Negocio improvavel?

o AWD tem vantagens em situações limitadas, de curta duração e que provavelmente não justificam o acréscimo de preço para a maioria das pessoas. por outro lado as desvantagens estão sempre: para além do preço maior na compra, o maior peso contribui para uma dinâmica menos apurada, além de que aumenta os consumos..

no caso em concreto do F30 335d XD, não havendo opção pelo RWD a questão do "preço a mais" não se coloca, se bem que se saiba que o preço base é aquele e não é menos porque de série já vem com AWD. por isso a questão nem se põe se o modelo e motor pretendido já está escolhido de início.

nos outros, a opção por RWD nada tem a ver com perceber ou deixar de perceber de automóveis. se tivesse 2 carros sendo um RWD e outro AWD, privilegiava usar o AWD no inverno mas o RWD usava todo o ano. se só pudesse ter um dos 2, então seria o RWD todas as vezes. o comportamento em curva (para o mesmo modelo e motor) é mais apurado e também (bem) mais divertido quando queremos explorar as capacidades dinâmicas do carro.
(Por alguma razão os carros desportivos são quase todos RWD)

Não és tu que determina se o acréscimo de preço se justifica ou não para cada pessoa.

Um carro AWD pesa pouco mais que com outro sistema de tracção, na ordem dos 50 kg, mas é mais seguro em todas as condições e normalmente mais fácil de conduzir, consumirá mais 5% no máximo que o seu homólogo.

Neste caso concreto falando num BMW S3 a diesel, não falamos de um desportivo, apesar de ser um carro bom dinâmicamente e que anda muito bem, parece-me que quanto mais seguro melhor.

Os desportivos têm diversos tipos de tracção, os de topo normalmente são AWD.

Não és tu que determina se o acréscimo de preço se justifica ou não para cada pessoa.

Um carro AWD pesa pouco mais que com outro sistema de tracção, na ordem dos 50 kg, mas é mais seguro em todas as condições e normalmente mais fácil de conduzir, consumirá mais 5% no máximo que o seu homólogo.

Neste caso concreto falando num BMW S3 a diesel, não falamos de um desportivo, apesar de ser um carro bom dinâmicamente e que anda muito bem, parece-me que quanto mais seguro melhor.

estatisticas olhómetro, a funcionar desde 1914[:p]

AWD só traz vantagens! Ainda por cima com as nossas chuvadas ... é um descanso. O consumo extra é um preço a pagar para a maior segurança que oferece.

eu disse provavelmente não compensa. cada um sabe de si. naturalmente cabe a cada um decidir se compensa ou não. não sei onde os desportivos de topo são AWD. os mais divertidos são seguramente RWD, a saber:

- BMW M3, M4, M5, M6 - RWD
- Mercedes C63 AMG, E 63 AMG, SLK 55 AMG, SLS 63 AMG + BLACK - RWD
- Porsche Boxter S, Cayman S, 911 GT3, GT3 RS, GT2, GT2 RS, Carrera GT - RWD
- Mclaren MP4-12C, 12C Spyder, P1 - RWD (P1 é provavelmente o melhor carro desportivo de sempre até hoje, segundo a maior parte da crítica)
- Aston Martin Vantage V12 S, Vanquish S -RWD;
- Ferrari 458 italia, F12, california - RWD;
- Lamborghini Gallardo LP-560 Balboni - RWD;
- Jaguar F-Type roadster + coupé, XFR-S, XKR-S - RWD;
- Lotus Exige S, Elise - RWD;
- Nissan 370Z - RWD;
- Maserati Gran Turismo Sport - RWD;
- Pagani Huayra - RWD;
- Lexus LFA, IS-F - RWD;

AWD há grandes vultos é certo, mas são em menor número (Veyron, GT-R, 918 Spyder, Aventador+Gallardo, etc...). eu pessoalmente prefiro os RWD. Quando chove teria de ter mais cuidado e andar mais devagar. em todos os outros momentos, teria um sorriso muito maior nos lábios.

(obrigado "reckoner00" pela correcção do MP4-12C, foi distracção. já corrigido. mais um ponto para os RWD)

:)

Última edição:
eu disse provavelmente não compensa. cada um sabe de si. naturalmente cabe a cada um decidir se compensa ou não. não sei onde os desportivos de topo são AWD. os mais divertidos são seguramente RWD, a saber:

- BMW M3, M4, M5, M6 - RWD
- Mercedes C63 AMG, E 63 AMG, SLK 55 AMG, SLS 63 AMG + BLACK - RWD
- Porsche Boxter S, Cayman S, 911 GT3, GT3 RS, GT2, GT2 RS, Carrera GT - RWD
- Mclaren P1 - RWD (Provavelmente o melhor carro desportivo de sempre até hoje, segundo a maior parte da crítica)
- Aston Martin Vantage V12 S, Vanquish S -RWD;
- Ferrari 458 italia, F12, california - RWD;
- Lamborghini Gallardo LP-560 Balboni - RWD;
- Jaguar F-Type roadster + coupé, XFR-S, XKR-S - RWD;
- Lotus Exige S, Elise - RWD;
- Nissan 370Z - RWD;
- Maserati Gran Turismo Sport - RWD;
- Pagani Huayra - RWD;
- Lexus LFA, IS-F - RWD;

AWD há grandes vultos é certo (Veyron, GT-R, 918 Spyder, Murcielago+Gallardo, MP4-12C, etc...). eu pessoalmente prefiro os AWD. Quando chove teria de ter mais cuidado e andar mais devagar. em todos os outros momentos, teria um sorriso muito maior nos lábios. :)

O McLaren 12C é RWD.

