Nova Lei do Arrendamento

Onde está a parte de que para actualizar o senhorio tem de ter gasto dinheiro nas casas que aluga? mantêm se? É que esta pequena parte é muito esquecida quando os senhorios se queixam na tv.

Onde está a parte de que para actualizar o senhorio tem de ter gasto dinheiro nas casas que aluga? mantêm se? É que esta pequena parte é muito esquecida quando os senhorios se queixam na tv.

Que eu saiba isso nunca existiu. As casas tinham era de estar em bom estado, não tinha nada a ver com o dinheiro gasto.

Isto para mim não vai dar em nada na maior parte dos casos.

Última edição:
Mesmo nas casas que não estão em bom estado: Quem está numa casa a cair de podre tem sempre a hipotese de, salvo poucos casos excepcionais, mudar para melhor.
Aqui como na maior parte das situações normais deveria funcionar a lei da oferta e da procura.

Querem é viver em mansões e pagar 60€ ou menos...

Mesmo nas casas que não estão em bom estado: Quem está numa casa a cair de podre tem sempre a hipotese de, salvo poucos casos excepcionais, mudar para melhor.
Aqui como na maior parte das situações normais deveria funcionar a lei da oferta e da procura.

Querem é viver em mansões e pagar 60€ ou menos...

Poucas excepções? [:D]

Gostava de ouvir alguns dos inquilinos da minha avó, (pagam cerca de 20€ mensais de renda cada um), quando havia um problema praticamente exigiam que fosse arranjado, como se os 240€ euros anuais dessem para garantir sequer a manutenção donde vivem...O argumento deles é de que quando foram para lá a renda que pagavam valia muito mais que os 20€ que pagam agora...[:vm)]

E mais engraçado são quando os filhos dessa gente reclamam do mesmo. É que os velhotes ainda vá que não vá, agora malta nos 20's e 30's que vivem dentro de quartos alagados (só um dos muitos exemplos) só porque não querem gastar um tusto num canalizador e que esperam que o dinheiro que pagam de renda cobre isso tudo...

Não ha-de o país de andar mal...[8b][8b]

A lei vai mudar para melhor, felizmente, embora continue a achar que se vai cair no mesmo erro de necessitar de um despacho de um juiz para despejar um inquilino que não cumpre com os pagamentos, ou seja, vamos novamente ficar uma eternidade á espera que a Justiça faça justiça [s)]

Acho que é unanime que actualmente a lei penaliza bastante os senhorios que têm casas mas que não conseguem ter rendimento. Depois os inquilinos exigem obras e o que pagam por mês de renda nem para uma lata de tinta dá. Há muitas injustiças, pessoas que são proprietárias de casas mas mantém casas alugadas porque pagam pouco, pessoas com rendas baixas que têm mais rendimentos que os senhorios..

Conheço um caso de uma senhora que vive com uma reforma baixa e além disso é dona de um prédio com 6 inquilinos. O que tira por mês em rendas nem chega a 100€... é justo? não me parece..

Só não virei senhorio porque ouvi historias do arco da velha.
A justiça protege quem não paga. Depois o senhorio que se lixe. Mais 1 de centenas de coisas que prejudica a economia e que parece que é necessário vir cá uma troika para se mexer na merrd@.

Por isso optei por vender uma casa que tinha excelente para arrendamento!

Que interesses há por traz disto tudo para se menter o estado actual das coisas? A banca já não é porque cada vez empresta menos....

Só não virei senhorio porque ouvi historias do arco da velha.
A justiça protege quem não paga. Depois o senhorio que se lixe. Mais 1 de centenas de coisas que prejudica a economia e que parece que é necessário vir cá uma troika para se mexer na merrd@.

Por isso optei por vender uma casa que tinha excelente para arrendamento!

Que interesses há por traz disto tudo para se menter o estado actual das coisas? A banca já não é porque cada vez empresta menos....

A excessiva protecção que a lei aufere aos inquilinos é má para eles próprios, pois grande parte das pessoas simplesmente não quer alugar imóveis que tem em excesso ou vazios, o que iria provocar mais oferta e assim baixar os valores pedidos pelas rendas.
Eu sou dos que sempre aconselhei as pessoas que me pediram conselhos a vendar os imóveis e nunca os alugar.
Só com uma lei que seja justa tanto para o senhorio como para o inquilino é que se pode dinamizar o mercado de arrendamento, especialmente neste momento em que o credito para a compra de casa própria está vedado á grande maioria das pessoas.

