Hoje experimentei finalmente um Mazda MX5 NA que está com cerca de 250 cv talvez um nadinha mais. É um projecto com pés e cabeça, além de um turbo que o torna muito mais potente, também lhe dá muita disponibilidade desde baixas, depois desde radiador a colectores, escape, etc. tudo foi alterado, travões grandes e com malha de aço e um óleo de competição, suspensão endurecida e rebaixada, barros estabilizadoras, semi-slicks, backets, manómetros com temperatura do óleo, pressão do turbo, e nivel da mistura, autoblocante, etc., etc.
Resultado, eu sou um gajo critico a que se altere muito a filosofia dos carros, mas este convenceu-me, muito giro de conduzir, tem alguns requisitos de carro de competição, tem que se deixar aquecer bem antes de começar a pedir-lhe performance a sério, cx muito curta e de 6 velocidades (outra alteração) muito directa, a qualidade conhecida da cx dos MX5, carro muito, muito baixo, já andei num Lotus Exige e não sei se este não será mais baixo, direcção super directa (volante em alcântara de competição) e comportamento tipo kart, agarradinho ao chão, constantemente a relatar-nos tudo o que se vai passando. Fácil de atravessar e controlar (eu só fiz umas brincadeirinhas), mas antes de eu conduzir o dono encarregou-se de me mostrar.
Já tinha conduzido um MX5 NB 1,8 de 140 cv e o ND 1,5 de 130 cv, gostei muito de ambos. Este é o projecto original muito melhorado e acrescenta uma disponibilidade e power que o torna um canhãozinho.
No fundo para quem conhece o Honda S2000, este anda só um pouco mais, mas é bastante mais disponível e menos rotativo. Mais fácil de conduzir talvez.
A ver se amanhã ponho aqui 1 fotografia ou 2 [

]