Nesta situaçao de comprar o carro novo, nao é melhor ir inicialmente aos stands ver qual o melhor preço que fazem pelo carro e só depois ver o valor das retomas?

Eu tive numa situaçao parecida, em que comecei por pedir valores para um novo com retoma e acabei por acaso a perguntar preço num stand sem mencionar a retoma e valor era bastante proximo dos outros com retoma tanto que optei por nao fazer a retoma.

Neste caso foi na mercedes, e o desconto foi de 19% , nos outros stands em que falei em retoma o desconto andava sempre a volta de 10/11%€ e depois impolavam um bocado o valor de retoma.

O sistema AWD da maioria dos carros de estrada é uma mais valia em todos os aspetos, sendo as vantagens muito superiores às desvantagens.

No caso de um 335xD, este carro com a tração consegue colocar no chão toda a potência e binário de uma forma que o 335D RWD nem sequer sonha. E alia a dita vantagem dinâmica que este modelo tem já na versão RWD com a capacidade de tração. Para além dos beneficios em pisos escorregadios.

O consumo neste modelo, sendo possivelmente +1l no xD, não é nada.

EDIT: Eu tenho a Superb 4x4 e posso referir que quando a trocar daqui a muitos anos (espero bem que sim), será outra vez por um carro/carrinha AWD. Na altura logo se verá se for quattro, 4motion, xdrive ou 4motion. Depois de se experimentar a segurança de um carro AWD, não se quer outra coisa.

Última edição:
muito obrigado pela opinião. Compreendo o teu ponto de vista, e acho que foste buscar uma excelente opção. Mas ,se calhar, por culpa minha, criou se a ideia que as prestações nao sao o mais importante. Mas ainda sao. Eu estou é disposto a abdicar de um pouco de prestações em relação ao meu 335i , (que por ex. faz os 100-200 em 10,4s ( antes da repro fazia cerca de 12,4 ) e o 335d andará tambem pelos valores do 35i stock.) e ter outras coisas no carro.

mas os 313cv/ 630NM, 4,8s dos 0-100, sao para mim muito apelativos. Como disse no inicio, arranjar um carro que ande um pouco menos que o 335i reprogramado, e gaste um pouco mais que o 330d, e o meu objectivo, e o único carro que preenche todos estes requisitos neste momento é o 335d. E tens que ver que sou um fã da BMW, e dificilmente equacionaria outra marca, embora neste caso, nem sequer ha nenhum concorrente directo, porque acho que o motor de 313cv da Audi, nao esta disponível no A4/A5, so no A6.

quanto as repros/chips, podem se alcançar números muito interssantes no 25d, mas nao te esqueças que o mesmo é válido para o 335d.

ve aqui o que pode fazer entre os 129€ e os 479€

Chiptuning para BMW Série 3 335d

Tendo em conta que valorizas prestações, e pegando no teu caso particular, tu queres mesmo é um 435xd gran coupé, e vou explicar porquê:[:D]

1º consegue melhor performance (pelo menos no papel) do que o 335d. Faz 4,7s dos 0-100kmh e cerca de 12s dos 100-200kmh. = é o que tu queres
2º é um modelo esteticamente bem conseguido, associando a versão coupé à modularidade de 5 portas (não esquecer que a ideia será substituir 2 carros de casa) = é o que tu queres
3º é um modelo mais recente que o F30, que já está há mais de 2 anos no mercado. Não só o coupé é mais recente, como ainda este gran coupé nem saiu, o que o torna ainda a sua opção mais acertada do ponto de vista novidade, mais ainda particularmente nesta versão, pelo que será mais exclusivo durante mais tempo = factor novidade com "prazer prolongado" = é o que tu queres
4º os preços não terão assim muita diferença para o 335d, e considerando que queres uma versão bem equipada, seguramente na negociação dará para conseguir alguma coisa decente em termos de preço global
5º é um BMW = é o que tu queres

4-Series-GC-6.jpg

Não precisas de agradecer. Aceito uma boleia, mesmo à pendura. [:cool:]

Anexos

• 4-Series-GC-2.jpg
    4-Series-GC-2.jpg
    205,8KB · Visualizações: 0
Belo post Obtuso[:D]

Tens razão em muita coisa, mas olha que o GRan Coupe, nao deve fazer 4,7 aos 100. Isso faz o Coupe. Os GC sao uns 70/80kg mais pesados.