Sinceramente e atendendo ao perfil dos "ocupas" (que é como se chama a alguém que se faz habitar no centro de uma capital europeia por 60 euros? Conheço quem o faça por 5€ mensais!!!) esta lei vem despoletar muito facilmente o despejo. Qualquer promotor imobiliário voraz pagará as rendas de indemnização necessárias para fazer o seu projecto e do lado dos inquilinos quem se predisporá a fazer despesas com actos judiciais? ... A maior parte até são sub-sub-arrendamentos...a emigrantes! alguns nem legais no país estão...esta é uma situação criminosa! que obriga a quem tem algumas economias e deseja habitar no centro a ter que se ir endividar para a periferia de Lisboa se quiser uma casa com as condições mínimas de conforto e segurança aos dias de hoje.

A aguardar por ver uma alavancagem da reabilitação do património construído de Lisboa...

Vendam o prédio...dependendo da atractividade do imóvel, esse ónus será peanuts para determinados promotores...

Para um dos edifícios é uma opção, já para o outro, as outras rendas vão tapando o inquilino que menos paga e mais reclama.

Além disso já tem mais de 65 anos... [8b]

Última edição:
lol também acho que estas a pensar incorrectamente, tens que pensar que mereces uma actualização da renda justa tendo em conta o valor da casa, agora não é por actualmente a baixa do porto estar a bombar que vais correr com o inquilino porque pode haver alguém interessado em abrir um bar.

Peso desculpa mas a tua linha de pensamento só conheço em Portugal.

Em países civilizados e com verdadeiro mercado e justiça, o imóvel é do proprietário que o cede sobre contracto a um inquilino. De acordo com as normas no contracto ambas as partes podem rescindir do mesmo.

Se tiver um prédio alugado por 50€ ou por 50000€, eu como proprietário tenho toda a legitimidade e DIREITO de ter a possibilidade de cessar um contracto com a respectiva indeminização se adequada e/ou formalizada em contracto e o mesmo se passa com o inquilino.

O maior problema por cá são esses contratos antigos que ninguém tem coragem de mexer.
Nos novos já existe desde 2006 alguma possibilidade e liberdade de estipulação.

Se por um lado é um contrato privado e que deviam as partes acordar os seus termos, por outro lado sempre tivemos a "protecção" do inquilino e necessidade de habitar, contra o malvado do "capitalista".

Na minha opinião tendo as parte capacidade deviam estipular livremente, desde preço, duração e outras regras, sendo o regime meramente supletivo em caso do contrato não estipular.

O problema dos contratos mais antigos é os idosos com reformas de 200 e pouco €, onde iriam encontrar outras casa por valores que agora pagam. Não é um problema dos senhorios, é um facto, mas é uma questão social que alguém tem que ponderar.

O maior problema por cá são esses contratos antigos que ninguém tem coragem de mexer.

Se por um lado é um contrato privado e que deviam as partes acordar os seus termos, por outro lado sempre tivemos a "protecção" do inquilino e necessidade de habitar, contra o malvado do "capitalista".

Na minha opinião tendo as parte capacidade deviam estipular livremente, desde preço, duração e outras regras, sendo o regime meramente supletivo em caso do contrato não estipular.

O problema dos contratos mais antigos é os idosos com reformas de 200 e pouco €, onde iriam encontrar outras casa por valores que agora pagam. Não é um problema dos senhorios, é um facto, mas é uma questão social que alguém tem que ponderar.

Claro que é um tema para entrar com cuidado, mas não é menor problema social (económico, energético até...) colocarmos esta e as próximas gerações fora das cidades e obrigá-las a fazer 60 a 100km por dia em movimentos pendulares...

Os contractos têm de ter a possibilidade de ser quebrados sem prejuízo para senhorio e inquilino, caso contrário as coisas não funcionam.

Mas é um problema durante anos (e continua) imputado a um privado que supostamente tem um investimento que devia dar lucro e não prejuízo...

Claro que é um tema para entrar com cuidado, mas não é menor problema social (económico, energético até...) colocarmos esta e as próximas gerações fora das cidades e obrigá-las a fazer 60 a 100km por dia em movimentos pendulares...

Os contractos têm de ter a possibilidade de ser quebrados sem prejuízo para senhorio e inquilino, caso contrário as coisas não funcionam.

Mas é um problema durante anos (e continua) imputado a um privado que supostamente tem um investimento que devia dar lucro e não prejuízo...

Estou totalmente de acordo, não é o senhorio, privado, que tem que olhar para essas questões, até o referi no meu post.

valium, por isso é que só se pode mexer quando o inquilino tem menos de 65 anos.

Salvo erro foram previstas no NRAU actualizações mesmo para estes perfeitamente residuais.

Voltar
Superior