixar o sobrinho ir viver para lá ou coisa que o valha... true story!

Má opção?? E quem arrendou pq n podia comprar, como ainda é o caso actualmente e com tendência para crescer? Não generalizemos...

Como dizem por aqui, não há só santos nem de um lado, nem do outro.

Quem arrendou porque não podia comprar sabia que se estava a sujeitar às actualizações das rendas que não aconteceram!
Ou seja, se tiverem dois dedos de testa, irão perceber que nos último anos foram muitíssimo beneficiados em detrimento dos proprietários. Moraram em casas dez vezes mais valiosas do que pagavam, sempre defendidos por lei!
Se apregoam direitos, dêem aos proprietários o direito de verem os seus investimentos compensados.

Voltar
Superior