MrBrown
Banido
O mendel não "adulterou" os "resultados", [] ( compreendo o que estás a dizer, e é QUASE isso)
Ele verificou que havia espécies que se regiam pelas regras por ele descobertas e outras que não, pelo que optou por utilizar apenas espécies que eram "mendelianas" Dentro destas, existiam espécies que apresentavam características epigenéticas pelo que também optou por as descartar para que ficassem bem demonstrados os princípios genéticos que ele queria evidenciar...
Mendel foi o pioneiro da genética, o primeiro a demosntrar cabalmente a hereditariedade, e o modo básico como esta funciona
Hoje em dia em laboratório, apesar dos conhecimentos ENORMES que entretanto de adquiriram sobre genética, mendeliana ou não, os princípios de mendel, para várias espécies, são validos, pelo que muitos dos exames genéticos que se fazem para despistagem de doenças genéticas, para verificar mutações, ou para despistar doenças metabólicas usam esses princípios a uma escala muito mais complexa.
A matemática/estatística aplicada á Biologia é exactamente a mesma aplicada a qualquer outro campo das ciências aplicadas, é uma ferramenta universal, muda apenas o objecto, com a ressalva, face á matemática pura, de adaptarmos o modelo aos dados ( biologia, física, etc...) e não os dados ao modelo ( matemática pura do estudo de modelos).
O processo que levou a sequenciação do genoma humano, e de todos os outros já sequenciados, é um misto de genética pura com (bio)estatística, (bio)informática, e (bio)física. Sem estas ferramentas ainda so tinhamos sequenciado 25% do genoma a custos astronomicos[].
PS: deculpem o "quase" offtopic
Bem, quanto ao Mendel, eu disse que li algures, se não me engano. Não me lembro ao certo visto que ja foi ha uns anos, e muito menos tenho fontes. (nem que tivesse, não fazia finca pé no assunto [
Quanto ao resto...não podias estar mais certo (a meu ver, claro, estou longe de saber alguma coisa). Na verdade, a matemática aplicada a TUDO é a mesma! No fundo, biologia é química, mas mais complexa, química é física, mas mais complexa, e fisica não passa de matemática, mas mais complexa. Esta lógica levou muitos cientistas matemáticos a julgarem possível encontrar a fórmula do tudo, ou seja, se tudo é matemática, e pelo menos até à parte da física podemos explicar um movimento (por exemplo) através de uma fórmula (e se soubermos essa formula podemos saber qualquer posição ou estado do corpo em estudo, no passado, no presente, ou no futuro), então tem que ser possível explicar tudo (TUDO) através de uma fórmula matemática apenas. Já imaginaram? E se essa formula existe, e há muitos génios a dizerem que exites, então é possível determinar tudo, o passado, o presente e o futuro (e daqui vem uma ideia muito rebuscada de que se há uma fórmula, logicamente o futuro está determinado, apenas não o sabemos porque não sabemos a fórmula). E entre os matemáticos que foram levados à loucura por tal ideia, alguns tiveram rasgos geniais, de onde saíu, por exemplo a teoria do caos e outros tantos teoremas que são de uma matemática tão complexa, e às vezes tão básica, que mais parece filosofia!