Belo post Obtuso[:D]

Tens razão em muita coisa, mas olha que o GRan Coupe, nao deve fazer 4,7 aos 100. Isso faz o Coupe. Os GC sao uns 70/80kg mais pesados.

Percebo a tua lógica do peso, mas não muitas vezes pequenos pormenores no todo fazem dissipar esse peso extra e conseguir melhores resultados. Repara que mesmo igualando o 335d nos 4,8s, este continua a ser preferível por todos os motivos que indiquei.

É o carro certo, no momento certo, que permite e dá tempo de "namorares" versões, equipamentos, negociares várias propostas e encomendares, de modo a que sejas dos primeiros a receber um gran coupé.

Se a tua "urgência" é pelo factor novidade e quereres "despachar" os que tens em casa, esta parece-me ser mesmo a melhor opção na escolha de modelo (não invalida que peças propostas no 335d para melhor decidir entre ambos, mas quanto a mim e nessa ordem de preços, não haveria dúvida na escolha...).

o 420d grand turismo terá um preço aproximado de 46850€, sem extras e um 435xd cerca de 72650€, façam depois a percentagem de aumento para um 35d com todos os extras que o fj335i quer. é fácil!

Os descontos para o 4GC são os mais baixos que existem na Bmw, a par do S4 e do S2. O desconto de frota é igualmente muito baixo.

Nos tempos que correm, o stand irá SEMPRE atribuir valores dados pelo comércio de usados, e em 90% dos casos não fica com o veículo. Entregando 2 veículos de retoma, as mesmas ainda serão mais baixas.

O F30 é o unico que eventualmente terá um desconto de frota elevado, mas mesmo assim longe dos valores praticados pelas outras 2 premium, uma vez que falamos de um 35d.

Ou as vendas se fazem a particulares (ou consignação), ou dificilmente se alcançam os valores de que se falam.

O sistema AWD da maioria dos carros de estrada é uma mais valia em todos os aspetos, sendo as vantagens muito superiores às desvantagens.

No caso de um 335xD, este carro com a tração consegue colocar no chão toda a potência e binário de uma forma que o 335D RWD nem sequer sonha. E alia a dita vantagem dinâmica que este modelo tem já na versão RWD com a capacidade de tração. Para além dos beneficios em pisos escorregadios.

O consumo neste modelo, sendo possivelmente +1l no xD, não é nada.

EDIT: Eu tenho a Superb 4x4 e posso referir que quando a trocar daqui a muitos anos (espero bem que sim), será outra vez por um carro/carrinha AWD. Na altura logo se verá se for quattro, 4motion, xdrive ou 4motion. Depois de se experimentar a segurança de um carro AWD, não se quer outra coisa.

com todos os méritos que skoda superb tem (e tem muitos), de desportivo pouco ou nada tem. e comparando a skoda superb de 2 rodas motrizes e o 4x4, também escolheria o 4x4.

agora num carro minimamente divertido (diria até bastante para a maioria dos portugueses) de conduzir como um S3 F30 de tracção traseira, a diferença entre RWD e AWD já se faz sentir, com perda de divertimento e satisfação ao volante. e desse ponto de vista, a opção de AWD em detrimento do RWD seria uma "perda". obviamente há ganhos na segurança, eficácia e facilidade de condução, mas se fosse eu e podendo escolher, seria o S3 RWD e descia de nível para ter F30 330d RWD e caixa manual. mas isso sou eu. as outras opiniões são obviamente, igualmente válidas.

na escolha de um superb AWD em detrimento do FWD, acho que não se perde nada em divertimento e satisfação de condução pela escolha do AWD, pelo que, para quem puder dar a diferença, é obviamente uma melhor opção. mas skoda não é desportivo e preza por uma condução mais confortável e segura do que propriamente desportivas. um F30 335d ao lado de uma skoda superb é um autêntico ferrari. :p

A diferença entre um GC e a berlina, sao cerca de 2000€, na configuração que eu pretendo. O problema é que como o FON explicou e muito bem, os descontos do GC sao os mais baixos, enquanto no F30, podem ser, se os concessionários quiserem bem generosos. No final a diferença entre um e outro vai ser certamente muito superior aos 2000€. Como vou tentar o melhor negocio possível, estou convencido que a vir algum, vem o 3.

A diferença entre um GC e a berlina, sao cerca de 2000€, na configuração que eu pretendo. O problema é que como o FON explicou e muito bem, os descontos do GC sao os mais baixos, enquanto no F30, podem ser, se os concessionários quiserem bem generosos. No final a diferença entre um e outro vai ser certamente muito superior aos 2000€. Como vou tentar o melhor negocio possível, estou convencido que a vir algum, vem o 3.
nada como perguntar
acho o GC muito mais bonito que o F30
em descontos não sei, mas a bmw quase que "oferece" o F30/1 320d se comprares em frota

Voltar
Superior